Bullshit, Smith não previu roubo como parte da equação cara. Não se pode ter uma competição tão "não perfeita" assim onde um assume os custos e outro os lucros, isso é non sense.
E aonde eu falei que ele previu roubo?
É muito mais simples do que isso: comparei duas mercadorias - a pirata e a original - para mostrar que, mesmo que, sob a ótica do consumidor, a mercadoria pirata é inferior, a diferença no preço é tão gritante que ele vê como compensatória.
Isso está correto e aplica-se a QUALQUER produto roubado. É fato que a carga de um caminhão roubado costuma ser vendida a preços absurdamente abaixo do normalmente vendido, pois a carga não foi custeada pelo ladrão, e sim pela vítima. Da mesma forma, o custo da produção intelectual está com os seus produtores, e não com o pirateiro.
Eu tava só complementando a explicação pro Agnóstico, por isso do trecho em questão.
Mas, sim: a lógica pode ser estendida a outros produtos roubados. Isso está correto e prevê que, excluindo fatores morais e sanções, o consumidor irá optar sempre pelo produto roubado em detrimento do original, o que condiz com a realidade.
Só que a mercadoria física roubada é exatamente igual ao produto não-roubado; o mesmo não ocorre com CDs, pelo que já expliquei.
Pra melhorar meu argumento, eu precisaria de dados que eu absolutamente não tenho: quanto vocês acham que seria o valor para o consumidor de:
*Encarte e caixinha decentes +
*Gravação em uma mídia de qualidade (e não mídia-verde made in Vulgaria) +
*A parte dos artistas (não o quanto eles
recebem por CD da gravadora - mas sim quanto o consumidor
acha justo eles receberem?
Claro, isso é extremamente subjetivo, então vou tacar chutômetro. Pondo 4 reais caixinha+mídia+encarte e 6 reais de lucro do artista, dá ao total 10 reais. Taca mais uns 5 reais em outras despesas, que diluem-se conforme o número de cópias aumenta (estúdio e etc.), e aí a gente tem uma estimativa beeeeem grosseira do preço que os consumidores considerariam aceitável, já embutida a parcela moral.
(Obs: sim, superfaturei todos os itens. Um artista normalmente recebe da gravadora 10% do lucro líquido, ao que sei. Num CD de 30 pilas, isso daria 3 reais. A caixinha e a mídia custam juntas R$1,50, ou menos se você comprar em larga escala. E o encarte, embasando-se no preço do xerox colorido do A4, é R$0,30 acima de 100 cópias.)
Agora sendo um pouquinho descritivo, dá pra perceber que os preços cobrados por aí são absurdamente altos, não? Sinceramente, eu preferiria depositar na conta bancária dos artistas uns cinco ou dez pilas por CD e pirateá-los em casa mesmo. Por mim, as gravadoras não só vão falir por elas mesmas, mas de certa forma elas merecem isso.
Gente, achei sem querer uma fonte que pode dar mais info pra discussão - a parte legal(lei) da pirataria. Não é o foco do debate, mas de qualquer forma, acho interessante darem uma lida.
http://glaucocortez.wordpress.com/2008/11/20/copia-ou-download-de-obra-artistica-sem-o-intuito-de-lucro-nao-e-crime-e-nem-contravencao-penal-no-brasil/