Enquete

O consumismo desenfreado traz felicidade?

Sim
2 (8.7%)
Não
7 (30.4%)
Sim e Não
2 (8.7%)
Depende
10 (43.5%)
Outra opção
2 (8.7%)

Votos Totais: 22

enquete encerrada: 16 de Janeiro de 2010, 17:41:18

Autor Tópico: Consumismo  (Lida 12244 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Consumismo
« Resposta #75 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:54:03 »
- Ao estudar os acontecimentos em geral, vê-se que a cobiça é o mal que está assolando a humanidade. Quase todos querem ficar ricos, querem carros de luxo, propriedades, viagens de luxo, restaurantes chiques..., enfim, a sociedade está envolvida pelo desejo de superar o outro por meio da posse; estão sempre querendo mostrar o que tem e provar que é um “vencedor”.
Só pessoas vazias querem fazer isso. A felicidade e satisfação não está nas coisas. A maioria das pessoas sabe disso, e quem compra pra se aparecer na verdade é uma pessoa infeliz. E não é porque existem pessoas assim que significa que todos são desse jeito que você falou.
Até as crianças estão sendo arrebatadas por este fenômeno. Não é raro ver um pai incentivando os filhos a serem consumidores vorazes. Os mesmos são ensinados a ter tudo o que querem na hora que querem. Quando querem um celular, os pais compram, se querem um brinquedo novo, os pais compram, se querem um computador novo, os pais compram, se querem um par de tênis, os pais compram... Tudo que os filhos pedem, os pais compram – e na hora que os filhos querem- . (Ronysalles, Sede de Consumo, 2007,p.03)
Prove.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #76 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:59:36 »

Doentes? Quando uma criança ( para falar dos mais fracos e expostos ) assiste a uma propaganda de determinado brinquedo, ou melhor, de produtos que vem com brinquedo, como uma sandalia de plástico da Xuxa por exemplo, que acompanha uma porcaria de um relogio que mal marca as horas, com um valor agregado altíssimo inserido, como a propaganda na própria TV e os royalts do personagem, e essa criança pede aos pais para comprá-la, ( estou falando de pessoas que podem comprar ), os pais compram, obviamente a criança está interessada no brinquedo, que na propaganda foi supervalorizado pelo personagem que estava vendendo, num primeiro momento a criança se alegra e coloca o relógio no pulso, e simplesmente constata que aquilo não tem o valor que lhe foi prometido, deixando o brinquedo encostado em algum canto da casa algumas horas depois, e volta a assistir a TV e o que ela vê? Outro anúncio de outra sandalia com outro personagem com outro brinquedo, que não serve pra mais de uma hora de diversão, e a sandália de plástico, porque somente o plástico pode gerar um custo baixo o suficiente para agregar tanto valor que a classe média possa compra-la um atrás do outro.
Obviamente que eu  compro para meu filho, mas lhe imponho restrições, ai eu pergunto, é certo ser tão apelativo com os mais frágeis?
Não nos acostumamos a degradação a tal ponto de achar normal?

Calma aí Juca, você entendeu o que eu disse (ou deveria). Doentes são aqueles viciados em consumo, isso o que citei.
Meu post foi inteiramente dedicado a adultos. As crianças devem ser direcionadas pelos pais. É sua função explicar isso para as crianças, fazê-los entender. É papel dos publicitários vender. Bem simples.

E pls responda meu post como um todo.
E se os pais não querem que os filhos comprem algo por causa de um personagem... Então não deixem assistir Xuxa, e nem discovery Kids, ou cartoon network, e muito menos aluguem filmes infantis.

A verdade nua e crua é que os desenhos são feitos pra vender personagens e fazer as crianças se encantarem para os pais comprarem. Ou você acha que alguém ia perder tempo e dinheiro pra fazer estudos de mercado até chegar nos backyardigans e ainda passar num canal fechado, só para "entreter" crianças? ::)

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #77 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:21:50 »

E se os pais não querem que os filhos comprem algo por causa de um personagem... Então não deixem assistir Xuxa, e nem discovery Kids, ou cartoon network, e muito menos aluguem filmes infantis.

