Autor Tópico: O quanto a pirataria prejudica os músicos?  (Lida 16517 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #225 Online: 26 de Janeiro de 2010, 23:37:52 »
Se você trabalha por anos, faz um livro, 100% das pessoas tiram xerox dele você iria dizer: Ok, estão exercendo sua liberdade frente aos novos recursos disponíveis.

Liberdade no c* dos outros é refresco.

Muitos "xerox" se recusavam a tirar esse tipo de cópia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #226 Online: 26 de Janeiro de 2010, 23:40:06 »
Se você trabalha por anos, faz um livro, 100% das pessoas tiram xerox dele você iria dizer: Ok, estão exercendo sua liberdade frente aos novos recursos disponíveis.

Ok, cite alguma obra em que 100% foi copiada.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #227 Online: 26 de Janeiro de 2010, 23:41:44 »
Mas jucavini, o fato de xerocar sejam 5 páginas do livro e não comprá-lo é que é roubo. Se é 100 ou 1%, vc não comprou o livro...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 26 de Janeiro de 2010, 23:42:52 »
Mas jucavini, o fato de xerocar sejam 5 páginas do livro e não comprá-lo é que é roubo. Se é 100 ou 1%, vc não comprou o livro...

Ahhh, alguém me entende... PQP...

Ok, cite alguma obra em que 100% foi copiada.

Juca, foi um exemplo extremo para ver se você entende.

Se 50% fizessem, ou 40% fizessem, ou se 10%, esse seria exatamente o valor que foi roubado. Você não ia gostar de perder receita. Quem trabalha não costuma gostar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 26 de Janeiro de 2010, 23:44:25 »

Exato. Mas não existe um certo relativismo moral, ou é oito ou oitenta?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 27 de Janeiro de 2010, 00:01:28 »
Juca, mesmo que houvesse, não para você. Você copia tudo que pode.

Eu entendo que 5 páginas foi um recurso de argumentação usado pelo FZapp, claro que pode haver um cenário onde isso não seja um absurdo.  Mas xerocar o livro é roubo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #231 Online: 27 de Janeiro de 2010, 00:13:03 »
Uma pergunta quanto ao "roubo" de livros.

Se um amigo meu compra um livro em PDF legalmente e me manda uma cópia desse PDF nós dois somos ladrões. Se esse mesmo amigo meu compra o mesmo livro em papel e me empresta o papel não somos mais ladrões. Nos dois casos eu usufrui do trabalho do autor e não paguei por isso. Isso eu sei que a diferença está na cópia, mas complicando um pouco, se esse meu amigo tem o PDF comprado legalmente inclusive com DRM, mas eu tenho acesso à tela dele por screen sharing e leio o livro que ele comprou, eu não fiz uma cópia, li o livro e não paguei por isso. Continuo sendo ladrão?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 27 de Janeiro de 2010, 00:18:57 »

Eu entendo que 5 páginas foi um recurso de argumentação usado pelo FZapp, claro que pode haver um cenário onde isso não seja um absurdo.  Mas xerocar o livro é roubo.

Esse é o ponto Agnóstico. Você taxa de ladrão todas as pessoas que fazem um download ou 1 milhão. Coloca no mesmo balaio o Maluf e o Fox, por exemplo. O cara que aponta uma arma para alguém com esse intuito e o cara que está atras do computador com seu windows pirata.
É difícil pra mim ver uma pessoa que está sentada atrás do pc procurando uma música qualquer, ser taxada de ladrão, assim na lata. É uma visão radical, que não leva em consideração suas variantes e atenuantes, que já foram discutidas aqui. O fato de ser ilegal, não quer dizer que seja imoral em muito dos casos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 27 de Janeiro de 2010, 00:18:59 »
Uma pergunta quanto ao "roubo" de livros.

Se um amigo meu compra um livro em PDF legalmente e me manda uma cópia desse PDF nós dois somos ladrões. Se esse mesmo amigo meu compra o mesmo livro em papel e me empresta o papel não somos mais ladrões.

Nos dois casos eu usufrui do trabalho do autor e não paguei por isso. Isso eu sei que a diferença está na cópia, mas complicando um pouco, se esse meu amigo tem o PDF comprado legalmente inclusive com DRM, mas eu tenho acesso à tela dele por screen sharing e leio o livro que ele comprou, eu não fiz uma cópia, li o livro e não paguei por isso. Continuo sendo ladrão?

