Autor Tópico: A democracia pode ser melhorada?  (Lida 11730 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:A democracia pode ser melhorada?
« Resposta #100 Online: 07 de Abril de 2019, 19:06:55 »
No caso foi sacanagem de nerds de humor politicamente incorreto que perceberam o potencial da coisa, não sendo nem necessariamente eles mesmos nazistas nem nada.

O tipo de gente que há algum tempo se juntava para fazer o google sugerir complementar com "tem sífilis" quando se começava a digitar "Justin Beiber".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #101 Online: 07 de Abril de 2019, 20:22:54 »
Estão cogitando alhures avaliar o rendimento de servidores públicos através de algoritmos com a intenção de eliminar avaliadores com viés, que tenderiam a fazer panelinhas e gerar corporativismo e corrupção.  Imagino que daí o proximo passo serão as diversas esferas do governo, tato do executivo, quanto do legislativo e quem sabe até do judiciário a serem postas sobre o crivo isento das máquinas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #102 Online: 09 de Abril de 2019, 11:10:29 »
Uma IA calibrada pelo acesso às redes sociais e Internet em geral seria o governante ideal. Desde que a programação do código fonte seja feita de forma aberta, como o Linux.
« Última modificação: 09 de Abril de 2019, 11:25:26 por Peter Joseph »
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 18 de Abril de 2019, 20:57:31 »
<a href="https://www.youtube.com/v/CyGWML6cI_k" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/CyGWML6cI_k</a>

Políticos substituídos por algoritmos análogos aqueles que te fazem recomendações de livros na Amazon. Políticos ou eleitores, numa espécie de automação de democracia direta.

"Sam" é o primeiro candidato inteligência-artificial, é dito pela internet que concorrerá na Nova Zelândia a algum cargo em 2020, calibrado por chat com as pessoas.

https://edition.cnn.com/2017/11/23/tech/first-virtual-politician-trnd/index.html

[...] But she also provides a list of topics she can discuss -- and detailed answers when you ask about them.
On climate change: "It's too late to stop some change from occurring, but if we an act now we can prevent the more extreme scenarios from happening. The only practical way we can help limit these effects is by reducing atmospheric emissions of greenhouse gasses."
On health care: "If New Zealand is to continue to enjoy world-class health care, more investment will be needed."
On education: "Investment in tertiary education has dominated recent decisions, potentially skewing education policy away from more cost-effective solutions that might deliver greater economic and social value." [...]

Há algum tempo atrás a Microsoft teve que desligar uma inteligência artificial assim porque, após algum tempo de chat, ela tinha virado nazista.

https://www.theverge.com/2016/3/24/11297050/tay-microsoft-chatbot-racist

Continuará sempre sendo um risco inerente à democracia dar às pessoas aquilo que a maioria delas querem.

<a href="https://www.youtube.com/v/Rzhpf1Ai7Z4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/Rzhpf1Ai7Z4</a>

Apesar do argumento ser menos específico quanto a política/democracia do que o enunciado pode sugerir, a matemática Hannah Fry discorre sobre alguns problemas e falhas em algoritmos e os potenciais de erro em uma adesão pouco crítica a eles (incluindo para aplicações políticas já existentes), sugerindo que devam ser supervisionados.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 19 de Abril de 2019, 07:55:27 »
Se o cara nem conhece ele jamais votaria....
Bom, eu votei no Zema sem nunca ter ouvido falar nele.

É óbvio.  É um típico caso de voto ideológico.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 19 de Abril de 2019, 07:57:58 »
A democracia pode ser melhorada?

Não só pode, como deve. Pra isto basta que a tornemos a mais direta que a técnica mais moderna permitir, tanto em sentido puramente político-constitucional, como no sentido do acesso mais direto aos meios produtivos e científicos também.

Um super amplo acesso a recursos é uma das medidas fundamentais para alterar  para melhor  a sociedade. Juntamente com a ampliação constante da automação.

Uma ampla destruição das  hierarquias  (entre adultos) também é outra medida fundamental.  Dominação (sobre outros)  e hierarquia são os dois valores imundos  que fazem o mundo humano ainda ser a podridão que é.

Dominação,hierarquias e  acesso restrito a recursos (concentração nas mãos de uma minoria) => favorecem jogos de poder que por sua vez tem tudo a ver com mentiras,  enganação, trapaças, enfim quase toda a causa da podridão da sociedade humana atual (e passada). 

