Autor Tópico: Porque essa necessidade de Idolatrar pessoas?  (Lida 22487 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Porque essa necessidade de Idolatrar pessoas?
« Resposta #50 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:03:02 »
FZapp, você não representa o perfil de um esquerdista brasileiro. A primeira coisa que se ouve falar neste fórum são generalizações como "os religiosos", "os cristãos", você tá pedindo demais...
E gostaria de acrescentar:
Agnóstico, porque esse seu problema tão grande com a esquerda, que nem é mais esquerda hoje em dia ( ver o Lula defendendo o modelo do livre comercio e pedindo para que as pessoas não parem de consumir, não tem nada a ver com ideais de esquerda). Já reparou quantas vezes você nomeou Che somente aqui neste tópico ?

Eu sou honesto comigo mesmo, tenho grande admiração pelo Lula e sempre votei nele, mas está longe da idolatria, tá certo que eu em excedo, admito, mas o cara tem muuuuiiiitos defeitos para quem pretende idolatra-lo, e  provavelmente não votarei na candidata dele.

O Bicho Papão comunista não vai vim te pegar quando você estiver nanando não? Era só histórinha pra parar de fazer arte.
É um tópico sobre idolatria. Por isso "Che", o assassino adorado pelo povo, vai aparecer várias vezes.

O Lula só quer agradar a todos. Ele e o PT não deixam de ser de esquerda e "direita" é uma espécie de ataque ofensivo usado contra outros partidos.

Quem adora Che, senão algumas pessoas do PSTU? Delírio...

Entre numa faculade pública, num curso de humanas e experimente falar mal do Che.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #51 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:16:51 »
FZapp, você não representa o perfil de um esquerdista brasileiro. A primeira coisa que se ouve falar neste fórum são generalizações como "os religiosos", "os cristãos", você tá pedindo demais...
Agnóstico, porque esse seu problema tão grande com a esquerda, que nem é mais esquerda hoje em dia ( ver o Lula defendendo o modelo do livre comercio e pedindo para que as pessoas não parem de consumir, não tem nada a ver com ideais de esquerda). Já reparou quantas vezes você nomeou Che somente aqui neste tópico ?

Eu sou honesto comigo mesmo, tenho grande admiração pelo Lula e sempre votei nele, mas está longe da idolatria, tá certo que eu em excedo, admito, mas o cara tem muuuuiiiitos defeitos para quem pretende idolatra-lo, e  provavelmente não votarei na candidata dele.

O Bicho Papão comunista não vai vim te pegar quando você estiver nanando não? Era só histórinha pra parar de fazer arte.
É um tópico sobre idolatria. Por isso "Che", o assassino adorado pelo povo, vai aparecer várias vezes.

O Lula só quer agradar a todos. Ele e o PT não deixam de ser de esquerda e "direita" é uma espécie de ataque ofensivo usado contra outros partidos.

Entre numa faculade pública, num curso de humanas e experimente falar mal do Che.....
E o quanto eles representam na sociedade? E o quanto esses representam na própria faculdade? No seu próprio curso? Pra mim a invocação excessiva de Che, Fidel e Marx, num debate demonstra um espantalho tanto para à esquerda quanto para à direita.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #52 Online: 29 de Dezembro de 2009, 12:00:57 »

E o quanto eles representam na sociedade? E o quanto esses representam na própria faculdade? No seu próprio curso? Pra mim a invocação excessiva de Che, Fidel e Marx, num debate demonstra um espantalho tanto para à esquerda quanto para à direita.

Jovens que fazem humanas e adoram Che? São a grande maioria no meio universitário....... Graças a deus eles crescem e caem no mundo real.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #53 Online: 29 de Dezembro de 2009, 17:08:10 »
Putz. Não é por nada não, mas... falando que "comunista idolatra o Che", eu acho é que vocês tão só mostrando que nunca conversaram com comunistas direito, né? Muito menos em ambiente universitário. Deixa eu enumerar algumas coisas...

Foxes, você tá fazendo igual ao Agnóstico e batendo num homem de palha. Muita gente na esquerda considera o Che como um intelectual mediano, que ele fez um monte de cagadas na hora do "vamos ver" (ex: ele morreu por causa de uma) e por aí vai. Se há um caso de idolatria aí, é pela Revolução Cubana e não pelo Che em si. De boa, quem fala mais de Che são adolescentes com pouco acúmulo.

