Me parece que já há preconceitos no enunciado. 'Desenfreado' já deixam claro que não há controle.
porque eu gasto bastante, para manter uma família de 4...
É esse o ponto: desenfreado, desregrado, desordenado, sem controle. É justamente nesse ponto em que eu gostaria de chegar. Se entendermos que boa parte dos cidadãos compram, compram e compram descontroladamente, suponho que seja interessante abordar a questão.
Não acredito que esse seja o seu caso, pois disse “porque eu gasto bastante, para
manter uma família de 4”. Se é para manter, então certamente não se trata de recorrer ao ato de consumir descontroladamente, e sim para MANTER, é diferente de muitos casos.
Atualmente está sendo discutido a questão ambiental na Dinamarca, a conferência de Copenhague, eu suponho que o consumismo seja uma questão proeminente no debate. Não é verdade!?
Se toda a Terra consumisse do tanto que os EUA consumem, certamente precisaríamos de uns 5 planetas. Esse é um dos pontos a ser discutido.
Segundo a psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky - membro do Ambulatório do Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso da USP, Universidade de São Paulo (AMJO - USP) – a Oniomania é uma doença que se caracteriza pela incapacidade que o indivíduo tem em controlar o impulso de comprar.
http://delas.ig.com.br/materias/321501-322000/321856/321856_1.htmlE em relação à palavra “consumismo” talvez ela esteja um pouco vaga, eu concordo, mas como você abriu o debate, suponho que isso já esteja resolvido. Consumir: comprar demais, comer demais, gastar demais ou desregradamente etc.
Um abraço!