Autor Tópico: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?  (Lida 68195 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #575 Online: 19 de Outubro de 2016, 16:23:58 »
Outra pergunta: esse negócio de "espírito zombeteiro" existe mesmo, ou vocês inventaram pra zombar do espiritismo?

Existem sim, claro, e são uma ameaça que não pode ser negligenciada:

No motel existe proteção contra espíritos zombeteiros?

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #576 Online: 19 de Outubro de 2016, 17:13:18 »
Não liga pro Buck, Pedro. Ele só tá querendo te passar medo! Eis a verdade aqui:

"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #577 Online: 19 de Outubro de 2016, 18:23:50 »
Evitem foto-respostas ou vídeos que não tenham relação com o assunto, pois os mesmos serão punidos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #578 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:04:25 »
Arduino é um processador versatil  que esta na moda !

HAHAHAHAHA

Eu tenho um desses. Linguagem baseda em C para programar o microcontrolador.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #579 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:14:34 »

HAHAHAHAHA

2

É legalzinho...estou querendo fazer uma bacia para sous-vide com ele.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #580 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:58:30 »

HAHAHAHAHA

está na moda até aqui no C.C crentes ceticos... :biglol:
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 20:04:04 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #581 Online: 19 de Outubro de 2016, 20:26:22 »

HAHAHAHAHA

Não Cria. Já esteve na moda há uns 4 ou 5 anos atrás quando comprei a minha. Existem outras mais legalzinhas atualmente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #582 Online: 19 de Outubro de 2016, 21:18:09 »

Não Cria. Já esteve na moda há uns 4 ou 5 anos atrás quando comprei a minha. Existem outras mais legalzinhas atualmente.
é mais aqui temos um modelo novo Marcos Arduino...que esta na moda......kkkkkkkkk

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #583 Online: 19 de Outubro de 2016, 21:35:24 »

Mas Arduinho lembra mais é nome de passarinho.

voce esta confundindo Arduinho com Ardoninho

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #584 Online: 19 de Outubro de 2016, 22:40:54 »

HAHAHAHAHA

Não está mais, somente nos mais aficionados por robótica.

2

É legalzinho...estou querendo fazer uma bacia para sous-vide com ele.
Fiz nesses tempos uma espécie de barco, usando servo-motores para o motor e improvisando as hélices mais longas com garrafa PET. É legal para exercitar e sentir certo orgulho bobo por terminar algo que funcione.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #585 Online: 19 de Outubro de 2016, 23:47:39 »
Outra pergunta: esse negócio de "espírito zombeteiro" existe mesmo, ou vocês inventaram pra zombar do espiritismo?

https://www.youtube.com/watch?v=O0rmg5_f3GA

https://www.youtube.com/watch?v=PCeKmJn0rVA

Engravidar num motel deveria ser evitado e até proibido para que não ocorra a reencarnação de espíritos que não passaram por um controle de qualidade que inclue critérios de anti-zombetagem.  Existem soluções, além do artifício materialista de oferecer aos casais recursos práticos de anti-gravidez,  a implantação de uma política de auto-regulamentação para a indústria moteleira parece ser o mais indicado com inclusão de normas de afugentação de espíritos zombeteiros e malignos utilizando práticas milenares como o círculo de sal grosso ao longo do perímetro dos estabelecimentos ou de inserção de médiuns especializados em limpeza espiritual nos quadros de funcionários. Para oferecer tranquilidade para a população poderia ser criado um sêlo de qualidade emitido por um órgão de certificação espiritual.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 23:51:42 por Gigaview »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #586 Online: 20 de Outubro de 2016, 09:37:40 »

Fiz nesses tempos uma espécie de barco, usando servo-motores para o motor e improvisando as hélices mais longas com garrafa PET. É legal para exercitar e sentir certo orgulho bobo por terminar algo que funcione.

nas brincadeiras de crianças espertas é que saem coisa sérias!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #587 Online: 20 de Outubro de 2016, 09:56:14 »

https://www.youtube.com/watch?v=O0rmg5_f3GA

https://www.youtube.com/watch?v=PCeKmJn0rVA

Engravidar num motel deveria ser evitado e até proibido para que não ocorra a reencarnação de espíritos que não passaram por um controle de qualidade que inclue critérios de anti-zombetagem.  Existem soluções, além do artifício materialista de oferecer aos casais recursos práticos de anti-gravidez,  a implantação de uma política de auto-regulamentação para a indústria moteleira parece ser o mais indicado com inclusão de normas de afugentação de espíritos zombeteiros e malignos utilizando práticas milenares como o círculo de sal grosso ao longo do perímetro dos estabelecimentos ou de inserção de médiuns especializados em limpeza espiritual nos quadros de funcionários. Para oferecer tranquilidade para a população poderia ser criado um sêlo de qualidade emitido por um órgão de certificação espiritual.
Tô começando achar que de fato existem espíritos  giga zombeteiros encarnados  !

