Autor Tópico: Rede social só para "bonitos" rejeita 1,8 mi de internautas  (Lida 9148 vezes)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
Re: Rede social só para "bonitos" rejeita 1,8 mi de internautas
« Resposta #100 Online: 29 de Novembro de 2009, 18:39:06 »
Você está fugindo das perguntas, esquivando-se.

Já fiz vários... Perdi as contas.

Bom, resumindo tudo que você respondeu. Quanto às suas composições musicais, mostre-as. Quanto aos testes, mande os links. Quanto aos seus feitos, conte-os e prove-os. Ficar só no blablablá, eu sou o sr. Inteligentão-incompreendido-multiuso é fácil, quero ver você mostrar e provar tudo isso, já que está se usando de exemplo.

Só volto a postar quanto tudo que pedi for respondido e demonstrado. Já sei como são as discussões por aqui e, pelo andamento do tópico, vai acabar em enrolação e groselha pura. Eu não vou perder meu tempo com discussões infindas como essas, a não ser que eu seja respeitada e valorizada como quem está aqui para debater e receba respostas concisas e verdadeiras de sua parte.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #101 Online: 29 de Novembro de 2009, 18:40:02 »
Ah, e sobre as artes em geral...

Artistas inteligentes até fazem trabalhos mais complexos e criam mais do que a média...
No entanto... O sucesso de um artista depende de PÚBLICO.

E não é à toa que grupinhos de "semi-músicos" fazem tanto sucesso na mídia! Caras que compõe cançõezinhas de ninar, usando de alguns poucos acordes (normalmente sem nada complicado como acordes de quinta diminuta ou de sétima), poucas variações tonais, letrinhas xoxas e infantis, ritmos tribais sem muita complexidade... Incrível como músicos consagrados têm dificuldade em competir com os "pops" da vida.

O sucesso na arte depende não apenas de talento mas sim estar inserido na preferência da maioria.

Mas...
Eu não sei exatamente o que é ter "bom gosto musical". É algo que mereça uma discussão à parte mesmo.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #102 Online: 29 de Novembro de 2009, 18:54:18 »
Você está fugindo das perguntas, esquivando-se.

Já fiz vários... Perdi as contas.

Bom, resumindo tudo que você respondeu. Quanto às suas composições musicais, mostre-as. Quanto aos testes, mande os links. Quanto aos seus feitos, conte-os e prove-os. Ficar só no blablablá, eu sou o sr. Inteligentão-incompreendido-multiuso é fácil, quero ver você mostrar e provar tudo isso, já que está se usando de exemplo.

Só volto a postar quanto tudo que pedi for respondido e demonstrado. Já sei como são as discussões por aqui e, pelo andamento do tópico, vai acabar em enrolação e groselha pura. Eu não vou perder meu tempo com discussões infindas como essas, a não ser que eu seja respeitada e valorizada como quem está aqui para debater e receba respostas concisas e verdadeiras de sua parte.

Ué, eu exponho minha identidade para quem eu quiser.

Você é que está desviando a discussão!
Você quer que eu prove quem eu afirmo ser?
Ora bolas... Essa é a discussão?

Que eu saiba estamos discutindo sobre testes de QI e a sua verdadeira importância, e estou apresentando os meus argumentos.

Se você fica incomodada com minhas afirmações ou pelo fato de eu não aceitar esse desvio de discussão que a Srta está tentando fazer retire-se do tópico.

Se você acha que sou um impostor, tudo bem... Eu não vou arriscar expor minha identidade para isso.
Até porque tenho muito mais opiniões polêmicas do a Srta pode imaginar. Isso não é nem o começo se queres saber mesmo :histeria:

Muito do que eu previ que fosse acontecer no decorrer de minha presença neste fórum está acontecendo...
Não há como eu provar o que afirmei na frase acima, mas... Eu realmente acho as pessoas por deveras previsível  :ok:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #103 Online: 29 de Novembro de 2009, 19:12:25 »
Como podemos saber que eles medem realmente a inteligência e não a habilidade lógica?
As pessoas adoram colocar a habilidade lógica como apenas "mais um dos atributos" dentre vários outros supostos, principalmente quem não pontua muito alto nos de lógica.
A inteligência se resume à capacidade de compreensão de problemas e na capacidade de resolução dos mesmos.

O seu "argumento" beira o ad hominem, mas insistirei: por que a inteligência emocional, a mesma que supostamente você usa para compor, não pode ser considerada outra faceta da inteligência? Afinal, usando sua própria definição de inteligência, pode-se definir o ato de compor como 'dada essa sequência de acordes (ou notas), qual deve ser o próximo?'. Pode-se 'definir' qualquer arte como um desafio, um problema: 'dadas essas tintas e essa tela, como posso representar tal coisa?'; 'dado esse bloco de mármore, como posso representar tal coisa?'...

No mais, faço coro à Flávia. Você está defendendo seu ponto de vista usando anedotas, ou seja, até agora não apresentou argumento nenhum. Suas realizações pessoais pouco nos interessam; sua identidade, idem. Se você quer debater, que venha com dados e não com um ego inflado.

E é claro que as pessoas lhe parecem previsíveis. Se eu agisse como troll não esperaria outro comportamento delas também.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #104 Online: 29 de Novembro de 2009, 19:14:07 »
Testes de lógica medem somente a capacidade lógica. Ponto. Tu pode fazer 300 pontos nesses testes e mesmo assim pode ser um imbecil completo em Física Nuclear, Mecânica, Engenharia, TI, Medicina, etc.

E aí? Quem é mais inteligente? Uma pessoa que sabe tudo de física mas não sabe nada de mecânica ou uma pessoa que sabe tudo de mecânica mas não sabe nada de física? Cada pessoa pode se destacar em uma ou mais áreas de conhecimento mas nunca alguém vai saber TUDO sobre TUDO. Sempre vai ter alguém mais inteligente que ela em alguma área em que ela é ignorante, e então você vai decidir como qual a mais inteligente? A que se sair melhor em um teste de lógica?

