Autor Tópico: Rede social só para "bonitos" rejeita 1,8 mi de internautas  (Lida 9147 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Rede social só para "bonitos" rejeita 1,8 mi de internautas
« Resposta #75 Online: 27 de Novembro de 2009, 20:49:46 »
Omaha não é aquele modo no qual você tem quatro cartas na mão e para fazer seu jogo você precisa usar pelo menos duas?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #76 Online: 27 de Novembro de 2009, 21:25:41 »
ao invés de você receber 2 cartas, recebe 4. Aí tem que formar um jogo com 2 cartas da sua mão e 3 da mesa obrigatoriamente.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 27 de Novembro de 2009, 22:07:27 »
Quem topa!?!?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #78 Online: 27 de Novembro de 2009, 22:11:11 »
:biglol:

Então no Mensa, mencionado pelo Dbohr, é de se esperar que as pessoas sejam feias :P

Pelo pessoal que eu conheço pessoalmente que participa do Mensa, são um pessoalzinho bem chato ... :P :lol:

Ah, nisso eu acredito!

Quando eu estava na Unicamp tinha um grupinho na classe de meia-dúzia de alunos extremamente inteligentes. Tipo, eu sempre me achei bom em matemática, se um tanto quanto preguiçoso, mas aqueles caras simplesmente eram MUITO melhores do que eu ou qualquer outro da turma.

Mas eram também insuportavelmente chatos. Tinham egos hiperinflados e a maturidade de crianças mimadas. O mais chato deles, aliás, teve um crise de choro no meio da sala quando tirou 8 na prova de Mecânica Geral II...
Se não fosse por tipos como esse nunca teríamos uma sociedade evoluída, pouco do que foi inventado existiria hoje em dia.

A verdade é que normalmente pessoas com QI elevado percebem que são diferentes, que GERALMENTE possuem idéias melhores e GERALMENTE estão com a razão quando discutem qualquer assunto. Claro que isso é apenas em relação às pessoas com mesma faixa etária e nível cultural, porque um asno com 100 de QI de 50 anos provavelmente sabe muito mais coisa do que um gênio de 18 anos com 140 de QI.

O que eu noto é que ter QI muito superior à média é uma grande armadilha...
A pessoa com graus que chegam ou beiram a genialidade percebem muito facilmente a estupidez das pessoas ao seu redor. Não apenas a estupidez mas as limitações.
Uma pessoa com QI elevado se revolta com a estupidez alheia (que é muito clara) e se entedia com as limitações alheias.

É um verdadeiro inferno!
Imagine você, supondo que tenha +- uns 120 de QI, que já deve se incomodar bastante com as massas, ampliar em umas 2 ou 3 vezes toda sua insatisfação e tédio?
Eu mal chego a 140 e me vejo totalmente isolado da sociedade, incompreendido (não que eu esteja sempre certo de tudo, mas geralmente supero os meus pares facilmente).

Se um cidadão com inteligência mediana já precisa ser hipócrita em achar coisas medíocres interessantes, apenas para ser simpático, imagine um gênio! Um gênio simplesmente acha quase tudo imperfeito, ruim, medíocre e estúpido!

Um elemento com 150 de QI só consegue se relacionar bem com pessoas com QI de 120 para mais (e olhe lá, porque tá cheio de caras com 120 de QI que se acham os "tais"). Pelo menos é o que eu li em artigos relacionados à genialidade.

Eu tenho amigos realmente superdotados, um deles já pontuou mais de 150 em um teste.
Eu com meus 135... "Enquanto estou indo com o milho ele já vem com o fubá pronto!"

Existe uma diferença entre ser capaz e reconhecer a incapacidade dos outros e ser capaz e por isso se achar superior. Cada um tem seu dom. Eu não pinto uma Monalisa ou faço uma sinfonia, mas isso só quer dizer que eu não pinto uma Monalisa ou que eu não faço uma Monalisa; como provavelmente quer dizer que algum nerd atarracado consegue resolver equações absurdas, mas não consegue ter um diálogo proveitoso porque seu vocabulário se resume x, y e z.; ou, ainda pior, que alguém com 150 de QI, se largado no meio do nada conseguiria sobreviver.
Sheldon Cooper é um exemplo. E, para mim, ter 150, 160, 170 ou quanto for de QI e ter o ego superinflado por conta não quer dizer que você é só inteligente, mas que também é um retardado alienado.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #79 Online: 27 de Novembro de 2009, 22:12:08 »
Nossa... eu realmente não percebi que o post era de 15 dias atrás... mas enfim....

