Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155132 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Problemas do SUS
« Resposta #75 Online: 11 de Março de 2013, 13:32:52 »
Quando eu fiquei desempregado, minha maior preocupação era depender do SUS caso algo acontecesse. Eu já acompanhei muitos amigos e familiares pelo SUS e digo que ninguém deveria depender dele para nada.

É como falaram aqui em cima, pode até ter algo que funcione, mas na esmagadora maioria dos casos, o SUS é simplesmente desumano.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 11 de Março de 2013, 14:29:32 »
segundo a besta do Lula, o SUS está beirando a perfeição.

Brincadeiras a parte, realmente não entendo como se defende o SUS nesse site. E coincidentemente ou não, os que defendem adooram o PT.

Podem deixar de pagar o plano particular..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 11 de Março de 2013, 15:23:00 »
Quando eu fiquei desempregado, minha maior preocupação era depender do SUS caso algo acontecesse. Eu já acompanhei muitos amigos e familiares pelo SUS e digo que ninguém deveria depender dele para nada.

É como falaram aqui em cima, pode até ter algo que funcione, mas na esmagadora maioria dos casos, o SUS é simplesmente desumano.
è vacinado? Já almoçou em restaurante? Já bebeu água? já tomou algum medicamento? já foi em alguma clínica particular? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, então em algum momento já se utilizou do SUS.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #78 Online: 11 de Março de 2013, 15:30:59 »
O Banco de Olhos de Sorocaba funciona lindamente quando encaminhado pelo SUS.
Mas muitos Postos de Saúde são uma porcaria. Vejo isso sempre quando vou em qualquer P.A daqui da cidade: Quando tem excelente higiene e rápido atendimento, nem te olham direito e encaminham pra Santa Casa do Chá de Cadeira; E quando o médico é bom e resolve seus problemas, tem que ter cuidado onde senta, pisa, passa a mão...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 11 de Março de 2013, 16:06:35 »

è vacinado? Já almoçou em restaurante? Já bebeu água? já tomou algum medicamento? já foi em alguma clínica particular? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, então em algum momento já se utilizou do SUS.

O que não quer dizer que ele sirva para algo quando você precisa dele. Você está olhando o grupo dos atendidos e esquecendo de ver o grupo dos que não são ou o são pessimamente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #80 Online: 11 de Março de 2013, 16:18:25 »

O que não quer dizer que ele sirva para algo quando você precisa dele. Você está olhando o grupo dos atendidos e esquecendo de ver o grupo dos que não são ou o são pessimamente.

Nesse caso seria: Já deitou no chão de um hospital? Já foi diagnosticado com virose? Já teve médico com visão de raio X? Já esperou 8 meses para uma biopsia de um tumor no útero? Já deu à luz ao seu tumor? Seu tumor tem agora 5 anos, está na pré-escola e responde pelo nome de Jaime? No retorno pra levar o resultado da biópsia ficou constatada a séria possibilidade de você estar grávida?

Se sim, você já foi atendido pelo SUS... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #81 Online: 11 de Março de 2013, 16:26:19 »
A Vigilância Sanitária faz parte do SUS, acho que todo mundo aqui utiliza o sistema... :)
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #82 Online: 11 de Março de 2013, 16:30:27 »
Vigilância Sanitária = Homens maus que fecham padarias/lanchonetes populares das esquinas da vida. E multam.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #83 Online: 11 de Março de 2013, 16:42:58 »

Seu...seu...

...petista.  :lol:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #84 Online: 11 de Março de 2013, 16:45:54 »
Derfel finalmente saiu do armário  :yahoo:

Ta vendo como não é dificil, Geo?! Siga o exemplo :biglol:

- Skid Row

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 11 de Março de 2013, 17:58:11 »
Mas Derfel e Juca, vocês realmente acham o serviço do SUS aceitável? Vocês colocam o que ele faz, que deveria ser obrigação, como se fosse vantagem. Se fosse um serviço privado (vamos chamar de SPV, Sistema Privado de Saúde  :hihi:) seria justificável acontecerem casos terríveis como os que vemos na mídia (ou mesmo ao vivo, basta passar em frente a um hospital público)? Valeria como justificativa dizermos que "ah, mas tem muita gente boa no SPV", "ah, mas se você já foi vacinado, já usou o SPV"...

Não estou dizendo que não haja funcionários bons no SUS, pelo contrário, tenho certeza absoluta de que existem, e acredito, sem ironia alguma, que sejam a maioria. E também aceito que alguns setores/unidades/programas do SUS podem funcionar bem. Mas no saldo final o SUS, para ficar ruim, vai ter que melhorar muito, porque atualmente ele é péssimo.