Teste de QI é bullshit.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 29 de Novembro de 2009, 19:21:40 »
Xadrez: pra mim, deveria ser incluído de alguma forma obrigatória nas aulas do Fundamental. Ele pode não te dar aptidão física, como o futebol ou o basquete, mas treina raciocínio a longo prazo como nenhum outro: se você pensa na jogada apenas por si, perde fácil, enquanto enxadristas que pensam 6+ jogadas para frente são incríveis. E há uma boa dose de psicologia nele, como Lasker dizia (que "o xadrez é um duelo entre duas personalidades").

Lembro de ter lido qualquer coisa recentemente sobre que jogos como xadrez ou sudoku não requerem maior inteligência e que não deixam as pessoas mais inteligentes a não ser neles mesmos. De certa forma, uma crítica parecida à do "testes de QI medem a capacidade das pessoas em responder corretamente as perguntas típicas dos testes de QI".

Mas xadrez é legal.

Minha breve (ou nem tanto) opinião sobre isso de teste d QI. Um tanto superestimado por algumas pessoas, e subestimado por outras. Não é uma porcaria inútil, a mesma coisa que nada, tendo resultados completamente "aleatórios" quanto a inteligência de quem os executa, mas também não é uma coisa como medir precisamente algo como "unidades de inteligência", das pessoas. Os pontos de QI não são bem como centímetros, algo fixo, mas dependem da média. A maioria das pessoas tem 100 pontos de QI, e é isso que define que esse resultado que elas tiram é 100. Tirar 90 significa que há mais tantos % da população que acertaram N mais perguntas que você, mas não é um número tão grande. 80, um pouco mais de gente acertou mais do que você. 70, consideravelmente mais gente, e tecnicamente, faz de você um retardado, ainda que pessoas de outras culturas tenham esse resultado e sejam perfeitamente funcionais, imagino que não sejam possivelmente diagnosticadas como retardadas por qualquer outro critério. Ainda assim, para a nossa cultura civilizada, parece ser bastante razoável; também já li que se correlaciona razoavelmente bem com sucesso profissional/formação acadêmica. Mas acho que isso se dá quase "por sorte", por uma série de coincidências razoavelmente estáveis, mais do que por uma previsão acurada de algo sobre o cérebro.

Um dos melhores tipos de questões nesses testes, segundo li, são perguntas como "qual desses é o mais diferente: cão, gato, peixe, urso". A resposta correta sendo peixe, porque a coisa em comum que se deve ver entre os outros três é serem mamíferos. Muitas pessoas, em décadas atrás, tendiam a responder "urso", porque todos os outros são animais de estimação. E por isso, tinham QI menor do que agora, quando as pessoas tendem a dar a resposta de acordo com a taxonomia lineana. Isso é o chamado "efeito Flynn".

Eu acho meio radical a suposição de que a tendência a dar a resposta que vê em comum o fato de serem mamíferos se correlacione significativamente com alguma superioridade na fisiologia cerebral; algo análgo ao condicionamento de atleta só que para o cérebro. 

Talvez haja alguma vantagem em quem aprendeu a pensar dessa maneira, mais ou menos como talvez haja uma vantagem para a gente daqui que conhece os "esquemas" das falácias listadas com nomes em latim; talvez a tendência a categorizar de acordo com a taxonomia lineana seja algo que de alguma forma se extende a outras áreas, permitindo às pessoas analisarem os problemas de formas mais eficientes do que aquelas que fariam uma "classificação popular". Que seria mais ou menos análogo a não se conhecer as falácias e ser tapeado por apelo à autoridade, por exemplo.

Mas pode ser ainda que, seja mais insignificante que isso, e simplesmente as pessoas que tenham tido melhores condições de estudo tendam a fazer a classificação lineana em vez da popular, de acordo com o que lhes foi ensinado. O que ao mesmo tempo pode se correlacionar com fatores que influenciam no desempenho acadêmico e sucesso profissional, mas que não necessariamente digam algo muito significativo quanto ao "hardware" cerebral.

Para continuar a analogia com hardware, talvez seja um pouco como um software que executasse um teste que, enquadrasse tanto diferentes tipos de hardware quanto configurações de software na mesma "escala", sem poder dizer muito quanto a natureza do que está pontuando. Se executar o teste num PC XT (em analogia ao retardado real), vai ter um resultado ruim, mas também talvez tivesse o mesmo resultado se fosse rodado num PC atual com linux em vez de windows, sendo menos eficiente em detectar uma gradação mais sutil de qualidade de hardware dos PCs atuais.

Acho que isso é o panorama geral, sem uma discussão mais técnica, que seria por onde a coisa deveria se enveredar para ser útil, em vez de fetichismo (QI alto parece quase que uma coisa de "tribos" alternativas, como "emo", "clubber" e etc, de delinear grupos homogêneos de acordo com as faixas de QI e ficar fantasiando sobre isso. Me lembra até um pouco horóscopo) ou negacionismo simplista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 29 de Novembro de 2009, 19:24:12 »
É, saiu maior do que imaginava quando comecei a escrever, para variar.

Só uma nota final. Essas coisas de "inteligência emocional", ou "quociente emocional" (?) eu sempre tendia a desdenhar como bobagem sem nem ter lido nada sobre isso, e, de fato, ainda nem li muita coisa, mas me lembro de já ter lido ou ouvido ao menos que algumas vezes fornece previsões probabilísticas mais prováveis de coisas como sucesso profissional e etc do que o QI.

Talvez ressalvas análogas valham. Talvez tenha algo a ver tanto com um "modo de ser" que a pessoa aprende, quanto com questões mais fisiológicas, como depressão clínica.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #107 Online: 29 de Novembro de 2009, 19:47:32 »
Eu não to tendo tempo pra ler com atenção, mas faço uma ressalva:
Questões que envolvem conhecimento não são válidas em testes de QI.

Essa do "cão, gato, peixe, urso" só está presente em testes comprovadamente tendenciosos.

Testes de raciocínio confiáveis envolve o uso de símbolos, figuras e, no máximo, números.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #108 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:05:17 »
Como podemos saber que eles medem realmente a inteligência e não a habilidade lógica?
As pessoas adoram colocar a habilidade lógica como apenas "mais um dos atributos" dentre vários outros supostos, principalmente quem não pontua muito alto nos de lógica.
A inteligência se resume à capacidade de compreensão de problemas e na capacidade de resolução dos mesmos.

