Indo na contramão, o espiritismo relaciona pseudociência com moral. O pior é que ainda tem seguidores, apesar de estar agonizando no bico do corvo.
Muito pelo contrário, Gigaview. O Espiritismo separa muito bem a religião da moral. O Espiritismo adota um código moral, que aliás eu lhe desafio a provar que é diferente do que é adotado e aceito pela nossa sociedade, e mesmo pelas outras próprias religiões de uma maneira geral. O nosso ponto de discórdia não está na moral adotada, mas na forma de "direito" adotado.
Os sistemas religiosos dissertam acerca do que seria um sistema governamental, como todos os seus poderes, só que provindo de um poder acima do da humanidade e, consequentemente, supostamente infalível. Em outras palavras, em vez de os homens serem governados por outros homens, eles seriam governados por Deus, ou por divindades. É a diferença essencial.
Então, a moral é a mesma para todos. O que varia são as punições e recompensas pregados por cada sistema. Por exemplo, para o roubo, o sistema islâmico prevê a decepação da mão do ladrão, a nossa sociedade prevê cadeia, o cristianismo prevê a punição eterna (caso o ladrão não se arrependa ainda em vida), o Espiritismo prevê expiação e reparação, outros sistemas podem prever a pena de morte, etc... Mas ninguém discorda que roubar é errado, entende? O roubo não é moralmente aceitável em nenhum sistema. É por isso que eu digo que a moral não varia, em essencia. O que varia é o sistema penal, ou o "direito" adotado.
Em se tratando de Espiritismo, por exemplo, este apregoa que quem quer que viole o código moral (que é aceito por todos) estará sujeito a uma punição na exata proporção do delito praticado. E eu não sei explicar o porquê essa ideia de que todos devemos expiar e reparar o mal feito na exata intensidade do delito repugna certas pessoas hoje em dia. Que Deus mal, dizem! Mas a nossa sociedade se propõe a fazer a mesma coisa, mas jamais consegue fazê-lo de forma perfeita, porque a lei humana não consegue alcançar tudo. Mas não é confortante saber (ou crer) que nenhum criminoso ficará sem a sua respectiva punição? Imagina, aquele serial killer, cruel, estuprador, torturador, que matou a sua filha pequena (hipoteticamente) e que quando é pego se suicida de maneira rápida e indolor para escapar à lei... Não é confortante saber que ele será apanhado lá na frente e punido na mesma intensidade do mal que praticou? Eu acho. Mas tem gente que infelizmente discorda e acha que Deus estaria sendo perverso. Vai entender...
Um definição boa para moral que encontrei na Wiki (entre outras) é esta:
Moral... pode ser considerado como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realização do homem, e integrada, o condicionamento a idêntico interesse do próximo. Dentro desta concepção constitui-se como um bem o que não comprometa o desenvolvimento integral do homem e nem afete igual interesse dos membros da sociedade.Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/MoralidadeOu seja, o código moral, que aliás está impresso na nossa própria consciência, é elaborado de modo a viabilizar a vida em sociedade, de modo que cada um contribua para que todos partilhem da maneira mais uniforme possível de todos os bens, oportunidades e dificuldades. Quando alguém torna-se preferido ou preterido, favorecido ou prejudicado, tem-se aí um problema moral.
Então, fica aí o desafio de demonstrarem que o código moral religioso é primitivo, e em que sentido. Mas não confundam a moral com o sistema punitivo.
Um abraço.