Não sei. Se você pensar que a Net por exemplo oferece um serviço de gravar esses filmes, você pode ter um bom caso aqui.
O serviço da Net de gravar exige um equipamento caríssimo. E no fim é uma cópia. Desde que eu não passe pra mais ninguém essa cópia, não há diferença entre um e outro. Não há porque um ser legal e o outro ilegal. E principalmente não é a operadora de tv a cabo que deve dizer qual tipo de cópia eu posso fazer e qual eu não posso.
Como disse, temos um caso aqui. Preciso reflitir.. teoricamente não veria nenhum problema. Você pagou para ver, não pôde. Baixa e vê o filme. Não passa ele para ninguém.
Mas veja, existem situações limítrofes em cada negócio/regra que podemos imaginar. Imagino que essas situações sejam marginais e claramente não servem como desculpa para baixar um sem número de músicas, filmes e software sem pagar.
Eu não estou defendendo o download de um sem número de músicas, filmes e software sem pagar. O meu ponto principal é que essa identificação de cópia não autorizada com roubo é falaciosa. Você pode alegar que a cópia de uma música/filme/software prejudica tanto o músico/produtor/programador quanto o roubo de um cd ou dvd de uma loja que venda esse produto. Mas mesmo essas alegações são discutíveis.
Não é falaciosa. Falacioso é você pensar que nosso ponto é "não se pode de maneira alguma baixar um programa da internet" quando na verdade nosso ponto é "há que se pagar para quem trabalhou".
Se você entender isso, vai ver que os casos de uso que citou são irrelevantes, não é aí que as empresas estão perdendo dinheiro, nem os autores, nem os produtores de SW e filmes.
Estão perdendo dinheiro exatamente com pessoas como Foxes, Juca, etc.. que se recusam a pagar pelo trabalho alheio se podem garfá-lo.
Você pirateia músicas/filmes e SW?
Imagino que você não esteja fazendo isso, mas a afirmação "olha as regras não são perfeitas portanto eu ignoro até as claramente definidas" não tem sentido e iria fazer você desrespeitar N outras, inclusive no "mundo físico".
Essas questões que você traz são interessantes. Imagino que as empresas não estão sequer preocupadas com elas.
Uma outra questão prática é, se os detentores de copyright deixarem de se preocupar com quem copia sem fins lucrativos assim como eles não se preocupam com quem empresta livro ou pega na biblioteca, eles teriam um prejuízo grande o suficiente pra justificar a caça às bruxas que estão fazendo? A cópia sem fins lucrativos causa um prejuízo suficiente pra justificar tirar a liberdade de quem compra o produto legalmente com DRM? Mais importante, a cópia sem fins lucrativos justifica censura na internet como está acontecendo na Austrália? Justifica a pessoa perder privacidade e presunção de inocência como querem implementar com o three strikes rule na França? Justifica existir um oficial não eleito com poder de inventar uma lei e uma punição sem passar pelo parlamento como querem implementar no Reino Unido?
O que é copia sem fins lucrativos? Lucrativos de quem?
Eu digo que se você copia para uso próprio um programa/música/filme que vc não pagou, é roubo. O que é aceitável é uma cópia de algo que vc pagou. Exemplo, eu copio um CD que comprei para meu uso, porque não quero que risque ou outro motivo.
Copiar da internet algo que você não remunerou o produtor, é roubo.
Pode ser que a cópia sem fins lucrativos seja uma questão tão marginal quanto o empréstimo de um livro ou o download de um episódio que você já pagou pra assistir. A indústria cinematográfica não registrou prejuízos mesmo com a pirataria. A indústria fonográfica de fato está registrando prejuízos, mas o culpado é a pirataria, ou o fim de um modelo que permitia vender um cd inteiro apenas pelo sucesso de uma música, que não acontece mais com MP3 porque a pessoa pode comprar apenas a única música boa do conjunto que seria vendido antes?
Ohh... sim... outro revolucionário. Então pessoas que pirateiam estão lutando contra um modelo de comprar um CD inteiro mesmo que o modelo de pagamento por música já exista.
Bullshit..
Porque esses caras não pagam software? estão lutando pelo que? Que modelo??? E porque não pagam por filmes?? Acham justo pagar só por um capítulo do filme?
PQP
Eu não espero que você tenha resposta pra todas essas perguntas. Eu só acho que acusar quem faz uma cópia sem fins lucrativos de ladrão, imoral que só prejudica a sociedade muito precipitado.
COmo disse, conseguimos encontrar situações limitrofes para qualquer regra. Está claro qual a preocupação das gravadores. O resto é mimimim de quem quer questionar a construção por causa da cor do vidro da sala.