Autor Tópico: O quanto a pirataria prejudica os músicos?  (Lida 16512 vezes)

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Offline FxF

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #100 Online: 31 de Dezembro de 2009, 19:02:41 »
4% dos usuários usam Windows 7. Windows XP ainda tem 70%.

O Windows Vista assassinou a galinha dos ovos de ouro da Microsoft.

Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #101 Online: 31 de Dezembro de 2009, 19:06:02 »
Bom, eu pulei do XP pro 7 direto.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FxF

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #102 Online: 31 de Dezembro de 2009, 19:10:24 »
Sempre que eu atualizei Windows só me deu dor de cabeça. Não pretendo atualizar...

Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #103 Online: 31 de Dezembro de 2009, 19:16:21 »
Eu atualizei mais pra me legalizar mesmo. Tava usando uma versão semi-ilegal do XP. Agora uso a licença a que eu tenho direito na USP.
Elton Carvalho

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Offline _Juca_

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #104 Online: 31 de Dezembro de 2009, 20:39:58 »
Eles consertaram muita coisa desse tipo no Windows Se7en.

Mas a incompatibilidade continua, o que pode ser uma ótima brecha para o Google por exemplo que parece estar desenvolvendo um OS próprio, e conhecendo o Google, posso apostar que será com código fonte aberto e vão lucrar muito algum dia talvez.
Já estou dando uma de Nostra Damus. :biglol:

Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #105 Online: 31 de Dezembro de 2009, 20:49:03 »
Tem um tópico sobre isso, dê uma procurada.
Elton Carvalho

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #106 Online: 31 de Dezembro de 2009, 20:59:57 »
Tem um tópico sobre isso, dê uma procurada.

sobre Nostra Damus?

Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #107 Online: 31 de Dezembro de 2009, 21:00:33 »
Sobre o google OS.
Elton Carvalho

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #108 Online: 31 de Dezembro de 2009, 21:02:30 »

Offline Spitfire

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #109 Online: 31 de Dezembro de 2009, 21:17:01 »
Acho que devemos fazer algumas considerações importantes, tem muita "QRM" na frequência.

1- Eu não coloco o usuário que baixa alguma música para consumo próprio no mesmo enquadramento criminal daquele que baixa um CD para gravá-lo milhares de vezes para vender nos centros da cidade.

2- A internet trouxe benefícios e prejuízo... mas no final das contas, do ponto de vista artístico, aquele que for talentoso se estabelece e prospera, havendo piratagem ou não... assim como os ruins fracassariam, com internet ou não... no fundo o que ainda é preponderante ainda é o talento.

3- Se de um lado a internet facilita a "piratagem", por outro lado é uma ferramenta, também gratuita, para o artista fazer sua divulgação... querem só benefícios???

Não são poucos artistas, alguns mundialmente conhecidos e outros ainda se fazendo conhecer, que se ligaram que esta questão da internet mudará a forma de se fazer, divulgar e vender arte... e as estão as usando, fugindo do obsoleto mercado da música (o mercado... música nunca envelhece...).

Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #110 Online: 31 de Dezembro de 2009, 21:19:25 »
Acho que devemos fazer algumas considerações importantes, tem muita "QRM" na frequência.

1- Eu não coloco o usuário que baixa alguma música para consumo próprio no mesmo enquadramento criminal daquele que baixa um CD para gravá-lo milhares de vezes para vender nos centros da cidade.

Justo.

2- A internet trouxe benefícios e prejuízo... mas no final das contas, do ponto de vista artístico, aquele que for talentoso se estabelece e prospera, havendo piratagem ou não... assim como os ruins fracassariam, com internet ou não... no fundo o que ainda é preponderante ainda é o talento.
Certo, mas acho que o ponto é que com a pirataria ele lucra menos

3- Se de um lado a internet facilita a "piratagem", por outro lado é uma ferramenta, também gratuita, para o artista fazer sua divulgação... querem só benefícios???

Certo.