Quanto mais esses valores malditos: concentração de poder, dominação (de adultos sobre outros adultos), hierarquia, concentração de acesso a recursos,   forem reduzidos, melhor e mais justa será a organização da sociedade.

E no geral direitistas normalmente são a favor desses valores malditos.

« Última modificação: 19 de Abril de 2019, 08:34:40 por JJ »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #106 Online: 19 de Maio de 2019, 18:59:42 »
Uma maneira de tornar a governabilidade menos dependente de moedas de troca no estilo toma lá da cá talvez fosse viabilizar um executivo menos engessado por aprovações do legislativo talvez invertendo a lógica do sistema, quem sabe tornando todas as ações do executivo aprovadas automaticamente salvo votação em contrário com maioria de dois terços do legislativo.

Outra possivel amarração seria proibir qualquer pessoa eleita en qualquer esfera do legislativo de participar de qualquer cargo no executivo no 1 e 2 escalões.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 19 de Maio de 2019, 19:09:56 »
Você está falando de "governabilidade" monocrática, não melhorar a democracia. Ditadura em si, mandar a democracia às favas, é a melhor forma de melhorar a governabilidade.

Janaina Paschoal usou o Twitter neste domingo para pedir que os aliados de Jair Bolsonaro parem de convocar manifestações para o dia 26 de maio em apoio ao presidente.

“Eu não vou gravar áudios, nem vídeos, por uma razão: essas manifestações não têm RACIONALIDADE. O Presidente foi eleito para GOVERNAR nas regras democráticas, nos termos da Constituição Federal. Propositalmente, ele está confundindo discussões democráticas com toma-lá-dá-cá”, disse.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #108 Online: 19 de Maio de 2019, 19:24:18 »
De modo algum, mesmo por que democracia não e servir a dois senhores .A idéia é suprimir ou ao menos dificultar a ação política con interesses escusos. Se a questao for a democracia no sentido conotativo, que então se faça um referendo popular.
« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 19:27:28 por Sergiomgbr »

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #109 Online: 20 de Maio de 2019, 08:10:50 »
Países considerados mais democráticos do mundo:

1    Noruega                   Democracia plena
2    Islândia                   Democracia plena
3    Suécia                   Democracia plena
4    Nova Zelândia      Democracia plena
5    Dinamarca      Democracia plena
6    Suíça              Democracia plena
7    Canadá              Democracia plena
8    Finlândia              Democracia plena
9    Austrália              Democracia plena
10    Países Baixos      Democracia plena

Países considerados menos democráticos do mundo:

156    Irão                                       Regime autoritário
157    República do Congo               Regime autoritário
158    Uzbequistão                       Regime autoritário
158    Tajiquistão                       Regime autoritário
160    Guiné-Bissau                       Regime autoritário
160    Arábia Saudita                          Regime autoritário
162    Turquemenistão               Regime autoritário
163    Guiné Equatorial               Regime autoritário
164    República Centro-Africana       Regime autoritário
165    Chade                               Regime autoritário
166    Síria   1.43                               Regime autoritário
167    Coreia do Norte                           Regime autoritário

Por aí já podemos ter uma noção.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 10 de Setembro de 2019, 21:18:35 »
https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/a-democracia-esta-em-perigo-mas-estes-jovens-tem-um-plano-para-reverter-isso-d58nbpp17yedpbzexe7pvqcim/

...

A partir da surpresa com os resultados pífios em participação e cultura política, o esforço do Instituto Atuação, em parceria com pesquisadores do V-Dem - Varieties of Democracy, da Freedom House, do Latinobarómetro, da The Economist Intelligence Unit, do International IDEA e da Tendências Consultoria, foi identificar três eixos de diagnóstico para pensar meios de aprofundar a cultura democrática de um determinado lugar. Chegaram a três eixos: conhecimento político, vida comunitária e confiança.

• Conhecimento político: quanto as pessoas conhecem seus papeis e responsabilidades como cidadãos, quanto sabem o que podem esperar dos poderes e atores públicos, quanto elas sabem o que podem exigir dos seus concidadãos e como colaborar com eles;
  • Vida comunitária: quanto os cidadãos se juntam uns aos outros para resolver seus problemas, sem a intercessão de poderes superiores, como governos e grandes empresas;
  • Confiança: quanto as pessoas confiam umas nas outras, nas instituições públicas e na democracia.