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #80 Online: 27 de Novembro de 2009, 23:53:07 »
O Poker não é um jogo de azar, mas até as autoridades se convencerem disso e conseguirem mudar os regulamentos...

Tá cheio de molecada jogando aí... Um bom pessoal que antes era viciado em CS, Warcraft e etc agora estão aí... Alguns até se profissionalizaram mesmo na parada.
Mas ainda é um rolo tremendo...
Nem mesmo com um cartão de crédito internacional você consegue comprar fichas facilmente... Muitas vezes é necessário "comprar" fichas de alguém ou então ser quase um "macgyver" e percorrer um longo caminho entre bancos virtuais e softwares de poker.

O PokerStars aceita boleto bancário. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #81 Online: 28 de Novembro de 2009, 01:24:20 »
Existe uma diferença entre ser capaz e reconhecer a incapacidade dos outros e ser capaz e por isso se achar superior.
Pessoalmente qualquer gênio evita demonstrar que se acha superior, por razões no mínimo "óbvias".

Ter capacidade é ser melhor!
Podemos incluir o esforço também, mas normalmente a diferença aparece quando pessoas com níveis de esforços iguais apresentam níveis de capacidade diferentes.

Cada um tem seu dom. Eu não pinto uma Monalisa ou faço uma sinfonia, mas isso só quer dizer que eu não pinto uma Monalisa ou que eu não faço uma Monalisa;
Há atividades onde ter alto QI é extremamente vantajoso, outras nem tanto...

como provavelmente quer dizer que algum nerd atarracado consegue resolver equações absurdas, mas não consegue ter um diálogo proveitoso porque seu vocabulário se resume x, y e z.;
Não entendi direito seu ponto... Nem todo nerd que resolve equações absurdas tem um vocabulário limitado. E nem sei o que você considera um "bom vocabulário". O meu mesmo... Eu me preocupo apenas em deixar as coisas clara e não colocar um monte de palavrinhas bonitinhas, rimadas e ritimadas (a não ser que seja uma propaganda de algum produto meu).

ou, ainda pior, que alguém com 150 de QI, se largado no meio do nada conseguiria sobreviver.
Você pode jogar alguém de 200 de QI no meio do nada que ele pode morrer... É tudo uma questão de conhecer o ambiente e se adaptar a ele. Uma pessoa inteligente têm muito mais chances de sobreviver. É claro que to dispensando atributos físicos, porque dependendo do meio a questão "inteligência" pode não ser a prioridade.
Lembre-se que bactérias não pensam, não sentem e, no entanto, são as verdadeiras mestras na sobrevivência.

Sheldon Cooper é um exemplo.
Exemplo fictício.

E, para mim, ter 150, 160, 170 ou quanto for de QI e ter o ego superinflado por conta não quer dizer que você é só inteligente, mas que também é um retardado alienado.
Contraditório não?
A verdade é que as pessoas de alto QI também possuem emoções... E você pensa que é fácil saber que tem as melhores idéias e soluções e não ser devidamente compreendido e reconhecido?
É fácil ser todo bacaninha quando você é apenas um "pouquinho" mais inteligente do que a média. Estando próximo da mediocridade (que representa mais de 90% da população) você tolera mais a estupidez alheia, você não tem idéias e soluções tão difíceis de entender, não precisa fingir inocência ou desconhecimento para parecer simpático, etc.

Um cara com o QI como eu, de uns 135-140, já quase morre de tédio, inclusive em comunidades "nerds", aonde pessoal tem mais cultura e etc. Imagina um gênio de 150 pra mais...

A gente percebe as malandragens alheias muito facilmente, porque definitivamente a única arma dos menos inteligentes é tentar parecer estar certo. E isso é o tempo todo... Na vida real inclusive, você olha pra pessoa e já nota as contradições de seus gestos e de suas palavras. Em grupo as pessoas fazem isso também. Quando perdem a razão começam a tentar atingir o emocional da outra.