Todos os serviços que usamos no dia a dia são avaliados pela eficiência. Adianta muito pouco o SUS fazer um bom trabalho na vacinação, mas ao mesmo tempo pessoas morrerem diariamente nas filas nos hospitais. Prestar um bom serviço é (ou deveria ser) obrigação. Quando o SUS faz um bom trabalho na vacinação, é obrigação dele, nada mais. No dia em que ele conseguir estender esse bom trabalho para todas as suas funções, poderemos dizer que é um bom serviço. Mas hoje, pelos mais diversos motivos, o SUS é uma de uma ruindade vergonhosa.
"Deus prefere os ateus"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 11 de Março de 2013, 18:02:09 »
segundo a besta do Lula, o SUS está beirando a perfeição.

E desde quando o Lula fala algo que preste?

Brincadeiras a parte, realmente não entendo como se defende o SUS nesse site. E coincidentemente ou não, os que defendem adooram o PT.

Eu não defendo o SUS como ele é atualmente. Já deixei claro na minha mensagem anterior e em outras aqui no fórum que defendo o projeto que foi criado para a saúde pública brasileira, que é um dos melhores do mundo, e que se fosse levado a sério como deveria pelo governo tornaria o SUS um sistema do mesmo nível dos europeus que adotam sistemas similares. E ao contrário do que o parcus insinua, eu não sou nenhum leigo que vê tudo de longe. Conheço muito bem tanto os pacientes vítimas de um péssimo atendimento do SUS com uma via-crucis de meses antes de um diagnóstico correto, como os que tiveram a sorte de receber aquilo que o sistema deveria fornecer a todos.

Aliás, o exemplo dado pelo Derfel e a sua contra-argumentação de que aquilo é só o grupo dos atendidos confirma exatamente aquilo que eu disse. Ele representa tudo aquilo que o SUS seria para todos os brasileiros, se fosse encarado e gerido como deveria.

É uma lógica simples. O SUS funciona muito bem onde é bem gerido, o que desmente o que o parcus disse que não funcionaria de jeito nenhum. Onde é mal gerido, é um lixo. Conseqüentemente, se for bem gerido em todas as unidades, vai funcionar bem em todas as unidades.

Ah, e eu não adooro o PT.

Podem deixar de pagar o plano particular..

Como eu também já disse, se o SUS funcionasse como deveria, os planos particulares teriam que ser muito bons para sobreviver.

Só mais uma coisa. O Derfel também está certo em um ponto. Existem sim no SUS serviços que são bons e alcançam a todos. Um exemplo é a vacinação.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 11 de Março de 2013, 18:19:22 »

Nesse caso seria: Já deitou no chão de um hospital? Já foi diagnosticado com virose? Já teve médico com visão de raio X? Já esperou 8 meses para uma biopsia de um tumor no útero? Já deu à luz ao seu tumor? Seu tumor tem agora 5 anos, está na pré-escola e responde pelo nome de Jaime? No retorno pra levar o resultado da biópsia ficou constatada a séria possibilidade de você estar grávida?

Hehehehehehehehe.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 11 de Março de 2013, 18:24:53 »

è vacinado?

Não entendi.

Você quer dizer que só existem vacinas pelo SUS (o que não é um fato) ou este faz algum controle de qualidade em todos os medicamentos, incluindo as vacinas?

Já almoçou em restaurante?

Já. E muitos tinham cozinhas horríveis mas liberadas pela Vigilância Sanitária.

Já bebeu água?

Sim. E?

já tomou algum medicamento?

O controle é de algum órgão do Ministério da Saúde ou é do SUS?

já foi em alguma clínica particular?

Deve ser quase o mesmo caso do restaurante, não?

Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, então em algum momento já se utilizou do SUS.

Mas que poderia ser feito por qualquer outro órgão, privado inclusive.
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 21:01:37 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 11 de Março de 2013, 18:28:06 »

É uma lógica simples. O SUS funciona muito bem onde é bem gerido, o que desmente o que o parcus disse que não funcionaria de jeito nenhum. Onde é mal gerido, é um lixo. Conseqüentemente, se for bem gerido em todas as unidades, vai funcionar bem em todas as unidades.

Acho que somente essa frase já resume tudo. Uma coisa que as pessoas esquecem é que o SUS é gerido localmente, principalmente nos municípios. Então você vai encontrar municípios bem geridos (que, talvez, possam ser minoria) e municípios mal geridos. Mesmo no nível local, ainda assim você encontra unidades bem administradas e outras não. Porém, se o sistema está sendo bem gerido, com certeza NÃO será notícia (ou, no máximo, uma notinha de rodapé).
Um exemplo de iniciativa interessante: http://www.telessaudebrasil.org.br/ (o do RN ainda está em implantação, no laboratório está melhor que o que está no ar).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 11 de Março de 2013, 20:07:25 »

è vacinado?