Falando sério, sexo não é brincadeira de criança , portanto vai muito alem das nossas criancices, trata-se da união de energias capazes de manter e gerar vidas.
logo o sexo  deveria ser mais repeitado e visto de uma forma mais ampla, vejam só:

"deixará o homem pai e mãe e unira a uma mulher  e passarão a ser uma só carne "

tai algo que vai muito alem da ciência humana, estamos falando de trocas de energia espiritual e não limitados a trocas de hormonios  e células, o mais importante é saber que ao trocar energia da alma passamos a vibrar na mesma frequência da alma do parceiro(a) , dai que passamos a uma comunhão com o outro  ser adquirindo seu equilíbrio e desequilíbrio espiritual.
ja foi comprovado cientificamente relatos de pais afirmando terem os mesmos sentimentos fisicos que suas esposas gravidas e  contra fatos não ha contra argumentos!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #588 Online: 20 de Outubro de 2016, 12:59:04 »
As melhores agências matrimoniais/de relacionamentos hoje não usam apenas questionários e testes psicológicos, mas estão desenvolvendo diapasões espirituais com tecnologia análoga àquela da transcomunicação espiritual. Isso tem potencial de até ajudar na encarnação de filhos mais compatíveis com os pais.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #589 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:10:41 »
As melhores agências matrimoniais/de relacionamentos hoje não usam apenas questionários e testes psicológicos, mas estão desenvolvendo diapasões espirituais com tecnologia análoga àquela da transcomunicação espiritual. Isso tem potencial de até ajudar na encarnação de filhos mais compatíveis com os pais.
bom! semelhantes vivos e mortos se atraem, tal pai tal filho mas desejar filhos uteis a humanidade poderá ser atendido.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #590 Online: 20 de Outubro de 2016, 16:17:19 »
E o mistério do sumiço dos pratos do Seu Madruga??? Continua ou não???

HAHAHAHAHA

Pelo visto o ''Arduino'' já era... só sucata agora. Torradinho com os argumentos do ALQUIMISTA.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #591 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:10:38 »
Uma questão para o Botânico:

Virtualmente todas as religiões apresentam testemunhos de eventos sobrenaturais. Ao mesmo tempo, quase todas as religiões são mutuamente excludentes. Quer dizer que se uma for verdadeira implica que todas as outras são falsas. Nós não podemos, por exemplo, aceitar reencarnação e as almas sendo despertadas no dia do Juízo Final. Não podemos acreditar em purgatório e em comunidade espiritual Nosso Lar, não dá para ser devoto de Nsa. Senhora e de Yemanjá.

Mas TODAS as religiões, todas as que existem e já existiram, relatam acontecimentos sobrenaturais que seriam a prova da validade daquele sistema de crenças em particular.

O milagre de Fátima é ainda mais impressionante que os relatórios de Crookes, porque supostamente foram confirmados por milhares de testemunhos.

Então eu pergunto: por que devemos aceitar os relatos do Espiritismo e rejeitar todos os outros?

Pedroca, eu não estou nem aí para questões de religião, pois como já disse, o Espiritismo NÃO É religião e sim uma filosofia de consequências morais. Os relatos (da Bíblia, por exemplo), os da Igreja Católica (que o Quemedo jura que só ocorreram e só podem ocorrem em ambiente divino/católico...), etc e tal, não me dizem coisa alguma. Num debate com o Dalai Lama, o Leonardo Boff perguntou-lhe que religião seria a verdadeira. Boff esperava como resposta o Budismo Tibetano ou alguma das religiões orientais, mais antigas e consolidadas que o Cristianismo. Mas a resposta foi:
_ Aquela que fizer de você uma pessoa melhor.
E concordo com ele. E digo que o testemunho de "milagres" em nada contribui para o melhoramento moral das pessoas. Aqui você citou o evento lá ocorrido em Fátima. E também posso lembrar o de Guadalupe. A tal "Nossa Senhora" deu as caras nesses lugares, mas quais as mensagens que ela deixou que seriam moralmente úteis? Tanto quanto eu me lembre, nenhuma. A tal de Guadalupe apareceu num tecido de um jovem índio escravo. Passou essa senhora alguma descompostura nos tão católicos espanhóis contra essa tese de que era justo escravizar os povos americanos como pagamento pela salvação de suas almas? Parece que não. Sua mensagem foi...
_ Construam uma igreja neste lugar EM MINHA HONRA.
E lá em Fátima foi a mesma coisa.