Não são poucos artistas, alguns mundialmente conhecidos e outros ainda se fazendo conhecer, que se ligaram que esta questão da internet mudará a forma de se fazer, divulgar e vender arte... e as estão as usando, fugindo do obsoleto mercado da música (o mercado... música nunca envelhece...).
Elton Carvalho

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #111 Online: 31 de Dezembro de 2009, 21:59:46 »
Eles consertaram muita coisa desse tipo no Windows Se7en.
Mas a incompatibilidade continua, o que pode ser uma ótima brecha para o Google por exemplo que parece estar desenvolvendo um OS próprio, e conhecendo o Google, posso apostar que será com código fonte aberto e vão lucrar muito algum dia talvez.
Já estou dando uma de Nostra Damus. :biglol:
Ih, hora essa o Google lança um sistema operacional gratuito que rode qualquer coisa, e incluso plugins que rodem jogos antigões, para Windows 95 ou Mac OSX 3.0...

Aí tú já viu, qualquer problema que tú tenha de compatibilidade, os caras vão postar "usa o sistema operacional do Google"
2- A internet trouxe benefícios e prejuízo... mas no final das contas, do ponto de vista artístico, aquele que for talentoso se estabelece e prospera, havendo piratagem ou não... assim como os ruins fracassariam, com internet ou não... no fundo o que ainda é preponderante ainda é o talento.
Certo, mas acho que o ponto é que com a pirataria ele lucra menos
Eu não acredito nisso. :)

Offline Spitfire

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #112 Online: 31 de Dezembro de 2009, 22:36:01 »
2- A internet trouxe benefícios e prejuízo... mas no final das contas, do ponto de vista artístico, aquele que for talentoso se estabelece e prospera, havendo piratagem ou não... assim como os ruins fracassariam, com internet ou não... no fundo o que ainda é preponderante ainda é o talento.
Certo, mas acho que o ponto é que com a pirataria ele lucra menos

Lucraria menos por que?
A pessoa não compraria o original mesmo... logo não há perda de lucro... na verdade há até um ganho, o artista acaba ganhando uma pessoa que poderia ir a um dos seus shows... ou até mesmo ganharia com a "propaganda"... -Você ouviu o CD do Fulano? Muito bom, não deixe de comprar... já os curiosos, baseado-se na informação do sujeito que "baixou" poderão comprar o CD que acabará gerando até mais lucro.

Eu acho que toda este blá-blá-blá de ética e o escambau a quatro um enorme e fedorento monte de bullshit... se perde de um lado e se ganha do outro.

Offline Moro

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #113 Online: 31 de Dezembro de 2009, 23:07:03 »
Acho que devemos fazer algumas considerações importantes, tem muita "QRM" na frequência.

1- Eu não coloco o usuário que baixa alguma música para consumo próprio no mesmo enquadramento criminal daquele que baixa um CD para gravá-lo milhares de vezes para vender nos centros da cidade.

Da mesma maneira que perante a lei, o traficante tem diversos agravantes frente ao usuário.

Mas no caso de alguém utilizar um SW pirata, é contraventor, e está roubando.


2- A internet trouxe benefícios e prejuízo... mas no final das contas, do ponto de vista artístico, aquele que for talentoso se estabelece e prospera, havendo piratagem ou não... assim como os ruins fracassariam, com internet ou não... no fundo o que ainda é preponderante ainda é o talento.
3- Se de um lado a internet facilita a "piratagem", por outro lado é uma ferramenta, também gratuita, para o artista fazer sua divulgação... querem só benefícios???

Não são poucos artistas, alguns mundialmente conhecidos e outros ainda se fazendo conhecer, que se ligaram que esta questão da internet mudará a forma de se fazer, divulgar e vender arte... e as estão as usando, fugindo do obsoleto mercado da música (o mercado... música nunca envelhece...).

É irrelevante isso Spit. Não temos o direito de julgar quanto o artista/gravadora deveria ganhar. Se ele teve uma fonte a mais de receita, isso não tem nada a ver com a correção de lhe tirarmos outra.

Aqui não é internet contra artistas/gravadoras. Aqui é furto. Sequer consigo entender esse tipo de argumento, de verdade.

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 23:11:48 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Moro

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #114 Online: 31 de Dezembro de 2009, 23:11:59 »
E mais um ponto: Não se esqueçam das empresas que criam software, grandes produções de cinema, etc.. Talvez ao levar em conta apenas os cantores, as pessoas percam a noção de quantos bilhões são investidos e o tamanho da industria envolvida.

Uma empresa investe bilhões em UM software apenas. É injusto que seja pirateada.
Para deixar mais socialista (que odeiam grandes empresas). Tenho um amigo que faz software para escritório de advocacia. Se começarem a piratear, ele fali. Eu comprei o software que administra o salão de beleza de minha esposa, e paguei quase 3.000.

