Enquete

O consumismo desenfreado traz felicidade?

Sim
2 (8.7%)
Não
7 (30.4%)
Sim e Não
2 (8.7%)
Depende
10 (43.5%)
Outra opção
2 (8.7%)

Votos Totais: 22

enquete encerrada: 16 de Janeiro de 2010, 17:41:18

Autor Tópico: Consumismo  (Lida 12245 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Consumismo
« Resposta #100 Online: 31 de Dezembro de 2009, 08:39:00 »
ué, mas sempre foram como são Juca. Exatamente essa questão do sentimento de perda de um passado melhor mas inexistente é que confunde as pessoas. Quando entendemos que esse passado melhor na verdade é um vislumbre do que nós gostaríamos que fosse a vida, esse tipo de raciocínio cai por terra.

Não tem certo nem errado aqui, pessoas que consomem porcarias podem ser muito felizes, inteligentes, etc..,etc..

E outro engano comum... entender que sempre foi assim não quer dizer que não podemos lutar para melhorar as coisas, mas acertar o alvo em algo útil é o primeiro acerto que você deve considerar.

Por um bom tempo o brinquedo que tinha que ter no meu carro para o meu filho era... uma garrafinha de água !

A Lis gostava de pacote de algodão. O Saci (como chamo meu filho de dois anos) só quer saber de lutar comigo e brincar de carrinho de ferro.

Acho que a confusão não está comigo não... Sentimento de perda de um passado? Vislumbrar o futuro?
Está fazendo análise agora? Você coloca esses termos assim no pessoal, para desviar o foco, ou o que?
Até agora eu estava falando do presente, o que está acontecendo agora. Você tentou justificar, com a clássica
" As pessoas sempre foram assim", isso sim é coisa de religioso. Credo!!!

Então você não lê o que escreve...  Você diversas vezes citou o consumo como um problema do mundo atual, sendo que isso é criado pelos nossos publicitarios,.. e coloquei que Sócrates já pensava assim, que havia consumo em excesso, e que isso é esperado e é uma postura religiosa esquerdaloide sua, que acaba se achando esperto em meio aos tontos consumistas, que não sabem ver que estão sendo enganados ao comprar um vitor hugo ou um nike, e compram coisas desnecessárias (segundo você mesmo claro)

Bullshit.

E existe milhares de outros exemplos ai fora, diariamente, martelando na nossa cabeça. e ninguém está livre não, não adianta se esconder, nem virar hippie, todos somos altamente influenciáveis, todos queremos ser bem vistos na sociedade, por isso na maior parte da vezes compramos seus valores sejam quais for falsos ou verdadeiros.

Duh! Ah, e quem define quais sao os valores verdadeiros?

Ora, o Juca, claro. Ou o Lula.

Agnóstico... o rei do espantalho.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 31 de Dezembro de 2009, 14:58:21 »
sei... você idolatra o Lula, acha que sabe o que é bom para os outros consumirem, não responde os posts.. e eu sou o rei.

Bem vindo à realidade Juca... você tem sua capacidade de julgamento afetado pela ideologia e idolatria.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #102 Online: 01 de Janeiro de 2010, 19:12:13 »
Discordo, não é simples assim. Vivemos numa sociedade, ocidental e de consumo. O meu, o seu, ou filho de quem quer que seja não esta livre do Bequiardigans( pra mim é mais fácil assim), ou da Xuxa, ou do que quer que seja.
Principalmente se eu, como mãe,  incentivar a assistir Backyardigans, ou Xuxa.
A TV está ali, como uma rainha na sala, prontinho para um clique
Quem comprou a TV e colocou na sala? Pior, quem colocou a criança sentada pra assistir TV? Uma criança de um ano não pode comprar uma TV e muito menos assinar tv a cabo, e muito menos colocar no canal da discovery kids.
e a não ser que você seja um super radical, essas coisas vão invadir a sua casa, quer queira ou não. Se tem opção? Impor limites, somente. Mas a criança estará massificada assim mesmo, quase inócuo.
Você compra a TV, coloca na Sala, assina discovery kids, coloca nesse canal, e põe seu filho pra assistir backyardgians e isso é invadir?  :hein: Os pais fazem tudo isso, e é uma entidade maligna chamada consumismo que é responsável?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #103 Online: 01 de Janeiro de 2010, 21:00:13 »
Backyardigans é tao bonitinho ... ! Se vocês fossem pais veriam que não tem nada a ver com a Xuxa, não vende nada e ensina bastante coisa, é divertido, faz as crianças dançarem, cantarem, mistura piratas com aviadores, deuses gregos com futebol, detetives e minhoquinha, Xuxa sim é um produto.