Ninguém tem esse direito de trancar o filho numa sala fechada, o mundo esta ai pra ser vivido como é, o que não quer dizer que eu tenha que concordar com todo o bombardeio a que ele é submetido, posso até controlar, mediar, mas não proibir, loucura.

A verdade nua e crua é que os desenhos são feitos pra vender personagens e fazer as crianças se encantarem para os pais comprarem. Ou você acha que alguém ia perder tempo e dinheiro pra fazer estudos de mercado até chegar nos backyardigans e ainda passar num canal fechado, só para "entreter" crianças? ::)

E foi isso que eu disse. Alguns desenhos são feitos deliberadamente somente para vender, outros nem tanto, até são bons.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:22:53 »

Doentes? Quando uma criança ( para falar dos mais fracos e expostos ) assiste a uma propaganda de determinado brinquedo, ou melhor, de produtos que vem com brinquedo, como uma sandalia de plástico da Xuxa por exemplo, que acompanha uma porcaria de um relogio que mal marca as horas, com um valor agregado altíssimo inserido, como a propaganda na própria TV e os royalts do personagem, e essa criança pede aos pais para comprá-la, ( estou falando de pessoas que podem comprar ), os pais compram, obviamente a criança está interessada no brinquedo, que na propaganda foi supervalorizado pelo personagem que estava vendendo, num primeiro momento a criança se alegra e coloca o relógio no pulso, e simplesmente constata que aquilo não tem o valor que lhe foi prometido, deixando o brinquedo encostado em algum canto da casa algumas horas depois, e volta a assistir a TV e o que ela vê? Outro anúncio de outra sandalia com outro personagem com outro brinquedo, que não serve pra mais de uma hora de diversão, e a sandália de plástico, porque somente o plástico pode gerar um custo baixo o suficiente para agregar tanto valor que a classe média possa compra-la um atrás do outro.
Obviamente que eu  compro para meu filho, mas lhe imponho restrições, ai eu pergunto, é certo ser tão apelativo com os mais frágeis?
Não nos acostumamos a degradação a tal ponto de achar normal?

Calma aí Juca, você entendeu o que eu disse (ou deveria). Doentes são aqueles viciados em consumo, isso o que citei.
Meu post foi inteiramente dedicado a adultos. As crianças devem ser direcionadas pelos pais. É sua função explicar isso para as crianças, fazê-los entender. É papel dos publicitários vender. Bem simples.

E pls responda meu post como um todo.

Pequei na explanação, desculpe. Quando eu coloquei o exemplo de crianças, puxei o gancho daqueles que são os mais vulneráveis, assim como os doentes o são, compreendeu?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #79 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:36:15 »

Ninguém tem esse direito de trancar o filho numa sala fechada, o mundo esta ai pra ser vivido como é, o que não quer dizer que eu tenha que concordar com todo o bombardeio a que ele é submetido, posso até controlar, mediar, mas não proibir, loucura.
Ninguém disse pra trancar o filho numa sala fechada. Mas você reclama do efeito dos personagens nas crianças, e são os pais que mostram esses personagens para as crianças e incentivam a gostar. Não é a Discovery Kids que te obriga a assistir backyardigans, é você que coloca nesse canal e mostra pro seu filho esse desenho. Simples assim.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:51:14 »

Ninguém disse pra trancar o filho numa sala fechada. Mas você reclama do efeito dos personagens nas crianças, e são os pais que mostram esses personagens para as crianças e incentivam a gostar. Não é a Discovery Kids que te obriga a assistir backyardigans, é você que coloca nesse canal e mostra pro seu filho esse desenho. Simples assim.