Inclusive há uma espécie de sentimento, que normalmente o mais fraco adquire temporariamente, de falsa "auto-confiança". Eu diria que é o sentimento que se descreve da seguinte forma: "O mais fraco sabe que é mais fraco e elimina qualquer pressão de estar com a razão. Qualquer dano que ele causar ao outro, que é mais forte, será como uma vitória". Começam a debochar da aparência, do fato do cara não ter namorada, do jeito que ele fala etc."
Aquele que está com a razão se sente isolado, por ser mal compreendido.
Ao gênio só resta 2 escolhas: o stress de tentar parecer ser menos genial do que é ou se isolar das pessoas. As 2 situações são ruins e, a longo prazo, danifica os padrões sentimentais de qualquer ser.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #82 Online: 28 de Novembro de 2009, 10:50:43 »
Xadrez: pra mim, deveria ser incluído de alguma forma obrigatória nas aulas do Fundamental. Ele pode não te dar aptidão física, como o futebol ou o basquete, mas treina raciocínio a longo prazo como nenhum outro: se você pensa na jogada apenas por si, perde fácil, enquanto enxadristas que pensam 6+ jogadas para frente são incríveis. E há uma boa dose de psicologia nele, como Lasker dizia (que "o xadrez é um duelo entre duas personalidades").

Pôquer: é divertido, mas ao contrário do xadrez, não te força pensamento a longo prazo. No lugar, força aprender probabilística e a dose de psicologia é muito maior. No currículo escolar, se restringiria a aulas de análise combinatória...

Entretanto, não sei por que pôquer a dinheiro figuraria numa área cinzenta da legislação... a habilidade do jogador realmente interfere na expectativa de ganho, ao contrário dos jogos de azar.

(Lian: não só xadrez, Napoleão também costumava usar mapas com fichinhas em cima para ensinar ou demonstrar táticas de guerra. Nada muito diferente do Risk atual.)
Latebra optima insania est.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #83 Online: 28 de Novembro de 2009, 13:51:04 »
Contraditório não?
A verdade é que as pessoas de alto QI também possuem emoções... E você pensa que é fácil saber que tem as melhores idéias e soluções e não ser devidamente compreendido e reconhecido?
É fácil ser todo bacaninha quando você é apenas um "pouquinho" mais inteligente do que a média. Estando próximo da mediocridade (que representa mais de 90% da população) você tolera mais a estupidez alheia, você não tem idéias e soluções tão difíceis de entender, não precisa fingir inocência ou desconhecimento para parecer simpático, etc.

Um cara com o QI como eu, de uns 135-140, já quase morre de tédio, inclusive em comunidades "nerds", aonde pessoal tem mais cultura e etc. Imagina um gênio de 150 pra mais...

A gente percebe as malandragens alheias muito facilmente, porque definitivamente a única arma dos menos inteligentes é tentar parecer estar certo. E isso é o tempo todo... Na vida real inclusive, você olha pra pessoa e já nota as contradições de seus gestos e de suas palavras. Em grupo as pessoas fazem isso também. Quando perdem a razão começam a tentar atingir o emocional da outra.

Inclusive há uma espécie de sentimento, que normalmente o mais fraco adquire temporariamente, de falsa "auto-confiança". Eu diria que é o sentimento que se descreve da seguinte forma: "O mais fraco sabe que é mais fraco e elimina qualquer pressão de estar com a razão. Qualquer dano que ele causar ao outro, que é mais forte, será como uma vitória". Começam a debochar da aparência, do fato do cara não ter namorada, do jeito que ele fala etc."
Aquele que está com a razão se sente isolado, por ser mal compreendido.
Ao gênio só resta 2 escolhas: o stress de tentar parecer ser menos genial do que é ou se isolar das pessoas. As 2 situações são ruins e, a longo prazo, danifica os padrões sentimentais de qualquer ser.

Por quem você fala? Por você? "É fácil ser todo bacaninha quando você é apenas um "pouquinho" mais inteligente do que a média. Estando próximo da mediocridade (que representa mais de 90% da população) você tolera mais a estupidez alheia, você não tem idéias e soluções tão difíceis de entender, não precisa fingir inocência ou desconhecimento para parecer simpático, etc." Você se acha próximo ou distante da medriocridade por ter 130 de QI? Fale por você, somente. Estou a mesma distância da mediocridade que você e eu estou longe de me sentir entediado por isso; muito pelo contrário: prefiro ficar com os mediocres tomando cerveja e falando de futebol do que discutindo certos temas acadêmicos.

