Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155133 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re:Problemas do SUS
« Resposta #100 Online: 12 de Março de 2013, 12:18:27 »
Ainda que seja vacinado pela rede privada (o que é uma minoria da população), todo estabelecimento de saúde é fiscalizada e controlado pela VISA, que também controla a comercialização e fiscalização das vacinas
(..)
Já almoçou em restaurante?
(...)
Se foram mesmo liberadas pela visa estando sem condições de uso, falha da vigilância de Curitiba. Em todo caso, a vigilância age em duas frentes: preventivamente na definição de normas e procedimentos de uso na manipulação de alimentos e condições sanitárias do ambiente (a Vigilância Sanitária) e na investigação de surtos, quando ocorrem, para identificação, dentre outras coisas, de falhas no processo (a Vigilância Epidemiológica). Se não está funcionando em seu município, sugiro denúncia na Ouvidoria do SUS (pelo tel. 136 ou pelo site: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1624 )
(...)
A qualidade da água de abastecimento também é monitorada pelo SUS, através do Vigi-água (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1255 ), normalmente fica dentro da vigilância ambiental do município e/ou estado.

(...)
é da ANVISA, que faz parte do SUS.
(...)
É controlado pela Visa também, mas também através do SCNES (que é o cadastro nacional de estabelecimento de saúde), que monitora o serviço existente no município. Utiliza também medicamentos e insumos que foram fiscalizados e normatizados pela ANVISA. Dependendo do município, os médicos atendentes ainda tiveram alguma qualificação pelo SUS municipal/estadual (por exemplo: dengue, tuberculose).
Você tá falando da mesma ANVISA que eu to imaginando ou é uma de uma realidade paralela?

Porque a ANVISA que todos conhecem (especialmente médicos e farmacêuticos) está tomando decisões questionáveis e arbitrárias porque tem como presidente uma pessoa (que dizem os boatos) não é muito fã de remédios.

E por causa disso existe um projeto de lei (que não surgiu da mente iluminada de nenhum deputado e sim por pressão da sociedade) onde ela perde o direito de proibir emagrecedores (conheço o argumento chinfrim da ANVISA pra isso, um estudo tosco de 2004 ou 2007). Essa é só a pontinha do iceberg.

Lembra de Santa Maria? Pois é....lembra do incêndio? da intoxicação por cianeto? lembra dos lotes de hidroxicobalamina que vieram dos EUA pra cá? A primeira pergunta é: por que tiveram que vir de lá? Simples, a ANVISA não libera esse remédio no Brasil, mesmo sendo pedido por médicos, apresentando estudos, argumentando...

Tem mais... Existe um remédio pra mieloma múltiplo, aprovado em países decentes, e proibido pela ANVISA. Quem tiver dinheiro pra ir pra esses países vai ter um tratamento decente, quem não pode só Deus sabe que tipo de homeopatia oferecem.
 :nojo:
A ANVISA é um órgão tão tosco e que é dirigido por pessoas que vivem em universos paralelos, onde médicos não são ouvidos. E tomara que aquele projeto de lei passe, assim a ANVISA perde o status de agência ditatorial reguladora, porque isso vai abrir um precedente enorme que vai impedir ela de proibir qualquer remédio. Parece ruim, a visão do apocalipse, mas vai ser um sinal de que todos os funcionários e dirigentes terão de ser trocados e a agência repensada.

E isso é só os remédios, você deve ter visto o fantástico ontem, e visto a eficiência na fiscalização da carne e aí poderíamos começar a discutir a parte de alimentos e a ANVISA.

Conclusão: Nem essa parte SUS funciona e ainda faz a sociedade ser irracional a ponto de extinguir algo que possa proibir remédios prejudiciais de verdade (por consenso de médicos, farmacêuticos e estudos).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 12 de Março de 2013, 18:45:40 »
É verdade que partes do SUS funcionam bem, a vacinação é a mais óbvia. Mas infelizmente, isso não faz com que o serviço possa ser chamado de bom, porque o objetivo dele é vacinação E atendimento.

Se você colocar seu filho em uma escola, e ela for excelente no ensino de geografia e história, mas não ensinar matemática e português terrivelmente, você classificará esta escola como boa? Se você aluga uma casa, e os quartos tem cama king size, TV de led de 50 polegadas, ar condicionado, lençol de cetim, etc, mas a sala não tem teto, você vai ficar satisfeito?