E quanto ao Espiritismo, entendemos ser uma doutrina que NÃO É dona da verdade, não vende salvação, e não aceita a ocorrência de milagres. Os eventos mediúnicos são para nós fenômenos NATURAIS, cuja natureza ainda não temos uma descrição precisa.

Agora quanto a aceite ou recusa, aí fica a critério de qualquer um. Um sábio cético aceita o relato de Houdini de que a Ana Eva Fay lhe revelou TODOS os seus segredos, inclusive de como enganou o galvanômetro. E por motivos de fé cética, REJEITA o relatório do Crookes, onde poderia ver que o escrito de Houdini era mentiroso e impraticável. O poder da fé destroça a mais arguta das mentes. Certo?

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #592 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:22:06 »
Não é necessário; basta você imaginar compatibilizações daqueles que, por grau aproximado de "não"-refutação desse caso Fay/Crookes, com a doutrina kardecista.

Por exemplo, acho que não tem nada na doutrina espírita que negue que o espírito de Fátima não fosse ter os super-poderes necessários para realizar esse milagre.

Similarmente, amuletos que protegem a pessoa de balas também podem ter sempre um funcionamento espiritual, exceto quando falham.

Conforme já disse: qual a melhora moral nas pessoas que tais eventos de aparição de Nossa Senhora foi observada? Quais as mensagens moralmente edificantes ela deixou?

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #593 Online: 20 de Outubro de 2016, 18:24:09 »
Ok, mas o caso de Fátima foi só um exemplo. Em essência o meu questionamento é o seguinte:

O Botânico nunca viu um fantasma, nunca conversou com um espírito. Eu sei que ele nunca teve esse privilégio porque ele disse isso lá no RéV.

A base da sua ( dele ) convicção consiste nestes relatos de "pessoas sérias", cientistas eminentes, certos tipos de pessoas que "seria muito pra cabeça dele" achar que estão mentindo, distorcendo, exagerando, ou até mesmo que possam ter se equivocado.

Chico Xavier levou uma vida modesta, digna, doou o dinheiro dos direitos autorais pra caridade. Crookes era um homem sisudo, de barba, um cientista de Royal Society. Sem mencionar a prima - ou cunhada - que é pessoa da família, de toda confiança.

E estes relatos dão conta de eventos sobrenaturais que corroboram a fé espírita.

Os fenômenos resistem a qualquer explicação racional materialista, portanto vocês só não aceitam o Espiritismo como uma realidade por conta de um apego irracional a fé cética.

Consequentemente a questão é precisamente esta:

Porém esse discurso é comum a todas as religiões. Todas apresentam relatos de sobrenaturalidade que corroboram, que são apresentados como provas, daquele sistema de crenças específico.

As "provas" apresentadas pelos espíritas não são mais nem menos impressionantes que de outras religiões.

Por exemplo, temos os cadáveres incorruptíveis com fragrância de almíscar dos mártires do Islã, temos relicários em igrejas que exibem carne e sangue milagrosamente transmutadas na eucaristia ( também incorruptíveis ), existe milagre pra todos os gostos.

É evidente que, assim como nos casos que a literatura espírita apresenta, estes milagres se relacionam especificamente com seus sistemas religiosos, e por essa razão, da mesma forma que os fenômenos mediúnicos para os espíritas, comprovam a fé nessas respectivas outras religiões.

O milagre da transubstanciação só faz sentido no contexto místico da fé católica, já os cadáveres incorruptíveis que exalam odor de almíscar remetem a uma passagem do Alcorão.

Então o que leva uma pessoa a aceitar determinados relatos de sobrenaturalidade como evidência de um sistema de crenças específico, mas rejeitar todos os outros relatos de mesma natureza dos sistemas de crenças conflitantes?

Qual o critério de seleção?

