FZapp, a Inglaterra já lutara contra a escravidão antes de Marx, os estados unidos iniciaram a sua sem essa inspiração, assim como tantos outros países, incluindo Brasil e Argentina. Movimento sindicalista é uma articulação a parte, movimento sindicalista marxista é apenas uma corrente deste.
Portanto, não era apenas Marx que via os exageros da revolução industrial, ao contrário, e nem ele estabeleceu um marco na luta a favor dos direitos humanos.
Você coloca na conta de Marx coisas que passam bem longe de sua real importância.
1- É uma ideologia política contrária à democracia e liberdade individual;
2- É uma ideologia que se baseia em uma teoria econômica, sociológica e em um historicismo notoriamente falhos e obtusos, mas que é defendia dogmaticamente mesmo assim (como as religiões). Um político pregando a implantação do comunismo é análogo a um médico pregando a substituição da medicina científica pela homeopatia em todos os centros de saúde, com resultados análogos.
exatamente, o 1 se basta.
Sabe aquele de "nunca na história desse país " que ouvimos o tempo todo?
Existe uma tendência a pessoas que são comprometidas com uma ideologia/ídolo a sobrevalorizar os feitos de sua corrente em detrimento das demais.
Alguns poucos exemplos
- Atribuem todo o movimento que melhorou as relações empregado-patrão à esquerda
- associam a esquerda com progressista e a direita com conservadores e ainda que tal pessoa seja "conservadora" em economia insistem em extrapolar isso para conservadorismo de costumes por exemplo. Assim, acham estranho liberais apoiarem o movimento gay !!!!
- Se o índice de segurança de um estado governado por um "amigo" vai mal, se acha um ad hoc para minorar o papel do governo, por exemplo ao indicar que os estados ao redor também vão mal.
- Se a economia vai bem, se ignora o fato de todos os outros países em desenvolvimento estarem performando bem, esquece-se o papel do governo anterior, e coloca-se tudo na conta do governo "amigo"
- Se o movimento é violento e fala merda mas é amigo -- Ok, é apenas um desvio se comparado ao grande benefício que ele dá a nós
- Se o cara fala merda mas não é amigo.. pau nele.
- Se existe uma crítica ao governo amigo.. é perseguição ideológica. Se existe um elogio ao governo amigo, criticam também por não ter percebido o quão maravilhoso esse governo sempre foi.
Enfim, ao final, acho que
existem mentes crentes e não crentes. A mente crente vai achar durante sua vida alguma
oportunidade para exercer sua idolatria e religião, pode ser futebol, pode ser política, pode ser uma personalidade, uma estrela de cinema.. Uma vez que a mente crente se "colou" ao objeto de sua crença, toda sua mente passa a ficar obscurecida em assuntos relacionados ao seu objeto de crença ou ao que o crente percebe como antagônico ao seu objeto de crença.