Não entendi.

Você quer dizer que só existem vacinas pelo SUS (o que não é um fato) ou este faz algum controle de qualidade em todos os medicamentos, incluindo as vacinas?

Ainda que seja vacinado pela rede privada (o que é uma minoria da população), todo estabelecimento de saúde é fiscalizada e controlado pela VISA, que também controla a comercialização e fiscalização das vacinas

Se foram mesmo liberadas pela visa estando sem condições de uso, falha da vigilância de Curitiba. Em todo caso, a vigilância age em duas frentes: preventivamente na definição de normas e procedimentos de uso na manipulação de alimentos e condições sanitárias do ambiente (a Vigilância Sanitária) e na investigação de surtos, quando ocorrem, para identificação, dentre outras coisas, de falhas no processo (a Vigilância Epidemiológica). Se não está funcionando em seu município, sugiro denúncia na Ouvidoria do SUS (pelo tel. 136 ou pelo site: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1624 )

Já bebeu água?

Sim. E?

A qualidade da água de abastecimento também é monitorada pelo SUS, através do Vigi-água (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1255 ), normalmente fica dentro da vigilância ambiental do município e/ou estado.

é da ANVISA, que faz parte do SUS.

Deve ser quase o mesmo caso do restaurante, não.

É controlado pela Visa também, mas também através do SCNES (que é o cadastro nacional de estabelecimento de saúde), que monitora o serviço existente no município. Utiliza também medicamentos e insumos que foram fiscalizados e normatizados pela ANVISA. Dependendo do município, os médicos atendentes ainda tiveram alguma qualificação pelo SUS municipal/estadual (por exemplo: dengue, tuberculose).

Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, então em algum momento já se utilizou do SUS.

era assim antes de 80.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 11 de Março de 2013, 20:14:36 »
Mas Derfel e Juca, vocês realmente acham o serviço do SUS aceitável? Vocês colocam o que ele faz, que deveria ser obrigação, como se fosse vantagem. Se fosse um serviço privado (vamos chamar de SPV, Sistema Privado de Saúde  :hihi:) seria justificável acontecerem casos terríveis como os que vemos na mídia (ou mesmo ao vivo, basta passar em frente a um hospital público)? Valeria como justificativa dizermos que "ah, mas tem muita gente boa no SPV", "ah, mas se você já foi vacinado, já usou o SPV"...

Não estou dizendo que não haja funcionários bons no SUS, pelo contrário, tenho certeza absoluta de que existem, e acredito, sem ironia alguma, que sejam a maioria. E também aceito que alguns setores/unidades/programas do SUS podem funcionar bem. Mas no saldo final o SUS, para ficar ruim, vai ter que melhorar muito, porque atualmente ele é péssimo.

Todos os serviços que usamos no dia a dia são avaliados pela eficiência. Adianta muito pouco o SUS fazer um bom trabalho na vacinação, mas ao mesmo tempo pessoas morrerem diariamente nas filas nos hospitais. Prestar um bom serviço é (ou deveria ser) obrigação. Quando o SUS faz um bom trabalho na vacinação, é obrigação dele, nada mais. No dia em que ele conseguir estender esse bom trabalho para todas as suas funções, poderemos dizer que é um bom serviço. Mas hoje, pelos mais diversos motivos, o SUS é uma de uma ruindade vergonhosa.

Exatamente isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 11 de Março de 2013, 20:15:54 »
...
É uma lógica simples. O SUS funciona muito bem onde é bem gerido,...

Logo o bom funcionamento é exceção e não regra.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 11 de Março de 2013, 20:16:38 »

:biglol:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 11 de Março de 2013, 21:07:07 »

è vacinado?

Não entendi.

Ainda que seja vacinado pela rede privada (o que é uma minoria da população), todo estabelecimento de saúde é fiscalizada e controlado pela VISA, que também controla a comercialização e fiscalização das vacinas

Se foram mesmo liberadas pela visa estando sem condições de uso, falha da vigilância de Curitiba. Em todo caso, a vigilância age em duas frentes: preventivamente na definição de normas e procedimentos de uso na manipulação de alimentos e condições sanitárias do ambiente (a Vigilância Sanitária) e na investigação de surtos, quando ocorrem, para identificação, dentre outras coisas, de falhas no processo (a Vigilância Epidemiológica). Se não está funcionando em seu município, sugiro denúncia na Ouvidoria do SUS (pelo tel. 136 ou pelo site: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1624 )

Já bebeu água?