1 - Sabe, Pedroca, de fato eu considero confiáveis, ou menos problemáticos, os relatos feitos pelos pesquisadores de médiuns dos tempos idos e passados, pois eles tinham um prestígio a zelar, enfrentavam oposição e ameaças dos colegas incrédulos, eram mal vistos pela gente cheia de muita fé cristã, etc e tal. Daí considero muito estranho que encobrissem farsantes reconhecidos pelos seus métodos investigativos. O que ganhariam com isso? E tanto não ganhavam que DENUNCIAVAM esses farsantes. E fica para mim a pergunta: por que os métodos por eles adotados os permitiam descobrir os farsantes, mas não lhes permitiam detetar as fraudes dos médiuns?

2 - Também nunca vi a matéria escura e tanto quanto saiba, nenhum cientista a viu. Mas parece haver um consenso de que ela existe, pois foi percebida a sua ação gravitacional. Como não sou astrônomo e nem físico, só me resta confiar no que esses especialistas dizem, já que estudam a coisa. Tá, mesmo sem nunca ter visto ou ouvido um espírito diretamente, já me deparei com coisas ocorridas em comunicações através dos médiuns que me levam a crer que o fenômeno mediúnico foi real.

3 - No método científico, se a hipótese testada passa nos experimentos, ela NÃO É ACEITA, mas o cientista se pronuncia como "Não há motivos para ser rejeitada". A suposta fé espírita foi construída à base das comunicações dos espíritos e não o contrário.

4 - Quanto ao critério para aceitações ou recusas, eu já dei um exemplo dele.

5 - Diferente da fé cristã, fazendo uso do mediunismo, o Espiritismo permite apresentar provas da nossa continuidade espiritual após a morte do corpo físico. Já a fé cristã, neste ponto, é da mais lamentável indigência. As provas, contudo, são em geral de caráter pessoal. Afinal, quando podiam ser amplamente mostrada, os críticos céticos não queriam ver nada. Então enfiamos a viola no saco e a usamos apenas para fazer apresentações ao público que se interessa em nos ouvir.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #594 Online: 20 de Outubro de 2016, 18:26:13 »
As mentes persistentes e geniais sempre encontram uma maneira!

Pois é, Alquimista. Pena que mentir, inventar, caluniar, etc e tal, sejam as únicas maneiras que as geniais mentes céticas encontraram para refutar a pesquisa mediúnica.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #595 Online: 20 de Outubro de 2016, 20:33:28 »
Citação de: Marcos Arduim
Agora quanto a aceite ou recusa, aí fica a critério de qualquer um. Um sábio cético aceita o relato de Houdini de que a Ana Eva Fay lhe revelou TODOS os seus segredos, inclusive de como enganou o galvanômetro. E por motivos de fé cética, REJEITA o relatório do Crookes, onde poderia ver que o escrito de Houdini era mentiroso e impraticável. O poder da fé destroça a mais arguta das mentes. Certo?

Houdini foi um mágico profissional  e não faz sentido "acreditar" ou "desacreditar" nele, apenas constatar que aquilo que ele disse é verdade porque mostrou como os médiuns enganavam as pessoas e contra fatos não há argumentos e é exatamente e apenas essa parte que os céticos levam em consideração. O fato aqui é que Eva Fay confessou a fraude para Houdini e isso basta. Curiosamente, os espíritas não levam isso em consideração e preferem acreditar na veracidade dos "fenômenos" e desacreditar a confissão da médium. É a manifestação da "sindrome de Conan Doyle", em que os crentes atribuem origem "mediúnica" e "espiritual" a tudo aquilo que não podem compreender ou explicar como fez o criador de Sherlock Holmes que acreditava que os efeitos da mágica de Houdini eram sobrenaturais e que Houdini era um médium se passando por mágico. Com Eva Fay acontece a mesma coisa, os espiritas ignoram a confissão de fraude e preferem acreditar que era impossível enganar o galvanômetro, se desamarrar, obter ajuda de comparsas, iludir um famoso cientistas e outros detalhes de mágica ilusionista.  Os mágicos profissionais possuem um código de ética que condena a revelação públicas de truques, tanto que o truque do "spirit cabinet" , atribuído a Eva Fay é encenado até os dias de hoje e permanece "desconhecido" encantando e enganando platéias. Conan Doyle insistiu para que Houdini revelasse seus segredos e isso sempre foi negado, comportamento similar de todos os mágicos em relação aos "céticos" espíritas. Portanto, era esperado que Houdini não revelasse o conjunto do truques de Eva Fay, inclusive como ela enganou o galvanômetro (caso isso tenha sido necessário além da explicação óbvia do uso de contato com outra parte do corpo) e que a palavra de Eva Fay sob confissão era suficiente para dirimir qualquer dúvida em relação à veracidade dos "fenômenos" de sua "mediunidade", porém como também acontece ainda hoje em relação à confissão das irmãs Fox, os espíritas sempre encontram "argumentos" para contrariar os fatos em nome da fé e da síndrome de Conan Doyle.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 20:40:05 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #596 Online: 20 de Outubro de 2016, 21:08:53 »
Conforme já disse: qual a melhora moral nas pessoas que tais eventos de aparição de Nossa Senhora foi observada? Quais as mensagens moralmente edificantes ela deixou?