Mas por outro lado, indo pelo caminho que começou a Fabi, um menino consome o que o pai comprar. Uma festa de criança ser pobrinha ou estonteante é desejo de pais. Ter o último bonequinho do Avatar ou brincar com uma garrafinha de água também.

Aliás, o Gui nunca usou chupeta por um motivo simples: a gente nunca deu uma chupeta para ele ;)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #104 Online: 01 de Janeiro de 2010, 21:37:31 »
Backyardigans realmente é bacana....
O lance da chupeta é um bom exemplo, o mesmo acontece com as minhas sobrinhas

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:27:33 »
Se não colocar o filho para assirtir TV é uma opção, como você irá explicar para ele que o privou de tal entretenimento, que é o maior dos dias de hoje?
Como pai, sinto que além de prover seu sustento, bem estar e educação, não consiguirei privá-lo daquilo o mundo lhe oferece tanto para o que for bom quanto para o que não for. Posso lhe ensinar auto crítica, dissernimento e tudo mais, mas o resto estará ai para ele provar o sabor mais dia menos dia e invadirá a sua casa ou sua vida quer queira ou não.

Bequiardigans por mais bacana que seja também se presta a vender tanto quanto a Xuxa. Existem muitos produtos deles e de todos os outros, que inclusive eu compro e também vendo. E agregam valor a suas mercadorias. Nada diabólico, mas se você pensar que poderia estar comprando o mesmo produto 10, 20, 30% mais barato se o seu filho não tivesse visto tal desenho na televisão, poderia começar a pensar um pouco mais sobre o quanto gastou apenas com uma marca. E se o personagem/produto for da moda, possivelmente vai pagar mais.
 Aliás, deixa eu colocar uma coisa com mais clareza, não sou contra o consumo, nem a propaganda, nem com o fato de agregarem valor a um produto, mas o que vejo é um abuso sem fim de tais procedimentos, e as vezes de uma covardia que não tem tamanho.

E chupeta é socialmente muito fácil de ser retirada ou nunca ser colocada.

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2010, 22:32:44 por jucavini »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:40:02 »
 Mas Juca você realmente acredita que poderia ser de outra forma?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:49:08 »
Mas Juca você realmente acredita que poderia ser de outra forma?

Não se trata disso. Não cogito o mundo ou o sistema ser diferente. O que faço é um esforço de reflexão e crítica que algumas pessoas confundem com outras coisas, como um ataque direto ao sistema em si ou uma vontade revolucionária.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:22:55 »
Se não colocar o filho para assirtir TV é uma opção, como você irá explicar para ele que o privou de tal entretenimento, que é o maior dos dias de hoje?

Deixe-o assistir. Tranquilíssimo, e va ensinando a ele. Muito, muito simples. Mesmo Xuxa tem coisas legais, eu tenho o Xuxa Circo, que ela canta e dança o tempo todo. Backyardigans (eu não preciso abrasileirar, sou um colonizado ohhh) é super bacana, tem dezenas de coisas legais. Muito mesmo, melhor que os desenhos de minha época.

Como pai, sinto que além de prover seu sustento, bem estar e educação, não consiguirei privá-lo daquilo o mundo lhe oferece tanto para o que for bom quanto para o que não for.
 Posso lhe ensinar auto crítica, dissernimento e tudo mais, mas o resto estará ai para ele provar o sabor mais dia menos dia e invadirá a sua casa ou sua vida quer queira ou não.

Bom é o nosso papel..

Bequiardigans por mais bacana que seja também se presta a vender tanto quanto a Xuxa. Existem muitos produtos deles e de todos os outros, que inclusive eu compro e também vendo. E agregam valor a suas mercadorias. Nada diabólico, mas se você pensar que poderia estar comprando o mesmo produto 10, 20, 30% mais barato se o seu filho não tivesse visto tal desenho na televisão, poderia começar a pensar um pouco mais sobre o quanto gastou apenas com uma marca. E se o personagem/produto for da moda, possivelmente vai pagar mais.