O seu "argumento" beira o ad hominem, mas insistirei: por que a inteligência emocional, a mesma que supostamente você usa para compor, não pode ser considerada outra faceta da inteligência?
Acho forçoso chamar esse tipo de habilidade de inteligência.

Se for assim artistas como dançarinos, pintores, músicos, atores seriam verdadeiros "gênios". Eles são geniais em suas áreas artísticas, mas isso não lhes confere habilidade em resolver problemas reais ou imaginários.

Trata-se de arte, que é nada mais do que uma expressão do emocional. Algo que expressa e provoca emoções, nada mais!

Sexo e política também é arte, assim como qualquer coisa que provoque emoções e sensações nas pessoas sem necessariamente ser útil.

Inteligência é uma coisa, dom artístico é outra.

Afinal, usando sua própria definição de inteligência, pode-se definir o ato de compor como 'dada essa sequência de acordes (ou notas), qual deve ser o próximo?'.
Você não precisa raciocinar para determinar qual será o "próximo acorde". Até porque se for tentar raciocinar... São muitas variáveis envolvidas, não é uma coisa predominantemente racional.

Pode-se 'definir' qualquer arte como um desafio, um problema: 'dadas essas tintas e essa tela, como posso representar tal coisa?'; 'dado esse bloco de mármore, como posso representar tal coisa?'...
Aí é que está!
Nem toda arte é desafio.
Se você não está inspirado não vai criar nada e estando no ápice da inspiração você pode criar verdadeiras obras primas sem dificuldades.

No mais, faço coro à Flávia. Você está defendendo seu ponto de vista usando anedotas, ou seja, até agora não apresentou argumento nenhum. Suas realizações pessoais pouco nos interessam; sua identidade, idem. Se você quer debater, que venha com dados e não com um ego inflado.
Que seja, e estou sendo refutado com argumentos ainda mais pobres, carregados de "politicamente corretos" e declarações apaixonadas, só isso.
Pelo que percebo neste fórum só se "aplicam o ceticismo" quando o assunto parece incomodar.

E é claro que as pessoas lhe parecem previsíveis. Se eu agisse como troll não esperaria outro comportamento delas também.
Você está insinuando algo? Pelo sim ou pelo não eu lhe digo que não joguei pedra em ninguém. O que estou vendo na verdade são algumas pessoas se sentindo ofendidas pelo o que digo... Decerto porque quando lanço uma crítica no vazio alguns logo tratam de tomar essas críticas para si e tentam contra-atacar, nada mais. Se a carapuça servir eu não posso fazer nada.

A minha discussão é em nível racional, não emocional.
Aposto que alguns vão tentar atingir o meu lado emocional, já que o racional nem todos querem debater (espero perder a aposta  :biglol:).

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #109 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:14:46 »
Testes de lógica medem somente a capacidade lógica. Ponto.
Sim... E capacidade lógica reflete em facilidade em achar e resolver problemas e também no aprendizado em diversas áreas, não apenas das exatas.

Tu pode fazer 300 pontos nesses testes e mesmo assim pode ser um imbecil completo em Física Nuclear, Mecânica, Engenharia, TI, Medicina, etc.
Sim... E eu me encaixo perfeitamente nessa afirmação, exceto o fato de eu não pontuar nem metade desses 300  :histeria:

E aí? Quem é mais inteligente? Uma pessoa que sabe tudo de física mas não sabe nada de mecânica ou uma pessoa que sabe tudo de mecânica mas não sabe nada de física?
Fazendo um teste de QI dá pra ter uma noção...
Claro que se o guru de física estiver com dor de barriga poderá ter menos chances de se sair melhor  :ok:

Cada pessoa pode se destacar em uma ou mais áreas de conhecimento mas nunca alguém vai saber TUDO sobre TUDO.
Não conheço ninguém que saiba tudo sobre tudo... Mal conheço pessoas que saibam tudo sobre alguma coisa ou alguma coisa sobre tudo.  :ok:

Sempre vai ter alguém mais inteligente que ela em alguma área em que ela é ignorante, e então você vai decidir como qual a mais inteligente? A que se sair melhor em um teste de lógica?
Sim. Raciocínio lógico é inteligência.

Teste de QI é bullshit.
Eu até tentei chegar a esta conclusão acompanhando o seu post, mas realmente é impossível. As etapas do seu raciocínio para chegar a esta conclusão estão longe de serem coerentes. Teria sido melhor você nem ter escrito nada, exceto esta última linha. Faria mais sentido  :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #110 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:42:16 »
Lembro de ter lido qualquer coisa recentemente sobre que jogos como xadrez ou sudoku não requerem maior inteligência e que não deixam as pessoas mais inteligentes a não ser neles mesmos. De certa forma, uma crítica parecida à do "testes de QI medem a capacidade das pessoas em responder corretamente as perguntas típicas dos testes de QI".
(Havia um enxadrista que dizia que "jogar xadrez treina suas aptidões para fazer algumas coisas cada vez melhores, como jogar xadrez..." tô tentando lembrar o nome do cara, achei  essa frase engraçada :histeria: )

Buckaroo, talvez não requeira mais inteligência, no sentido de p.ex. "aprender a fazer algo mais rápido". Mas talvez, treine o sujeito pra aprender a dividir um problema complexo em diversos problemas simples, mais ou menos como Fermi fazia - aliás, se eu tiver certo, ele devia ser um bom enxadrista.

E também, se eu estiver errado... ah, ao menos é um esporte diferente.

Teste de QI: o problema é fazer um que seja independente de cultura, e que avalie apenas o raciocínio, pra não cair no exemplo que você falou dos animais (cão, gato, peixe, urso) - eu consideraria as duas respostas válidas, se houvesse uma lógica por trás delas. Pra gerar uma resposta só, eu trocaria cão, ou gato, por um mamífero selvagem - mas aí tem o seguinte problema, a gente tá medindo o conhecimento de Bio ou a inteligência da pessoa?

