Enquete

O consumismo desenfreado traz felicidade?

Sim
2 (8.7%)
Não
7 (30.4%)
Sim e Não
2 (8.7%)
Depende
10 (43.5%)
Outra opção
2 (8.7%)

Votos Totais: 22

enquete encerrada: 16 de Janeiro de 2010, 17:41:18

Autor Tópico: Consumismo  (Lida 12241 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Consumismo
« Online: 17 de Dezembro de 2009, 17:41:18 »
Todos nós já estamos bem informados acerca das implicações relacionadas ao consumismo. Opiniões são muitas em relação a esse assunto. Portanto, eu proponho uma pequena análise para sabermos como andam, honestamente, as concepções dos participantes acerca disso.

Por favor, tentem justificar suas respostas. Assim, podermos discutir e trocar ideias.

Até mais! :ok:

Ronysalles
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Consumismo
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2009, 00:54:57 »
Depende da pessoa.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2009, 09:52:25 »
Me parece que já há preconceitos no enunciado. 'Desenfreado' já deixam claro que não há controle. Consumir pode trazer felicidade, não pelo consumo, pela satisfação de disfrutar de alguma coisa depois de ter trabalhado suado para consegui-la. Não saberia dizer onde se encaixa 'desenfreado', porque eu gasto bastante, para manter uma família de 4, mas me considero bem longe de desenfreado.

'Consumismo' então, também é outro termo controverso. Seria o ato de consumir bens desnecessários ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2009, 20:26:47 »
Me parece que já há preconceitos no enunciado. 'Desenfreado' já deixam claro que não há controle.

porque eu gasto bastante, para manter uma família de 4...

É esse o ponto: desenfreado, desregrado, desordenado, sem controle. É justamente nesse ponto em que eu gostaria de chegar. Se entendermos que boa parte dos cidadãos compram, compram e compram descontroladamente, suponho que seja interessante abordar a questão.

Não acredito que esse seja o seu caso, pois disse “porque eu gasto bastante, para manter uma família de 4”. Se é para manter, então certamente não se trata de recorrer ao ato de consumir descontroladamente, e sim para MANTER, é diferente de muitos casos.

Atualmente está sendo discutido a questão ambiental na Dinamarca, a conferência de Copenhague, eu suponho que o consumismo seja uma questão proeminente no debate. Não é verdade!?

Se toda a Terra consumisse do tanto que os EUA consumem, certamente precisaríamos de uns 5 planetas. Esse é um dos pontos a ser discutido.

Segundo a psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky -  membro do Ambulatório do Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso da USP, Universidade de São Paulo (AMJO - USP) – a Oniomania é uma doença que se caracteriza pela incapacidade que o indivíduo tem em controlar o impulso de comprar.

http://delas.ig.com.br/materias/321501-322000/321856/321856_1.html

E em relação à palavra “consumismo” talvez ela esteja um pouco vaga, eu concordo, mas como você abriu o debate, suponho que isso já esteja resolvido. Consumir: comprar demais, comer demais, gastar demais ou desregradamente etc.

Um abraço!
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2009, 02:22:20 »
Plagiando Huxley: ter duas TVs não faz uma pessoa duas vezes mais feliz do que se tivesse uma só.
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2009, 02:49:22 »
Eu tenho certeza que tem gente que ficaria mais feliz com duas televisões lado-a-lado...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2009, 09:36:41 »
Eu não acho que consumismo, seja descontrolado ou não, atue sozinho na felicidade. Na minha opinião, o que também atua na felicidade, no geral, é o que você quer ostentar. Por exemplo:

1) Eu quero um Honda Civic, pois todos no meu círculo social tem um Honda Civic. OU:
2) Eu quero um Honda Civic, pois é um carro muito confortável. OU AINDA:
3) Eu quero um Honda Cívic, pois posso pagar e mantê-lo. Não gosto de carros populares.

Os itens 1 e 2, independem de quanto você vai gastar (certamente você vai cair num empréstimo e/ou num financiamento, fora o seguro e etc.), mas é sua meta. Uma vez atingida, a felicidade chega... Mas acaba logo, pois logo vem outra meta à ser cumprida.

O item 3, é uma opção palpável, o que vai produzir muito mais felicidade.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2009, 10:00:48 »
O simples desejo de ter por ter não traz felicidade. As vezes nem se chega a usufruir do bem e já se quer outro. É obsessivo - sem falar que o planeta não aguenta mais tanto lixo - estamos "emporcalhando" o mundo (coitados dos porcos!).
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2009, 23:35:26 »
O bem-estar do meio-ambiente não afeta muito a questão da felicidade.