Se o contribuinte paga, o que funciona nada mais é do que a obrigação de quem está prestando o serviço. Não faz sentido focar na "parte que funciona". Ainda mais se tratando de saúde, envolvendo questões literalmente de vida e morte.

O que questiono, Fabrício, não é que o SUS tenha problemas (ele tem, e muitos, e não são os hospitais), mas que haja uma generalização que o SUS simplesmente não preste. Por pior que esteja hoje, encontra-se melhor que há 10 ou 15 anos. É um processo em construção que possui avanços e retrocessos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 12 de Março de 2013, 19:32:01 »
Derfel um dos grandes defeitos dos gestores em geral é qualificar a qualidade de seu trabalho olhando da porta para dentro e não com critérios objetivos do nível de serviço que é prestado aos usuários. Todos nós aqui podemos citar dezenas de casos de puro descaso que ocorrerem,  sem contar o que a mídia publica diariamente.

sugiro que tente usar indicadores e não a experiência própria pois muitas vezes estamos envolvidos emocionalmente com nosso trabalho. Por exemplo não dá para dizer que algo está bom por estar menos ruim.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 12 de Março de 2013, 22:26:20 »
Indicadores são o que mais existem. A redução da mortalidade infantil é um deles. Mas existem outros (que não posso mostrar aqui porque estou no celular). No pacto pela saúde existem uns 20 indicadores, no pmaq-ab são 47 e no COAP existem outros tantos.
Alguma coisa pode ser vista aqui http://189.28.128.178/sage/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 12 de Março de 2013, 22:51:01 »
olhe a lei de goodhart.

E se os indicadores não mostram o desastre que todos conhecem eles são incompletos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Março de 2013, 10:53:28 »
Ou seja, se não mostram o que você quer ouvir, então são incompletos. Que indicadores sugere então?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #106 Online: 13 de Março de 2013, 12:34:25 »
Daqui a pouco vai começar a chamar os indicadores de petista. :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Março de 2013, 13:42:46 »
Ou seja, se não mostram o que você quer ouvir, então são incompletos. Que indicadores sugere então?

Para começar a avaliação de qualidade deve ser feita por uma entidade independente. Isto evitará a maior parte dos erros na geração de informações. Na continuidade, os indicadores devem ser contextualizados.

E porque deve ser feito isto? Exemplo. Eu posso afirmar que se a mortalidade infantil passou de 100/1.000 para 80/1.000 houve uma redução de 20,00%. Ótimo.

Mas quantas pessoas foram convocadas neste processo? Qual foi o custo total e per capita para conseguir tal redução? A taxa atual é aceitável para países nas mesmas condições?

Outra questão importante. Se o SUS se propõe a prestar um serviço geral de saúde de muito boa qualidade para toda a população, o que importa é que a qualidade da gestão também deve ser ótima, seja ela municipal, estadual, federal, mundial ou galáctica. E hoje a maioria dos serviços varia entre o sofrível e o muito ruim e, para o meu caso em particular, é péssimo porque eu continuo a pagar um elevado valor em impostos e NÃO TENHO DISPONÍVEL um serviço de saúde de boa qualidade.
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 18:13:40 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 13 de Março de 2013, 14:02:57 »

Simples Derfel quais indicadores mostram o tempo de atendimento por doenças? Por região? Qual dá um idéia desse desastre (ou a não existência dele) de pessoas que passam a noite e não são atendidas, ou mesmo meses? Ou você quer reduzir a realidade aos indicadores positivos?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 13 de Março de 2013, 14:15:33 »
Simples Derfel quais indicadores mostram o tempo de atendimento por doenças? Por região? Qual dá um idéia desse desastre (ou a não existência dele) de pessoas que passam a noite e não são atendidas, ou mesmo meses? Ou você quer reduzir a realidade aos indicadores positivos?