Falácias com nomes em latim - vamos e venhamos, fica muito mais estiloso dizer "isso é uma falácia tu quoque ou ad hominem que dizer que é uma falácia "você também" ou "ao homem"... :biglol: mas a vantagem de sabê-las pelo nome em latim, português, ou mesmo nheconhecolandês é a mesma.

A analogia com computadores tá excelente.

Quanto ao QE, também não sei lá muita coisa, vou procurar me informar mais.

Ao Rambo: sem querer ser chato (mas já sendo), evite de postar três mensagens em seguida, isso é considerado inundar o tópico por aqui. Sei que você é novato no fórum, mas é bom alertar.

Considerações sobre os seus posts farei assim que terminar de lê-los.
Latebra optima insania est.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #111 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:43:13 »

O seu "argumento" beira o ad hominem, mas insistirei: por que a inteligência emocional, a mesma que supostamente você usa para compor, não pode ser considerada outra faceta da inteligência?

Se for assim artistas como dançarinos, pintores, músicos, atores seriam verdadeiros "gênios". Eles são geniais em suas áreas artísticas, mas isso não lhes confere habilidade em resolver problemas reais ou imaginários.

Trata-se de arte, que é nada mais do que uma expressão do emocional. Algo que expressa e provoca emoções, nada mais!

Sexo e política também é arte, assim como qualquer coisa que provoque emoções e sensações nas pessoas sem necessariamente ser útil.

Como o Di colocou anteriormente, a pessoa pode ser um gênio em Física e não saber nada de Biologia, mas nem por isso ele é menos inteligente. O mesmo ocorre com gênios de qualquer área artística. E é óbvio que atividades artísticas não são só emocionais, como são também racionais: músicos seguem escalas, modos, acordes maiores, menores, com sétima... Não se sai tocando notas aleatoriamente e diz que aquilo é música. O mesmo se aplica à pintura, por exemplo: misturas de cores, jogo de luz e sombra, perspectiva... E à política muito mais: existe um processo racional no qual o político escolhe o que vai dizer e quando, que alianças ele vai fazer, que imagem ele deve passar....

Afinal, usando sua própria definição de inteligência, pode-se definir o ato de compor como 'dada essa sequência de acordes (ou notas), qual deve ser o próximo?'.
Você não precisa raciocinar para determinar qual será o "próximo acorde". Até porque se for tentar raciocinar... São muitas variáveis envolvidas, não é uma coisa predominantemente racional.
Como falei a cima, é claro que precisa. Não se senta ao piano e se 'sente' que aquela é a próxima nota a se tocar. Deve-se analisar que escala (ou modo) se está seguindo, sobre que acorde de base se está fazendo a melodia, se aquele é um bom momento para se colocar uma dissonância... Sem contar toda a bagagem cultural que interfere nesses julgamentos todos.

Pode-se 'definir' qualquer arte como um desafio, um problema: 'dadas essas tintas e essa tela, como posso representar tal coisa?'; 'dado esse bloco de mármore, como posso representar tal coisa?'...
Aí é que está!
Nem toda arte é desafio.
Se você não está inspirado não vai criar nada e estando no ápice da inspiração você pode criar verdadeiras obras primas sem dificuldades.
Aqui não está nada. Sem "inspiração" não se resolve um problema difícil de Física também. Ou você pode até estar inspirado, mas não ter o conhecimento necessário de Cálculo para conseguir resolver o problema. A mesma coisa se aplica às artes: você pode estar inspirado para pintar qualquer coisa, mas não ter a técnica necessária para fazer uma perspectiva decente.

A inspiração sozinha não substitui o conhecimento necessário para a solução do problema.

Que seja, e estou sendo refutado com argumentos ainda mais pobres, carregados de "politicamente corretos" e declarações apaixonadas, só isso.
Pelo que percebo neste fórum só se "aplicam o ceticismo" quando o assunto parece incomodar.

Você está insinuando algo? Pelo sim ou pelo não eu lhe digo que não joguei pedra em ninguém. O que estou vendo na verdade são algumas pessoas se sentindo ofendidas pelo o que digo... Decerto porque quando lanço uma crítica no vazio alguns logo tratam de tomar essas críticas para si e tentam contra-atacar, nada mais. Se a carapuça servir eu não posso fazer nada.

Aposto que alguns vão tentar atingir o meu lado emocional, já que o racional nem todos querem debater (espero perder a aposta  :biglol:).
Não estou insinuando, estou deixando claro: você usa de ad hominems nos seus "argumentos" e os disfarça dizendo que não era a sua intenção, "mas se a carapuça serviu...". Não é colocando isso ao final da frase que uma ofensa deixa de ser uma ofensa.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #112 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:50:04 »
Xadrez: pra mim, deveria ser incluído de alguma forma obrigatória nas aulas do Fundamental. Ele pode não te dar aptidão física, como o futebol ou o basquete, mas treina raciocínio a longo prazo como nenhum outro: se você pensa na jogada apenas por si, perde fácil, enquanto enxadristas que pensam 6+ jogadas para frente são incríveis. E há uma boa dose de psicologia nele, como Lasker dizia (que "o xadrez é um duelo entre duas personalidades").

Mas xadrez é legal.
Eu diria que não é necessário ser inteligente para ser um enxadrista acima da média.
O xadrez, além de raciocínio, envolve muito estudo de jogadas já muito conhecidas.
Mas entre jogadores sem qualquer estudo, certamente o mais inteligente terá vantagens.

Um cara burro pode aprender a jogar xadrez...
Sendo burro, por conta própria dificilmente um enxadrista vai aprimorar seu jogo a um nível de jogo aceitável. No máximo vai ganhar partidas de quem mal sabe mexer as peças.
Um enxadrista burro e estudado pode ser campeão do seu colégio se seus adversários forem novatos.

Acredito que o xadrez ajude a desenvolver o raciocínio sim.
É uma das formas existentes de raciocinar e a criança mais atenciosa vai perceber e se dar conta do quanto seu cérebro é limitado. Vai se dar conta do quanto pode ser dificil ou fácil aprender algo. Duvidar da própria inteligência pode ser um grande estímulo para outros desafios de natureza intelectual.
O mesmo vale para diversos jogos, normalmente menos complexos.