Jamil destaca, dentre os já graves problemas em todos esses quesitos, que os baixíssimos níveis de confiança são especialmente preocupantes no Brasil. A desconfiança maior não é nem da democracia em si, porque, segundo o pesquisador, embora ela venha caindo, ainda é razoavelmente alta no país. É na confiança entre as pessoas que o Brasil patina.

Confiança entre familiares, vizinhos, amigos, nas relações de comércio e nos representantes políticos é um ingrediente essencial para a cooperação, a realização de negócios e para a funcionalidade da representação política, mas o brasileiro é um dos povos mais desconfiados do mundo: apenas 7% confiam nas outras pessoas na maior parte do tempo, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Latinobarómetro na sexta-feira, 27. Para se ter uma ideia, mesmo na combalida Venezuela, o índice de confiança está em 9% e, na Suécia, esse tipo de resultado costuma bater em 60%.

....

“As pessoas vivem e se relacionam em suas localidades e por isso, quanto mais as bases estiverem fortalecidas, mais nós vamos nos desenvolver, inclusive no nível federal. Isso é o que filosofia política chama de princípio da subsidiariedade: o hierarquicamente superior nunca deve fazer o que o hierarquicamente inferior pode – e deve – fazer, a fim de fortalecer o inferior. A consequência disso é mais poder primeiro para o cidadão, depois para as associações e empresas, até o Estado e o governo federal”, explica Jamil. “A mudança nacional necessariamente vem da mudança dos locais”, resume.

Os resultados coletados pelo índice podem até oferecer os sintomas de cada lugar, mas o protagonismo do enfrentamento deve ser dos atores locais. “Problemas sociais complexos não são resolvidos por intervenções isoladas – a solução precisa da articulação de setores, pontos de vista e ações”, explica. “O que nós precisamos fazer é aproveitar as iniciativas que já existem e testar soluções novas, fazendo um ciclo contínuo: diagnóstico, governança local, definição de metas, teste de hipóteses e soluções, estudo de casos, experiência aprendida, refinamento do diagnóstico, e assim por diante”, resume.

Diversas pessoas acreditam que o oposto é verdadeiro no Brasil, esse aumento do poder local aumentaria o "oligarquismo," devido a grandes desigualdades facilitarem a minorias "tomarem o poder," enquanto algo mais centralizado acaba sendo melhor fiscalizado e também confrontado por mais gente, com um poder maior.

Tem que tomar cuidado para isso não virar COMUNISMO:

<a href="https://www.youtube.com/v/xDKth-qS8Jk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/xDKth-qS8Jk</a>

To get out of the mess we're in, we need a new story that explains the present and guides the future, says author George Monbiot. Drawing on findings from psychology, neuroscience and evolutionary biology, he offers a new vision for society built around our fundamental capacity for altruism and cooperation. This contagiously optimistic talk will make you rethink the possibilities for our shared future.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #111 Online: 10 de Setembro de 2019, 21:26:04 »
O brasileiro mostra seu grau de desconfiança no outro e no país na mesma medida em que especula em vez de viver e agir em conformidade com os fatos.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2019, 00:09:07 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #112 Online: 11 de Setembro de 2019, 00:04:44 »
O brasileiro mostra sua o grau de desconfiança no outro e no país na mesma medida em que especula em vez de viver e agir em conformidade com os fatos.

Eu sei que vocês que são inteligentes entendem. Mas pra mim o que o Sérgio escreve parece aquelas coisas que a gente lê no biscoito da sorte chinês.

"Os nascidos sob o signo de capricórnio mostram sua desconfiança do outro na mesma medida em
que especulam em vez de agir em conformidade com os fatos."
- Zora Yonara

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #113 Online: 11 de Setembro de 2019, 10:17:18 »
Eu só acho extremamente mesquinho como qualquer crítica a "democracia" causa tanto desconforto e histeria. Não é como se aqui no país não existisse gente com tanto poder que eles podem fazer o que der na telha e nada vai ser feito. Tal como é o STF, que pode censurar o que quer e até impedir que eles próprios sejam investigados com base na própria prerrogativa.

Não é razoável reduzir o poder desses caras? Criar dispositivos que possam removê-los de seus cargos mais rapidamente ao invés de durar centenas de anos ou simplesmente não acontecer nada?