Discordo, não é simples assim. Vivemos numa sociedade, ocidental e de consumo. O meu, o seu, ou filho de quem quer que seja não esta livre do Bequiardigans( pra mim é mais fácil assim), ou da Xuxa, ou do que quer que seja. A TV está ali, como uma rainha na sala, prontinho para um clique e a não ser que você seja um super radical, essas coisas vão invadir a sua casa, quer queira ou não. Se tem opção? Impor limites, somente. Mas a criança estará massificada assim mesmo, quase inócuo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:04:41 »
não vivemos em uma sociedade de consumo. Pessoas são naturalmente assim, gostam de possuir coisas, gostam de se dar presentes, não importa o quanto martelemos que isso é anti-natural. Na Alemanha Oriental era assim, na URSS era assim, em Cuba é assim.

É anti-natural pensar o contrário.

E você sobrevaloriza o problema porque isso faz parte de sua ideologia Juca. Isso é, você gosta de se pensar como uma pessoa séria e que vive de acordo com critérios razoáveis ao invés de fazer parte dessa massa consumista, mas isso não faz sentido algum.

Deixe as pessoas consumirem. Ensine seus filhos a não serem enganados. Muita gente vai tentar engana-los e não apenas no consumo, o consumo é apenas mais um lugar onde vão tentar enganá-los porque bem, somos assim.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:18:23 »
não vivemos em uma sociedade de consumo. Pessoas são naturalmente assim, gostam de possuir coisas, gostam de se dar presentes, não importa o quanto martelemos que isso é anti-natural. Na Alemanha Oriental era assim, na URSS era assim, em Cuba é assim.

É anti-natural pensar o contrário.

E você sobrevaloriza o problema porque isso faz parte de sua ideologia Juca. Isso é, você gosta de se pensar como uma pessoa séria e que vive de acordo com critérios razoáveis ao invés de fazer parte dessa massa consumista, mas isso não faz sentido algum.

Deixe as pessoas consumirem. Ensine seus filhos a não serem enganados. Muita gente vai tentar engana-los e não apenas no consumo, o consumo é apenas mais um lugar onde vão tentar enganá-los porque bem, somos assim.

Talvez o seu escudo anti-comunista de plantão, atrapalhe um pouco suas considerações, normal, pode ser um trauma, sei lá.

Mas nunca falei que as pessoas não podem consumir, também acho normal e eu faço parte da massa consumista, não sou diferente de ninguém não, também consumo e gosto de consumir, quem não gosta?
Agora, sou diferente de você numa coisa, também acho que as pessoas vão tentar nos enganar e tudo mais, mas não concordo com isso e nem com massificação da enrolação, e pra mim as pessoas não assim de natureza, elas aprendem ser assim.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:23:34 »
O que é massificação da enrolação? Nossas religiões, nossos políticos, nossos publicitários? Tipo assim.. comportamento humano?  E você tem esperança que em um processo de vendas as coisas seriam diferentes?

Note que mostrar crianças brincando felizes com um produto de merda da Xuxa é algo de se esperar. Queria que mostrasse uma criança com cara de "PQP que merda já cansei" ou que imaginassem o melhor momento possível que uma criança poderia ter com esse brinquedo e focasse exatamente aí?

Relaxa Juca, leve a vida de uma maneira mais light. Ficar encontrando inimigos, conspirações e pecados deixa agente mais chato e mais velho. Eu estou tirando de letra com meus filhos isso, com 6 anos ela caga e anda para marcas, brinquedos da moda, etc..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #84 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:27:53 »
Por um bom tempo o brinquedo que tinha que ter no meu carro para o meu filho era... uma garrafinha de água !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:41:00 »
O que é massificação da enrolação? Nossas religiões, nossos políticos, nossos publicitários? Tipo assim.. comportamento humano?  E você tem esperança que em um processo de vendas as coisas seriam diferentes?

Note que mostrar crianças brincando felizes com um produto de merda da Xuxa é algo de se esperar. Queria que mostrasse uma criança com cara de "PQP que merda já cansei" ou que imaginassem o melhor momento possível que uma criança poderia ter com esse brinquedo e focasse exatamente aí?

