Vamos fazer a cirurgia periodontal, algumas extraçoes dos elementos perdidos e vou tentar a reabilitaçao dela no PPI.
Ou seja, vai tirar alguns dentes e raspar até tirar a placa nos que sobraram. E depois? Dentadura? Ou implante? Você vai usar laser na cirurgia?
Tudo dentro do SUS em um municipio do tamanho de um ovo.
Em dezembro de 2006 o governo repassou para o RN 1.784.152,05* e o RN tem 3.137.541, ou seja, ele investiu R$1,75 em saúde por habitante (Nossa, aí quase ninguém deve ficar doente) Sabe quanto eu pago pelo meu plano de saúde? + de 100,00 reais por mês.
E tem mais, todo brasileiro dá 4 meses de salário para o governo por ano. Se você ganha mil reais por mês, você dá 4 mil por ano, e o governo investe 21,00 na sua saúde por ano.
No Paraná o governo repassou 7.597.062,05 por mês e a população é de 10.686.247 habitantes. Ou 1,40 por pessoa (menos que o seu estado).
É sério essa história de que o SUS é bom? Como pode ser bom se o governo investe menos de 2,00 reais por mês?
Olha, o MAIOR problema do SUS e de gestao. Dinheiro tem e e repassado pelo MS, mas quem gere esses recursos e decide onde vai aplica-los e o municipio.
A gestão de R$1,75 por pessoa, tem que fazer um malabarismo enorme pra poder atender a população. não sei como conseguem... ou as pessoas devem morrer antes de ser atendidas, e as que tem sorte recebem esse tratamento "excelente", ou sei lá... deve ser um milagre.
Outro problema sao alguns profissionais do sistema, que consideram o emprego publico apenas uma fonte de dinheiro, mas nao sao todos nao.
Eu sei que não são todos, são quase todos. No posto de saúde, os atendentes, auxiliares de enfermagem e etc... tratam as pessoas como se fossem
cachorros ratos (cachorros recebem tratamento muito melhor). Tem médicos que até tentam ajudar, mas com tanta gente
grossa, tratando mal as pessoas, não dá pra fazer milagre
(ou talvez dá, se o sus é maravilhoso com 2,00 reais por mês).
No PSO eu entro as 7h e deveria sair as 19h, mas acabo saindo umas 20h, mesmo depois do colega ter chegado, por causa de um atendimento, e nao sou o unico assim, na verdade a maioria e.
Talvez só os médicos e odontologistas fazem isso. Aqui tem médicos que "atendem"
uma pessoa por hora, e na verdade a pessoa é atendida em 10 minutos e o médico fica lá batendo papo, tomando cafézinho, até resolver chamar outro paciente. (eu já ví isso, minha irmã não tem plano de saúde).
No outro municipio em que atendo, no PSB, sao marcadas um numero X de fichas e SEMPRE atendemos umas 2X, fora atendimentos na casa do paciente, quando ele nao pode se locomover, tenho uma assim com sequela de AVC e uma outra com sindrome do panico. Fora que se for ao meu consultorio ou no posto, seria atendida do mesmo jeito, e nao sou a excessao aqui.
Isso é excessão. E parece até mito popular, porque eu nunca ví isso acontecer (nem com médico particular, imagine do SUS).
Nem o SAMU, que só tem auxiliar de enfermagem que perguntam porque a pessoa tá sufocando, de tão preparados que são.
Conheço, contudo, colegas que nao fazem nada no serviço publico e so querem sair logo para ir logo para o seu consultorio, mas esses estao se tornando minoria.
Minoria? As vezes parece que você não tá falando do SUS.
Quanto ao financiamento, acesse esse site www.datasus.gov.br, e veja quanto seu municipio recebe pelos blocos de atençao, depois cobre dos gestores.
Eu pesquisei, e fiquei frustrada. 1,40 por mês? Por que o seu estado recebe 1,75? Por que eu pago 4 meses só em impostos pro governo usar só 1,40 por mês no SUS?
O SUS não é bom, e não é só a gestão não. E tudo que você falou aí, mais parece mito popular do que verdade. Não tem como o SUS ser bom, é economicamente impossível, o governo só repassa uns 2,00 reais por habitante no máximo. Você já viu plano de saúde custando 2,00 reais por mês? É inviável.
*Pesquisei no datasus.