Não falo só por mim, falo também pelo pessoal do P-SOL e do PSTU. Tente substituir "Che" por "Lênin" que o espantalho ganha um pouquinho de bife, afinal de contas, não se fala em marxismo-leninismo à toa. Ou mesmo o Trotskii - especialmente no que se refere ao PSTU, mas também aplicado de certa forma ao P-SOL.

E como eu sei que alguém vai citar o PCO, já vou avisando logo de cara. Um chiste comum na esquerda é que "o PCO é de direita, mas finge ser esquerda pra queimar a nossa fita". OK, é só um chiste, mas aí vocês podem ver que ninguém leva o PCO a sério (talvez nem eles mesmos). Então, já vou avisando, antes que alguém os cite, ok?
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:24:26 »
Agregou, sim. Ele sumariza por que uma pessoa de centro é menos provável de ter um ídolo político que uma pessoa de direita ou de esquerda: o centro é um balaio de gatos cheio de apolíticos.

Alteração no seu post: agora há uma oposição entre "todo mundo tem ídolos" e "a maior parte esmagadora da raça humana tem ídolos, exceto alguns". Há algum jeito de escolher entre as duas hipóteses?

Você não entendeu meu chapa. Eu disse que sua frase teria apenas algum sentido no primeiro caso, onde na média se espera que a pessoa tenha algum ídolo, mas não quer dizer que quem diga que não tem ídolo provavelmente está mentindo.

Sobre refutar a idéia FZappiana de "ídolos da moda": nops. Não contra-argumentou, tacou só um "achômetro" e se deu por satisfeito...

Quem não refutou minha refutação foi você. Quer experimentar?

Já ouviu falar da juventude russa atual? Não? Então olhe:
http://blogs.abril.com.br/falandorusso/2009/01/russia-extrema-esquerda-extrema-direita.html

Pufff leia o texto "Nem precisa dizer que são minoria absoluta e que a maior parte da população adora hóspedes e passa muito longe de ser racista." Já esquerdalóides se contam a pencas...

O líder tá morto? E daí? Tá morto pro neocórtex das pessoas (área correspondente ao raciocínio), mas tá bem vivinho no hipotálamo (área das emoções, se não me engano). Toda vez que a foto do líder aparece, que fala-se dele, ou alguma coisa do tipo, o hipotálamo dá um berro gigantesco de prazer. Fotos, gravações e etc. são algo absurdamente recente, nossos cérebros simplesmente não sabem lidar com "tá morto, mas tá ali, ó, falando e se mexendo".
So??

Quando você idolatrava o Senna, via nele alguém a ser seguido, certo? É isso que quero dizer com "líder". Ainda preciso desenvolver um pouco mais o que tô falando, mas... acho que tô indo pelo caminho teórico certo, só falta eu arrumar um jeito de testar o que tô escrevendo.

Não, o via como uma inspiração, não como alguém que deveria seguir. Seguindo o exemplo que você deu, não tem nada a ver com macho alfa.

O assunto caiu num ponto interessante: ver ao ídolo como seu líder (superior hierárquico) versus vê-lo como um exemplo (imitar as ações dele).

Isso... mas para mim muitas pessoas acabam trocando sua fonte de satisfação, indo de "satisfação por seus próprios logros" por "satisfação pelos logros do ídolo"
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:32:44 »
pode ser FZapp... mas eu acho que não. Como já te disse, a esquerda ao fornecer uma utopia, uma revolução para purificação, uma sociedade igualitária, etc... se aproxima mais do componente religioso.

Quantas vezes já te disse que eu sou de esquerda e não sou assim ? Ah, sei, você já criou seu próprio espantalho... sei lá, o Foxes cair nessa armadilha, o menino é jovem, mas tu...