Relaxa Juca, leve a vida de uma maneira mais light. Ficar encontrando inimigos, conspirações e pecados deixa agente mais chato e mais velho. Eu estou tirando de letra com meus filhos isso, com 6 anos ela caga e anda para marcas, brinquedos da moda, etc..

Cara você não me conhece, levo minha vida numa boa... Não tenho paranóia não, para com isso. Você fica me julgando pela sua ótica anti-esquerdista, e no fim até admite que tem algo errado nisso tudo. Não é porque sempre teve religião, enganação, guerras, etc., no mundo e as pessoas sempre foram assim que aceito as coisas como são, é de minha natureza, fazer o que.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:15:42 »
ué, mas sempre foram como são Juca. Exatamente essa questão do sentimento de perda de um passado melhor mas inexistente é que confunde as pessoas. Quando entendemos que esse passado melhor na verdade é um vislumbre do que nós gostaríamos que fosse a vida, esse tipo de raciocínio cai por terra.

Não tem certo nem errado aqui, pessoas que consomem porcarias podem ser muito felizes, inteligentes, etc..,etc..

E outro engano comum... entender que sempre foi assim não quer dizer que não podemos lutar para melhorar as coisas, mas acertar o alvo em algo útil é o primeiro acerto que você deve considerar.

Por um bom tempo o brinquedo que tinha que ter no meu carro para o meu filho era... uma garrafinha de água !

A Lis gostava de pacote de algodão. O Saci (como chamo meu filho de dois anos) só quer saber de lutar comigo e brincar de carrinho de ferro.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #87 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:38:04 »
Por que esse cara não deixa o emprego pára de pagar as prestações do carro e vai vender pulseiras, brincos e outras bugigangas em alguma calçada?  :?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 30 de Dezembro de 2009, 08:48:06 »
ué, mas sempre foram como são Juca. Exatamente essa questão do sentimento de perda de um passado melhor mas inexistente é que confunde as pessoas. Quando entendemos que esse passado melhor na verdade é um vislumbre do que nós gostaríamos que fosse a vida, esse tipo de raciocínio cai por terra.

Não tem certo nem errado aqui, pessoas que consomem porcarias podem ser muito felizes, inteligentes, etc..,etc..

E outro engano comum... entender que sempre foi assim não quer dizer que não podemos lutar para melhorar as coisas, mas acertar o alvo em algo útil é o primeiro acerto que você deve considerar.

A Lis gostava de pacote de algodão. O Saci (como chamo meu filho de dois anos) só quer saber de lutar comigo e brincar de carrinho de ferro.

Acho que a confusão não está comigo não... Sentimento de perda de um passado? Vislumbrar o futuro?
Está fazendo análise agora? Você coloca esses termos assim no pessoal, para desviar o foco, ou o que?
Até agora eu estava falando do presente, o que está acontecendo agora. Você tentou justificar, com a clássica
" As pessoas sempre foram assim", isso sim é coisa de religioso. Credo!!!
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 09:12:01 por jucavini »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 30 de Dezembro de 2009, 09:54:50 »
Juca,

No final das contas vc acha que consumir é normal, mas existe no mundo como um mecanismo que impulsiona esse apetite transformando-o numa criatura voraz? É isso??

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 30 de Dezembro de 2009, 10:27:29 »
Juca,

No final das contas vc acha que consumir é normal, mas existe no mundo como um mecanismo que impulsiona esse apetite transformando-o numa criatura voraz? É isso??