No final, todos somos mais ou menos mediocres em certos aspectos. Esse é meu ponto. Mas por algum motivo bizarro, alguém com um QI maior pensa ter o direito de se achar incompreendido, imaginando que todos os outros conseguem ser compreendidos e ele não. Desencana --- a incompreensão é generalizada, não sendo só os gênios os martirizados por ela.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #84 Online: 28 de Novembro de 2009, 15:03:49 »
Perfeito, Renato. Eu bebo a isso  :tintin:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 28 de Novembro de 2009, 15:13:56 »
Perfeito, Renato. Eu bebo a isso  :tintin:

Eu também!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 28 de Novembro de 2009, 17:53:42 »
é, renato t deu uma dentro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #87 Online: 28 de Novembro de 2009, 18:46:22 »
Pessoas que pontuam 130 ou mais, em testes de lógica, são infelizes e incompreendidos.

OK.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #88 Online: 28 de Novembro de 2009, 20:10:41 »
Pessoas que pontuam 130 ou mais, em testes de lógica, são infelizes e incompreendidos.

OK.
Você citou um bom ponto... quais as evidências que a gente tem disso? Tipo, pessoas que pontuam mais no QI reclamam mais mesmo?
(Edit: de serem incompreendidas)
« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, 20:24:56 por Eremita »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #89 Online: 28 de Novembro de 2009, 23:01:36 »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 28 de Novembro de 2009, 23:06:09 »

OK.

Né!? Uma coisa não implica a outra.
(Enfim, uma falácia, pra mim afirmações desse gênero soam mais como um problema de auto-estima)

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #91 Online: 28 de Novembro de 2009, 23:24:42 »
Eu não bebo... :(
E quando bebo até que fico feliz e me sinto incluído em qualquer grupo.

Ah, mas enxe o saco esse negócio de bebida...
Principalmente porque não gosto de ir de carona

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #92 Online: 29 de Novembro de 2009, 00:19:48 »
Testes de QI sempre me pareceram Testes de Vaidade... Nunca vi ninguém espalhando por aí "Olha só, tirei 40 no teste de QI! Que burro eu sou!" por motivos óbvios, mas 80 ou 90 a mesma coisa. É mais do que pedante, é patético.
Para mim, uma pessoa inteligente AGE. Constrói coisas, tem ideias, desenvolve teses. É por aí que vejo a inteligência e capacidade de alguém, e não por provinhas de lógica. E se é para ficar jogando exemplos pessoais, também jogo o meu: nunca fui bem em testes de QI aleatórios e charadas e nem por isso me considero burra ou "na média" (se "na média" significar ser parecida com meus colegas).

Pronto, falei.  :stunned:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #93 Online: 29 de Novembro de 2009, 00:42:11 »
Testes de QI sempre me pareceram Testes de Vaidade... Nunca vi ninguém espalhando por aí "Olha só, tirei 40 no teste de QI! Que burro eu sou!" por motivos óbvios, mas 80 ou 90 a mesma coisa. É mais do que pedante, é patético.
Principalmente porque os testes de QI mais comuns (os de internet) são beeeeem tendenciosos... acho que são feitos pra pessoa parecer mais inteligente do que é: adular o ouvinte antes de alguma coisa.

Aliás, vou testar isso... pegar uns testes de QI, responder errado de propósito, e ver no que dá.

