Confiáveis? O que te faz pensar que eles são confiáveis?
Uma vez que você conhece como funciona o teste tudo vai depender da sua capacidade de encontrar relações e achar a resposta correta.
Você acerta a questão se "matar a charada" e não se você apenas decorou a resposta.
É claro que fazer o mesmo teste 2 vezes já altera o resultado.
Mas para medir a capacidade de processamento de um cérebro é sim um teste confiável.
Quais testes você já fez?
Já fiz vários... Perdi as contas.
Como podemos saber que eles medem realmente a inteligência e não a habilidade lógica?
As pessoas adoram colocar a habilidade lógica como apenas "mais um dos atributos" dentre vários outros supostos, principalmente quem não pontua muito alto nos de lógica.
A inteligência se resume à capacidade de compreensão de problemas e na capacidade de resolução dos mesmos.
Será que você não pode estar sendo sugestionado a pensar dessa maneira por ter obtido uma pontuação alta?
Eu não acho minha pontuação tão alta.
Meu nível natural é de cerca de 135. Alto pra mim é de 140 pra cima.
E as pessoas criativas musicalmente falando? Como se prova a inteligência delas?
Eu tenho certa criatividade musical, inclusive componho muito bem.
No entanto esse meu "talento" não se deve à minha inteligência... É uma coisa espontânea, eu raciocino muito pouco quando estou compondo ou apreciando uma música.
Acredito que essa tal "espontaneidade" esteja relacionado ao quanto eu me envolvo com a música, os sentimentos que as passagens em cada música me provocam. Com o tempo a gente pega o "macete" e começa a a criar, de uma forma até espontânea, sons que lhe agradam e que provavelmente agradam outros.
Mas essa espontaneidade nunca vai me servir pra resolver um problema complicado, que requer exatidão e lógica.
Não considero a habilidade musical como uma habilidade intelectual válida.
"Crie algo." Não, não é assim. E as pessoas que escrevem bem? Como você vai medir a qualidade de seus textos e relacioná-los com testes de QI? E os estilos de textos, as épocas, as vertentes?
Considero que quase tudo que esteja ligado às criações artísticas não tem muito a ver com a inteligência propriamente dita. São manifestações emocionais que resultam em uma obra que provoque sensações nos apreciadores. Qual o objetivo da arte? Até onde sei é "embelezar" vida, nada mais!
O que seriam pessoas que escrevem bem? Poetas???
Pra mim escrever bem se resume a escrever de forma clara e comrpeensível. Ser capaz de explicar coisas complexas de forma clara, com o mínimo de ambiguidade.
Quando eu disse ter ideias, me referi a criatividade artística principalmente. Conheço pessoas que certamente se dariam muito bem num teste desses, mas não são capazes de inventar qualquer coisinha de cunho artístico. Fazer arte não é coisa para pessoas inteligentes?
A inteligência auxilia muito na criação artística, mas não é pré-requisito obrigatório.
Se a pessoa não se envolve com a arte certamente pouco ela tem a criar.
"Pessoas com baixo QI" podem se safar de problemas facilmente com a experiência e esforço. "Pessoas com alto QI" podem agir feito patetas por estarem dentro de suas bolhas, sem conviver com outras pessoas. E aí? Duas possibilidades, não?
Sim... Existe o tal do "paradoxo do gênio fracassado".
Mas quem geralmente age como pateta são os de QI baixo... Claro que "agir feito pateta" depende dos olhos de quem vê.
Há quem ache normal e interessante passar horas num bar se embebedando e jogando conversa fora mas ache uma "patetisse" ficar discutindo sobre inteligência.
Eu, por exemplo, gosto de discutir coisas a respeito de inteligência, comportamento e outros mais complexos e acho "patetisse" ficar "fazendo social" em um ambiente virtual.
Provavelmente 90% das pessoas me achariam um pateta de ficar aqui discutindo, da mesma forma que acho que 90% das pessoas agem como patetas a maior parte do tempo.
Você tem uma progressão absolutamente ilógica ao falar de pessoas inteligentes.
Aponte os meus erros de lógica.
A humildade não é um sacrifício, é um exercício.
Dependendo da intensidade, é um sacrifício.
Ninguém é tão bom ou grande a ponto de ter de se sacrificar para se diminuir em nome de uma virtude.
Típica frase "politicamente correta".
Aliás, a pergunta primordial: o que é inteligência para você?
Basicamente é a habilidade de identificar e resolver problemas. Quanto maior a eficiência e eficácia dessa habilidade, maior a inteligência.
E já que você está se usando de exemplo, espero que não se incomode de ser questionado como eu questionaria um exemplo de fora ou fictício.
O que o faz pensar que o teste de QI que você fez realmente prova que você é acima da média? De onde tirou tais conclusões?
Nunca precisei fazer testes de QI pra me certificar de que estou acima da média.
Isso eu já venho notando desde criança.
Você começa a perceber que tem mais facilidade do que as outras criança para a maior parte das coisas.
Percebe que não precisa estudar muito para passar de ano, percebe que é capaz de aprender as coisas mais facilmente...
E começa a perceber também as estratégias usadas pelos mais fracos, principalmente quando estes notam sua superioridade.
Quais foram seus feitos até hoje?
Essa é uma pergunta bem complicada...
Fiz muitos feitos mas a maior parte não foi reconhecido. É normal a ofuscação, plágio e outras artimanhas de pessoas menos capazes que querem o reconhecimento a qualquer custo.
Sim, eu sou bastante amargurado pela falta de reconhecimento, e não vou me impressionar se alguém daqui tentar fazer com que eu pense que sou burro por não ser bem realizado em vida.
Nunca fui muito simpático, sempre fui um meritocrata ferrenho e intolerante.
Neste ponto acho que minha inteligência é falha... Talvez eu devesse sacrificar mais meu orgulho e elaborar estratégias para conseguir o reconhecimento no que faço.
Preciso, além da minha inteligência, ter a mesma malandragem e falta de ética de alguns adversários.
Mas daí... É a velha batalha interna do "bem x mal"... Eu posso fazer muito mal se eu quiser, mas isso também vai deteriorar meus princípios.