Muito bom ponto. Finalmente alguém me trouxe algo para pensar que não seja "oh, é muito fácil portanto o roubo é inevitável".

Imagino que exista uma diferença entre os modelos que refletem nas regras que são consideradas para defini-los como apropriação indevida ou não. Realmente não conheço a lei, mas posso tentar criar um ad hoc para começar uma discussão.

- copiar o arquivo e mandar, errado. Duas pessoas podem ler ao mesmo tempo (sei que é ad hoc, só para discutir).
- emprestar DVD, ok. Copiar DVD e mandar, não.
- O sujeito emprestar seu Kindle e você le, ok. Está mutuamente exclusivo quem está lendo agora.
- Xerocar o livro não pode.
- Emprestar livro OK. Note que está OK não porque qualquer razão filosófica, a lei permite isso. É um bem, como emprestar um carro um ou DVD.

Note que esse cenário é bem específico (mas real) mas não tem nada a ver com questões como copiar centenas de livros e músicas, que é claramente distinto.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 00:21:06 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 27 de Janeiro de 2010, 00:52:25 »

Eu entendo que 5 páginas foi um recurso de argumentação usado pelo FZapp, claro que pode haver um cenário onde isso não seja um absurdo.  Mas xerocar o livro é roubo.

Esse é o ponto Agnóstico. Você taxa de ladrão todas as pessoas que fazem um download ou 1 milhão. Coloca no mesmo balaio o Maluf e o Fox, por exemplo. O cara que aponta uma arma para alguém com esse intuito e o cara que está atras do computador com seu windows pirata.

Olha, eu ia torcer para uma pena bem maior do que o Maluf, até porque existem níveis de roubo, níveis de fraude, e a lei realmente se importa com isso. Mas não deixa de ser roubo.

É difícil pra mim ver uma pessoa que está sentada atrás do pc procurando uma música qualquer, ser taxada de ladrão, assim na lata. É uma visão radical, que não leva em consideração suas variantes e atenuantes, que já foram discutidas aqui. O fato de ser ilegal, não quer dizer que seja imoral em muito dos casos.

Que atenuantes? Atenuantes para você, que acha que está na vanguarda porque  ta tirando dinheiro de quem trabalha. Não tem atenuante não...
É ilegal e imoral.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:10:35 »
Uma outra pergunta. Você assina uma TV a cabo e recebe o sinal. Entre o sinal que recebe, existem alguns canais que estão codificados (mas a empresa os envia assim mesmo). Você usa um programa para decodificar o sinal e assistir aos canais. É errado?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #236 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:17:36 »
Sim, uai.

Pelo jeito você está com problemas com a polícia... :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:21:24 »
Uma outra pergunta. Você assina uma TV a cabo e recebe o sinal. Entre o sinal que recebe, existem alguns canais que estão codificados (mas a empresa os envia assim mesmo). Você usa um programa para decodificar o sinal e assistir aos canais. É errado?

evidentemente que sim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #238 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:49:50 »

evidentemente que sim.

Uma outra pergunta. Um sujeito assina TV a cabo e já paga pelo canal que o permite assistir House (por exemplo), mas nos EUA sai antes e como ele quer ver antes e não necessariamente no horário em que o canal de tv quer que ele assista, ele baixa o episódio por torrent. Note que ele está pagando pra usufruir do serviço mas está fazendo uma cópia não autorizada. Esse sujeito é um ladrão?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #239 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:57:50 »
Porque esse povo não pode esperar?Nasceram de 5 meses?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:09:27 »
Sim, uai.

Não fiz isso ainda. Mas sempre tive vontade... Por que é errado? Você paga a assinatura e recebe a informação dos canais, apenas com uma qualidade tão ruim que não se pode ver. Apenas iria usar melhorar a qualidade de imagem e som.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #241 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:39:33 »

Pensa que o programa que você quer ver só passa num horário que você está trabalhando. Seria perfeitamente legal gravar o episódio numa fita cassete (que é uma cópia não autorizada), mas baixar da internet um programa que você mesmo pagou é roubo?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:44:01 »
Sim, uai.

Não fiz isso ainda. Mas sempre tive vontade... Por que é errado? Você paga a assinatura e recebe a informação dos canais, apenas com uma qualidade tão ruim que não se pode ver. Apenas iria usar melhorar a qualidade de imagem e som.

Porque você não pagou para receber os canais decodificados, bem simples.
Nem consigo entender a pergunta Derfel. Juro.

