Criatura voraz...não sei, mas que gera distorções malucas sem duvida. Por exemplo? O quanto uma marca como Nike ou Victor Hugo, agrega de valor em um produto, somente pelo motivo da marca estar estampanda, além do valor real do produto?
(usando um teclado diferente, por isso os acentos nem sempre vao aparecer)
Isso nao é uma distorcao. Em uma economia de mercado, o valor de um produto nao é determinado apenas pelo seu custo de producao. Boa parte do valor surge da
demanda pelo produto. Claro, você já deve saber disso. Nao sei quanto a você, mas acho isso (de um ponto de vista mais, digamos, filosófico) um dos aspectos mais
fascinantes do capitalismo.
E qual o motivo de agregar tanto valor? Porque são muito eficientes em sua propaganda, ao dizer às pessoas que ao usar um tenis Nike, além de você ter um ótimo produto ( o que nem sempre é verdade) você vai estar na moda, por cima da cocada, como o artista/esportista ( sinônimo de vitória) que faz a propaganda, fazendo você sentir melhor do que quem não tem e as pessoas aceitam isso numa boa, como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Acho essa sua explicacao deveras simplista, embora nao esteja totalmente incorreta. Nao importa a quantidade de propaganda que se produza, as pessoas nao vao
comprar um produto que seja evidentemente inferior em detrimento de outro de melhor qualidade. A minha cidade está infestada de SUVs, principalmente Toyotas
Hilux, trambolhos giganges, boa parte comprados por pessoas que mal podem pagar as prestacoes, puramente por vaidade. Mas sabe de uma coisa? As Hilux sao
ótimos veículos. Praticamente indestrutíveis. E nao foi a propaganda na TV que fez essas pessoas comprarem esses carros. Foi a propaganda boca-a-boca, sem o
intermédio de publicitários. E se nao pudessem alimentar sua vaidade comprando esses veículos, esses compradores o fariam de outras formas. Resumindo: os
consumidores nao sao exatamente vítimas da propaganda, mas cúmplices.
Não bastaria a marca ser sinônimo de qualidade e satisfação? Tem ela que agregar o valor da vaidade (Subjetivo e falso) ao seu produto para vender menos e lucrar mais? Por que aceitamos essa marmelada toda como normal?
Porque É normal. Antes as pessoas alimentavam sua vaidade fazendo guerras tribais, comprando escravos, organizando cruzadas. Eu até posso desprezar a vaidade
dos consumidores atuais, mas pelo menos ela se expressa de forma menos violenta do que no passado. E, francamente, se vivêssemos em uma sociedade de
filósofos e artistas, essas mesmas pessoas seriam os sofistas, os maus poetas e os pintores com excesso de ardor e falta de talento. A vaidade continuaria,
embora de uma maneira que talvez lhe fosse mais esteticamente agradável.
E existe milhares de outros exemplos ai fora, diariamente, martelando na nossa cabeça. e ninguém está livre não, não adianta se esconder, nem virar hippie, todos somos altamente influenciáveis, todos queremos ser bem vistos na sociedade, por isso na maior parte da vezes compramos seus valores sejam quais for falsos ou verdadeiros.
Duh! Ah, e quem define quais sao os valores verdadeiros?