Mas FZapp, eu tenho plena consciência de que você NÂO é assim, só não estou discutindo seu caso, estou discutindo em geral. Veja, não encontrei entre meus amigos de faculdade pessoas com camisetas de alguém de DIREITA, encontrei pencas de camisetas do Che.
Não vejo caras protestando nos encontros G-X com palavras de ordem de direita, veja milhares de esquerdistas dogmáticos. Para mim é tão óbvio que fica até difícil justificar..
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 22:09:57 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:35:15 »
Putz. Não é por nada não, mas... falando que "comunista idolatra o Che", eu acho é que vocês tão só mostrando que nunca conversaram com comunistas direito, né? Muito menos em ambiente universitário. Deixa eu enumerar algumas coisas...

Foxes, você tá fazendo igual ao Agnóstico e batendo num homem de palha. Muita gente na esquerda considera o Che como um intelectual mediano, que ele fez um monte de cagadas na hora do "vamos ver" (ex: ele morreu por causa de uma) e por aí vai. Se há um caso de idolatria aí, é pela Revolução Cubana e não pelo Che em si. De boa, quem fala mais de Che são adolescentes com pouco acúmulo.

Não falo só por mim, falo também pelo pessoal do P-SOL e do PSTU. Tente substituir "Che" por "Lênin" que o espantalho ganha um pouquinho de bife, afinal de contas, não se fala em marxismo-leninismo à toa. Ou mesmo o Trotskii - especialmente no que se refere ao PSTU, mas também aplicado de certa forma ao P-SOL.

E como eu sei que alguém vai citar o PCO, já vou avisando logo de cara. Um chiste comum na esquerda é que "o PCO é de direita, mas finge ser esquerda pra queimar a nossa fita". OK, é só um chiste, mas aí vocês podem ver que ninguém leva o PCO a sério (talvez nem eles mesmos). Então, já vou avisando, antes que alguém os cite, ok?

OK Juca e Eremita. Eu já discuti com dezenas de esquerdaloides aqui sobre Fidel, Che (e mais recentemente idolatria ao Lula).

Querem que eu faça um compêndio? Vamos fazer uma aposta aqui? Eu acho dez citações de justificativas para Che, Fidel, etc.. e vocês aceitam a realidade óbvia? E acreditem, temos justificativas para Fidel dos Marxistas mais maduros e inteligentes...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #57 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:47:58 »
pode ser FZapp... mas eu acho que não. Como já te disse, a esquerda ao fornecer uma utopia, uma revolução para purificação, uma sociedade igualitária, etc... se aproxima mais do componente religioso.

Quantas vezes já te disse que eu sou de esquerda e não sou assim ? Ah, sei, você já criou seu próprio espantalho... sei lá, o Foxes cair nessa armadilha, o menino é jovem, mas tu...

Mas FZapp, eu tenho plena consciência de que você é assim, só não estou discutindo seu caso, estou discutindo em geral. Veja, não encontrei entre meus amigos de faculdade pessoas com camisetas de alguém de esquerda, encontrei pencas de camisetas do Che.
Não vejo caras protestando nos encontros G-X com palavras de ordem de direita, veja milhares de esquerdistas dogmáticos. Para mim é tão óbvio que fica até difícil justificar..

No melhor dos casos então temos uma falácia do escocês. É isso ? Não sei o que são encontros G-X, mas eu não entendi a frase...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:03:50 »

No melhor dos casos então temos uma falácia do escocês. É isso ? Não sei o que são encontros G-X, mas eu não entendi a frase...

Ele quis dizer G8, G20..., e qual é falácia do escocês?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:10:07 »
OPS corrigi o post citado pelo FZapp. Está em negrito. Ficando velho..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #60 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:18:09 »
Agregou, sim. Ele sumariza por que uma pessoa de centro é menos provável de ter um ídolo político que uma pessoa de direita ou de esquerda: o centro é um balaio de gatos cheio de apolíticos.

Alteração no seu post: agora há uma oposição entre "todo mundo tem ídolos" e "a maior parte esmagadora da raça humana tem ídolos, exceto alguns". Há algum jeito de escolher entre as duas hipóteses?

Você não entendeu meu chapa. Eu disse que sua frase teria apenas algum sentido no primeiro caso, onde na média se espera que a pessoa tenha algum ídolo, mas não quer dizer que quem diga que não tem ídolo provavelmente está mentindo.
Não só entendi o que você escreveu como também comentei que agora há a seguinte questão: todos tem ídolos (a minha hipótese) ou a maioria das pessoas tem ídolos (a sua hipótese)?