Para mim, uma pessoa inteligente AGE. Constrói coisas, tem ideias, desenvolve teses. É por aí que vejo a inteligência e capacidade de alguém, e não por provinhas de lógica. E se é para ficar jogando exemplos pessoais, também jogo o meu: nunca fui bem em testes de QI aleatórios e charadas e nem por isso me considero burra ou "na média" (se "na média" significar ser parecida com meus colegas).
Outro detalhe, que afeta sensivelmente o teste de QI: o QI diz medir inteligência, mas o que é inteligência?
(Já vi responderem com tautologia: "algo medido por testes de QI" - não ajudou em nada :P)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #94 Online: 29 de Novembro de 2009, 00:45:35 »
Pois é, dizem até que há vários tipos de inteligência. Mas como você vai medir a sensibilidade de alguém? A maturidade?
É absurdo! Quem se gaba com testes de QI já demonstra falta não de um tipo inteligência, e sim de sabedoria. Essa não tem como medir por testes. :)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #95 Online: 29 de Novembro de 2009, 01:48:28 »
Pois é, dizem até que há vários tipos de inteligência. Mas como você vai medir a sensibilidade de alguém? A maturidade?
É absurdo! Quem se gaba com testes de QI já demonstra falta não de um tipo inteligência, e sim de sabedoria. Essa não tem como medir por testes. :)
Medir a maturidade, acho que simplesmente não dá... o que é maduro numa sociedade não o é em outra.
Por exemplo, considera-se "matar por honra" imaturo em nossa sociedade, mas há algum tempo atrás, não o era...

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #96 Online: 29 de Novembro de 2009, 14:35:13 »
O que é maturidade afinal?

Eu sempre costumo considerar a maturidade como algo a ver com uma maior "organização das idéias".

Pessoas burras podem amadurecer rapidamente por alguns motivos:
1) Poucas idéias para organizar;
2) A ignorância faz com que se ignore idéias conflitantes. Dessa forma os conflitos internos das idéias são extremamente atenuados (tendem a ter mente tranquila);
3) É fácil ser humilde quando se tem poucas idéias e um mínimo de inteligência para conhecer o quão limitado se é;
4) A humildade ajuda na sobrevivência, pois sendo humilde você aparenta representar menos perigo para os outros e, com isso, farás poucas inimizades (poucas disputas), mas também tende a ter um sucesso muito limitado;

Pessoas inteligentes tem, obviamente, maiores dificuldades de amadurecer:
1) Muitas idéias a organizar;
2) Costumam tentar tirar conclusões sobre tudo o que observa (tendem a pensar mais), pois sabem da importância de se conhecer as coisas como elas são;
3) A humildade é um sacrifício muito grande. Não é fácil ignorar a limitação alheia, inclusive daqueles que influenciam sua vida diretamente (políticos, patrões, parceiros, parentes etc). A pessoa burra percebe muito menos erros dos outros e, além disso, dificilmente percebem o impacto que a burrice alheia causa à sua própria vida;
4) A pessoa inteligente precisa optar por "relevar" as limitações alheias ou inevitavelmente entrar em conflito para tentar mudar as coisas (para melhor). Se algumas pessoas não tivessem preferido a segunda opção os nossos avanços tecnológicos, políticos, econômicos e sociais teriam sido muito menores;
5) A pessoa inteligente é mais stressada e possui maiores tendências a problemas psicológicos, problemas comportamentais.

Eu diria que maturidade é apenas uma "aparência"... É uma espécie de conformismo...
Eu por exemplo... Lá fora tento parecer ser humilde, porque sei que posso precisar dos estúpidos para muitas coisas...
Eu realmente pareço um cara maduro mesmo!

Mas aqui neste fórum... Bem, aqui eu tenho todo um conflito ideológico mesmo. Quero debater, brigar e não quero medir palavras pra agradar ninguém. Quero saber das idéias do pessoal e debater as minhas! Botar as cartas na mesa no que diz respeito a fatos, opiniões, idéias e soluções.

E quanto aos testes de QI...
Tratam-se de testes confiáveis!
Muita gente não gosta de fazer, inclusive eu, que luto contra uma preguica danada (não é fácil gastar 30-40 minutos num teste de medição).

Pessoas com QI baixo tendem a não ter idéas boas. Tendem a demorar mais a achar solução para qualquer problema. Alguns realmente são incapazes de encontrar solução para determinados tipos de problemas complexos. Passam a vida toda sem achar uma solução para determinado tipo de problema, sendo que basta aparecer alguém mais capacitado e resolve a questão em minutos.

O processo de se ter uma idéia, elaborar um plano e resolver o problema envolve praticamente todos os processos utilizados na resolução de qualquer teste de QI confiável.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #97 Online: 29 de Novembro de 2009, 17:25:25 »
E quanto aos testes de QI...
Tratam-se de testes confiáveis!
Muita gente não gosta de fazer, inclusive eu, que luto contra uma preguica danada (não é fácil gastar 30-40 minutos num teste de medição).

