Uma pergunta quanto ao "roubo" de livros.
Se um amigo meu compra um livro em PDF legalmente e me manda uma cópia desse PDF nós dois somos ladrões. Se esse mesmo amigo meu compra o mesmo livro em papel e me empresta o papel não somos mais ladrões.
Nos dois casos eu usufrui do trabalho do autor e não paguei por isso. Isso eu sei que a diferença está na cópia, mas complicando um pouco, se esse meu amigo tem o PDF comprado legalmente inclusive com DRM, mas eu tenho acesso à tela dele por screen sharing e leio o livro que ele comprou, eu não fiz uma cópia, li o livro e não paguei por isso. Continuo sendo ladrão?
Muito bom ponto. Finalmente alguém me trouxe algo para pensar que não seja "oh, é muito fácil portanto o roubo é inevitável".
Imagino que exista uma diferença entre os modelos que refletem nas regras que são consideradas para defini-los como apropriação indevida ou não. Realmente não conheço a lei, mas posso tentar criar um ad hoc para começar uma discussão.
- copiar o arquivo e mandar, errado. Duas pessoas podem ler ao mesmo tempo (sei que é ad hoc, só para discutir).
- emprestar DVD, ok. Copiar DVD e mandar, não.
- O sujeito emprestar seu Kindle e você le, ok. Está mutuamente exclusivo quem está lendo agora.
- Xerocar o livro não pode.
- Emprestar livro OK. Note que está OK não porque qualquer razão filosófica, a lei permite isso. É um bem, como emprestar um carro um ou DVD.
Note que esse cenário é bem específico (mas real) mas não tem nada a ver com questões como copiar centenas de livros e músicas, que é claramente distinto.