As vezes é como jogar em um cassino, a pessoa se sente feliz, mesmo que parece errado e outros não sintam a mesma felicidade.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2009, 23:53:41 »
O grande problema do mundo moderno é a sensação da necessidade de ter coisas/bens que não correspondem à nossa necessidade real de possuí-las, fazendo com que ao adquirir tal produto, dado um certo tempo ele perde sua "mágica" , porque sempre, e eu digo sempre, haverá algo similar com valor agregado superior ao que foi comprado, que será oferecido através de uma propaganda. Dai nossa necessidade/vontade se renova, deixando uma certa frustração no ar, que só é temporariamente repelida, se conseguir o tal bem e assim o ciclo nunca se fecha.
Existe a real necessidade de se ter duas, três ou mais TVs? Eu mesmo respondo -Ora traria mais conforto.
 Mas não tenho nenhuma de LCD. Assim corro comprar, mais uma, duas...Porra! agora tem as de LED. E quando eu conseguir comprar uma dessas...Já vai ter a OLED.
Assim não dá.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2009, 00:02:43 »
O grande problema do mundo moderno
Que exagero!
Mas não tenho nenhuma de LCD. Assim corro comprar, mais uma, duas...Porra! agora tem as de LED. E quando eu conseguir comprar uma dessas...Já vai ter a OLED.
Assim não dá.
Isso pode até dar uma má impressão.

Mas vale lembrar que décadas atrás a televisão era em preto-e-branco, mais parecia um armário, não tinha controle remoto e a sintonia precisava ser ajustada por botões que pareciam os de um fogão.

E de pouco-em-pouco, chegamos as televisões em LCD de hoje.

Década que vem já vamos ter hologramas em casa...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2009, 00:11:14 »
Que exagero!
Assim não dá.

Mas vale lembrar que décadas atrás a televisão era em preto-e-branco, mais parecia um armário, não tinha controle remoto e a sintonia precisava ser ajustada por botões que pareciam os de um fogão.

Mas é preciso ter um carro por habitante, ou dois, três celulares, ou 5 tvs em casa, outro tanto de computadores, ou dar tanto brinquedo ao filho que não tem lugar para guardar, etc...? É disso que eu falo, do consumismo da classe média, que quer ter muito mais do que necessita, e pra mim esse fato é realmente o grande mal do mundo moderno sim, que ou encontra um jeito eficaz de se desfazer do lixo e da poluição, que já um grande problema atual, ou então, daqui a 50 anos, se as previsões de crescimento de India e China se confirmarem, e se continuarem a correr atrás do estilo de vida da Europa, Japão e EUA, onde é que vamos colocar tanto descarte?
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2009, 00:19:07 por jucavini »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2009, 00:27:48 »
Todo mundo desde sempre quis ter mais do que necessita, é algo na nossa natureza, não é simples vontade cultural. Mas tudo bem, SE tudo acabar, isso há de acabar também!!
Descarte é reutilizável, se seu custo for menor que o de explorar, reutilizaremos! Por enquanto, não temos ainda a mentalidade que isso vai sair mais caro (Não sei nem se vai!).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2009, 03:02:06 »
Que exagero!
Assim não dá.

Mas é preciso ter um carro por habitante, ou dois, três celulares, ou 5 tvs em casa, outro tanto de computadores, ou dar tanto brinquedo ao filho que não tem lugar para guardar, etc...? É disso que eu falo, do consumismo da classe média, que quer ter muito mais do que necessita, e pra mim esse fato é realmente o grande mal do mundo moderno sim, que ou encontra um jeito eficaz de se desfazer do lixo e da poluição, que já um grande problema atual, ou então, daqui a 50 anos, se as previsões de crescimento de India e China se confirmarem, e se continuarem a correr atrás do estilo de vida da Europa, Japão e EUA, onde é que vamos colocar tanto descarte?

Defina "mais do que necesita". Necessitamos apenas de comida água e oxigênio para sobreviver, o resto é acessório, como definir o que é mais ou menos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2009, 03:31:24 »
Automóveis por habitante? É mais confortável carro próprio se pode bancar os custos.

Também não precisamos de casa próprio. É pura e simples frescura da privacidade. Na verdade, nem precisamos de casas. Nós construímos casas por instintos de nossos ancestrais de viver em cavernas.

Precisamos mesmos limpar os pratos depois de comer? Já ouvi em alguns países da europa não se lava pratos em restaurantes, só passam o guardanapo por cima e já põe a comida no prato.

