Não, não vou repetir isso de novo porque seria trolagem de sua parte insistir em um ponto tão óbvio.
Se eu falo que espiritismo é uma merda, isso não é ideologia cara. O mesmo quando critico sua religião.
Definições para ideologia
...
...
ciência que trata da formação das ideias e da sua origem;
conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica e das aspirações dos grupos que as apresentam como imperativos da razão;
sistema organizado e fechado de ideias que serve de base a uma luta política.
Una ideología es el conjunto de ideas sobre el sistema existente (económico, social, político...), y que pretenden su conservación (ideologías conservadoras), su transformación (que puede ser radical, súbita, revolucionarias- o paulatina y pacífica -ideologías reformistas-) o la restauración del sistema previamente existente (ideologías reaccionarias).
Las ideologías suelen constar de dos componentes: una representación del sistema, y un programa de acción. La primera proporciona un punto de vista propio y particular sobre la realidad, vista desde un determinado ángulo, preconceptos o bases intelectuales, a partir del cual se analiza y enjuicia (crítica), habitualmente comparándolo con un sistema alternativo, real o ideal. El segundo tiene como objetivo de acercar en lo posible el sistema real existente al sistema ideal prentendido.
Bom, ideologia para mim é uma postura semelhante à dos pseudocientistas e religiosos. É fazer em relação à política, economia, filosofia, história, etc o mesmo que os criacionistas fazem na biologia, os homeopatas e médicos ortomoleculares na medicina, os psicanalistas na psicologia, etc), que é em suma: defender e tomar como pressuposto absolutamente válido coisas que não possuem comprovação nenhuma, ou que têm evidências contrárias.
Na verdade, eu nem sabia que existia uma definição "benigna" de ideologia, como a que estão tentando mostrar.
...
Marx foi extremamente influente, mas praticamente só escreveu merda.
Eu quero que Roberto Campos se dane. Não do a mínima para argumento de autoridade.
Se você quer defender o Marxismo e a mais valia, você sabe onde estão os tópicos e estamos esperando. Aliás discutir com você tem sido assim... você não tem argumento e fica falando de espantalhos.. mas eu apenas estou dizendo a maneira que você é cara, se mostrou em N posts
... idólatra do Lula, anti-americano, purista em relação ao consumo, defensor do MST, defensor de qualquer coisa que fala o lula... a vida é dura Juca, eu poderia ficar aqui tentando colocar meias palavras, mas não tenho idade para isso.