Criatura voraz...não sei, mas que gera distorções malucas sem duvida. Por exemplo? O quanto uma marca como Nike ou Victor Hugo, agrega de valor em um produto, somente pelo motivo da marca estar estampanda, além do valor real do produto? E qual o motivo de agregar tanto valor? Porque são muito eficientes em sua propaganda, ao dizer às pessoas que ao usar um tenis Nike, além de você ter um ótimo produto ( o que nem sempre é verdade) você vai estar na moda, por cima da cocada, como o artista/esportista ( sinônimo de vitória) que faz a propaganda, fazendo você sentir melhor do que quem não tem e as pessoas aceitam isso numa boa, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Não bastaria a marca ser sinônimo de qualidade e satisfação? Tem ela que agregar o valor da vaidade (Subjetivo e falso) ao seu produto para vender menos e lucrar mais? Por que aceitamos essa marmelada toda como normal?
E existe milhares de outros exemplos ai fora, diariamente, martelando na nossa cabeça. e ninguém está livre não, não adianta se esconder, nem virar hippie, todos somos altamente influenciáveis, todos queremos ser bem vistos na sociedade, por isso na maior parte da vezes compramos seus valores sejam quais for falsos ou verdadeiros.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #91 Online: 30 de Dezembro de 2009, 11:03:31 »
Criatura voraz...não sei, mas que gera distorções malucas sem duvida. Por exemplo? O quanto uma marca como Nike ou Victor Hugo, agrega de valor em um produto, somente pelo motivo da marca estar estampanda, além do valor real do produto?

(usando um teclado diferente, por isso os acentos nem sempre vao aparecer)

Isso nao é uma distorcao. Em uma economia de mercado, o valor de um produto nao é determinado apenas pelo seu custo de producao. Boa parte do valor surge da
demanda pelo produto. Claro, você já deve saber disso. Nao sei quanto a você, mas acho isso (de um ponto de vista mais, digamos, filosófico) um dos aspectos mais
fascinantes do capitalismo.

E qual o motivo de agregar tanto valor? Porque são muito eficientes em sua propaganda, ao dizer às pessoas que ao usar um tenis Nike, além de você ter um ótimo produto ( o que nem sempre é verdade) você vai estar na moda, por cima da cocada, como o artista/esportista ( sinônimo de vitória) que faz a propaganda, fazendo você sentir melhor do que quem não tem e as pessoas aceitam isso numa boa, como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Acho essa sua explicacao deveras simplista, embora nao esteja totalmente incorreta. Nao importa a quantidade de propaganda que se produza, as pessoas nao vao
comprar um produto que seja evidentemente inferior em detrimento de outro de melhor qualidade. A minha cidade está infestada de SUVs, principalmente Toyotas
Hilux, trambolhos giganges, boa parte comprados por pessoas que mal podem pagar as prestacoes, puramente por vaidade. Mas sabe de uma coisa? As Hilux sao
ótimos veículos. Praticamente indestrutíveis. E nao foi a propaganda na TV que fez essas pessoas comprarem esses carros. Foi a propaganda boca-a-boca, sem o
intermédio de publicitários. E se nao pudessem alimentar sua vaidade comprando esses veículos, esses compradores o fariam de outras formas. Resumindo: os
consumidores nao sao exatamente vítimas da propaganda, mas cúmplices.

Não bastaria a marca ser sinônimo de qualidade e satisfação? Tem ela que agregar o valor da vaidade (Subjetivo e falso) ao seu produto para vender menos e lucrar mais? Por que aceitamos essa marmelada toda como normal?

Porque É normal. Antes as pessoas alimentavam sua vaidade fazendo guerras tribais, comprando escravos, organizando cruzadas. Eu até posso desprezar a vaidade
dos consumidores atuais, mas pelo menos ela se expressa de forma menos violenta do que no passado. E, francamente, se vivêssemos em uma sociedade de
filósofos e artistas, essas mesmas pessoas seriam os sofistas, os maus poetas e os pintores com excesso de ardor e falta de talento. A vaidade continuaria,
embora de uma maneira que talvez lhe fosse mais esteticamente agradável.

