Sr.
Gigaview está a querer dizer quiéra pro Sr. 1° ter
olhado cá, Companheiro
Andarilho Sabe se DD HOME tinha algo contra Kardec? ou vice-versa?
A antipatia do DD Home com o Kardec é evidente da leitura do
Luzes & Sombras. Se foi causada pela/só pela insistência do Kardec no dogma da reencarnação não sei.
Da parte do Kardec, QUE EU ME LEMBRE, só fez elogios a ele — que ele não canalizada recitações "morais" & similares como era predileção do Kardec não pode ser tomado como alfinetada capaz de causar mágoa pois era FATO
Eles se conheceram relativamente bem, então não sei se terão trocado farpas en privé (
provável...).
Kardec:
Basta, aliás, haver conversado algumas vezes com o Sr. Home para ver que, com a sua timidez e a sua simplicidade de caráter, seria o mais desajeitado de todos os intrigantes; insistimos nesse ponto pela moralidade da causa.DDH:
I knew well the founder, or rather the reviver, of this phase of paganism. His entire honesty of purpose I do not for a moment doubt. He was perfectly convinced[...]
By the way... veja que a mensagem recebida pelo DDH apesar de notável por acusar o óbito do Kardec, não tem nexo intrínseco. O Kardec faleceu
~14:00[heure légale à Paris bien sûr]. SUPONDO que estivessem em Londres e tenha recebido ela
~ hora-do-chá
the interval between the two was found so short as utterly to preclude the idea that even a telegram could have reached me, regarding his departure from earthcomo o espírito do Kardec ia já ter descoberto que a doutrina dele era essencialmente falsa em tão pouco tempo — c/o atordoamento pós desencarne & tals que nós estudiosos sabemos se suceder...
No máximo ele poderia ter se lembrado do DDH, localizado ele c/algum peri-GPS emprestado e corrido pra avisar que... ESPÍRITOS EXISTEM
Ele taria constatando isso por si próprio e pelos co-espíritos que lhe ajudassem a localizar o DDH na crosta que a crença deles ambos era essencialmente (dogmazinhos & sutilidades provincianas à parte...) vera
Não teria tempo pra + nada