E a qual a melhora na moral das pessoas que foram enganadas em quase 200 anos de fraudes promovidas por "médiuns" vigaristas foi observada?

O espiritismo deixou mensagens "moralmente edificantes" em obras imoralmente constrangedoras como o racismo explícito nos livros de Kardec e nos plágios  moralmente condenáveis das obras "psicografados" de Chico Xavier e de outros autores. Qual a mensagem moralmente edificante na "materialização" de Kate King, Irmã Josefa e de todos os demais embustes espiritóides?

Você não tem o que falar de outras religiões, pois está no mesmo saco de todas elas. Deixe isso isso para os céticos e ateus.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #597 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:33:20 »
Ótimo!!! Continua então o mistério dos pratos desaparecidos do Seu Madruga!!!

As mentes persistentes e geniais sempre encontram uma maneira!

Isso!!!!!!! Caiu a ficha agora?????????

Pois é, Alquimista. Pena que mentir, inventar, caluniar, etc e tal, sejam as únicas maneiras que as geniais mentes céticas encontraram para refutar a pesquisa mediúnica.

Isso que é ter fé nos mágicos!!!!!!! Vai ser crente assim num show de mágica lá em Tangamandápio!!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Arduinho, não puxe a sardinha pro seu lado só por pura questão de fanatismo religioso. A Eva pode muito bem ter mentido para o Houdini. Lembre-se que ela era uma trapaceira de primeira. Se ela enganou cientistas eminentes, como você pode ser tão obtuso em achar que ela entregaria fácil seus truques e segredos para mágicos concorrentes????? Não seja tão ingênuo!!!!!!  E use melhor o seu tico e teco antes de sair acusando injustamente fulado ou beltrano de mentiroso e caluniador, ok? Assim você só estará emulando um Orestes Quércia da vida.  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Agora quanto à lógica do Arduinho, funciona assim: ninguém conseguiu demonstrar a maneira como a Eva burlou o galvanômetro, logo o espiritismo é verdade!!!!!!

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...  Que infantilidade!!!!!!

Arduinho, please!!!!!!  Demonstre aqui para todos nós como foi que Frank Morris atravessou a baía de São Francisco só com aquele bote fajuto.
Demonstre também como o Turco burlou as maiores mentes da Europa jogando xadrez com pessoas reais e ganhando de todas elas.

EU duvideodó que você irá conseguir e nenhum cético até hoje conseguiu explicar como essas pessoas burlaram o sistema muito mais genialmente do que a sua baboseira aí de mediunidade.
Mas... utilizando a lógica do Arduinho fica fácil. Frank Morris só pode ter sido um médium que escapou da baía utilizando seus poderes mediúnicos, não é mesmo??? O Turco foi operado através de um espírito que conseguia se materializar nele graças à mediunidade de Kempelem e depois a de Maezel, correto?????

Como é fértil e ao mesmo tempo limitada a imaginação dos espíritas!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 22:35:41 por Alquimista »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #598 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:34:10 »
1 - Sabe, Pedroca, de fato eu considero confiáveis, ou menos problemáticos, os relatos feitos pelos pesquisadores de médiuns dos tempos idos e passados, pois eles tinham um prestígio a zelar, enfrentavam oposição e ameaças dos colegas incrédulos, eram mal vistos pela gente cheia de muita fé cristã, etc e tal.

Você quer dizer que prefere o passado porque atualmente os pesquisadores de médiuns não têm um prestígio a zelar, não enfrentam oposição e ameaças dos colegas incrédulos e não são mal vistos pela gente cheia de muita fé cristã, etc e tal.? e Por isso os relatos atuais são mais problemáticos e menos confiáveis que os relatos antigos?