Não é porque a empresa não tem um custo maior por disponibilizar o canal A,B,C do que apenas o A, quer dizer que você pode usufruir do B e C através de Hacking.

Pense em um extremo: Se todos fazem o que você faz, os canais B e C quebrarem OU a empresa iria ter que sobretaxar os usuários de A, de qualquer modo gerando injustiças.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 27 de Janeiro de 2010, 12:05:38 »

Pensa que o programa que você quer ver só passa num horário que você está trabalhando. Seria perfeitamente legal gravar o episódio numa fita cassete (que é uma cópia não autorizada), mas baixar da internet um programa que você mesmo pagou é roubo?

Não sei. Se você pensar que a Net por exemplo oferece um serviço de gravar esses filmes, você pode ter um bom caso aqui.

Mas veja, existem situações limítrofes em cada negócio/regra que podemos imaginar. Imagino que essas situações sejam marginais e claramente não servem como desculpa para baixar um sem número de músicas, filmes e software sem pagar.

Imagino que você não esteja fazendo isso, mas a afirmação "olha as regras não são perfeitas portanto eu ignoro até as claramente definidas" não tem sentido e iria fazer você desrespeitar N outras, inclusive no "mundo físico".

Essas questões que você traz são interessantes. Imagino que as empresas não estão sequer preocupadas com elas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 27 de Janeiro de 2010, 13:48:32 »
Sim, uai.

Porque você não pagou para receber os canais decodificados, bem simples.
Nem consigo entender a pergunta Derfel. Juro.

Não é porque a empresa não tem um custo maior por disponibilizar o canal A,B,C do que apenas o A, quer dizer que você pode usufruir do B e C através de Hacking.

Pense em um extremo: Se todos fazem o que você faz, os canais B e C quebrarem OU a empresa iria ter que sobretaxar os usuários de A, de qualquer modo gerando injustiças.

Eu não faço, mas sempre tive vontade de fazer. Na empresa de TV a Cabo que assino, o sinal chega e, se for um canal que não faz parte do meu pacote, se você sintonizar o canal, consegue ouvir o canal com uma imagem escura, ou todo mundo verde, com as imagens sumindo... De qualquer forma o canal está lá. Estaria usando apenas um sinal que já me é fornecido pela própria empresa.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #245 Online: 27 de Janeiro de 2010, 13:54:30 »
Não sei. Se você pensar que a Net por exemplo oferece um serviço de gravar esses filmes, você pode ter um bom caso aqui.

O serviço da Net de gravar exige um equipamento caríssimo. E no fim é uma cópia. Desde que eu não passe pra mais ninguém essa cópia, não há diferença entre um e outro. Não há porque um ser legal e o outro ilegal. E principalmente não é a operadora de tv a cabo que deve dizer qual tipo de cópia eu posso fazer e qual eu não posso.

Mas veja, existem situações limítrofes em cada negócio/regra que podemos imaginar. Imagino que essas situações sejam marginais e claramente não servem como desculpa para baixar um sem número de músicas, filmes e software sem pagar.

Eu não estou defendendo o download de um sem número de músicas, filmes e software sem pagar. O meu ponto principal é que essa identificação de cópia não autorizada com roubo é falaciosa. Você pode alegar que a cópia de uma música/filme/software prejudica tanto o músico/produtor/programador quanto o roubo de um cd ou dvd de uma loja que venda esse produto. Mas mesmo essas alegações são discutíveis.

Imagino que você não esteja fazendo isso, mas a afirmação "olha as regras não são perfeitas portanto eu ignoro até as claramente definidas" não tem sentido e iria fazer você desrespeitar N outras, inclusive no "mundo físico".

Essas questões que você traz são interessantes. Imagino que as empresas não estão sequer preocupadas com elas.

Uma outra questão prática é, se os detentores de copyright deixarem de se preocupar com quem copia sem fins lucrativos assim como eles não se preocupam com quem empresta livro ou pega na biblioteca, eles teriam um prejuízo grande o suficiente pra justificar a caça às bruxas que estão fazendo? A cópia sem fins lucrativos causa um prejuízo suficiente pra justificar tirar a liberdade de quem compra o produto legalmente com DRM? Mais importante, a cópia sem fins lucrativos justifica censura na internet como está acontecendo na Austrália? Justifica a pessoa perder privacidade e presunção de inocência como querem implementar com o three strikes rule na França? Justifica existir um oficial não eleito com poder de inventar uma lei e uma punição sem passar pelo parlamento como querem implementar no Reino Unido?

