Mas o tópico é para falar sobre a idolatria em geral ou somente ao Lula?
O pior da idolatria é que o idolatrado, quando vivo, e sempre cercado pelos seus puxa-sacos, perde o senso do ridículo e acaba por realmente achar que tem algo de especial, ou quando tem esse algo, acaba dando a ele um valor muitas vezes superior ao valor que esse algo verdadeiramente tem. E aí vão alguns entre milhões de exemplos: Olavão, Mainardi, Lula, Marta Suplicy, Heloísa Helena, Reinaldo Azevedo, Jô Soares, Serginho Groisman, etc...
São pessoas que se acostumaram a ouvir apenas os elogios daqueles que os admiram e rechaçam toda a crítica dirigidas a ela. Se você fizer uma crítica ao Reinaldo Azevedo tomará um petralha na cara, mesmo não sendo simpatizante do PT, e por aí vai. É normal e perfeitamente aceitável que as pessoas tenham ídolos, mas devem ter em mente que eles são humanos como qualquer um e sujeitos a falhas, bem como saber que ele é ídolo para você, e não para todo mundo.
Isso vale até para pessoas próximas a nós no dia a dia, onde trabalho o Reitor é mais acostumado a receber elogios do que críticas, qualquer um que o critique é chamado de radical, petista, sindicalista, etc. Resultado, o cara se acha a última cereja do bolo.
Quanto a mim, admiro o trabalho de muitas pessoas, vivas ou mortas, mas não tenho nenhum ídolo de carne e osso que mereça a minha veneração diária.