Confiáveis? O que te faz pensar que eles são confiáveis? Quais testes você já fez? Como podemos saber que eles medem realmente a inteligência e não a habilidade lógica? Será que você não pode estar sendo sugestionado a pensar dessa maneira por ter obtido uma pontuação alta?

E as pessoas criativas musicalmente falando? Como se prova a inteligência delas? "Crie algo." Não, não é assim. E as pessoas que escrevem bem? Como você vai medir a qualidade de seus textos e relacioná-los com testes de QI? E os estilos de textos, as épocas, as vertentes?

Quando eu disse ter ideias, me referi a criatividade artística principalmente. Conheço pessoas que certamente se dariam muito bem num teste desses, mas não são capazes de inventar qualquer coisinha de cunho artístico. Fazer arte não é coisa para pessoas inteligentes?

"Pessoas com baixo QI" podem se safar de problemas facilmente com a experiência e esforço. "Pessoas com alto QI" podem agir feito patetas por estarem dentro de suas bolhas, sem conviver com outras pessoas. E aí? Duas possibilidades, não?

Você tem uma progressão absolutamente ilógica ao falar de pessoas inteligentes. A humildade não é um sacrifício, é um exercício. Ninguém é tão bom ou grande a ponto de ter de se sacrificar para se diminuir em nome de uma virtude. Aliás, a pergunta primordial: o que é inteligência para você?

E já que você está se usando de exemplo, espero que não se incomode de ser questionado como eu questionaria um exemplo de fora ou fictício.
O que o faz pensar que o teste de QI que você fez realmente prova que você é acima da média? De onde tirou tais conclusões? Quais foram seus feitos até hoje?

Se a moderação achar que estou cometendo abusos, só avisar.  :)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #98 Online: 29 de Novembro de 2009, 17:37:33 »
Só complementando o que a Flávia disse, e usando como fonte um link que postei no começo deste tópico, testes de QI pouco significam quando se trata de indivíduos. Acho que pouquíssimos consideram Bush filho uma pessoa brilhante, e ainda assim ele tem um alto QI. O mesmo vale para os membros da Mensa: acreditar em coisas para quais não há evidência não é lá sinal de muita inteligência.

Usam-se testes de QI em estudos porque é o melhor que temos e servem para comparar o desempenho de grupos, mas essa comparação é mais qualitativa que quantitativa.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #99 Online: 29 de Novembro de 2009, 18:31:25 »
Confiáveis? O que te faz pensar que eles são confiáveis?
Uma vez que você conhece como funciona o teste tudo vai depender da sua capacidade de encontrar relações e achar a resposta correta.
Você acerta a questão se "matar a charada" e não se você apenas decorou a resposta.
É claro que fazer o mesmo teste 2 vezes já altera o resultado.
Mas para medir a capacidade de processamento de um cérebro é sim um teste confiável.

Quais testes você já fez?
Já fiz vários... Perdi as contas.

Como podemos saber que eles medem realmente a inteligência e não a habilidade lógica?
As pessoas adoram colocar a habilidade lógica como apenas "mais um dos atributos" dentre vários outros supostos, principalmente quem não pontua muito alto nos de lógica.
A inteligência se resume à capacidade de compreensão de problemas e na capacidade de resolução dos mesmos.

Será que você não pode estar sendo sugestionado a pensar dessa maneira por ter obtido uma pontuação alta?
Eu não acho minha pontuação tão alta.
Meu nível natural é de cerca de 135. Alto pra mim é de 140 pra cima.

E as pessoas criativas musicalmente falando? Como se prova a inteligência delas?
Eu tenho certa criatividade musical, inclusive componho muito bem.
No entanto esse meu "talento" não se deve à minha inteligência... É uma coisa espontânea, eu raciocino muito pouco quando estou compondo ou apreciando uma música.
Acredito que essa tal "espontaneidade" esteja relacionado ao quanto eu me envolvo com a música, os sentimentos que as passagens em cada música me provocam. Com o tempo a gente pega o "macete" e começa a a criar, de uma forma até espontânea, sons que lhe agradam e que provavelmente agradam outros.

Mas essa espontaneidade nunca vai me servir pra resolver um problema complicado, que requer exatidão e lógica.
Não considero a habilidade musical como uma habilidade intelectual válida.

