Não houvesse isso quem pirateia provavelmente iria roubar
Sem falar que sairiam estuprando e matando... aposto que Hitler fez pirataria!
Menos, menos...
Ja disse que essa esculpa do preço é esfarrapada, existe a iTunes store que vende uma música por 1 dolar e mesmo assim as pessoas pirateiam, um CD vai sempre ser caro se for comparado com baixar de graça na internet.
Se não tem dinheiro pra CD, não compre um CD, escute rádio, é de graça. Não tem dinheiro pra assistir filme, espere passar na tv aberta, alugue numa locadora.....
Um carro bem mais caro no Brasil que no exterior, isso não me da o direito de roubar.....
Olha Barata, eu nunca usei o argumento "pessoas pobres em um país como o Brasil não podem comprar um CD original" porque não quero cair em apelo a misericórdia.
Mas também não é para ficar tentando ser tão preciso no julgamento. Esse argumento ao menos se salva por um fundo de verdade, quem não tem dinheiro para comprar um CD original, não compraria mesmo se não existissem versões piratas... ou então o lucro seria bem insignificante (já que as vezes só depois de 20 CDs piratas chegaria a um CD original)
Lembro que na minha infância, quando eu ia para o centro de Porto Alegre nas feiras (literalmente) de camelôs comprar CDs piratas de Playstation por R$10, as vezes R$5. Uma vez me deparei (e talvez tenha sido a única vez) no Shopping com uma loja vendendo um jogo que eu jogava bastante, mas original - e era R$150,00. Eu não sou pobre, talvez pudesse ganhar de aniversário, mas eu nunca compraria isso, nem em 1 milhão de anos, mesmo quando criança eu tinha uma noção de custo-bencefício.
E se não existissem versões piratas, eu nem saberia do jogo, pois meus amigos não teriam comprado também e levado um dia para minha casa. E eu não acho que alguém compre um jogo de R$150,00 baseado na capa do CD, só leva pirata mesmo sob essas condições.
Eu sei que você pensa "então deveriam testar um pirata mas depois compre um original" mas as pessoas comuns não tem essa noção, sem falar que até por uma questão do esforço exigido nesse ritual não se dispõem a tal coisa. É surreal imaginar que pessoas normais vão até o centro comprar um CD pirata, só testar, resolver se compra um original por dez ou vinte vezes o preço e então ir para o Shopping ou Ebay e pedir como presente de Natal.
Eu sei que você pode pensar que seria a única coisa moralmente aceitável, mas um ser humano moderno desenvolve um tipo de raciocínio que não permite a aceitação de que algo que requer tantas etapas e marabalismos seja lógico ou aceitável. Hoje em dia tudo é vapt-vupt, atá mesmo as Igrejas Universais criaram um estilo "fast-food". Se fosse alguns anos atrás, no momento que alguém me disse "então compre um CD original e depois..." eu já estaria dando bocejos e iria dormir.
Uma situação dessas pode até ser violação de direitos autorais, mas os artistas não estão sendo muito prejudicados. Não está ajudando, mas é preciso forçar um pouco para dizer que está prejudicando.