Autor Tópico: Qual a coisa mais sem sentido no cristianismo?  (Lida 25713 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Qual a coisa mais sem sentido no cristianismo?
« Online: 26 de Novembro de 2009, 22:14:42 »
É irônico essa tentativa dos criacionistas de "cientificar" a Bìblia, de todas as religião é possivelmente a que está mais longe da ciência.

Não que as outras religiões possam se enquadrar como ciência, mas o cristianismo tem uma lógica tão excêntrica que não bate nem como "improvável mas não impossível".

Mas de todas as crenças estranhas, o que ganha o prêmio de mais sem sentido?

1 - Jesus pregava o judaismo. Então como se inventa uma religião paralela? Para seguir os ensinamentos de Cristo, não é preciso ser judeu, ao invés de cristão?

2 - Jesus é filho de Deus, que é seu próprio pai, que foienviado para a Terra por Deus (que é ele próprio), para ser vitimado para que Deus (ele mesmo) mudasse de idéia.

O que isso quer dizer afinal? Não seria mais fácil Jesus que é o próprio Deus simplesmente mudar de idéia, já que se dar ao trabalho de encarnar entre os pecadores significa que ele já tinha as intenções de mudar a cabeça de Deus?

3 - Alguns evangelhos valem, outros não. Alguns são oficiais, outros não são, mesmo sendo escrito pelos mesmos "escritores inspirados por Deus". Como pode?

4 - A história de Jesus é evidentemente fictícia, já que é baseada em outras histórias. Por exemplo seus milagres (multiplicação de comida, etc) são eventos que ocorrem no Velho Testamento com outros personagens. Isso sem falar nas semelhanças com outras religiões.

Como uma história pode ser real, se sabemos que se baseou em outras histórias?

Edit: postei na área errada, deveria estar em "Ateísmo e Agnosticismo"
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 23:12:45 por Ilovefoxes »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Qual a coisa mais sem sentido no cristianismo?
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2009, 09:04:18 »
A 1. não causa lá muito problema pros cristãos, já que segundo eles, uma das missões de Jesus teria sido justamente estender as "boas novas" (tradução literal do grego, evangelion) a judeus e gentios.

A 2. normalmente é resolvida com falácia da alegação especial; entretanto, dá pra mais ou menos dividir os cristãos entre os que consideram Jesus como um aspecto de Yahweh e os que consideram como um filho.

A gente sabe que o que motivou a 3. foi pura politicagem - textos convenientes iam pro cânone, os inconvenientes iam pro passado-sem-fundo, mas os cristãos normalmente resolvem isso com um ad hoc: os textos que estão contidos no cânone foram escolhidos por homens "inspirados por Deus".

Então, taco minhas fichas na 4. Além de demonstrar Jesus como invenção humana, deixa os que defendem existência histórica com nada mais, nada menos que alguém demasiado... humano.
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2009, 09:26:00 »
Ah, é dizer que o que vc tem é por causa de Deus... Incrível, ontem levei um sermão desses... Isto porque eu disse que Deus não serve nem  pra me acordar para ir trabalhar (Muito menos trabalhar no meu lugar) e ganhar o meu... ...quem faz isto é o celular. hehe

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2009, 09:43:01 »
Eu não vejo sentido algum no Cristianismo e afins, exceto o cabresto.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:04:16 »
Aquela coisa de que Jesus morreu por você, Jesus venceu a morte, etc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:13:11 »
Também é estranho considerarem Judas como "vilão" da história, sendo que, segundo a "lógica", ele é responsável por nossa salvação.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:42:10 »
Tem aquela também de que Deus amou a humanidade de tal forma que deu o seu único filho como não sei lá o quê.

Eu quero ainda entender o sentido de um sujeito que é um deus, junto com outros dois (formando uma trindade), se transformar em homem e ser surrado até a morte pra pagar os nossos pecados. Por que diabos ele teve que ser surrado pra pagar os nossos pecados?

É tão sem sentido...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:54:15 »
Tem aquela também de que Deus amou a humanidade de tal forma que deu o seu único filho como não sei lá o quê.

Eu quero ainda entender o sentido de um sujeito que é um deus, junto com outros dois (formando uma trindade), se transformar em homem e ser surrado até a morte pra pagar os nossos pecados. Por que diabos ele teve que ser surrado pra pagar os nossos pecados?

É tão sem sentido...

Melhor nem fazer esse tipo de pergunta, senão a resposta será: Deus amou a humanidade de tal forma que... blá blá blá! Já ouvi isso tantas vezes, não há respostas, apenas afirmações, como um programa de computador preparador pra dar respostas prontas!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:04:29 »
Tipo, tive já a minha época de crente. Ia numa igrejinha da Assembléia perto da minha casa e lá tinha uns sujeitos fanáticos, ao melhor estilo pentecostal. Lembro de um falando uma coisa totalmente condicionada, mais ou menos isto: "Que você tem que aceitar Jesus como o seu único salvador pessoal...". Tipo, é uma coisa ridícula.

