O Renato, o FZapp, Stalin, Che, Fidel são todos farinhas do mesmo saco, ou seja, esquerdistas.. mas o Arcanjo, o Olavo, o Júlio Severo não são direitistas??
Desculpe novamente, mas foi isso o que eu entendi!!!
Eu nunca coloquei o Fzapp no mesmo saco que fidel porque não sou maluco. Veja o post acima e se não entender como se relaciona a isso tento deixar mais claro.
Bom , é assim... o que eu estava entendendo até agora:
Você sempre fala que marxismo é uma religião.. você sempre fala que as ditaduras são marxistas... o Fzapp não é de direita, portanto, é de esquerda e marxista.
não digo que as ditaduras são marxistas, digo que todas os sistemas marxistas são ditaduras. Evidentemente, existem ditaduras de outro viés.
Agora eu estou começando a entender o que você pensa sobre ideologias:
A esquerda tem uma ideologia e as pessoas se apegam a parte dela, por outro lado, essas mesmas pessoas agem de maneira que não condiz com a totalidade dessa ideologia (no seu ponto de vista) e, portanto, não podem ser considerada de esquerda.
Resumindo:
A esquerda - ou se preferir: A IDEOLOGIA DE ESQUERDA - tem coisas boas e ruins, mas as "coisas boas" não são exclusividade da esquerda, portanto alguém que admira essas "coisas boas" pode muito bem não ser esquerdista, mesmo afirmando que seja.
O problema é exatamente esse, não estar na totalidade do que?
Se eu fosse chutar o grau de aderência do Fzapp ao Marxismo, eu diria que seria uns 5% (devido ao saudosismo de sua juventude). E acredito que os principais pontos do Marxismo são negados por ele, diferentemente do que ocorre com o Eremita.
Então, para ele ser de esquerda, deve haver uma definição de esquerda que não leve em conta o Marxismo, e essa é a complicação.
Veja, sinceramente, eu não teria problema algum em ser tachado de esquerda, se eu soubesse o que isso significa. Eu odeio ditaduras, admiro o Lula, acho necessário a regulamentação da economia e meus amigos me chamam de esquerda... but.... não consigo encaixar-me em uma definição de esquerda que seja explicativa.
Eu sou capitalista, progressista, democrático, etc...