Autor Tópico: O quanto a pirataria prejudica os músicos?  (Lida 16508 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Online: 22 de Dezembro de 2009, 06:04:03 »
Li um comentário que uma banda ("Cidade Negra", nunca ouvi falar pra falar a verdade) em que os músicos dizem que não se importam com a pirataria, porque eles ganham com shows. inclusive isso já foi argumento usado aqui nesse fórum. :?

Tentei pesquisar, e não achei essa entrevista, mas até achei coisa parecida:
Rafael – O que vocês pensam a respeito da pirataria?

(...)

Vicente: Na verdade, o artista nunca ganhou com venda de disco. Quem ganha é a gravadora. O artista ganha com os shows, então nós somos a favor da pirataria. É bom pra gente, pois quanto mais pessoas ouvirem o nosso trabalho, mais pessoas vão querer ver a gente tocando ao vivo.

(...)

Popó: É a distribuidora mais versátil que existe.
http://surforeggae.ig.com.br/noticias.asp?id=665&tipo=Entrevista

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2009, 10:50:03 »
Querem vender original? Abaixem os preços extorsivos que vemos por aí que a maioria do povo não tem dinheiro sobrando pra patrocinar luxo de bacana.

Facinho!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2009, 12:27:23 »
Querem vender original? Abaixem os preços extorsivos que vemos por aí que a maioria do povo não tem dinheiro sobrando pra patrocinar luxo de bacana.

Facinho!

Não tem dinheiro?Não compra........ vai escutar no radio.

Não tem como competir com gratis, se for 1 real ainda tem gente que vai piratear.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2009, 12:49:09 »
Li um comentário que uma banda ("Cidade Negra", nunca ouvi falar pra falar a verdade)

Já ouviu falar num tal Toni Garrido ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2009, 12:54:55 »
Mas, sobre o tópico, depende muito do músico. Aqueles que tem mais projeção internacional ganham muito com CDs.

Um David Bowie faz um tour onde quase perde dinheiro, mas a popularidade vai lhe render mais dinheiro, e vende no mundo todo, então faz contratos milionários com as gravadoras. Nestes casos, os contratos são para que produza 'x' discos por contrato (um contrato de 5 anos com o compromisso de lançar 30 títulos, por exemplo).

Há outros casos onde o músico ganha um percentual maior caso ele vende mais do que x cópias do CD, exemplo, então tudo depende da negociação, hoje bastante diversificada.

No caso da pirataria, quem se prejudica é a cadeia toda de autor/editora/gravadora, mas os apelos na mídia são dos autores porque a gravadora não é conhecida pelo público. Então sai o autor e 'reclama' da pirataria...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2009, 14:22:20 »

Facinho!

Não tem como competir com gratis, se for 1 real ainda tem gente que vai piratear.

Pirata não tem com o competir com original em qualidade. Se os preços fossem condizentes a pirataria, se não acabasse de vez, mas certamente diminuiria muito.

Acesso a cultura também é direito, agora ninguém é obrigado a pagar os tubos por um cd que não custa R$ 0,50 a cópia. Isso é que é roubo, talvez pior que a própria pirataria.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2009, 15:26:19 »
É muito complicado esta questão de custos. De fato a prensagem de um CD deve estar por volta de 50 centavos a unidade, mas não estão incluídos uma série de outros encargos na composição final de custo. O preço do artista, a hora de estúdio, edição sonora, composição gráfica, divulgação e distribuição, só que me lembrei por alto... soma-se a cada etapa mais os tributos e impostos do governo, teremos um custo altíssimo mesmo.

Não estou procurando culpados, claro que as gravadoras tem seus lucros, lícitos, penso que seus custos também são elevados e não podemos simplificar demais a questão, até por uma questão de justiça. Problemas da produção em larga escala.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2009, 15:34:59 »

Facinho!

A indústria vai se adaptar ao mundo, não o mundo a indústria.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2009, 15:46:41 »
É muito complicado esta questão de custos. De fato a prensagem de um CD deve estar por volta de 50 centavos a unidade, mas não estão incluídos uma série de outros encargos na composição final de custo. O preço do artista, a hora de estúdio, edição sonora, composição gráfica, divulgação e distribuição, só que me lembrei por alto... soma-se a cada etapa mais os tributos e impostos do governo, teremos um custo altíssimo mesmo.

Não estou procurando culpados, claro que as gravadoras tem seus lucros, lícitos, penso que seus custos também são elevados e não podemos simplificar demais a questão, até por uma questão de justiça. Problemas da produção em larga escala.

CDs são isentos de impostos, como livros.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2009, 18:33:05 »

Diretos sim... mas e os indiretos?

O estúdio paga energia elétrica, paga-se imposto... os funcionários do estúdio ganham salários e pagam impostos... o caminhão que faz a distribuição também paga pedágio... enfim... tudo agrega valor.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2009, 18:44:13 »
Li um comentário que uma banda ("Cidade Negra", nunca ouvi falar pra falar a verdade) em que os músicos dizem que não se importam com a pirataria, porque eles ganham com shows. inclusive isso já foi argumento usado aqui nesse fórum. :?