"Crie algo." Não, não é assim. E as pessoas que escrevem bem? Como você vai medir a qualidade de seus textos e relacioná-los com testes de QI? E os estilos de textos, as épocas, as vertentes?
Considero que quase tudo que esteja ligado às criações artísticas não tem muito a ver com a inteligência propriamente dita. São manifestações emocionais que resultam em uma obra que provoque sensações nos apreciadores. Qual o objetivo da arte? Até onde sei é "embelezar" vida, nada mais!

O que seriam pessoas que escrevem bem? Poetas???
Pra mim escrever bem se resume a escrever de forma clara e comrpeensível. Ser capaz de explicar coisas complexas de forma clara, com o mínimo de ambiguidade.

Quando eu disse ter ideias, me referi a criatividade artística principalmente. Conheço pessoas que certamente se dariam muito bem num teste desses, mas não são capazes de inventar qualquer coisinha de cunho artístico. Fazer arte não é coisa para pessoas inteligentes?
A inteligência auxilia muito na criação artística, mas não é pré-requisito obrigatório.
Se a pessoa não se envolve com a arte certamente pouco ela tem a criar.

"Pessoas com baixo QI" podem se safar de problemas facilmente com a experiência e esforço. "Pessoas com alto QI" podem agir feito patetas por estarem dentro de suas bolhas, sem conviver com outras pessoas. E aí? Duas possibilidades, não?
Sim... Existe o tal do "paradoxo do gênio fracassado".
Mas quem geralmente age como pateta são os de QI baixo... Claro que "agir feito pateta" depende dos olhos de quem vê.
Há quem ache normal e interessante passar horas num bar se embebedando e jogando conversa fora mas ache uma "patetisse" ficar discutindo sobre inteligência.

Eu, por exemplo, gosto de discutir coisas a respeito de inteligência, comportamento e outros mais complexos e acho "patetisse" ficar "fazendo social" em um ambiente virtual.

Provavelmente 90% das pessoas me achariam um pateta de ficar aqui discutindo, da mesma forma que acho que 90% das pessoas agem como patetas a maior parte do tempo.

Você tem uma progressão absolutamente ilógica ao falar de pessoas inteligentes.
Aponte os meus erros de lógica.

A humildade não é um sacrifício, é um exercício.
Dependendo da intensidade, é um sacrifício.

Ninguém é tão bom ou grande a ponto de ter de se sacrificar para se diminuir em nome de uma virtude.
Típica frase "politicamente correta".

Aliás, a pergunta primordial: o que é inteligência para você?
Basicamente é a habilidade de identificar e resolver problemas. Quanto maior a eficiência e eficácia dessa habilidade, maior a inteligência.

E já que você está se usando de exemplo, espero que não se incomode de ser questionado como eu questionaria um exemplo de fora ou fictício.
O que o faz pensar que o teste de QI que você fez realmente prova que você é acima da média? De onde tirou tais conclusões?
Nunca precisei fazer testes de QI pra me certificar de que estou acima da média.
Isso eu já venho notando desde criança.
Você começa a perceber que tem mais facilidade do que as outras criança para a maior parte das coisas.
Percebe que não precisa estudar muito para passar de ano, percebe que é capaz de aprender as coisas mais facilmente...

E começa a perceber também as estratégias usadas pelos mais fracos, principalmente quando estes notam sua superioridade.

Quais foram seus feitos até hoje?
Essa é uma pergunta bem complicada...
Fiz muitos feitos mas a maior parte não foi reconhecido. É normal a ofuscação, plágio e outras artimanhas de pessoas menos capazes que querem o reconhecimento a qualquer custo.
Sim, eu sou bastante amargurado pela falta de reconhecimento, e não vou me impressionar se alguém daqui tentar fazer com que eu pense que sou burro por não ser bem realizado em vida.

Nunca fui muito simpático, sempre fui um meritocrata ferrenho e intolerante.
Neste ponto acho que minha inteligência é falha... Talvez eu devesse sacrificar mais meu orgulho e elaborar estratégias para conseguir o reconhecimento no que faço.
Preciso, além da minha inteligência, ter a mesma malandragem e falta de ética de alguns adversários.

Mas daí... É a velha batalha interna do "bem x mal"... Eu posso fazer muito mal se eu quiser, mas isso também vai deteriorar meus princípios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!