Mas, a inteligência também é um atributo genético.
Quem não nasceu privilegiado pode melhorar, mas pouco espera-se que alguém nessas condições alcance níveis extraordinários.
Não quero parecer determinista, mas acredito que a genética influencie em muito.
Há autores que estimam que mais de 50% do QI é genético. Não sei no que se baseiam suas estimativas, mas não tenho argumentos para duvidar.

Minha breve (ou nem tanto) opinião sobre isso de teste d QI. Um tanto superestimado por algumas pessoas, e subestimado por outras. Não é uma porcaria inútil, a mesma coisa que nada, tendo resultados completamente "aleatórios" quanto a inteligência de quem os executa, mas também não é uma coisa como medir precisamente algo como "unidades de inteligência", das pessoas. Os pontos de QI não são bem como centímetros, algo fixo, mas dependem da média. A maioria das pessoas tem 100 pontos de QI, e é isso que define que esse resultado que elas tiram é 100. Tirar 90 significa que há mais tantos % da população que acertaram N mais perguntas que você, mas não é um número tão grande. 80, um pouco mais de gente acertou mais do que você. 70, consideravelmente mais gente, e tecnicamente, faz de você um retardado, ainda que pessoas de outras culturas tenham esse resultado e sejam perfeitamente funcionais, imagino que não sejam possivelmente diagnosticadas como retardadas por qualquer outro critério. Ainda assim, para a nossa cultura civilizada, parece ser bastante razoável; também já li que se correlaciona razoavelmente bem com sucesso profissional/formação acadêmica. Mas acho que isso se dá quase "por sorte", por uma série de coincidências razoavelmente estáveis, mais do que por uma previsão acurada de algo sobre o cérebro.
Quem nunca aprendeu a abstrair para solucionar problemas dificilmente vai pontuar algo nos testes de QI.
A primeira coisa para se conseguir um resultado mais confiável é se certificar de que a pessoa saiba como fazer o teste.
Nos primeiros testes que fiz pontuei na faixa de 130-140. Os últimos que fiz pontuei de 135-145... É claro que você começa a "manjar" dos macetes existentes, mas isso não ajuda tanto o quanto as pessoas acreditam.
A pessoa ter alguma noção do que é a lógica é apenas um "empurrãozinho" inicial para que ela pontue na faixa de 100 pelo menos. Se pegar um somaliano, morto de fome que só sabe caçar galinhas para se manter vivo, certamente ele não resolver uma questão sequer, que até um bonobo responderia com alguma instrução.

Mas uma pessoa que saiba o que é lógica (mas que também não conheça muito os macetes de um determinado teste) certamente estará testando sua capacidade de raciocínio de uma maneira bastante confiável.

Mas pode ser ainda que, seja mais insignificante que isso, e simplesmente as pessoas que tenham tido melhores condições de estudo tendam a fazer a classificação lineana em vez da popular, de acordo com o que lhes foi ensinado. O que ao mesmo tempo pode se correlacionar com fatores que influenciam no desempenho acadêmico e sucesso profissional, mas que não necessariamente digam algo muito significativo quanto ao "hardware" cerebral.
O "hardware" cerebral depende da genética e do desenvolvimento físico da pessoa. Em outras palavras... Pode nascer pra ser um gênio e não ter boas fontes de nutrientes para desenvolver melhor o cérebro.

Para continuar a analogia com hardware, talvez seja um pouco como um software que executasse um teste que, enquadrasse tanto diferentes tipos de hardware quanto configurações de software na mesma "escala", sem poder dizer muito quanto a natureza do que está pontuando. Se executar o teste num PC XT (em analogia ao retardado real), vai ter um resultado ruim, mas também talvez tivesse o mesmo resultado se fosse rodado num PC atual com linux em vez de windows, sendo menos eficiente em detectar uma gradação mais sutil de qualidade de hardware dos PCs atuais.
Ter um software bom pode compensar muito as limitações do hardware.

A educação pode muito bem ajudar a se construir ótimos softwares.
Nem todas as pessoas que nascem com ótimo hardware tem as condiçoes ideias de desenvolver um bom software que seja adequado a suas configurações de hardware (eita papo de nerd da p****).

Acho que isso é o panorama geral, sem uma discussão mais técnica, que seria por onde a coisa deveria se enveredar para ser útil, em vez de fetichismo (QI alto parece quase que uma coisa de "tribos" alternativas, como "emo", "clubber" e etc, de delinear grupos homogêneos de acordo com as faixas de QI e ficar fantasiando sobre isso. Me lembra até um pouco horóscopo) ou negacionismo simplista.
Acho interessante existir grupos de pessoas com alto QI.
Geralmente pessoas mais capazes intelectualmente tem QI maior.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:53:32 »
a questão é que o QI não quer dizer muita coisa em termos práticos. Entre os profissionais que tem sucesso que tenho conhecido, o QI é menos um determinante do que capacidade de se relacionar, venda pessoal, organização, capacidade de decisão (sob pressão se necessário), criatividade, etc..

Se uma pessoa tem um QI de 200 e não tiver essas questões acima, fail. Se tiver 100 e tiver um monte dessas outras características, vai ter sucesso.

Fiz um teste de QI há algum tempo atrás, deu um resultado bem bacana, mas realmente identifiquei nos testes poucas propriedades que necessitei em minha profissão para ter sucesso.
Então, QI na prática indica que o cara é muito bom em teste de QI, sendo que muito pouco pode ser determinado sobre a performance do sujeito a partir disso.

Mais ainda, você pode treinar sua mente para fazer testes de QI, assim seu QI "aumenta" bastante com a prática.  Eu caí de mané no meu primeiro há bastante tempo atrás, porque realmente não tinha noção das questões postuladas ali. O que reforça o que falou o Buckaroo sobre costume com taxonomia lineana, etc..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #114 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:57:00 »
É, saiu maior do que imaginava quando comecei a escrever, para variar.