Quem não refutou minha refutação foi você. Quer experimentar?

E é fácil colocar um contraponto prático à sua conclusão: Metade do mundo viveu sobre o comunismo, e não ainda assim não havia ídolos como os que citei.

Muito mais um componente religioso da esquerda do que aspectos conjecturais.
Isso foi a sua... contra-argumentação? Nops. Não refutou. Teria refutado se dissesse "olha, a moda não influencia de modo marcante nisso por isso, isso e aquele outro", mas você fez isso?

Pufff leia o texto "Nem precisa dizer que são minoria absoluta e que a maior parte da população adora hóspedes e passa muito longe de ser racista." Já esquerdalóides se contam a pencas...
Eu leio as fontes que passo. Li essas também. E eles continuam valendo como fonte a favor da idéia de "tá na moda": mesmo sem a xenofobia prometer absolutamente nada, há uma onda bastante marcante de xenofobia na Rússia, especialmente... entre jovens. São minoria? São, claro. Não discordo disso, mas mesmo assim o fenômeno de "tá na moda se livrar dos niemtsys" fica muito claro pelos textos que te passei.

So??
Então que, mesmo estando o líder morto, pro cérebro não faz muita diferença, o que explica por que é bastante característico as pessoas idolatrarem gente morta, especialmente depois da invenção do vídeo, da foto, e etc.

Não, o via como uma inspiração, não como alguém que deveria seguir. Seguindo o exemplo que você deu, não tem nada a ver com macho alfa.
Há alguma alteração na minha hipótese (do arquétipo do alfa ser biologicamente embutido em todos nós) que pode ser feita pra abarcar esse dado?

OK Juca e Eremita. Eu já discuti com dezenas de esquerdaloides aqui sobre Fidel, Che (e mais recentemente idolatria ao Lula).
Só uma coisa... devo entender "esquerdalóide" como semi-esquerda, do mesmo jeito que "metalóide" é semimetal? Ou você só usou o -óide como sufixo pra pejorativo? Ou outra coisa qualquer?

Querem que eu faça um compêndio? Vamos fazer uma aposta aqui? Eu acho dez citações de justificativas para Che, Fidel, etc.. e vocês aceitam a realidade óbvia? E acreditem, temos justificativas para Fidel dos Marxistas mais maduros e inteligentes...
Melhor fazer as coisas selecionando um grupo representativo (coisa que o CC não é) e definindo uma metodologia antes de ir caçar dados, ou vai rolar muita seleção dos dados favoráveis. Dos dois lados - tanto dos anti-esquerda como dos de esquerda.

FZapp, acho que com G-X o Agnóstico quis dizer G8, G20, esse tipo de (nas minhas palavras) secação de gelo.
Latebra optima insania est.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:30:46 »
Múltiplas interpretações: a 1, mesmo. Quero dizer que todos nós temos ídolos.

E não, não estou "me protegendo". Há o fenômeno da "moda" que o FZapp falou, há a luta contra o statvs qvo das coisas, e principalmente, um pequeno detalhe: quem são os centristas? Ó, até fiz um pequeno gráfico:

Se dividirmos as opiniões das pessoas em "de direita" ou "de esquerda", há sempre aquelas opiniões que a pessoa diz "não sei", "não me interessa", "não tenho opinião formada". Pessoas assim são mais apolíticas que o pessoal de esquerda ou de direita - e vai tudo pro centro, junto com gente mais politizada. Normalmente, inclui-se em "centristas" os apolíticos, por mera subtração (não é esquerda, não é direita, então é centro). Apolíticos naturalmente não se interessam por política, então vão ver seus líderes em outros lugares - na religião, na música, etc., etc.

Não tá seguro? Sugiro que exponha mesmo. Idéias verdes ainda assim são interessantes, e constituem boa parte de um debate.

EDIT: Eu acho que o que você chama de "muleta" pode ser um pouco mais desenvolvido. Formar ídolos é uma característica freqüente da humanidade, atravessa diversas culturas, em diversas datas. Ainda hoje as pessoas olham e "oooh, Júlio César!", mostrando que é mais velho que andar pra frente. Ou, olhe o exército - alfa manda em betas que mandam em gamas que mandam em deltas... sem contar que mesmo o alfa dentro de um exército (general) é submetido a outro alfa - o líder político (presidente, ditador, etc.).