E existe milhares de outros exemplos ai fora, diariamente, martelando na nossa cabeça. e ninguém está livre não, não adianta se esconder, nem virar hippie, todos somos altamente influenciáveis, todos queremos ser bem vistos na sociedade, por isso na maior parte da vezes compramos seus valores sejam quais for falsos ou verdadeiros.

Duh! Ah, e quem define quais sao os valores verdadeiros?

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:10:21 »
Isso nao é uma distorcao. Em uma economia de mercado, o valor de um produto nao é determinado apenas pelo seu custo de producao. Boa parte do valor surge da
demanda pelo produto. Claro, você já deve saber disso. Nao sei quanto a você, mas acho isso (de um ponto de vista mais, digamos, filosófico) um dos aspectos mais

Essa demanda a qual me referi é criada artificialmente através da propaganda massiva (criação de valores), e não da necessidade ou vontade de comprar em si, me referi a pagar mais pelo mesmo, apenas pela marca.

Acho essa sua explicacao deveras simplista, embora nao esteja totalmente incorreta. Nao importa a quantidade de propaganda que se produza, as pessoas nao vao
comprar um produto que seja evidentemente inferior em detrimento de outro de melhor qualidade. A minha cidade está infestada de SUVs, principalmente Toyotas
Hilux, trambolhos giganges, boa parte comprados por pessoas que mal podem pagar as prestacoes, puramente por vaidade. Mas sabe de uma coisa? As Hilux sao
ótimos veículos. Praticamente indestrutíveis. E nao foi a propaganda na TV que fez essas pessoas comprarem esses carros. Foi a propaganda boca-a-boca, sem o
intermédio de publicitários. E se nao pudessem alimentar sua vaidade comprando esses veículos, esses compradores o fariam de outras formas. Resumindo: os
consumidores nao sao exatamente vítimas da propaganda, mas cúmplices.

Vítima ou cúmplice não muda nada..

Porque É normal. Antes as pessoas alimentavam sua vaidade fazendo guerras tribais, comprando escravos, organizando cruzadas. Eu até posso desprezar a vaidade
dos consumidores atuais, mas pelo menos ela se expressa de forma menos violenta do que no passado. E, francamente, se vivêssemos em uma sociedade de
filósofos e artistas, essas mesmas pessoas seriam os sofistas, os maus poetas e os pintores com excesso de ardor e falta de talento. A vaidade continuaria,
embora de uma maneira que talvez lhe fosse mais esteticamente agradável.

Essa demanda a qual me referi é criada artificialmente através da propaganda massiva (criação de valores), e não da necessidade ou vontade de comprar em si.

Existe um senso comum, não é mesmo?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #93 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:25:53 »

Essa demanda a qual me referi é criada artificialmente através da propaganda massiva (criação de valores), e não da necessidade ou vontade de comprar em si, me referi a pagar mais pelo mesmo, apenas pela marca.

Essa demanda já existia antes de existirem publicitários e agências de propaganda. Basta ver o caso da "bolha da tulipa" na Holanda do século XVII. E se
as pessoas quiserem pagar mais apenas pela marca (o que, concordo, muitos fazem), e daí?.
Fora isso, que evidências você tem para sua afirmacao em negrito acima?

Resumindo: os consumidores nao sao exatamente vítimas da propaganda, mas cúmplices.

Vítima ou cúmplice não muda nada..

Ah, meu caro, mas muda sim: essa cumplicidade implica que, mesmo se fosse possível eliminar o estímulo ao consumo, os próprios
consumidores encontrariam (e encontram, mais abaixo) meios para criar sua cultura de consumo. Esse é o caso, por exemplo, das
sub-culturas de adolescentes (emos, punks, etc.) que estabelecem espontaneamente seus ideais de consumo, o que se tornou mais
fácil ainda com a internet.

Existe um senso comum, não é mesmo?

E qual seria? Valores tradicionais? Que o lugar da mulher é como dona-de-casa? Que homem nao chora?
Ou seria os valores dos ideólogos de esquerda? Ou dos quakers? De Ayn Rand? De Osama Bin Laden?