E mesmo que os indicadores sejam os melhores possíveis, enquanto houver gente morrendo nas filas, deitadas em macas nos corredores ou mesmo no chão dos hospitais, ou tendo que esperar meses por um tratamento urgente, classificar o SUS como ruim será muito boa vontade, porque  para ser ruim ele ainda tem que melhorar muito.
"Deus prefere os ateus"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #110 Online: 13 de Março de 2013, 14:52:46 »
Talvez "ruim" é mais aplicável aqui. Acho que não mencionaram, mas o SUS também distribui alguns remédios baratos, caros e carissimos. E sobrevive a tantas e tantas corrupções de seus colaboradores (incluindo médicos).
Não é "saudável" depender só dele, mas também não é tão desprezível assim. Já tive convênios bem ruins, e foi melhor ficar sem.
Ta certo que não vale o preço que é cobrado (A CPMF não era  pra saúde?).

:offtopic:

Já que o preço pelo SUS é abusivo, o Governo deveria intervir...não pera...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 13 de Março de 2013, 14:59:47 »
Daqui a pouco vai começar a chamar os indicadores de petista. :lol:

Se indicador petista quer dizer mentiroso, falacioso ou de má fé podemos dar esse nome sim,  você quem sabe. Deveria existir indicadores que representam a qualidade do atendimento, equipamentos adequados, procedimentos corretos, prazo adequado, etc..
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 15:03:07 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #112 Online: 13 de Março de 2013, 15:30:49 »
Simples Derfel quais indicadores mostram o tempo de atendimento por doenças? Por região? Qual dá um idéia desse desastre (ou a não existência dele) de pessoas que passam a noite e não são atendidas, ou mesmo meses?
"Tempo de espera", "quantidade de atendidos", "satifação do cliente" e afins não são suficientes para cada um formar um índice. Poderiam juntar os dados sobre cada um deles e formar um índice, estipulando valores relacionados à altas ou baixas qualidades, mas um bom fator poderia levantar outro e vice versa.

Você não quer indicadores, você quer análises estatísicas específicas.
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 15:40:27 por Price »
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 13 de Março de 2013, 18:25:49 »
 na verdade não, indicador pode representar informações específicas. Exemplos na indústria como churn em telecomunicações,  rpm em travel, etc.. Indicadores de diversas perspectivas (qualidade,  financeiro,  etc..) podem ser definidos em qualquer granularidade em um BSC.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 20 de Março de 2013, 22:16:12 »
churras fim de semana. A mãe do namorado de minha irmã demorou quase cinco meses para ser atendido por um clínico. Não sabia disso, mas me contaram que a espera por um cardiologista ainda é maior.

Qual critério eu posso usar para poder chamar isso de ruim e não de lixo?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #115 Online: 21 de Março de 2013, 09:30:47 »
churras fim de semana. A mãe do namorado de minha irmã demorou quase cinco meses para ser atendido por um clínico. Não sabia disso, mas me contaram que a espera por um cardiologista ainda é maior.

Critério ideológico.
Se está do mesmo lado da turma que define, implanta e se responsabiliza pela prática, pode-se dizer: "Sim, confesso que devem existir alguns pontos ruins..."

Há também o critério passional, que define como "tudo bem" enquanto não é a sua mãe se f*dendo na fila.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 21 de Março de 2013, 09:46:02 »

Critério ideológico.
Se está do mesmo lado da turma que define, implanta e se responsabiliza pela prática, pode-se dizer: "Sim, confesso que devem existir alguns pontos ruins..."

Há também o critério passional, que define como "tudo bem" enquanto não é a sua mãe se f*dendo na fila.

Qual a turma que ideologicamente implementa, define e se responsabiliza pela prática?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #117 Online: 21 de Março de 2013, 10:22:47 »

Critério ideológico.

Qual a turma que ideologicamente implementa, define e se responsabiliza pela prática?

A turma que ideologicamente define, implementa e se responsabiliza pela prática, atualmente, é a do estado segmentada nas diversas esferas do governo. Segundo:

Lei nº 8.080 - Art. 7º:
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde - SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal[...]
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf

Art. 198:
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;[...]
http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf196a200.htm

Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde - Serviços Correspondentes - L-008.080-1990
Título II
Do Sistema Único de Saúde

Capítulo III
Da Organização, da Direção e da Gestão

Art. 8º : As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente. [...]

Art. 9º A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e

III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
http://www.dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008080/1990-008080-08-14.htm#Art. 9º

O Ministério > Estrutura e competências
O Ministério da Saúde tem a função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.

