Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155131 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Problemas do SUS
« Resposta #50 Online: 05 de Setembro de 2011, 19:53:19 »
Pois é!

A abordagem da saúde pública como uma questão séria "de saúde pública" deveria passar por rever a carreira médica de modo amplo colocando como uma das medidas principais o serviço médico por um ano em sistemas públicos para o credenciamento de CRM. E uma espécie de alistamento para uma convocação extra a qualquer tempo para urgências a qualquer tempo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Setembro de 2011, 20:02:26 »
Pois é!

A abordagem da saúde pública como uma questão séria "de saúde pública" deveria passar por rever a carreira médica de modo amplo colocando como uma das medidas principais o serviço médico por um ano em sistemas públicos para o credenciamento de CRM. E uma espécie de alistamento para uma convocação extra a qualquer tempo para urgências a qualquer tempo.

Isso já está em estudo no MS. Há a proposta do Serviço Civil Obrigatório (para aqueles formados em escola pública) e o incentivo nas residências médicas (contaria ponto na hora da seleção para a residência se você tivesse um período como médico da ESF)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Setembro de 2011, 20:06:00 »
Mas também passa pela carreira SUS, que o ministério não quer encarar. No lugar disso fazem remendos sem lógica. Na Portaria 648 da Atenção Básica estabelece 40h semanais para os profissionais da ESF (se o médico der menos que 40h, os recursos podem ser cortados). Agora publicam a portaria 2027 oficializando os médicos darem menos de 40h (e só os médicos) e ainda das piores maneiras possíveis. http://www.legisweb.com.br/legislacao/?legislacao=579822

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #53 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:41:23 »
Divulgando:

Boletim do Blog Saúde com Dilma

Twitcam com Heider Pinto na próxima segunda, 24/10, às 20h
Na próxima 2a feira, dia 24/10, a partir das 20h, o Blog Saúde com Dilma promoverá uma twitcam com o Diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, com o intuito de promover o debate sobre o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB.

Como participar?

O vídeo será divulgado na página principal do blog e o vídeo e o bate-papo (usando seu pergil no twitter ou facebook) poderão ser acessados através do link http://www.livestream.com/saudecomdilma

Para fazer perguntas é possível:

- enviar email para saudecomdilma@gmail.com;

- Perguntar diretamente no chat do livestream, usando perfil no twitter ou facebook (http://www.livestream.com/saudecomdilma).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:59:42 »
[...]
Eu penso que, se a mentalidade de que a saúde é um gasto, for trocada pela de que o investimento no setor de sáude pode ser uma oportunida grande de gerar empregos e renda, a coisa poderia mudar de figura.

Se é um "gasto" ou é um "investimento", pouco importa em relação ao fato de que representa uma saída de dinheiro do caixa, financiado com os impostos da população.

Então é urgente que os recursos sejam muito mais bem empregados e que os gestores da saúde se acostumem com dois fatores comuns a todas as demais áreas: Há uma escassez de recursos e uma impossibilidade de suprir todas as demandas.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:02:25 »
Por isso que você deve assistir ao Twitcam. :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 27 de Outubro de 2011, 20:21:06 »
Alguém viu? O som estava muito ruim aqui, por isso ainda não vi. Depois vou dar uma olhada. O que acham da proposta?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 26 de Novembro de 2012, 19:38:47 »
Não encontrei melhor lugar pra postar. Vai aqui.

O paciente de R$ 800 mil

A notícias é sobre processos judiciais contra o SUS para que este garanta tratamentos caríssimos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #58 Online: 26 de Novembro de 2012, 19:55:38 »
Cara, acho tão imoral você cobrar uma fortuna por doses de medicamentos cuja matéria prima não custa uma fração disso (não sei se esse é o caso concreto).

Sim, claro, existe o custo do desenvolvilmento e pesquisa e coisa e tal, mas será que não tem uma forma menos cruel de operar esse negócio?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 26 de Novembro de 2012, 20:11:57 »
Não encontrei melhor lugar pra postar. Vai aqui.

O paciente de R$ 800 mil

A notícias é sobre processos judiciais contra o SUS para que este garanta tratamentos caríssimos.