Só uma nota final. Essas coisas de "inteligência emocional", ou "quociente emocional" (?) eu sempre tendia a desdenhar como bobagem sem nem ter lido nada sobre isso, e, de fato, ainda nem li muita coisa, mas me lembro de já ter lido ou ouvido ao menos que algumas vezes fornece previsões probabilísticas mais prováveis de coisas como sucesso profissional e etc do que o QI.

Talvez ressalvas análogas valham. Talvez tenha algo a ver tanto com um "modo de ser" que a pessoa aprende, quanto com questões mais fisiológicas, como depressão clínica.
Eu acho que "inteligência emocional" tem mais a ver com um "modo de ser" que a pessoa aprende mesmoi.
Algumas aprendem de forma muito simples que é: "aprenda a engolir sapos, não se incomode com os problemas, dê a outra face, obedeça sem reclamar etc".
Outras aprendem de forma mais pró-ativa: "aprenda a persuadir os outros a lhe compreender (já que com argumentos lógicos poucos te entendem), evite pessoas que lhe incomodam, aprenda a ser gentil ou grosseiro no momento certo, etc".

Inteligência emocional pode ser uma consequencia da inteligência comum. Mas tem pessoas que não se preocupam em aprender... Há pessoas que só usam este conhecimento quando lhe convém.

Um bom exemplo disso são algumas discussões virtuais acalouradas... No mundo real apenas especialistas discutem assuntos tão específicos ou adolescentes histéricos que ficam de discordâncias  :histeria:

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #115 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:59:20 »

Mais ainda, você pode treinar sua mente para fazer testes de QI, assim seu QI "aumenta" bastante com a prática.  Eu caí de mané no meu primeiro há bastante tempo atrás, porque realmente não tinha noção das questões postuladas ali. O que reforça o que falou o Buckaroo sobre costume com taxonomia lineana, etc..

Meu professor contou que, em certa época, a UFPR instituiu Testes de QI no Vestibular. Adivinhem o que o cursinho Pooooousitivo fez?
Deu aulas para Testes de QI! :biglol: Resultado: os alunos do Positivo tiveram notas extraordinariamente acima da média! :histeria:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #116 Online: 29 de Novembro de 2009, 22:12:25 »
Ok... Seguindo as recomendações do Eremita eu vou dar um tempo... Estou até cansado de ficar respondendo...

Mas só avisando... Tem alguns comentários que realmente vou ter que ignorar.

Esses daí, bem inocentes e repetitivos por sinal, como por exemplo:

Como o Di colocou anteriormente, a pessoa pode ser um gênio em Física e não saber nada de Biologia, mas nem por isso ele é menos inteligente.

Não se senta ao piano e se 'sente' que aquela é a próxima nota a se tocar. Deve-se analisar que escala (ou modo) se está seguindo, sobre que acorde de base se está fazendo a melodia, se aquele é um bom momento para se colocar uma dissonância... Sem contar toda a bagagem cultural que interfere nesses julgamentos todos

Essa última mesmo pra mim não passa de uma simples demonstração de algum conhecimento no assunto, sem qualquer ligação com o contexto do foco da discussão.
Mas eu respondo e digo que há uma infinidade de músicos que mal sabem ler uma partitura, não sabem o que é uma escala de Dm ou G, não sabem o que é um acorde de sétima, não sabem o que é um semi-tom etc. e no entanto conseguem compor ótimas canções e tiram músicas de ouvido. E também... Aprender música não é nada genial... Teoria da música é "baba", eu tenho um livro aqui em casa e só não passei no teste de "músico teórico" porque não consigo "solfejar" (é, requer muito treino e eu nunca me dediquei a isso). Estudei em poucos dias e é matemática pura. Sou bom compositor e nunca precisei de conhecimento teórico algum pra compor e acredito que muito poucos grandes compositores se utilizam em demasia de tal conhecimento teórico. E também se utilizam... Não vem ao caso, basta ter inspiração, talento e talvez conhecimento, não requer raciocínio extraordinário.

To ficando cansado de responder algumas postagens inocentes e repetitivas.
Vou fazer uma seleção do que é realmente proveitoso para a discussão e vou responder e fazer perguntas direcionadas apenas aos elementos com idéias mais evoluídas a respeito do que está em discussão.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #117 Online: 29 de Novembro de 2009, 22:34:37 »
Essa última mesmo pra mim não passa de uma simples demonstração de algum conhecimento no assunto, sem qualquer ligação com o contexto do foco da discussão.

Se essa crítica cabe a mim, cabe a ti também que até agora não fez outra coisa senão ficar se exaltando.

E se você considera alguns dos argumentos repetitivos, é porque suas respostas a eles não são convincentes. ;)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #118 Online: 29 de Novembro de 2009, 22:41:44 »
Ah, e sobre as artes em geral...

Artistas inteligentes até fazem trabalhos mais complexos e criam mais do que a média...
No entanto... O sucesso de um artista depende de PÚBLICO.

E não é à toa que grupinhos de "semi-músicos" fazem tanto sucesso na mídia! Caras que compõe cançõezinhas de ninar, usando de alguns poucos acordes (normalmente sem nada complicado como acordes de quinta diminuta ou de sétima), poucas variações tonais, letrinhas xoxas e infantis, ritmos tribais sem muita complexidade... Incrível como músicos consagrados têm dificuldade em competir com os "pops" da vida.

O sucesso na arte depende não apenas de talento mas sim estar inserido na preferência da maioria.
Na verdade não. O Sucesso do artista depende muito do artista também. Eu posso dizer que Monet e Leonardo da Vinci são um dos melhores artistas que o mundo já viu/ ou vai ver, e que dificilmente alguém consiga fazer algo melhor que eles. (Não vai achar que as pinturas de monet são como são na internet, você tem que ver uma de perto. E Leonardo da Vinci criou técnicas de pintura a óleo que são usadas até hoje.)

E música, to pra ver alguém cantar e saber usar mais técnicas vocais que Michael Jackson.