Os dados do link abaixo mostram que no Reino Unido, entre 2004 e 2008, a arrecadação dos músicos só aumentou, mesmo com compartilhamento ilegal de MP3, justamente porque as pessoas gastam mais com shows. A venda de cds caiu, então o lucro da indústria fonográfica caiu também, mas o argumento da indústria de que deve-se proteger os artistas não é válido na Inglaterra. Nos outros países eu não conheço dados do tipo, mas não vejo motivos pra ser diferente.

http://labs.timesonline.co.uk/blog/2009/11/12/do-music-artists-do-better-in-a-world-with-illegal-file-sharing/

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2009, 19:52:31 »
Não tem ninguém aqui que se importe em "proteger as gravagodar" né?

Vai chegar uma hora que não vai mais ser preciso gravadoras ou editoras, graças a Internet os artistas não vão precisar desses "intermediários".

E não é para menos o desespero das gravadoras que saem dizendo que a pirataria vai ser um apocalipse que vai acabar com as músicas, pois ao menos o mundo das gravadoras vai acabar... :twisted:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2009, 10:22:32 »

O estúdio paga energia elétrica, paga-se imposto... os funcionários do estúdio ganham salários e pagam impostos... o caminhão que faz a distribuição também paga pedágio... enfim... tudo agrega valor.

Então porque a difertença de preço dos cds no Brasil para os outros países é tão grande, ao ponto de que é mais vantajoso você comprar um cd pela internet mesmo pagando frete internacional do que na loja da esquina?

Não acredito que seja só os impostos que tornam os cds tão caros - se considerarmos que eles são isentos da maior carga tributária (ICMS, IPI, etc) e que o custo com mão-de-obra em um país desenvolvido é muito mais alto do que no Brasil uma vez que o trabalhador nesses países é muito, mais muito melhor remunerado do que aqui, mesmo considerando os encargos trabalhistas e previdenciários.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2009, 12:20:13 »

Então porque a difertença de preço dos cds no Brasil para os outros países é tão grande, ao ponto de que é mais vantajoso você comprar um cd pela internet mesmo pagando frete internacional do que na loja da esquina?

Não acredito que seja só os impostos que tornam os cds tão caros - se considerarmos que eles são isentos da maior carga tributária (ICMS, IPI, etc) e que o custo com mão-de-obra em um país desenvolvido é muito mais alto do que no Brasil uma vez que o trabalhador nesses países é muito, mais muito melhor remunerado do que aqui, mesmo considerando os encargos trabalhistas e previdenciários.

Ja disse que essa esculpa do preço é esfarrapada, existe a iTunes store que vende uma música por  1 dolar e mesmo assim as pessoas pirateiam, um CD vai sempre ser caro se for comparado com baixar de graça na internet.

Se não tem dinheiro pra CD, não compre um CD, escute rádio, é de graça. Não tem dinheiro pra assistir filme, espere passar na tv aberta, alugue numa locadora.....
Um carro bem mais caro no Brasil que no exterior, isso não me da o direito de roubar.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2009, 22:29:16 »
Ja disse que essa esculpa do preço é esfarrapada, existe a iTunes store que vende uma música por  1 dolar e mesmo assim as pessoas pirateiam, um CD vai sempre ser caro se for comparado com baixar de graça na internet.

A iTunes store existe nos EUA, mas no Brasil só há opções com DRM, normalmente da Microsoft ainda, o que impede a compra de músicas digitais pra quem não usa Windows ou tem um iPod. Dá sim pra comprar um cd e passar pra MP3 (que nos EUA não é permitido mas aqui no Brasil é), mas isso não resolve o problema de quem só quer apenas uma única música que tem em um cd.

Antigamente alguém falaria pra gravar do rádio em fita K7 e não tinha nada de errado nisso, mas baixar um MP3 já é um crime odioso.

Um carro bem mais caro no Brasil que no exterior, isso não me da o direito de roubar.....

Download de MP3 é uma cópia. Não é roubo. Cópia não autorizada pode ser ilegal assim como roubo é ilegal, mas são duas coisas completamente diferentes. Roubo é um problema social grave, mas cópia de MP3 só é um problema pra uma indústria ultrapassada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Dezembro de 2009, 01:19:41 »
uma analogia para a atitude de piratear:

Supermercado é caro... absurdo comprar um Iogurte por um preço desses... ou um suco de laranja...
O grande problema é que são mercadorias físicas, e tem seguranças lá...  Não houvesse isso quem pirateia provavelmente iria roubar e falar sobre o lucro exorbitante dos supermercados e de produtores...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2009, 08:26:52 »
Não houvesse isso quem pirateia provavelmente iria roubar
Sem falar que sairiam estuprando e matando... aposto que Hitler fez pirataria!

Menos, menos...
Ja disse que essa esculpa do preço é esfarrapada, existe a iTunes store que vende uma música por  1 dolar e mesmo assim as pessoas pirateiam, um CD vai sempre ser caro se for comparado com baixar de graça na internet.