Esse é um problema enorme para o SUS, para os demais usuários do SUS e para o próprio paciente. O problema é que a solicitação sempre é por medicamentos caríssimos e sem efetividade comprovada. Isso também demanda tempo, com isso o paciente fica tempos aguardando por um medicamento que muitas vezes não é o adequado e deixa de fazer outras alternativas que resolveriam seu problema do mesmo jeito e de uma forma muitas vezes mais adequada. No exemplo em questão, o próprio texto informa que um transplante de medula poderia curá-lo e que a medicação apenas reduz os efeitos da HPN. Por outro lado, os recursos do SUS não são infinitos. O custo do medicamento em questão poderia cobrir cerca de 400 cirurgias de protatectomia suprapúbica.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 26 de Novembro de 2012, 20:39:46 »
Cara, acho tão imoral você cobrar uma fortuna por doses de medicamentos cuja matéria prima não custa uma fração disso (não sei se esse é o caso concreto).

Sim, claro, existe o custo do desenvolvilmento e pesquisa e coisa e tal, mas será que não tem uma forma menos cruel de operar esse negócio?

Não no caso desses medicamentos, que envolvem engenharia genética pesada. Ele é basicamente um anticorpo de camundongo, geneticamente modificado para atacar uma proteína específica do sistema imune humano e para aumentar a similaridade com os anticorpos humanos de forma a não ser reconhecido como antígeno.

A solução seria o Brasil investir em tecnologia o suficiente para ser capaz de "quebrar" a patente e criar um genérico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #61 Online: 26 de Novembro de 2012, 21:34:54 »

Não no caso desses medicamentos, que envolvem engenharia genética pesada. Ele é basicamente um anticorpo de camundongo, geneticamente modificado para atacar uma proteína específica do sistema imune humano e para aumentar a similaridade com os anticorpos humanos de forma a não ser reconhecido como antígeno.

A solução seria o Brasil investir em tecnologia o suficiente para ser capaz de "quebrar" a patente e criar um genérico.

E isso é diferente de plágio como?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 26 de Novembro de 2012, 21:49:53 »
E isso é diferente de plágio como?

Não disse que era diferente.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 15:31:46 »
Médico diz que operação de Marco Aurélio Garcia foi paga pelo SUS

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, 71, fez duas pontes de safena e dois enxertos no coração em procedimento pago pelo SUS (Sistema Único de Saúde), informou nesta quinta-feira (7) o médico João Gabbardo dos Reis.

"O atendimento está sendo feito pelo Sistema Único de Saúde, como se fosse qualquer outro cidadão do Distrito Federal", disse o médico.

Gabbardo dos Reis disse ainda que existe um acordo com o governo do DF para que todos os pacientes enfartados sejam atendidos inicialmente no Instituto Cardíaco do DF.

O assessor foi operado na manhã de ontem e agora se recupera na UTI do instituto. Hoje, ele recebeu a visita de uma médica da Presidência.

Garcia deve ir para o quarto na sexta-feira. Alta, contudo, somente depois do Carnaval. A previsão é que o assessor deixe o hospital em uma semana e volte ao trabalho no início de março.

Antes da cirurgia, de acordo com os médicos que o atenderam, Garcia recebeu telefonema da presidente Dilma Rousseff. Depois da operação, Dilma ligou para o filho do assessor.

"Ele está bem, lúcido, sentado na cadeira, já se alimentando, estável e com previsão de alta da UTI para amanhã", disse a médica Núbia Vieira, lembrando que as visitas continuam restritas aos familiares.

A médica explicou que no último sábado o assessor fez exames preventivos porque faria viagens longas antes e depois do Carnaval.

Como foram detectadas múltiplas lesões no coração do paciente, optou-se pela cirurgia. Núbia Vieira garantiu que Garcia não teve infarto.

Fonte

Tiro o chapéu!  :ok:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Março de 2013, 10:01:07 »
Vou aproveitar o tópico já que o assunto aqui é o SUS:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1237512-governo-federal-negocia-para-ampliar-acesso-a-planos-de-saude.shtml

27/02/2013 - 05h00
Governo federal negocia para ampliar acesso a planos de saúde

O governo negocia com os planos de saúde um pacote de medidas de estímulo ao setor em troca de garantias de melhoras no atendimento.