O fato é que você tem o seu ideal. Mas ele nao é necessariamente compartilhado pelas outras pessoas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #94 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:51:07 »
O quanto uma marca como Nike ou Victor Hugo, agrega de valor em um produto, somente pelo motivo da marca estar estampanda, além do valor real do produto?

As empresas obviamente utilizam o conceito de confiabilidade e abusam dele, mas o conceito de fato reflete uma verdade: fazer algo bem feito é melhor do que fazer errado.

(Se supõe que) um tênis Nike está bem feito, não vai descolar depois de usar uma semana, etc. Quando você compra um produto de marca, está se utilizando da confiança de uma grande marca. E isso significa muito. Imagina se você tem um processamento que gera milhões e não pode parar, vai comprar um monte de CPU xing-ling que quando der problema sequer tem garantia, ou vai comprar uma IBM ou HP ou Sun ? É por aí ...

--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #95 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:53:19 »
Esse é o caso, por exemplo, das
sub-culturas de adolescentes (emos, punks, etc.) que estabelecem espontaneamente seus ideais de consumo, o que se tornou mais
fácil ainda com a internet.

Os meios mudam. A minha mãe comenta de coisas assim que apareciam nos bailinhos nos anos 60, e não havia mais comunicação do que o boca-a-boca, porque nem no rádio apareciam certas informações 'underground'.

Afinal, somos primatas, e gostamos de nos diferencias, criar tribos e tal... (não estouo discordando de vc, Dr Manhattan, só complementando!)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #96 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:56:48 »
Não, uma marca ganha a confiança do seu consumidor pela qualidade de seus produtos e vice-versa. Tanto que existem marcas que criam repulsas nas pessoas.

Uma marca tem uma função importante na sociedade, que é semelhante a entrar em um restaurante esperando que o seu cozinheiro favorito faça a refeição.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 30 de Dezembro de 2009, 13:59:01 »
O quanto uma marca como Nike ou Victor Hugo, agrega de valor em um produto, somente pelo motivo da marca estar estampanda, além do valor real do produto?

As empresas obviamente utilizam o conceito de confiabilidade e abusam dele, mas o conceito de fato reflete uma verdade: fazer algo bem feito é melhor do que fazer errado.

(Se supõe que) um tênis Nike está bem feito, não vai descolar depois de usar uma semana, etc. Quando você compra um produto de marca, está se utilizando da confiança de uma grande marca. E isso significa muito. Imagina se você tem um processamento que gera milhões e não pode parar, vai comprar um monte de CPU xing-ling que quando der problema sequer tem garantia, ou vai comprar uma IBM ou HP ou Sun ? É por aí ...

Quanto a isso eu concordo inteiramente.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 31 de Dezembro de 2009, 00:24:04 »

Acho que a confusão não está comigo não... Sentimento de perda de um passado? Vislumbrar o futuro?
Está fazendo análise agora? Você coloca esses termos assim no pessoal, para desviar o foco, ou o que?
Até agora eu estava falando do presente, o que está acontecendo agora. Você tentou justificar, com a clássica
" As pessoas sempre foram assim", isso sim é coisa de religioso. Credo!!!

Então você não lê o que escreve...  Você diversas vezes citou o consumo como um problema do mundo atual, sendo que isso é criado pelos nossos publicitarios,.. e coloquei que Sócrates já pensava assim, que havia consumo em excesso, e que isso é esperado e é uma postura religiosa esquerdaloide sua, que acaba se achando esperto em meio aos tontos consumistas, que não sabem ver que estão sendo enganados ao comprar um vitor hugo ou um nike, e compram coisas desnecessárias (segundo você mesmo claro)

Bullshit.

Ora, o Juca, claro. Ou o Lula.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 00:29:16 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #99 Online: 31 de Dezembro de 2009, 00:33:29 »
Calm down, ladies and gentlemen!  :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!