E, sendo que os primatas mais próximos de nós também apresentam comportamento hierárquico, é bem sensato pensar que isso pode ser genético.

O "vazio" que você diz pode ser eficientemente explicado por "a gente tá procurando o alfa. Cadê o alfa? Não tem alfa. O alfa tá em outro lugar. O alfa tá ali, ó" - e aponta pro céu, pro esportista, pro cantor de rock, pra personalidade política...

Ainda sobre essa questão da esquerda/direita/centro...

Existe um conjunto de idéias políticas, e indivíduos que as defendem, que desperta dúvidas e polêmicas sobre em qual espectro devem ser encaixados, se direita, esquerda ou centro.

Trata-se das pessoas que defendem idéias contrárias às defendidas pela Revolução Francesa e atualmente consolidadas no mundo ocidental.

São pessoas que pregam o retorno de alguns princípios que vigoravam anteriormente à Revolução Francesa, coisas como governo ditatorial/monárquico, tratamento legal diferenciado entre pessoas, valorização da "nobreza" e do "valor" (belicamente falando) em detrimento das riquezas obtidas negociando, sonho de uma sociedade bucólica, em estilo medieval, desvalorização da arte e da ciência modernas, valorização e estetização da guerra, valorização da "força de vontade" em detrimento da reflexão racional, etc

São justamente princípios como esse que Hitler defende da primeira à última página do Mein Kampf!

A questão seria: onde encaixaríamos as pessoas que defendem princípios supostamente superados pela Revolução Francesa (da qual o liberalismo é filho e o socialismo sobrinho-neto)?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #62 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:55:55 »
OPS corrigi o post citado pelo FZapp. Está em negrito. Ficando velho..

Mas Agnostico, vamos ficar na mesma. Estou falando: não generalize, há pessoas de esquerda e pessoas de esquerda. E você me responde : 'mas não vejo direitistas fanáticos'. Não, eles não são tão populares, nem populosos, mas tenha certeza que existem. Em menor número, é claro, mas existem. Isso não é motivo para que você generalize e utilize o estereótipo do bicho grilo raulseixeiro do Greenpeace :)

Assim como existem pessoas de esquerda em Heliópolis, consultando ações da Bovespa, trabalhando para a Prefeitura, com negócio próprio, com iates, com dívidas...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:00:23 »
Pois é... mas nunca disse que são todos. Mas nesse site já discuti com muitos e a postura de idolatria, de sentimentos religiosos, de raiva aos americanos é bem forte. Por isso que disse em meus posts... é mais comum em esquerdaloides, e não que todos os são.

Mas em algo concordamos... estão em maior número. A minha teoria para o motivo já lhe dei.

abs

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #64 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:11:51 »

Ele quis dizer G8, G20..., e qual é falácia do escocês?

Seria que eu não sou um esquerdista de verdade, veja em http://ceticismo.wordpress.com/ceticismo/logica-falacias/#falacia-nenhum-escoces-de-verdade
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #65 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:13:22 »
Pois é... mas nunca disse que são todos. Mas nesse site já discuti com muitos e a postura de idolatria, de sentimentos religiosos, de raiva aos americanos é bem forte. Por isso que disse em meus posts... é mais comum em esquerdaloides, e não que todos os são.

Mas em algo concordamos... estão em maior número. A minha teoria para o motivo já lhe dei.

abs

Você esteve nos EUA há pouco tempo ? Viu 'esquerdistas' lá ? São iguais/diferentes ao tupiniquins ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:18:31 »
estive em NY e MIA em dezembro. Não vi sinais de idolatria nem por Pinochet, nem por Che.
Na verdade não participo de foruns de debates norte-americanos e meus colegas de trabalho de lá são bem céticos, contradizendo o estereótipo do americano padrão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:38:22 »
Mas Agnostico, vamos ficar na mesma. Estou falando: não generalize, há pessoas de esquerda e pessoas de esquerda. E você me responde : 'mas não vejo direitistas fanáticos'. Não, eles não são tão populares, nem populosos, mas tenha certeza que existem. Em menor número, é claro, mas existem. Isso não é motivo para que você generalize e utilize o estereótipo do bicho grilo raulseixeiro do Greenpeace :)

Assim como existem pessoas de esquerda em Heliópolis, consultando ações da Bovespa, trabalhando para a Prefeitura, com negócio próprio, com iates, com dívidas...