Mas se não tivesse o programa, o bonequinho do backyardigan não ia valer nada para seu filho cara. Vale 100% a mais porque seu filho associa a diversão do desenho ao boneco, criando todo um contexto em sua mente. Super normal, esperado, natural.

Aliás, deixa eu colocar uma coisa com mais clareza, não sou contra o consumo, nem a propaganda, nem com o fato de agregarem valor a um produto, mas o que vejo é um abuso sem fim de tais procedimentos, e as vezes de uma covardia que não tem tamanho.

As vezes você é um pouco ciclotímico. Enfim, se tem abuso não compre. As crianças aceitam 1000 opções.

[/quote]
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:40:38 »
Deixe-o assistir. Tranquilíssimo, e va ensinando a ele. Muito, muito simples. Mesmo Xuxa tem coisas legais, eu tenho o Xuxa Circo, que ela canta e dança o tempo todo. Backyardigans (eu não preciso abrasileirar, sou um colonizado ohhh) é super bacana, tem dezenas de coisas legais. Muito mesmo, melhor que os desenhos de minha época.

Desculpa ai se tenho dificuldade até para escrever Windows em inglês, por que tenho que ficar procurando como escrever. E você podia parar com o espantalho.

quote author=Agnóstico link=topic=22007.100.html#msg496987 date=1262395375]
Mas se não tivesse o programa, o bonequinho do backyardigan não ia valer nada para seu filho cara. Vale 100% a mais porque seu filho associa a diversão do desenho ao boneco, criando todo um contexto em sua mente. Super normal, esperado, natural.
[/quote]

Exato. Mas o super normal, esperado e natural se faz com certo abuso muitas vezes. Isso vale pra mim, não pra você.

quote author=Agnóstico link=topic=22007.100.html#msg496987 date=1262395375]
As vezes você é um pouco ciclotímico. Enfim, se tem abuso não compre. As crianças aceitam 1000 opções.
[/quote]

Mas aceitam milhares de vezes mais as com propagandas apelativas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:42:54 »
Querer vender não é abuso. É direito deles. Estão corretíssimos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:04:37 »
Querer vender não é abuso. É direito deles. Estão corretíssimos.

OK, já deu seu veredito. Responder seria repetir.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #112 Online: 02 de Janeiro de 2010, 01:05:35 »
Se não colocar o filho pra assistir tv você estará privando ele do "consumismo". Eu não vejo como pode ser importante colocar uma criança de até 3 anos na frente da TV vendo backyardigans. Talvez seja importante para os pais que querem um minuto de sossego e colocam seus filhos lá para que a criança fique sentada quietinha vendo tv.
Como pai, sinto que além de prover seu sustento, bem estar e educação, não consiguirei privá-lo daquilo o mundo lhe oferece tanto para o que for bom quanto para o que não for. Posso lhe ensinar auto crítica, dissernimento e tudo mais, mas o resto estará ai para ele provar o sabor mais dia menos dia e invadirá a sua casa ou sua vida quer queira ou não.
Você não consegue se privar do que a TV tem a oferecer, e não seu filho. Pra quem é mais interessante colocar uma criança vendo TV? Os pais ou a criança? Quem vai ficar quietinha vendo TV enquanto os pais tem uma folga?

Os backyardigans distraem seu filho enquanto você pode fazer outras coisas e o preço disso é comprar produtos dos backyardigans...É uma troca justa.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 02 de Janeiro de 2010, 01:35:45 »
Fabi, não sei se você está discutindo Backyardigans ou deu apenas um exemplo. Esse desenho é bonitinho, inofensivo e ensina coisas interessantes para uma criança.

Não existe nada de errado em seu filho assistir isso, inclusive com os pais; E isso não quer dizer que seu filho deve ficar na frente da TV muito tempo, até porque eles se recusam terminantemente a fazer isso.

Canais como Discovery Kids prestam um serviço às crianças e aos pais.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #114 Online: 02 de Janeiro de 2010, 01:49:28 »
dei apenas um exemplo...eu podia falar da xuxa... mas não gosto da xuxa.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #115 Online: 02 de Janeiro de 2010, 09:51:08 »
jucavini, já pensou em comprar um TiVo e pular os comerciais?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 02 de Janeiro de 2010, 09:53:36 »
jucavini, já pensou em comprar um TiVo e pular os comerciais?