Precisamos de papel higiênico? A gente não senta na comida, não tem muita questão de higiene em si nisso. Índios não precisam.

Se formos ficar olhando tudo que a gente não precisa, a gente não precisa de quase tudo que consideramos essencial. Nem dá pra continuar listando. Do ponto de vista racional, você não pode negar que pode descartar a maioria das coisas que eu listei.

Nos tornaríamos uma espécie de índios com Internet. Seria um padrão de vida um pouco acima dos cubanos.

Tem uns neo-ecologistas que vivem mais ou menos assim, pegam verduras das latas de lixo e depois lavam, etc. Geralmente a gente acha degradante ver pessoas assim.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2009, 08:40:23 »
De qualquer forma não dá para todo mundo manter o mesmo nível de consumo dos EUA e da Europa.
Sei não, acho que precisamos de uma mudança de consciência, talvez até de valores, a esse respeito e isso passa sem dúvida pela questão da felicidade e da satisfação pessoal. Nada fácil.

Porque será que nunca nos contentamos com o que temos (aqui me restrinjo a coisas materiais) e sempre queremos mais e melhor (ainda que o que já temos seja suficiente)?

Será algo inato mesmo ou fruto da nossa sociedade atual?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Dezembro de 2009, 09:01:17 »
De qualquer forma não dá para todo mundo manter o mesmo nível de consumo dos EUA e da Europa.
Sei não, acho que precisamos de uma mudança de consciência, talvez até de valores, a esse respeito e isso passa sem dúvida pela questão da felicidade e da satisfação pessoal. Nada fácil.

Porque será que nunca nos contentamos com o que temos (aqui me restrinjo a coisas materiais) e sempre queremos mais e melhor (ainda que o que já temos seja suficiente)?

Exatamente isso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 24 de Dezembro de 2009, 12:39:22 »

Exatamente isso.

O que vocês sugerem que deve ser feito?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2009, 17:20:09 »
Foxes, como vc é exagerado. Comedimento não significa proibição...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2009, 01:51:57 »
O grande problema do mundo moderno é a sensação da necessidade de ter coisas/bens que não correspondem à nossa necessidade real de possuí-las, fazendo com que ao adquirir tal produto, dado um certo tempo ele perde sua "mágica" , porque sempre, e eu digo sempre,
...
Assim não dá.

Para sua reflexão... tente encontrar o motivo
Citação de: SOCRATES MUITO ANTES DO MUNDO MODERNO
Often when looking at a mass of things for sale, he would say to himself, 'How many things I have no need of!"

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2009, 07:58:41 »
Tenho a impressão que se tratando do mundo moderno é a mesma coisa.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Dezembro de 2009, 11:55:49 »
Felicidade é a ausência de tormentos físicos ou mentais? A diminuição dos desejos  ::) ou algo assim?

O grande problema do mundo moderno é a sensação da necessidade de ter coisas/bens que não correspondem à nossa necessidade real de possuí-las, fazendo com que ao adquirir tal produto, dado um certo tempo ele perde sua "mágica" , porque sempre, e eu digo sempre, haverá algo similar com valor agregado superior ao que foi comprado, que será oferecido através de uma propaganda. Dai nossa necessidade/vontade se renova, deixando uma certa frustração no ar, que só é temporariamente repelida, se conseguir o tal bem e assim o ciclo nunca se fecha.
Existe a real necessidade de se ter duas, três ou mais TVs? Eu mesmo respondo -Ora traria mais conforto.
Assim não dá.

Pois é.... o sujeito compra uma coisa se torna feliz durante um tempinho, quando a magia do objeto acabar e a felicidade ir diminuindo ele compra outro para se manter feliz até o dia em que ele não mais vai ter necessidade de consumir.....  Para quem tem grana para consumir consumir consumir eu acho uma boa estratégia para se manter embriagado.....   mesmo que essa embriagues/felicidade  seja momentânea...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 25 de Dezembro de 2009, 12:46:50 »
Acho que devemos primeiro definir felicidade e depois definir o que é felicidade real ou não. Não conheço alguém que casou, montou uma casa e foi feliz para sempre.....

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Dezembro de 2009, 13:09:51 »
Isso mesmo.... o que é felicidade?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Dezembro de 2009, 17:42:04 »
Tenho a impressão que se tratando do mundo moderno é a mesma coisa.

No mundo moderno comedimento significa proibição?? Vc sabia que comedimento, a idéia, é situada entre a proibição e o exagero, né?? Então no mundo moderno ou é oito ou oitenta? Assim não vale!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!