Se não tem dinheiro pra CD, não compre um CD, escute rádio, é de graça. Não tem dinheiro pra assistir filme, espere passar na tv aberta, alugue numa locadora.....
Olha Barata, eu nunca usei o argumento "pessoas pobres em um país como o Brasil não podem comprar um CD original" porque não quero cair em apelo a misericórdia.

Mas também não é para ficar tentando ser tão preciso no julgamento. Esse argumento ao menos se salva por um fundo de verdade, quem não tem dinheiro para comprar um CD original, não compraria mesmo se não existissem versões piratas... ou então o lucro seria bem insignificante (já que as vezes só depois de 20 CDs piratas chegaria a um CD original)

Lembro que na minha infância, quando eu ia para o centro de Porto Alegre nas feiras (literalmente) de camelôs comprar CDs piratas de Playstation por R$10, as vezes R$5. Uma vez me deparei (e talvez tenha sido a única vez) no Shopping com uma loja vendendo um jogo que eu jogava bastante, mas original - e era R$150,00. Eu não sou pobre, talvez pudesse ganhar de aniversário, mas eu nunca compraria isso, nem em 1 milhão de anos, mesmo quando criança eu tinha uma noção de custo-bencefício.

E se não existissem versões piratas, eu nem saberia do jogo, pois meus amigos não teriam comprado também e levado um dia para minha casa. E eu não acho que alguém compre um jogo de R$150,00 baseado na capa do CD, só leva pirata mesmo sob essas condições.

Eu sei que você pensa "então deveriam testar um pirata mas depois compre um original" mas as pessoas comuns não tem essa noção, sem falar que até por uma questão do esforço exigido nesse ritual não se dispõem a tal coisa. É surreal imaginar que pessoas normais vão até o centro comprar um CD pirata, só testar, resolver se compra um original por dez ou vinte vezes o preço e então ir para o Shopping ou Ebay e pedir como presente de Natal.

Eu sei que você pode pensar que seria a única coisa moralmente aceitável, mas um ser humano moderno desenvolve um tipo de raciocínio que não permite a aceitação de que algo que requer tantas etapas e marabalismos seja lógico ou aceitável. Hoje em dia tudo é vapt-vupt, atá mesmo as Igrejas Universais criaram um estilo "fast-food". Se fosse alguns anos atrás, no momento que alguém me disse "então compre um CD original e depois..." eu já estaria dando bocejos e iria dormir.

Uma situação dessas pode até ser violação de direitos autorais, mas os artistas não estão sendo muito prejudicados. Não está ajudando, mas é preciso forçar um pouco para dizer que está prejudicando.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 08:33:35 por Ilovefoxes »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2009, 09:10:27 »
Apelo a misericórdia.... Aceitaria esse argumento se estivésemos falando de áua, comida ou remédios, não de supérfulos....
Óbvio que tem pessoas que não podem comprar certos ítens, mas esse é o capitalismo. Não tem essa de redistribuição de renda para pessoas que não podem comprar o original.

Lembro que quando criança nas locadoras eles alugavam aparelhos de video-game também, mas a pirataria matou esse  nicho de mercado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:39:15 »
exatamente... o Foxes pensa como nossos políticos, se ninguém pode me pegar, eu roubo. E que se dane quem trabalhou para fazer.

Mas não adianta discutir... a premissa do sujeito é essa...aconteu quando ele falava que era bom deixar os pobres morrerem.., enquanto ele pensar dessa maneira, falará coisas ridículas e não perceberá, é um problema dele a reflexão, não meu
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 14:46:03 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:47:17 »
Lembro dos tempos em que eu alugava jogos pro meu CCE :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:57:39 »

Doía fazer isso?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2009, 01:29:40 »
aconteu quando ele falava que era bom deixar os pobres morrerem..
Putz, eu acho que disse isso uns 2 anos ou 3 anos atrás.

Pô agnóstico, "é falando merda que se aduba a vida", você não precisa me dizer as coisas que eu já escrevi aqui. Uma vez eu criei um tópico dizendo que os negros eram privilegiados... eu lembro de algumas das pérolas que eu larguei por aqui.

Mas é esse o nível de discussão que você quer?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2009, 11:21:44 »
eh que como entao, vc era complewtamente surdo a arguementos e ficava insistindo em pontos sem sentido, exatamente como agora.
Antes vc nao respeitava a vida. Agora nao respeita trabalho:  investimentos e regras. A situaçao quanto a cegueira eh a mesma

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2009, 12:58:39 »

Doía fazer isso?

Bom, eu tinha uns 8 anos e não conseguia fazer o download do cartucho, pela internet :(

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2009, 13:16:57 »
eh que como entao, vc era complewtamente surdo a arguementos e ficava insistindo em pontos sem sentido, exatamente como agora.
Antes vc nao respeitava a vida. Agora nao respeita trabalho:  investimentos e regras. A situaçao quanto a cegueira eh a mesma
Pára de troollar Agnóstico, você entrou no tópico só pra xingar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!