Sim. E?

A qualidade da água de abastecimento também é monitorada pelo SUS, através do Vigi-água (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1255 ), normalmente fica dentro da vigilância ambiental do município e/ou estado.

é da ANVISA, que faz parte do SUS.

Deve ser quase o mesmo caso do restaurante, não.

É controlado pela Visa também, mas também através do SCNES (que é o cadastro nacional de estabelecimento de saúde), que monitora o serviço existente no município. Utiliza também medicamentos e insumos que foram fiscalizados e normatizados pela ANVISA. Dependendo do município, os médicos atendentes ainda tiveram alguma qualificação pelo SUS municipal/estadual (por exemplo: dengue, tuberculose).

era assim antes de 80.

Derfel, agora acho que você deu uma certa forçada de barra :lol:...

Só porque o SUS fiscaliza a qualidade de água, medicamentos e restaurantes, toda vez que vou em um restaurante, bebo água ou tomo remédio estou "usando" o SUS?

Então toda vez que vou ao Banco estou "usando" o BACEN ou outro órgão fiscalizador do sistema financeiro? Cada vez que ando de carro estou "usando" o DETRAN?

Sei não, mas citar estas coisas como fatores de eficiência do SUS me parece meio forçado... e sei lá se a ANVISA e cia realmente estão fiscalizando esse troço direito  :hihi:...

"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 11 de Março de 2013, 21:19:04 »
também não sei, mas aposto que não (pela estrutura ineficiente que temos no Brasil). Seria uma aberração ter um órgão público fazendo algo de maneira competente e não espero nesse caso encontrar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 11 de Março de 2013, 22:32:17 »
O problema é que quando se fala em sus apenas é visto (e criticado) uma fração dele. E dessa fração, a assistência, o foco é ainda reduzido à assistência médico-hospitalar e isso é ainda mais afunilado para a assistência médico-hospitalar da urgência e emergência. Talvez essa seja a parte mais visível (até porque mais aparece na mídia), mas não é a totalidade do SUS.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 11 de Março de 2013, 22:52:23 »
Por isso que eu digo que com certeza existem coisas boas no SUS.

O problema é que só podemos analisar a nossa realidade e a realidade da maioria das pessoas que usam o sistema, que é o atendimento médico-hospitalar tanto para casos comuns quanto para urgentes. E esse atendimento é degradante.

Meu pai quando estava sem plano de saúde, teve pedras na vesícula e foi atendido pelo SUS. Quando descobriram o que era, falaram que ele ia ser internado, o único problema é que não tinha leito vago, e meu pai teve que passar a noite em uma cadeira, em um corredor com mais um monte de doentes, com uma dor dos infernos, e sem ao menos um ventilador para ajudar com o calorão (era uma noite MUITO quente de verão). E a previsão para cirurgia era de 10 a 15 dias.

Eu fui pra casa me sentindo o pior lixo do mundo por não ter o que fazer para meu pai não precisar passar por aquela situação, me senti mal até mesmo por deitar na minha cama confortável enquanto ele estava lá, com dor e em uma cadeira em um corredor qualquer.

No final ainda demos sorte que aconteceu algo que fez com que ele fosse operado um dia depois, e não precisou esperar os 10~15 dias. Eu só sei que eu não desejo que ninguém precise ver um ente querido atirado em um corredor de hospital, com dor, e não tenha como mudar essa situação. É um sentimento de impotência foda.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 12 de Março de 2013, 08:22:38 »
Não me importo se o SUS faz bem a parte de precaução. Quando você mais precisa simplesmente ele não está lá. Para minha empregada ser atendida minha esposa teve que ir junto para fazer escândalo. Na boa o SUS é um lixo e um lixo caro ao contribuinte.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 12 de Março de 2013, 11:34:55 »
É verdade que partes do SUS funcionam bem, a vacinação é a mais óbvia. Mas infelizmente, isso não faz com que o serviço possa ser chamado de bom, porque o objetivo dele é vacinação E atendimento.

Se você colocar seu filho em uma escola, e ela for excelente no ensino de geografia e história, mas não ensinar matemática e português terrivelmente, você classificará esta escola como boa? Se você aluga uma casa, e os quartos tem cama king size, TV de led de 50 polegadas, ar condicionado, lençol de cetim, etc, mas a sala não tem teto, você vai ficar satisfeito?

Se o contribuinte paga, o que funciona nada mais é do que a obrigação de quem está prestando o serviço. Não faz sentido focar na "parte que funciona". Ainda mais se tratando de saúde, envolvendo questões literalmente de vida e morte.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!