Agnóstico, tem a ver, sim. E muito.
Basta considerar que o sistema de produção da música é um fiasco em relação à sociedade atual - frustra músicos, frustra consumidores, e sinceramente só agrada aos donos das gravadoras, como mostrei - e que a pirataria não é causa desse fiasco, e sim sintoma.
Há um valor superior no produto original aos olhos do consumidor, devido a:
*O "fetiche de mercado" - ter um CD/DVD original é visto como mais legal que ter uma cópia, ainda que o som seja idêntico;
*Adicionais - o piratex raramente tem adicionais, como o encarte ou uma caixinha, enquanto o original vem com todos eles;
*Prestígio ao autor - isso conta muito, muitos preferem comprar o CD original justamente porque consideram que o trabalho do músico e dos artistas precisa ser pago;
etc.
Smith, venda versus preço: sobe preço, desce venda. Se, mesmo sendo inferior, o pirata vende mais, é porque a diferença nos preços de ambos compensa a diferença de valor agregado a ambos na ótica do consumidor.
A opção que é dada atualmente o músico é assim, "ou você vai pra uma gravadora decente e faz música lixo ou vai pra uma gravadora lixo e faz música decente". Considerando que o cara precisa viver, e há a parte do "ganhar mais", não é realmente muito opção.
Filmes alternativos são boicotados e ofuscados. Não é necessário sequer uma conspiração pra isso, basta pensar que as preferências da população são moldadas socialmente, que a propaganda tem um fator crucial nisso. Vira um círculo vicioso - filmes/músicas mais populares aparecem mais, portanto moldam mais a cabeça dos consumidores, portanto eles ficam mais inclinados a preferí-los, portanto vão popularizar ainda mais o filme/música em questão.
E mais popular significa mais demanda. Mais demanda significa maior preço, pois o lucro ótimo passa a ser com um valor unitário maior. Maior preço, o preço baixo do pirata passa a compensar mais. As gravadoras e os estúdios estão cavando suas próprias tumbas, sabem disso, e tentam remendar com DMCA's da vida. Elas têm poder econômico, e portanto são bastante aptas a influir na economia - e com isso, no governo. Elas lutam pra manter o poder que têm, e que estão perdendo pouco-a-pouco.
Isso também alimenta a pirataria de filmes/músicas alternativos, pois torna-se cada vez mais difícil de encontrá-los, e a facilidade e conveniência também são levados em conta pelo consumidor quando opta por duas mercadorias que preencham a mesma necessidade.
E, respondendo a pergunta do tópico: eu realmente não sei quanto a pirataria prejudica o músico, mas posso ver que as gravadoras prejudicam muito mais.
EDIT: A analogia supermercado vs. gravadora não é lá muito boa. Quem rouba um item sólido priva o outro deste item, quem rouba dados (pirateia) não - e muitas vezes, é ao contrário, o cara disponibiliza pra uma penca os dados ("ô, traz uma mídia virgem que eu gravo pr'ocê, viu?"). Então, há uma diferença moral entre ambos, sim.