Quando falam em "salvador pessoal", já penso em "personal training", em guarda-costas, professor particular...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2009, 13:02:29 »

É tão sem sentido...

É, meio como, você dá uma mancada qualquer comigo (que na verdade, foi sacanagem minha, diga-se de passagem), e eu falo, "Jesús Malverde, eu posso até te perdoar por essa mancada, mas para que eu possa perdoá-lo, você deve matar o meu único cachorro ou cortar um dedo meu com um alicate". Ou ainda, eu dou um jeito para que você acabe fazendo uma dessas coisas e digo depois que foi uma "expressão do meu perdão".

Onde é que essa parte do "morreu para nos salvar" está na bíblia mesmo, alguém sabe? Deve ter na wikipedia, qualquer dia procuro. Imagino se não seria só uma dessas coisas neo-apócrifas, como aquela idéia das pessoas corretas serem eventualmente teletransportadas peladas para o paraíso enquanto os outros ficam por aqui, como no filme do Kirk Cameron, "deixados para trás".

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2009, 13:07:00 »
Aceitar Jesus? Só se ele deixar scrap. Salvador porcaria nenhuma, Porto Alegre tem clima mais ameno.

É tão sem sentido...

É, meio como, você dá uma mancada qualquer comigo (que na verdade, foi sacanagem minha, diga-se de passagem), e eu falo, "Jesús Malverde, eu posso até te perdoar por essa mancada, mas para que eu possa perdoá-lo, você deve matar o meu único cachorro ou cortar um dedo meu com um alicate"
Ou, pior: o Malverde tem que te matar pra que você ressucite, Buckaroo, e possa salvar o Malverde da fúria... de você mesmo.

De qualquer forma, o fato de Jesus ser comprovadamente embasado em outros deuses mais antigos é uma pedra no sapato das quais os cristãos não se livram tão fácil com alegações especiais e ad hocs quanto as outras...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2009, 22:50:47 »

É tão sem sentido...

A ideia de que um deus se fez homem para provar do sofrimento é algo que tem um forte apelo emocional por mais sem sentido que seja, acho que essa foi a grande novidade do cristianismo

Mas... quem nao garante que foi um gesto simbolico   :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2009, 23:29:16 »
Chutou o balde hein irmão. A lista é quase infinita...
« Última modificação: 27 de Novembro de 2009, 23:32:53 por jucavini »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2009, 23:34:53 »
Não quero dizer quantas coisas sem sentido existem no cristianismo, mas qual a mais sem sentido.
A ideia de que um deus se fez homem para provar do sofrimento é algo que tem um forte apelo emocional por mais sem sentido que seja, acho que essa foi a grande novidade do cristianismo

Mas... quem nao garante que foi um gesto simbolico   :lol:
Ironicamente, Jesus foi SÓ chicoteado e crucificado, enquanto a Igreja Católica para punir os infieis usava objetos para esticar e esmagar os corpos antes de queimar vivos na fogueira ou apredejados.

Qual você iria preferir?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2009, 00:17:08 »
Não quero dizer quantas coisas sem sentido existem no cristianismo, mas qual a mais sem sentido.

Ter criado um homem e uma mulher e não quer que ele olhasse pra ela e disse: gostosa!!!!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2009, 10:58:26 »
De qualquer forma, o fato de Jesus ser comprovadamente embasado em outros deuses mais antigos é uma pedra no sapato das quais os cristãos não se livram tão fácil com alegações especiais e ad hocs quanto as outras...
Explicação da Igreja: "O diabo inventou essas religiões no passado para confundir os cristãos quando Jesus viesse" (bispo Irineu, século II, em debate com um pagão).

Outras explicações que já ouvi:
"Não parece nem um pouco!"
"A inspiração estava no ar, mas só os judeus é que entenderam direito".
"Pode até parecer, mas e daí? As outras religiões são falsas e só o cristianismo é verdadeiro".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2009, 11:10:52 »
1 - Jesus pregava o judaismo. Então como se inventa uma religião paralela? Para seguir os ensinamentos de Cristo, não é preciso ser judeu, ao invés de cristão?

Mas a religião foi criada depois, por ser uma 'seita de sucesso'. Isso acontece com religiões o tempo todo...

2 - Jesus é filho de Deus, que é seu próprio pai, que foi enviado para a Terra por Deus (que é ele próprio), para ser vitimado para que Deus (ele mesmo) mudasse de idéia.

O que isso quer dizer afinal? Não seria mais fácil Jesus que é o próprio Deus simplesmente mudar de idéia, já que se dar ao trabalho de encarnar entre os pecadores significa que ele já tinha as intenções de mudar a cabeça de Deus?

Para mim essa é a maior incongruência, tudo para tentar concordar com facções cristãs de mil anos atrás... mas não é bem assim como você falou. Jesus seria o avatar de Deus, mas a teimosia cristã de não explicar as coisas em termos 'orientais' é que confunde. E o Espírito Santo é arrancado de um texto curto de Jesus, que deixaria o 'Espírito Santo' conosco quando voltasse para o Olimpo, ops, para o Céu.

