Foxes, era uma época onde todo mundo brigava pra desenvolver uma coisa mais ou menos, não é assim hoje. O desenvolvimento de sistemas não sai barato, não é mais coisa de aventureiro numa época onde tudo podia.
Outra, falando em mudanças de foco, distribuir de graça é uma coisa, pirataria por definição é outra!
Eu não estou dizendo que pirataria é igual a distribuir de graça. Estou refutando o argumento do Agnóstico de que "a pirataria é ruim porque a Microsoft foi complacente com a pirataria e criou um monopólio acabando com os concorrentes"
Mas Foxes, o que disse foi para refutar o Eremita. Ele disse que pirataria pode fazer bem a uma empresa, como no caso (completamente fora do comum) da microsoft. Mas eu disse que, além de circunstancial, fez mal para o mercado.
Pense, a MS foi esperta para usar uma força que não era uma variável conhecida no momento. Enquanto as outras empresas cada vez mais faziam travas para seus SW, a microsoft abriu as portas e deixou todo mundo copiar, ao mesmo tempo que muita gente pagava.
Por causa disso, ela fez um monopólio e eliminou as concorrentes. Foi esperta, e fez mal ao mercado.
Veja, esse não é o cerne do meu argumento e você sabe disso. O que disse apenas foi que, mesmo quando parece que a pirataria ajudou uma empresa, podemos olhar o cenário mais amplo e entenderemos como foi prejudicial.