Se o artista não consegue usar a inteligência pra atrair a atenção para si, então o artista é medíocre.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #119 Online: 30 de Novembro de 2009, 00:08:11 »

Como o Di colocou anteriormente, a pessoa pode ser um gênio em Física e não saber nada de Biologia, mas nem por isso ele é menos inteligente. O mesmo ocorre com gênios de qualquer área artística. E é óbvio que atividades artísticas não são só emocionais, como são também racionais: músicos seguem escalas, modos, acordes maiores, menores, com sétima... Não se sai tocando notas aleatoriamente e diz que aquilo é música. O mesmo se aplica à pintura, por exemplo: misturas de cores, jogo de luz e sombra, perspectiva... E à política muito mais: existe um processo racional no qual o político escolhe o que vai dizer e quando, que alianças ele vai fazer, que imagem ele deve passar....
Atividades artísticas são predominantemente emocionais. É óbvio que alguma inteligência está envolvida, mas esse não é o fator prioritário para um ser um grande artista.
E boa parte do que você falou envolve CONHECIMENTO. Entenda uma coisa meu querido, CONHECIMENTO E TÉCNICA ADQUIRIDA NÃO É INTELIGÊNCIA!

Como falei a cima, é claro que precisa. Não se senta ao piano e se 'sente' que aquela é a próxima nota a se tocar. Deve-se analisar que escala (ou modo) se está seguindo, sobre que acorde de base se está fazendo a melodia, se aquele é um bom momento para se colocar uma dissonância... Sem contar toda a bagagem cultural que interfere nesses julgamentos todos.
Você acha mesmo que a maioria dos grandes compositores ficam fazendo análises e mais análises?
A composição musical AINDA não é ciência exata.
Eu não conheço cálculos matemáticos complexos envolvendo na arte de se compor.
E não me diga que "análise de escala" é análise, por favor! Um músico com um mínimo de sensibilidade percebe que uma nota está fora do tom, ou que determinada sequencia de acorde, de alguma forma, "não combina".
Se você é um músico que "analisa" todas as notas e combinações para compor eu só posso é ter pena de você, porque você literalmente não tem talento (haja 300 de QI para fazer uma música na base da "análise"  :histeria:).

Aí é que está!
Nem toda arte é desafio.
Aqui não está nada. Sem "inspiração" não se resolve um problema difícil de Física também. Ou você pode até estar inspirado, mas não ter o conhecimento necessário de Cálculo para conseguir resolver o problema. A mesma coisa se aplica às artes: você pode estar inspirado para pintar qualquer coisa, mas não ter a técnica necessária para fazer uma perspectiva decente.

A inspiração sozinha não substitui o conhecimento necessário para a solução do problema.
São 2 tipos de inspiração totalmente diferente.

Você não estando com depressão, dor de cabeça, cansaço ou qualquer outro problema que influencie diretamente na sua capacidade de raciocinar, já lhe permite resolver problemas complexos de física. É claro que pra fazer algo mais "genial" do que o convencional é necessário sim um "empurrãozinho" do ânimo (inspiração).

Nas artes é diferente. Te asseguro dizer que na música, por mais alegre e feliz que você esteja, às vezes a inspiração para compor lhe falta. Inclusive eu mal sei descrever o que inspira alguém a compor... Pode ser um sentimento de tristeza, solidão, euforia, superação etc. A própria música composta também transmite um aspecto emotivo... Há músicas tristes, alegres, tensas, tranquilas, megalomaníacas etc.

Na física a inspiração maior é apenas a vontade de racionar o problema da melhor forma possível e achar soluções...

E de novo... Você mais uma vez falando de conhecimento e técnica... Conhecimento e técnica não é inteligência!

Aposto que alguns vão tentar atingir o meu lado emocional, já que o racional nem todos querem debater (espero perder a aposta  :biglol:).
Não estou insinuando, estou deixando claro: você usa de ad hominems nos seus "argumentos" e os disfarça dizendo que não era a sua intenção, "mas se a carapuça serviu...". Não é colocando isso ao final da frase que uma ofensa deixa de ser uma ofensa.
Ué, mas o que que eu posso fazer se alguns se sentem ofendido apenas pelo fato de eu ter meus 135 de QI? Ou então de eu, além de míseros 135 de QI defender o mérito desse tipo de avaliação da inteligência?

Eu desconfio que quando falam coisas do tipo "do que adianta pontuar 200 se o cara é um retardado" estão tentando me atingir... Mas, como não posso provar ou mesmo ter certeza eu fico na minha. Pra mim muitos que gostam de escrever esse tipo de coisa é porque sabe que por mais que tente nunca vai passar dos 115, daí fica mencionando a possibilidade de alguém pontuar 140 e ser um retardado ao mesmo tempo  :histeria:

Esse papinho de "do que adianta ter 300 de QI se é um imbeciu em física quântica" já encheu o saco pra mim!  :enjoo:

Eu fico chocado com tamanha falta de capacidade compreender o que está sendo discutido.
E como alguns se ofendem facilmente... Quem acha que quem pontua 115 de QI (mesmo após várias tentativas) é tão inteligente quanto quem pontua 140 QUE CONTINUE ACHANDO ORA BOLAS!  :o
Agora se ofender porque não conseguem ME CONVENCER de que isso é verdade daí já é demais.

Alguns foram coerentes e questionaram com argumentos razoáveis... Agora, uma outra parte dos que querem me refutar precisam usar argumentos melhores pra me convencer.

Você mesmo, Andre... Vai esfriar a cabeça ou então abandone a discussão se não quer se preocupar em ter argumentos melhores.
Ou então... Continue aí confundindo conhecimento e técnica com inteligência... Você foge muito do foco da discussão, daqui a pouco estaremos discutindo teoria musical e "quem compõe melhor".  :histeria:

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #120 Online: 30 de Novembro de 2009, 00:32:24 »

Mais ainda, você pode treinar sua mente para fazer testes de QI, assim seu QI "aumenta" bastante com a prática.  Eu caí de mané no meu primeiro há bastante tempo atrás, porque realmente não tinha noção das questões postuladas ali. O que reforça o que falou o Buckaroo sobre costume com taxonomia lineana, etc..