Pode ser que a cópia sem fins lucrativos seja uma questão tão marginal quanto o empréstimo de um livro ou o download de um episódio que você já pagou pra assistir. A indústria cinematográfica não registrou prejuízos mesmo com a pirataria. A indústria fonográfica de fato está registrando prejuízos, mas o culpado é a pirataria, ou o fim de um modelo que permitia vender um cd inteiro apenas pelo sucesso de uma música, que não acontece mais com MP3 porque a pessoa pode comprar apenas a única música boa do conjunto que seria vendido antes?

Eu não espero que você tenha resposta pra todas essas perguntas. Eu só acho que acusar quem faz uma cópia sem fins lucrativos de ladrão, imoral que só prejudica a sociedade muito precipitado.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 27 de Janeiro de 2010, 22:59:05 »
(Pescando novamente a discussão de vocês, com a devida "licença"...)
É uma perspectiva totalmente infundada, eu faço o que é ilegal pois acho (são o que meus princípios morais construídos aleatóriamente de acordo com minha conveniência pessoal de ter música quando quiser diz) que não estrou prejudicando ninguém.
Se você não concorda com a lei, lute contra ela e mude-a, mas não a desrespeite!
O simples desrespeito à lei pra justificar uma necessidade pessoal ou é ignorância ou hipocrisia. Isso não é uma visão de futuro, Eu sou visionário, desrespeito a lei pois não concordo com ela e um dia ela há de mudar!
(Aliás, isso soa totalmente infundado!)

(Mas não me leve a mal, Foxes! Considero você o mais divertido dos debatedores, só um pouco cabeça dura!)

Voltando ao debate também, é claro que é ilegal fazer download de música ou qualquer outra nível de pirataria, mas é imoral ao ponto de acusar alguém de ladrão?
A liberdade ilegal que temos hoje não proporcionou mais democracia para a sociedade de um modo geral? Não temos hoje possibilidades infinitas de absorção cultural devido ao acesso muito barato dos downloads ilegais?

Pra mim a questão maior é como equalizar essa conta. Sem que o ganho democrático se perca nem o ganho financeiro de quem produz também. Mas minha impressão é que a conta já esta feita, pois até agora ninguém faliu devido à pirataria, ou não? O problema é adequar a legislação, o que é muito mais difícil.

Depende, os níveis não seriam subjetivos?
Pra mim vale o mesmo, simplesmente, é errado! Tudo que se faz por aqui alguém fez, teve seu custo intelectual e material, um algum então aparece e toma pra si, enquanto outros pagam? Eu acho isso errado.
Democracia? Parece aquele Rambo, Vamos matar os pobres pra fazer deste um mundo melhor!" (Ou algo do gênero). Absorção cultural? Um erro por um benefício, não sei, hein...

A conta tá feita? É por que tem gente que ainda respeita as regras...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #247 Online: 27 de Janeiro de 2010, 23:07:01 »
Democracia? Parece aquele Rambo, Vamos matar os pobres pra fazer deste um mundo melhor!" (Ou algo do gênero).
Daqui a pouco isso vira Godwin argument! :fiu-fiu:

(Não entendi a relação com democracia!) Ao meu ver, quem tem um discurso mais parecido com o Rambo ("vamos matar os criminosos/improdutivos") por aqui não é bem os anti-pirata... quem quer montar um campo de tiro ao alvo não são bem os anti-piratas... enfim!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #248 Online: 27 de Janeiro de 2010, 23:10:52 »
Não, vocês querem só o lucro, o prejuizo dos outros que se foda....... Tudo em nome do seu prazer e quem trabalhou que se lixe......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 27 de Janeiro de 2010, 23:30:06 »
Democracia? Parece aquele Rambo, Vamos matar os pobres pra fazer deste um mundo melhor!" (Ou algo do gênero).
Daqui a pouco isso vira Godwin argument! :fiu-fiu:

(Não entendi a relação com democracia!) Ao meu ver, quem tem um discurso mais parecido com o Rambo ("vamos matar os criminosos/improdutivos") por aqui não é bem os anti-pirata... quem quer montar um campo de tiro ao alvo não são bem os anti-piratas... enfim!

Não fio, quem disse de democracia foi ele, eu reproduzi e escrevi o que entendi: retórica de justificar um erro por um benefício duvidoso, não estou perseguindo ninguém não e nem quero te matar (no sentido figurado da coisa, não vai me entender errado aqui, ultimamente tenho sofrido acusações... rs).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!