E o que tem a ver?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #117 Online: 02 de Janeiro de 2010, 10:14:15 »
É meio off-topic, mas se você acha que os anúncios prejudicam tanto seus filhos, você pode se livrar deles com um TiVo...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 02 de Janeiro de 2010, 10:23:40 »
É meio off-topic, mas se você acha que os anúncios prejudicam tanto seus filhos, você pode se livrar deles com um TiVo...

o TiVo por mais eficiente que seja não poupa ninguém da exposição excessiva de marcas e conceitos televisivos, ele serve para não se chatear com os comerciais ruins, massivos e repetitivos, só. Eles acabam chegando até nós de outra forma...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:49:26 »
Juca,

O que o Manhattan disse aqui é verdade. Existem produtos que demanda influência pouco, outros, que ela corresponde a 90% do valor do produto. E isso não envolve distorção pois não existe nada nem ninguém que diga qual o valor real de um produto.
Quando você compra alguma coisa, na nossa econômia de mercado, não é apenas o custo que importa. Se a pessoa considera que vale pagar mais, seja por vaidade, pelo benefício ou simplesmente por ludíbrio do vendedor, ela vai comprar. Isso não é certo ou errado para a sociedade, apenas intimamente para o indivíduo. É ele quem considera se aquilo é bom para ele ou não e um outro pode ter opinião contrária.
Uma propaganda em si não gera esse poder de compra que você imagina; existem variáveis bizarras, como o caso das pulseiras do sexo, o pogobol, lembra? E não ter um pogobol não te exclui de nenhum relacionamento (Hoje, provavelmente!).
Lógico, existem momentos que a propaganda funciona, como o caso recente daqueles monstros idiotas da Caixa. Mas nem sempre, por isso deixei o Itaú.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:50:47 »
Agnóstico,

Alguém uma vez me disse, talvez embasado em Marx, que nossa sociedade é materialista. As pessoas se comparam, mutas vezes, por posses. É uma perspectiva que, a meu ver, muitas vezes confere. Lógico, não é uma lei, pois não existe definição ou perspectiva (é o que diz minha ignorância) absoluta para uma sociedade. E que, por isso, a nossa sociedade seja mais consumista, parece-me uma consequência natural mas não prejudicial...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 02 de Janeiro de 2010, 13:32:35 »
Agnóstico,

Alguém uma vez me disse, talvez embasado em Marx, que nossa sociedade é materialista. As pessoas se comparam, mutas vezes, por posses. É uma perspectiva que, a meu ver, muitas vezes confere. Lógico, não é uma lei, pois não existe definição ou perspectiva (é o que diz minha ignorância) absoluta para uma sociedade. E que, por isso, a nossa sociedade seja mais consumista, parece-me uma consequência natural mas não prejudicial...

Claro que isso acontece Mabumbo. E basicamente é assim há milhares de anos, nada a ver com as groselhas de conspiração de publicitarios, de que antigamente blablabla

O Juca supervaloriza o poder da publicidade porque ele está acostumado a satanizar isso, da mesma maneira que evangélicos vêem demônios em qualquer lugar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #122 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:00:13 »
Continuando com os publicitários, eles não criam 'moda'. Criam idiotices que acham legais. Quando um monte de gente diz 'ei, isso é legal', aí sim vira moda !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:19:33 »
Muitas vezes os publicitários materializam as tendências que pegam do mercado também, é meio que um sistema, onde somos participantes fundamentais.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:58:01 »
Agnóstico,

Alguém uma vez me disse, talvez embasado em Marx, que nossa sociedade é materialista.

Não confunda "materialismo" no sentido que Marx e os filósofos de antigamente usavam com o sentido popular e corriqueiro atual. Trata-se de materialismo num sentido filosófico ("tudo é formado por matéria e suas interações"), e não moral/comportamental (só pensar em dinheiro).

A mesma confusão ocorre com o termo "racionalismo" e "razão". Descartes, Kant e companhia usavam o termo razão no sentido de "raciocínio puro, sem recorrer à experiência". Muita gente confunde ese uso com o uso mais disseminado e atual do termo (razão como a conexão causal e lógica entre as coisas e conceitos). Alguns chegam até a interpretar distorcido Kant e Descartes por causa dessa confusão (Por exemplo: dizendo que Kant criticava a razão no sentido comum e atual do termo).

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!