Aí quando alguém fala em reduzir os poderes dos membros do estado a negada vai e chora falando que deve haver "harmonia entre poderes". Ah, vá pra PQP.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 11 de Setembro de 2019, 10:31:40 »
O problema não é "crítica a democracia," mas a sugestão implícita ou explícita de que autoritarismo, ditadura, seria solução, em vez de aperfeiçoamento da democracia ou de outros processos subordinados.

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,psl-escala-flavio-bolsonaro-para-desarticular-cpi-da-lava-toga,70003003764

.... Luciano Bivar disse ao Estadão/Broadcast ter pedido aos senadores do PSL que reconsiderassem o posicionamento, porque percebe na proposta um “uma afronta ao Poder Judiciárioo”. “Precisa-se fazer um entendimento melhor do que fazer uma CPI, isso não faz sentido”, disse o presidente da legenda, acrescentando que é preciso “apostar na governabilidade no nosso país.” ...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #115 Online: 11 de Setembro de 2019, 17:57:05 »
O brasileiro mostra sua o grau de desconfiança no outro e no país na mesma medida em que especula em vez de viver e agir em conformidade com os fatos.

Eu sei que vocês que são inteligentes entendem. Mas pra mim o que o Sérgio escreve parece aquelas coisas que a gente lê no biscoito da sorte chinês.

"Os nascidos sob o signo de capricórnio mostram sua desconfiança do outro na mesma medida em
que especulam em vez de agir em conformidade com os fatos."
- Zora Yonara

Ele é Troll Pedro Reis. Um Troll reacionário do tipo que a gente encontra nos comentários de notícias colocando absurdos como resposta apenas para ver a reação irada das outras pessoas, eles se alimentam da atenção alheia aos seus desatinos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #116 Online: 11 de Setembro de 2019, 18:27:17 »
Se a democracia pode ser aperfeiçoada então há que perguntar o que se pretende contemplar com desde esse aperfeiçoamento.

O que tem sido impletemplado em nome desse aperfeiçoamento tem apenas diminuído a representatividade do indivíduo em relação ao todo, paradoxalmente diminuindo a representatividade do todo, uma vez que esse todo vai se tornar cada vez mais impessoal. O todo não é o indivíduo 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 11 de Setembro de 2019, 20:01:03 »
Ou seja, em vez de se tentar buscar um compromisso geral, que não é o ideal para qualquer indivíduo, tem que haver um sistema de rotação de déspotas, cada um livre para afirmar o próprio individualismo e atender as idiossincrasias de todos grupos, em detrimento de quem quer que seja. Como alternam, então fica tudo justo no fim das contas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #118 Online: 11 de Setembro de 2019, 21:56:35 »
Não, não se trata de polarização maniqueísta, não. Não é idiossincrasia x inconsciente coletivo, que fique bem claro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 05 de Novembro de 2019, 19:43:09 »

<a href="https://www.youtube.com/v/v7gZPEeOh1I" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/v7gZPEeOh1I</a>

A movement has been growing across the country to change how the system works. Voters in places like Maine, San Francisco, and Santa Fe, New Mexico, are allowed to rank their choices in order of preference on the ballot instead of voting for only one person. Initial surveys of ranked-choice voting in Minneapolis, Saint Paul, Minnesota, and Cambridge, Massachusetts, show voters are more satisfied with the conduct of local campaigns than in similar cities with plurality, winner-takes-all voting, according to a recent report by Western Washington University's Todd Donovan and colleagues, "Campaign civility under preferential and plurality voting." Could ranked-choice voting save Washington? Watch the video to find out how an initiative that both late Senator John McCain and former President Barack Obama supported could help or hurt our democracy.

Suporte bipartidário, ainda que o lado "mccainiano" do GOP não seja dominante. Seria ótimo se a democracia mais antiga do mundo adotasse esse mecanismo.

Quem sabe o fanboyzismo do bolsonarismo aos EUA possa ajudar a copiarmos isso. Mas deve depender de ocorrer durante um regime republicano. E talvez de aprovação de Olavo de Carvalho, que é capaz de ver isso como forma de comunismo fabiano, já que é desfavorável aos extremos. Com sorte ele apoiaria por de alguma forma poder ser visto como mais próximo de democracia direta, apesar disso.

Com maior sorte ainda, isso seria absolutamente irrelevante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!