Muito estranho...

Daí considero muito estranho que encobrissem farsantes reconhecidos pelos seus métodos investigativos. O que ganhariam com isso? E tanto não ganhavam que DENUNCIAVAM esses farsantes. E fica para mim a pergunta: por que os métodos por eles adotados os permitiam descobrir os farsantes, mas não lhes permitiam detetar as fraudes dos médiuns?

Não generalize. É pouco provável que todos os pesquisadores encobriram farsantes, mas é muito provável que alguns pesquisadores tenham sido enganados por farsantes.

Um pesquisador poderia encobrir ou tolerar uma fraude por interesse científico. Ele poderia, por exemplo, ter uma hipótese inicial que atribui e esses "fenômenos mediúnicos" uma natureza imprevisível e incontrolável e aceitar que sob pressão o médium poderia forjar intencionalmente ou inconscientemente a manifestação de efeitos do fenômeno. A tolerância do pesquisador diante desse tipo de fraude não desmascarada, poderia colocar o médium mais a vontade e confiante no pesquisador e no experimento para poder manifestar espontaneamente um fenômeno real para ser objeto de estudo. Isso acontece nas pesquisas psicológicas. Muitas vezes o pesquisador sabe que o paciente está mentindo mas tolera ou "acredita" nas mentiras para atingir outros objetivos, o que não significa que o pesquisador seja cúmplice do paciente.

Um pesquisador também pode encobrir ou tolerar uma fraude por interesses pessoais. Pode por exemplo fazer vista grossa para fraudes eventuais (conscientes ou inconscientes) para garantir o prosseguimento do trabalho com um médium muito requisitado que já havia manifestado efeitos que o pesquisador considerou relevantes. O pesquisador também pode se envolver pessoalmente com o médium, pode ser vítima de chantagem diante de ameaça de divulgação de uma fraude intencional de um vigarista que pode abalar a respeitabilidade do pesquisador. O pesquisador pode se envolver amorosamente ou sexualmente (homo e hetero) com o paciente que também pode resultar em pressões de chantagem para perpetuar acobertamentos.

Alguns pesquisadores certamente foram enganados por farsantes apesar de todos os credenciais científicos, de metodologias bem elaboradas e de controles invioláveis. Isso acontece até hoje e o Apha Project de James Randi é um exemplo de mágicos podem enganar pesquisadores sérios num laboratório sério de uma universidade séria em plena década de 80 do século XX. Portanto a hipótese de engodo não pode ser desprezada porque o que "achamos" ou "pensamos" dos pesquisadores ou das condições de pesquisa pode estar super avaliado.

Portanto, a ocorrência de casos não detectados como fraudes também não significa que eles sejam genuínos. A explicação mais parcimoniosa é que "talvez" sejam evidências de falhas no processo de pesquisa. A parcimônia se deve ao baixíssimo número de casos que sugere que uma falha na investigação seja mais provável que a ocorrência de um fenômeno extraordinário. Essa parcimônia fica acentuada quando constatamos que esses fenômenos extraordinários são manifestados pelos mesmos médiuns surpreendidos em fraudes em outras ocasiões. Isto é, se um médium com histórico de trapaças manifesta um fenômento extraordinário que foi validado por pesquisadores competentes, metodologias e controles perfeitos significa que é mais parcimonioso supor a possibilidade de imperfeição na pesquisa do que a validade do fenômeno em si, em outras palavras é mais econômico supor que o médium desta vez foi bem sucedido na fraude. Outro fator que endossa esse ponto de vista é que fenômenos manifestados pelo mesmo médium foram considerados "genuínos" por um pesquisador e refutados por outro, considerando tudo o que foi dito aqui até o momento.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #599 Online: 20 de Outubro de 2016, 23:05:05 »
O que mais racho quando dá as caras por aqui um Spencer ou Arduinho da vida, é como essas pessoas realmente acreditam em simples apresentações de mágica.
A plateia se acomoda numa sala escura, depois o mágico se encerra dentro de uma cabine, fecha as cortinas, fica lá escondidinho e algum tempo depois sai uma outra pessoa de lá trajando uma fantasia de fantasma (mas com detalhes estilísticos que segue a moda da época), interagindo com os convidados, escrevendo, conversando ou até mesmo segurando objetos...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

O Arduinho deveria fazer peregrinações anuais a Las Vegas e orações diárias com o rosto voltado para Los Angeles!!!!!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!