No Brasil, ser direitista é ser anti-PT. Se formos usar esse parâmetro, existe a mesma quantidade de direitistas do que esquerdistas, e ambos com uma considerável parcela de fanáticos nas suas fileiras. Claro que também existem os esquerdistas "de fato", os conservadores e a turma do centro.
E, para aqueles que só acham que existem fanáticos na esquerda, deêm uma olhada no que pensa a ala jovem dos partidos de oposição (DEM e PSDB), ou então nas comunidades e blogs feitas para defender a direita (que, como já disse, aqui no Brasil é somente um outro nome para o anti-petismo).
Gostem ou não gostem, o Lula é um personagem com duas faces, ambas exageradas: ou ele é herói ou é vilão. Não creio que ele seja nem uma coisa ou outra, é o típico político brasileiro, que age de acordo com as circunstâncias, ora pendendo para um lado, ora para outro.

Querem um exemplo?

No último ano de governo do FHC finalmente conseguimos a tão sonhada nova tabela salarial (depois de oito anos de arrocho), como o Serra perdeu e o Lula assumiu, tivemos que esperar mais quatro anos para implantar a tal tabela, e ainda com o aumento parcelado em três vezes. E olha que o PT estava junto em toda mesa de negociação e em toda a greve para defender a categoria, mas isso enquanto ele não era governo.  :lol:

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:44:39 »

No Brasil, ser direitista é ser anti-PT. Se formos usar esse parâmetro, existe a mesma quantidade de direitistas do que esquerdistas, e ambos com uma considerável parcela de fanáticos nas suas fileiras. Claro que também existem os esquerdistas "de fato", os conservadores e a turma do centro.
E, para aqueles que só acham que existem fanáticos na esquerda, deêm uma olhada no que pensa a ala jovem dos partidos de oposição (DEM e PSDB), ou então nas comunidades e blogs feitas para defender a direita (que, como já disse, aqui no Brasil é somente um outro nome para o anti-petismo).
Gostem ou não gostem, o Lula é um personagem com duas faces, ambas exageradas: ou ele é herói ou é vilão. Não creio que ele seja nem uma coisa ou outra, é o típico político brasileiro, que age de acordo com as circunstâncias, ora pendendo para um lado, ora para outro.

Querem um exemplo?

No último ano de governo do FHC finalmente conseguimos a tão sonhada nova tabela salarial (depois de oito anos de arrocho), como o Serra perdeu e o Lula assumiu, tivemos que esperar mais quatro anos para implantar a tal tabela, e ainda com o aumento parcelado em três vezes. E olha que o PT estava junto em toda mesa de negociação e em toda a greve para defender a categoria, mas isso enquanto ele não era governo.  :lol:

Não é o típico político brasileiro, é o típico político de todo lugar do mundo. Acho que todos nós devíamos estudar o conceito de política num dicionário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:02:46 »
Fala Dodo

Acho que essa definição de direita como sendo anti-PT um pouco radical e meio que criada pelos PTistas não?
E claro que concordo que o anti-petismo  fundamentalista é ideologicamente análogo ao petismo no sentido de serem na mesma medida irracionais,. Não faz sentido não reconhecer o bom governo Lula e muitas virtudes que pessoalmente o Lula tem, assim como não faz sentido achar que o cara está revolucionando o país para melhor.

Mais não sei se "ódio ao pt" se encaixa no assunto "idolatria" proposto no tópico. Se sim, em que medida?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:24:15 »
Fala Dodo

Acho que essa definição de direita como sendo anti-PT um pouco radical e meio que criada pelos PTistas não?