É justo, alguém trabalhou para isso... COMO NÃO SE CONSEGUE VER ISSO?
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Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #115 Online: 31 de Dezembro de 2009, 23:19:03 »
Elton Carvalho

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #116 Online: 01 de Janeiro de 2010, 14:35:54 »
Se uma gravadora resolvesse lançar músicas em disquete, ninguém iria falar que é "roubo" essas músicas cairem na Internet, todos fariam chacota dizendo que a gravadora é burra e gerenciada por analfabetos.

Infelizmente, os CDs/DVDs já estão condenados, da mesma forma. Há pessoas que não usam mais leitor de CD/DVD, da mesma forma que o disquete foi abandonado nessa década.

Com a ascensão dos pen-drives, ninguém se interessa mais por uma mídia que ocupa tanto espaço e tem muito menos utilidade.

Um dos problemas dos artistas "prejudicados pela pirataria" é a insistência em uma mídia ultrapassada. Pode não ser "justo", mas é falta de visão.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2010, 14:44:01 por Ilovefoxes »

Offline SnowRaptor

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #117 Online: 01 de Janeiro de 2010, 14:38:07 »
Se uma gravadora resolvesse lançar músicas em disquete, ninguém iria falar do "roubo" dessas músicas cairem na Internet, todos fariam chacota dizendo que a gravadora é burra e gerenciada por analfabetos.

Achismo.
Elton Carvalho

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #118 Online: 01 de Janeiro de 2010, 14:46:59 »
Se uma gravadora resolvesse lançar músicas em disquete, ninguém iria falar do "roubo" dessas músicas cairem na Internet, todos fariam chacota dizendo que a gravadora é burra e gerenciada por analfabetos.
Achismo.
Será?

Offline FxF

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #119 Online: 01 de Janeiro de 2010, 14:52:52 »
Uma coisa engraçada que eu pensei agora:

Pela lógica do mercado, menor a demanda, menor o custo final do produto. Sendo assim, se a pirataria limita a venda de CDs/DVDs, significa que o custo dos CDs/DVDs está caindo.

Sendo assim, o consumidor de CDs/DVDs originais também não está sendo injusto com o artista, oferecendo só o preço de mercado pelo produto estando consciente dessa situação? Com certeza a culpa é do pirata - mas o consumir legítimo não deixa de sair "lucrando" com isso.

Aposto que vai ter gente sem senso de humor...
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2010, 15:00:27 por Ilovefoxes »

Offline Barata Tenno

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #120 Online: 01 de Janeiro de 2010, 15:04:41 »
É, o pirata faz um bem a sociedade.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #121 Online: 01 de Janeiro de 2010, 15:44:10 »
Uma coisa engraçada que eu pensei agora:

Pela lógica do mercado, menor a demanda, menor o custo final do produto. Sendo assim, se a pirataria limita a venda de CDs/DVDs, significa que o custo dos CDs/DVDs está caindo.

Sendo assim, o consumidor de CDs/DVDs originais também não está sendo injusto com o artista, oferecendo só o preço de mercado pelo produto estando consciente dessa situação? Com certeza a culpa é do pirata - mas o consumir legítimo não deixa de sair "lucrando" com isso.

Aposto que vai ter gente sem senso de humor...

nossa mãe do céu...

é isso Foxes, vai em frente, ao roubar você está ajudando todo mundo. Genial. E eu que pago estou sendo injusto.
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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #122 Online: 01 de Janeiro de 2010, 17:28:01 »
Citar
Pela lógica do mercado, menor a demanda, menor o custo final do produto

O custo não tem relação com procura e demanda...
--
Si hemos de salvar o no,
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derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FxF

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #123 Online: 01 de Janeiro de 2010, 19:20:37 »
Código: [Selecionar]
[color=transparent]Aposto que vai ter gente sem senso de humor...[/color]Eu tento descontrair, mas pelo jeito um pessoal anda meio esquentadinho... ::)

Offline Dodo

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Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #124 Online: 01 de Janeiro de 2010, 21:35:13 »
Saiu hoje na folha:

Citar
Indústria fonográfica encolhe e comemora venda de 100 mil unidades

O disco mais vendido no Brasil em 1993 foi o álbum homônimo de Zezé di Camargo & Luciano lançado naquele ano. O disco mais vendido do Brasil em 2009 (até outubro) é o álbum homônimo de Zezé di Camargo & Luciano lançado em 2008. Os sertanejos (e os religiosos) ainda dominam o ranking, mas com uma diferença: o mercado da música encolheu. E muito.