Meu professor contou que, em certa época, a UFPR instituiu Testes de QI no Vestibular. Adivinhem o que o cursinho Pooooousitivo fez?
Deu aulas para Testes de QI! :biglol: Resultado: os alunos do Positivo tiveram notas extraordinariamente acima da média! :histeria:
:histeria:
Só pra você ter uma idéia... a média de QI é estimada em torno de 100, isso em nível de países desenvolvidos.
Mas, de acordo com dados por região, a média brasileira é em torno de 85!

É claro que, como eu já disse, é necessário ter noção de lógica para resolver qualquer teste de QI decente.
A maioria da população nunca fez um teste desses (os poucos que "acham" que fizeram na verdade fizeram esses de internet, dos quais a maioria tem pouco ou nenhum valor aprovado por organizações competentes no assunto).

Acho muito difícil alguém pontuar menos de 100 se tiver alguma noção de lógica...
No entanto, as questões nos testes possuem diferenças significativas na complexidade (ou dificuldade) de se resolver.
Fazendo testes de QI a pessoa pode sim melhorar sua habilidade em "realizar testes de QI", mas há um limite... Há questões que só podem ser resolvidas se tiver, de fato, raciocínio lógico apurado.

Fiz dezenas de testes e, após essas "experiências", mal passo de 140... Não evolui muita coisa não! E não sou estúpido de afirmar que meu QI é superior a 140, já que fiz vários e sei de muitos "macetes" envolvidos... Saber os "macetes" auxilia em resolver problemas de complexidade baixa e média em MENOS TEMPO. Questões de nível avançado e "expert" você precisa descobrir o "macete" que não é lá tão óbvio quanto os demais. É um dentre milhares de "macetes" possíveis que existe nas questões. Essas questões é que separam aqueles que pontuam entre 100-120 daqueles que pontuam 120-140 ou 140 pra mais ("genialidade").

Fazendo um cursinho de "teste de QI" é possível pontuar até 120 usando apenas as técnicas que "aprendeu" (se você tiver a capacidade de entender os macetes, é claro!). A partir de 120 os "macetes" são mais complexos e se fossem para ser usado como "objeto de estudo" teria que existir centenas de "exemplos". E mesmo que você decore essas centenas de "exemplos" de macetes... Na hora da prova você tem que saber qual é o macete.

Teste de QI está muito longe de ser inútil. Ele cumpre com o que promete que é avaliar a capacidade de raciocínio lógico de uma pessoa. Capacidade e velocidade também, porque há tempo envolvido.

Tem muita gente que faz dezenas desses testes e não passam dos 120 nem por decreto!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #121 Online: 30 de Novembro de 2009, 00:43:43 »
Rambo, a média de QI é 100 por definição.
Latebra optima insania est.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #122 Online: 30 de Novembro de 2009, 00:56:01 »
Rambo, a média de QI é 100 por definição.
Eu não sei sei exatamente os parâmetros que se utiliza para determinar isso.
Eu só conheço alguns tipos de testes e seus respectivos tipos de questões de raciocínio.

Se for isso mesmo significa que o QI do brasileiro é de cerca de 15 abaixo da média mundial estimada.

Que eu saiba essa média é definida apenas para ter um parâmetro para determinar o valor das questões do teste de acordo com a complexidade.
Não há "adaptações" de testes de acordo com determinada população.
Não há teste de QI para brasileiros e teste de QI para russos, por exemplo... Os parâmetros que servem para definir o valor das questões de acordo com a complexidade é o mesmo!

Senão seria um tanto absurdo não é? O padrão do teste tem de ser o mesmo para todo MUNDO.

E o que to querendo dizer é que o QI médio do brasileiro é significativamente inferior.
É de se esperar que qualquer "curso de teste de QI" por aqui facilmente cumpriria o objetivo de aumentar a média de seus alunos em relação à média dos "brasileiros", já que provavelmente a maioria dos brasileiros desconhece os testes de QI por completo.

E insisto... "cursinho de teste de QI" tem sua eficácia limitada... Quem não tem raciocínio lógico apurado não pontua acima de 120 mas nem por decreto!

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #123 Online: 30 de Novembro de 2009, 08:59:13 »

Atividades artísticas são predominantemente emocionais. É óbvio que alguma inteligência está envolvida, mas esse não é o fator prioritário para um ser um grande artista.
E boa parte do que você falou envolve CONHECIMENTO. Entenda uma coisa meu querido, CONHECIMENTO E TÉCNICA ADQUIRIDA NÃO É INTELIGÊNCIA!

Só uma coisa.

Escrever -- um livro de literatura, por exemplo -- é um arte. Você tem que sentir, você tem que criar, saber se expressar. Tem que ter o emocional e se envolver. Mas, você acha que é só sentimento o que é preciso para ser um Dostoievski ou um Machado de Assis? Escrever, então, não requer nenhum tipo de "inteligência"? Ou requer "alguma inteligência"?
Sinto muito, acho ingenuidade menosprezar artistas assim.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #124 Online: 30 de Novembro de 2009, 09:55:19 »
E de novo... Você mais uma vez falando de conhecimento e técnica... Conhecimento e técnica não é inteligência!
Não, mas sem conhecimento e sem técnica não se resolve um problema. Ou seja, sua definição de inteligência é furada.

Ué, mas o que que eu posso fazer se alguns se sentem ofendido apenas pelo fato de eu ter meus 135 de QI? Ou então de eu, além de míseros 135 de QI defender o mérito desse tipo de avaliação da inteligência?
Todo mundo aqui já sabe que seu QI é de 135. Parabéns. O meu é alto igual, mas não sinto necessidade de colar uma placa na testa escrita 'QI:140', nem de ficar menosprezando as pessoas com QI menor ou de quando alguém criticar o que falo, dizer 'meu QI é de 140 e você está se sentindo ofendido pela minha superioridade'. Esse é um dos apelos à autoridade mais cínico que eu já vi.

Seria interessante também se, nos raros momentos que você fala alguma coisa que não seja sobre você mesmo, você apresentasse as fontes. A média de QI brasileira é 85 segundo quem? Quando foi medido? O mesmo vale sua afirmação de que aprender 'macetes' para o teste de QI não elevará o resultado a cima de tantos pontos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!