Mas é toda uma manipulação de simbolos para que haja uma trindade (como outras trindades similares), pois isso se encaixa com outras crenças da época.

3 - Alguns evangelhos valem, outros não. Alguns são oficiais, outros não são, mesmo sendo escrito pelos mesmos "escritores inspirados por Deus". Como pode?

Essa é uma falácia que vc vai encontrar em qualquer religião (e política!)

4 - A história de Jesus é evidentemente fictícia, já que é baseada em outras histórias. Por exemplo seus milagres (multiplicação de comida, etc) são eventos que ocorrem no Velho Testamento com outros personagens. Isso sem falar nas semelhanças com outras religiões.

E ? Isso não é uma incongruência porque sempre o religioso vai falar que 'desta vez é diferente porque...'
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2009, 12:05:23 »
Explicação da Igreja: "O diabo inventou essas religiões no passado para confundir os cristãos quando Jesus viesse" (bispo Irineu, século II, em debate com um pagão).

Outras explicações que já ouvi:
"Não parece nem um pouco!"
"A inspiração estava no ar, mas só os judeus é que entenderam direito".
"Pode até parecer, mas e daí? As outras religiões são falsas e só o cristianismo é verdadeiro".
A própria explicação da Igreja cria outro problema, Fernando: no cristianismo, só Deus tem onisciência, o Diabo não. Dizer que o Diabo criou essas características em diversas religiões sabendo que, futuramente, o tal messias iria tê-las faria do Diabo um ser que prevê o futuro.

A "não parece" e a da "só os judeus entenderam" podem ser eficientemente refutada se você cita mais elementos. E em especial, as comparações com Krishna ficam claras (embora a semelhança no nome seja, pra mim, apenas coincidência).

A do "só o cristianismo é verdadeiro" é bem problemática, mesmo; especialmente quando se tenta convencer o cristão (proselitismo ateu). A gente sabe que eles não vão considerar que quase todas as religiões falam isso, que são a única verdadeira (exceto, talvez, os Bahai...).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2009, 21:34:24 »
Aceitar Jesus? Só se ele deixar scrap. Salvador porcaria nenhuma, Porto Alegre tem clima mais ameno.

É tão sem sentido...

É, meio como, você dá uma mancada qualquer comigo (que na verdade, foi sacanagem minha, diga-se de passagem), e eu falo, "Jesús Malverde, eu posso até te perdoar por essa mancada, mas para que eu possa perdoá-lo, você deve matar o meu único cachorro ou cortar um dedo meu com um alicate"
Ou, pior: o Malverde tem que te matar pra que você ressucite, Buckaroo, e possa salvar o Malverde da fúria... de você mesmo.

É, tem o lance do retorno zumbi também. Mas deixei isso de lado para ficar mais mundano, talvez esse tipo de coisa mais fantástica funcione um pouco como distração da "lógica" mais básica da coisa.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #20 Online: 29 de Novembro de 2009, 00:35:52 »
Chamar o que aconteceu com Jesus de sacrifício, que tipo de sacrifício é esse que te permite renascer no terceiro dia e se tornar imperador do universo ? Quando o Chacrinha morreu pelos meus pecados ao menos ele permaneceu morto.

Eu tmb quero ser sacrificado assim como Jesus.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 29 de Novembro de 2009, 13:15:19 »
Coisa mais sem sentido do cristianismo: A doutrina da salvaçao.

Você já nasce culpado de um crime cometido por um ancestral fictício, o qual pode lhe condenar a uma eternidade de sofrimento.
Isto é, a nao ser que você lave seu cérebro e passe a adorar a entidade que lhe condenou. Ah, e lembre-se que essa entidade
te ama.

É... faz sentido.

Chamar o que aconteceu com Jesus de sacrifício, que tipo de sacrifício é esse que te permite renascer no terceiro dia e se tornar imperador do universo ? Quando o Chacrinha morreu pelos meus pecados ao menos ele permaneceu morto.

Uau. Posso colocar isso na minha sig?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2009, 14:21:16 »
Faz sentido, se Jesus tem o poder de ressucitar, como pode se "sacrificar"? É como uma lagartixa "sacrificar" seu rabo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2009, 09:48:35 »

Eu tmb quero ser sacrificado assim como Jesus.

Pois eh. É sobre esse ponto que eu também queria falar mas você postou primeiro. :-)

Ainda tem o fato (segundo a mitologia cristã) de ele ser onisciente, ou seja, no final das contas ele sabia de tudo que ia acontecer. Mais ainda, ele planejou tudo premeditadamente num grande ato de exibicionismo. Queria ver ele fazer isso se não tivesse ceteza que iria ressuscitar.

E os cristãos ainda dizem que Jesus é humilde.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 09:52:30 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Novembro de 2009, 12:27:39 »
E os cristãos ainda dizem que Jesus é humilde.
Mas ele é! Ele mesmo confirmou:
"Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração" (Mateus 11:29)

E ainda, humildemente, disse:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João, 14:6)
"Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." (Mateus, 28:18)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!