Em 1993, Zezé di Camargo & Luciano venderam 950 mil cópias de seu disco. Entre janeiro e outubro de 2009, o álbum da dupla foi comprado por 218 mil.

Se, nos anos 1990, a década de ouro da indústria fonográfica, era comum para vários artistas lançarem discos que ultrapassavam o 1 milhão de cópias vendidas, hoje se um álbum bater nos 100 mil os executivos de gravadoras dão piruetas segurando taça de champanhe.
   
Até outubro de 2009, depois de "Zezé di Camargo & Luciano", os mais vendidos no país foram "Eu e o Tempo", do padre Fábio de Melo (189 mil), "I Am... Sasha Fierce", Beyoncé (182 mil), "Borboletas", Victor & Leo (172 mil), e a coletânea "Promessas" (164 mil).

"Em 1997, antes da 'grande crise', tínhamos várias vendas de 1 milhão ou mais. Artistas como padre Marcelo Rossi e o Só pra Contrariar chegavam aos 3 milhões de discos vendidos", relembra Alexandre Schiavo, presidente da Sony.

A "grande crise" da indústria da música começou em 1998, com o crescimento da pirataria de CDs, e foi (ainda está sendo) inflada pela pirataria digital.

O grande ano fonográfico no Brasil foi 1997. O mercado movimentou US$ 1,2 bilhão, a partir de vendas de 104 milhões de unidades (de CD, cassete e LP).

Em 2008, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), esse mercado ficou em US$ 205 milhões (incluindo CD, DVD e arquivos digitais). Em 11 anos, um encolhimento de US$ 1 bi.

Assim, fica a pergunta: o que significa "vender muito" hoje? Como traduzir "fazer sucesso"?

"Depende bastante do artista", afirma Leonardo Ganem, presidente da gravadora Som Livre. "Para um artista consagrado, acima de 50 mil cópias. Para um artista novo, a expectativa é menor, 10 mil cópias."

Disco de platina

Mais um indicador da retração do mercado. Até janeiro de 2004, para ganhar o certificado "disco de ouro", um álbum precisava vender 100 mil cópias. Para "disco de platina", 250 mil. Atualmente, "disco de ouro" significa 50 mil cópias, e "disco de platina", 100 mil.

A diminuição de parâmetros, para Marcelo Castello Branco, presidente da EMI Music Brasil e América Latina, não é encarada com pessimismo.

"O mercado mudou muito, não se define mais pelo número de cópias vendidas. Hoje, ele está intimamente ligado às características dos contratos que firmamos com os artistas. A rentabilidade não é mais definida pelo número de cópias físicas vendidas. Hoje temos maior rentabilidade com vendas menores, diversificação de investimentos, além do crescimento do mercado digital. Nos adaptamos ao novo mercado."

Segundo a ABPD, em 2008 o formato CD respondeu por 61% do faturamento; o DVD, por 27%; o digital, por 12%.
"Acredito na convivência dos mercados físico e digital: eles são complementares, nunca excludentes. A substituição do sentido de posse pelo de acesso trouxe mudanças no comportamento do consumidor. Temos de levar em conta a realidade socioeconômica do Brasil, sobretudo o crescimento da classe C durante o governo Lula, além da política de inclusão digital que foi adotada", aponta Castello Branco, da EMI.

O mercado de venda de discos diminuiu, mas ainda há os best-sellers. Segundo Leonardo Ganem, da Som Livre, "os sertanejos e os religiosos sempre vão bem. E a novela ainda é uma franquia muito boa".

Para os independentes, o encolhimento reflete em números mais modestos do que os das gravadoras grandes. "Ao lançarmos um CD de um artista internacional, nos contentamos com venda de 5.000 peças. Já para um nacional seria entre 10 mil e 30 mil", afirma Marcelo Affonso, diretor do selo ST2.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u673331.shtml

Destaquei alguns pontos do texto, um que mostra o quanto encolheu o mercado fonográfico e outro que mostra como ele, timidamente, está tentando reverter a situação, afinal ela passa por uma mudança de comportamento do próprio consumidor.

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2010, 21:39:36 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

 

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