Mr Mustard, olha, eu concordo que existem padrões sociais mais ou menos convencionados e a menina pode ter desrespeitado um desses padrões. (Digo 'pode' porque, afinal, não são padrões objetivos e, como o Diego disse, não existe um tamanho certo de roupa que é permitido ou proibido). Isso é uma coisa.Agora, a reação dos outros universitários é a barbárie, é muito mas muito pior. Uma coisa definitivamente não justifica a outra. É isso que assombra. Não estou aqui dizendo que você está falando explicitamente isso, mas é onde o raciocínio acaba caindo. E o mérito da questão é a humilhação, não a roupa da garota. Em tribunais de alguns países, por exemplo, é aceito você justificar um estupro alegando que a estuprada estava usando uma roupa provocativa. E eu nem preciso explicar que acho isso inaceitável, preciso?
Se todos naquela Universidade são animais raivosos quando vêem uma garota usando uma roupa curta, logo a culpa é de quem?
Desculpe, Mr Mustard, mas a reação do público é totalmente injustificável. Havia dezenas de maneiras de lidar com essa situação e conseguiram escolher a segunda pior. A pior, óbvio, seria executar as ameaças.
CitarSe todos naquela Universidade são animais raivosos quando vêem uma garota usando uma roupa curta, logo a culpa é de quem?Lembro de algumas pessoas dizendo exatamente a mesma coisa quando o Tim Lopes foi morto por traficantes em um morro do RJ. A culpa de sua própria morte era dele, os bandidos não podem ser responsabilizados pelo que fazem porque todo mundo sabe que eles fazem o que fazem.Também não acho que precise mostrar porque acho esse raciocínio um absurdo.
Citação de: André T. em 30 de Outubro de 2009, 11:16:47CitarSe todos naquela Universidade são animais raivosos quando vêem uma garota usando uma roupa curta, logo a culpa é de quem?Lembro de algumas pessoas dizendo exatamente a mesma coisa quando o Tim Lopes foi morto por traficantes em um morro do RJ. A culpa de sua própria morte era dele, os bandidos não podem ser responsabilizados pelo que fazem porque todo mundo sabe que eles fazem o que fazem.Também não acho que precise mostrar porque acho esse raciocínio um absurdo.É o seu ponto de vista. Se a garota fosse de fato, estrupada ou espancada, toda a história muda.Ainda estou no âmbito dos bons costumes.
Sim, mas este é TODO O PONTO O professor dela poderia ter chamado a atenção. Algum colega mais próximo poderia ter dado um toque. Qualquer um poderia ter feito centenas de coisas, inclusive pedir ou ordenar que ela se retirasse do campus. Mas ninguém fez isso, foram logo partindo para agressão moral e quase física - que só foi evitada, diga-se, porque um professor saiu em defesa dela e porque a PM foi chamada.
Citação de: Mr. Mustard em 30 de Outubro de 2009, 11:27:33Citação de: André T. em 30 de Outubro de 2009, 11:16:47CitarSe todos naquela Universidade são animais raivosos quando vêem uma garota usando uma roupa curta, logo a culpa é de quem?Lembro de algumas pessoas dizendo exatamente a mesma coisa quando o Tim Lopes foi morto por traficantes em um morro do RJ. A culpa de sua própria morte era dele, os bandidos não podem ser responsabilizados pelo que fazem porque todo mundo sabe que eles fazem o que fazem.Também não acho que precise mostrar porque acho esse raciocínio um absurdo.É o seu ponto de vista. Se a garota fosse de fato, estrupada ou espancada, toda a história muda.Ainda estou no âmbito dos bons costumes.Você esta no século XIX, isso sim.
Bom, teremos que concordar em discordar então. Eu não tenho argumentos que possam convencê-lo do quanto isso é um absurdo.
Sei lá, pra mim me parece um argumento tão válido quanto acusar alguém que teve o carro furtado de ser o culpado pelo incidente. Ele pode evitar isso não comprando um carro, né...
Eu acho que uma analogia melhor seria o cara parar o carro em uma vizinhança reconhecidamente perigosa e acabar sendo furtado.
Eu acho absurdo justificar um estupro com base na roupa. E sinceramente acho bizarro acreditar nessa relação causa-efeito.
Houve ameaça de, e isso é o bastante para mim. Para não falar nada do constrangimento em massa...
Estupro de adolescente em festa estudantil choca os EUAReprodução/CNN O estupro de uma menina de 15 anos por cerca de dez jovens durante uma festa estudantil chocou os Estados Unidos. Dezenas de pessoas testemunharam a cena, mas ninguém fez nada para impedir. O caso aconteceu no último final de semana, na cidade de Richmond, na Califórnia. Segundo as autoridades, a vítima foi violentada por cerca de duas horas e meia no ginásio da escola Richmond, onde também foi agredida e teve os pertences roubados.Ao invés de avisar a polícia, algumas pessoas que presenciaram a cena fizeram fotos e imagens do celular. A menina foi encontrada pela polícia horas depois de ser agregida, embaixo de um banco. Inconsciente, ela foi levada ao hospital, de onde recebeu alta quatro dias após o ataque.Em meio a passeatas de alunos, professores e líderes comunitários para protestar contra a violência, cinco suspeitos com idades entre 16 e 21 anos foram presos pela polícia.http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=212843
O número de pessoas no local, não impede nada...CitarEstupro de adolescente em festa estudantil choca os EUAReprodução/CNN O estupro de uma menina de 15 anos por cerca de dez jovens durante uma festa estudantil chocou os Estados Unidos. Dezenas de pessoas testemunharam a cena, mas ninguém fez nada para impedir. O caso aconteceu no último final de semana, na cidade de Richmond, na Califórnia. Segundo as autoridades, a vítima foi violentada por cerca de duas horas e meia no ginásio da escola Richmond, onde também foi agredida e teve os pertences roubados.Ao invés de avisar a polícia, algumas pessoas que presenciaram a cena fizeram fotos e imagens do celular. A menina foi encontrada pela polícia horas depois de ser agregida, embaixo de um banco. Inconsciente, ela foi levada ao hospital, de onde recebeu alta quatro dias após o ataque.Em meio a passeatas de alunos, professores e líderes comunitários para protestar contra a violência, cinco suspeitos com idades entre 16 e 21 anos foram presos pela polícia.http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=212843
Se todos naquela Universidade são animais raivosos quando vêem uma garota usando uma roupa curta, logo a culpa é de quem?Se eu estou inserido num meio violento, vou realmente fomentar a violência?