Olha, se você ler os textos de diversos coluistas conservadores (?) você irá notar o seguinte:

- Toda a munição é gasta em ataques contra o PT e o Lula (vide Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, Nivaldo Cordeiro, Ipojuca Pontes, etc);
- O PSDB e o DEM, mesmo quando são reconhecidos como partidos de matiz esquerdista por estes colunistas, são cobertos de elogios e são tratados como a única opção para salvar o Brasil do PT;
- Diversos desses colunistas gastam centenas de parágrafos para atacar o esquerdismo e lamentar a falta de opções de direita para o Brasil, mas na hora da campanha para presidente, não se fazem de rogados e, abertamente, fazem campanha para os "outros esquerdistas", cujo mérito, obviamente, é ser anti-PT;
- Como disse um colunista de um jornal da minha cidade: Voto em qualquer um que não seja do PT.

PSDB e DEM na presidência, pelo menos é o que vejo sendo defendido como sendo a opção de "direita" para oBrasil, mesmo que estes defensores coloquem os dois lado a lado com os ideias socialistas. O que vale aqui não é ser conservador, nem adepto do livre-mercado, privatizações, entre outros; vale mesmo é ser anti-PT.

E isso não foi obra de nenhuma petista, é só ir nos sites dos próprios partidos, ou então dar uma pesquisada nos blogs que estão por aí.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:28:39 »
Fala Dodo

Olha, se você ler os textos de diversos coluistas conservadores (?) você irá notar o seguinte:

- Toda a munição é gasta em ataques contra o PT e o Lula (vide Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, Nivaldo Cordeiro, Ipojuca Pontes, etc);
- O PSDB e o DEM, mesmo quando são reconhecidos como partidos de matiz esquerdista por estes colunistas, são cobertos de elogios e são tratados como a única opção para salvar o Brasil do PT;
- Diversos desses colunistas gastam centenas de parágrafos para atacar o esquerdismo e lamentar a falta de opções de direita para o Brasil, mas na hora da campanha para presidente, não se fazem de rogados e, abertamente, fazem campanha para os "outros esquerdistas", cujo mérito, obviamente, é ser anti-PT;
- Como disse um colunista de um jornal da minha cidade: Voto em qualquer um que não seja do PT.

PSDB e DEM na presidência, pelo menos é o que vejo sendo defendido como sendo a opção de "direita" para oBrasil, mesmo que estes defensores coloquem os dois lado a lado com os ideias socialistas. O que vale aqui não é ser conservador, nem adepto do livre-mercado, privatizações, entre outros; vale mesmo é ser anti-PT.

E isso não foi obra de nenhuma petista, é só ir nos sites dos próprios partidos, ou então dar uma pesquisada nos blogs que estão por aí.

Concordo 100%. É ridículo o ódio do Mainardi/Azevedo ao PT, seus textos são repetitivos e inexpressivos.  Nivaldo e Ipojuca não li praticamente nada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:32:36 »
Fala Dodo

É a mais pura verdade isso, Dodo.

Ao lê-se esses artigos, tem-se a impressão que o Brasil está à beira da destruição, de um cataclisma apocalíptico de dimensões cósmicas porque o Lula está no poder. E é esse pensamento que eu não entendo.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
« Resposta #73 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:45:35 »
é mais o sentimento da terrível sorte que o Lula têm em surfar a excepcional fase boa para o Brasil, ao invés de ser humilde e admitir isso. Mas ele prefere se gabar como se fosse o responsável pela bonança. Há implicância mais do que justificada pela atitude arrogante delle.

Abraços
Fight your prime enemy
---

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 30 de Dezembro de 2009, 01:26:09 »
é mais o sentimento da terrível sorte que o Lula têm em surfar a excepcional fase boa para o Brasil, ao invés de ser humilde e admitir isso. Mas ele prefere se gabar como se fosse o responsável pela bonança. Há implicância mais do que justificada pela atitude arrogante delle.

Abraços

Seria então uma espécie de "inveja" do Lula?  :o

Mas isso é apenas porque é o Lula, ou seria igual com outra pessoa? Se fosse o Serra, Aécio, FHC ou Ciro que estivessem na presidência, também seriam ferozmente atacados caso se declarassem responsáveis pela bonança?

O implicância, a meu ver, é específica com o Lula.

Há algo específico com Lula e o PT que os faz serem odiados por uma parcela das pessoas, independente do que façam ou digam, e independente do quanto os demais partidos façam igualzinho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!