O ministério tem o desafio de garantir o direito do cidadão ao atendimento à saúde e dar condições para que esse direito esteja ao alcance de todos, independente da condição social de cada um.
Os assuntos de competência do Ministério da Saúde são:

•Política Nacional de Saúde
•Coordenação e fiscalização do Sistema Único de Saúde
•Saúde ambiental e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, inclusive a dos trabalhadores e dos índios
•Informações de saúde
•Insumos críticos para a saúde
•Ação preventiva em geral, vigilância e controle sanitário de fronteiras e de portos marítimos, fluviais e aéreos
•Vigilância de saúde, especialmente drogas, medicamentos e alimentos
•Pesquisa científica e tecnologia na área de saúde

[...]

Unidades Subordinadas
A estrutura central do Ministério da Saúde é composta por seis secretarias responsáveis por elaborar, propor e implementar as políticas de saúde, sendo, assim, as executoras das atividades finalísticas do órgão. Outras unidades que compõem o ministério são a secretaria-executiva, o gabinete do ministro e a consultoria jurídica, responsáveis por atividades de assessoria e assistência direta às ações do ministro.
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/area/331/estrutura-e-competencias.html

Lembrando que o atual ministro da saúde é Médico (!), é do PT e está na cadeira desde 2011.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #118 Online: 21 de Março de 2013, 10:27:04 »
Ao que parece, a única vez que o SUS deu uma andada, foi justamente na gestão do Serra no Ministério da Saúde. E mesmo os anteriores a ele não faziam grande coisa.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #119 Online: 21 de Março de 2013, 10:45:06 »
Na verdde muita coisa melhorou no SUS, um conjunto de coisas implantadas em diversos níveis de governo por diversas matizes políticas.
Alguns programas  como o medico de familia, ampliação das mamografias, vacinação, distribuição de medicamentos, AIDS, etc... tem sucesso (relativo) inimaginável há vinte anos.
Isso não significa que o sistema como um todo seja bom por critérios sujetivos ou objetivos, uma das coisas que mais dificulta a avaliação é que por ser essencialmente descentralizado há muita assimetria de qualidade
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 21 de Março de 2013, 11:27:44 »
Existe assimetria que varia de ruim a lixo,  passando entre esses extremos por vergonhoso e desesperador.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #121 Online: 21 de Março de 2013, 11:45:40 »
E existe o coitadismo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 21 de Março de 2013, 11:58:04 »
Existe assimetria que varia de ruim a lixo,  passando entre esses extremos por vergonhoso e desesperador.

Quando entro num posto de saúde, peço uma vacina, espero 10 minutos e sou vacinado, isso é lixo?

Quando tenho um acidente de moto, preciso de uma UTI, espero 30 minutos por uma vaga isso é lixo?

Quando tenho febre, vou a um pronto socorro, espero 45 minutos sou medicado e atendido, isso é lixo?

Obviamente a espera de 5 meses por uma consulta realmente é um lixo, e existem coisa que precisam ser melhoradas em muito.

Como  as coisas aqui são baseadas mais no subjetivismo de cada um do que em dados concretos, esses fatos que eu coloquei acima são os mais corriqueiros que eu vejo, e não vejo nenhum elogio a um sistema que também é eficiente em muitos casos, existindo até tentativa de ideologizar o debate de um serviço público e universal.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #123 Online: 21 de Março de 2013, 12:12:43 »
O Pronto Atendimento do bairro onde trabalho outro dia estava com média de espera de 4,5h no meio da semana à tarde. Simplesmente não estavam atendendo ninguém. Não foi surpresa nenhuma quando começaram a se revoltar e chamaram a polícia. O ano nem começou e já perdi as contas de quantas vezes isso aconteceu.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #124 Online: 21 de Março de 2013, 12:27:22 »
Aqui em minha cidade, dependendo da região, é bem rápido o atendimento. Das ultimas vezes que fui, no final do ano passado, não fiquei mais que 10 min. na fila.

E tem uma unidade perto de casa que estava tão bem organizada, que  pessoal dos outros bairros "falsifivam" o endereço para ser atendido lá nas consultas. Uma vez, descubriram que um galpão abandonado era o endereço de muitos dos pacientes cadastrados na fila de espera das consultas.

- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!