Segundo a Folha apurou, o pacote ainda não está fechado, mas o Executivo analisa pedidos do setor por redução de impostos, maior financiamento para melhoria da infraestrutura hospitalar e a solução da dívida das Santas Casas.

Em troca, o governo quer exigir uma série de garantias para o usuário. O objetivo é facilitar o acesso de pessoas a planos de saúde privados, com uma eventual redução de preços, além da ampliação da rede credenciada. Outro ponto é forçar o setor a elevar o padrão de atendimento.

O plano foi discutido ontem durante reunião de seguradoras e administradoras com a presidente Dilma. A proposta está em elaboração desde o início do ano. Reunião semelhante ocorreu no início do mês, mas o tema não constava da agenda oficial.

E já tem comuna chiando:

http://www.contraprivatizacao.com.br/

quinta-feira, 7 de março de 2013
Manifesto de Repúdio à Proposta do Governo Federal de Subsidiar os Planos Privados de Saúde

A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde repudia o conjunto de medidas que, segundo notícia veiculada na Folha de São Paulo em 27/02/2013, o Governo Federal prepara desde o início do ano e que amplia a trilha da privatização da saúde em curso, através da radicalização do favorecimento já amplo ao mercado de planos e seguros de saúde.

Tal proposta consistiria na prática em universalizar o acesso à saúde das pessoas através de planos e seguros privados, e não através de serviços públicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O preceito constitucional da saúde como direito é ferido mortalmente, ao ser substituído por uma abordagem da Saúde como mercadoria a ser mais amplamente consumida, especialmente para as chamadas classes C e D, para impulsionar o atual modelo de desenvolvimento.

Esta pode ser a formalização final para a instituição de um seguro saúde e criação de um Sistema Nacional de Saúde integrado com o setor privado, tendo como consequência acabar com o SUS ou torná-lo um sistema focalizado, consagrando o processo de universalização excludente que vem ocorrendo desde os anos 1990 com a saída dos trabalhadores melhores remunerados, que foram impulsionados à compra de serviços no mercado privado devido ao sucateamento do SUS. Esse movimento faz parte do mesmo processo de aprofundamento da subordinação do país ao grande capital financeiro, atrelado aos interesses do imperialismo.

Mas e aí, o que vcs acham disso?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Março de 2013, 10:23:31 »
Mas e aí, o que vcs acham disso?

Citação de: Frente Nacional Contra a Privatização
[...]
Esse movimento faz parte do mesmo processo de aprofundamento da subordinação do país ao grande capital financeiro, atrelado aos interesses do imperialismo.

Eu ia comentar mas depois que li o trecho supra, desisti.

Ou seja, não passa de um bando de privilegiados-corporativistas agitando espantalhos.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Março de 2013, 10:24:53 »
Eu acho que a Dilma está fazendo merda.

A proposta para a saúde brasileira é uma das melhores do mundo. Se fosse realmente levada a sério pelo governo como deveria, teríamos uma saúde pública no nível dos países europeus que adotam sistemas similares e sequer precisaríamos de planos de saúde. Consequentemente eles teriam que oferecer um serviço muito bom para ter alguma chance no mercado.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Março de 2013, 11:50:14 »

A proposta para a saúde brasileira é uma das melhores do mundo. Se fosse realmente levada a sério pelo governo como deveria, teríamos uma saúde pública no nível dos países europeus que adotam sistemas similares e sequer precisaríamos de planos de saúde. Consequentemente eles teriam que oferecer um serviço muito bom para ter alguma chance no mercado.
O SUS é uma merda, e continuaria sendo mesmo que tivesse muito mais dinheiro, só leigos que analisam de longe não veem isso. Mas de qualquer modo, a solução da Dilma também é ridícula. Por que tem de dar maior "financiamento" (subsídio) para um setor da economia se a demanda não está pagando as contas? Por que não deixar as Santa Casas irem a falência? Por que diabos não podem diminuir e equalizar os impostos sobre toda a economia?

Tudo isso vai contra qualquer esboço de livre mercado, essa é a cara facista dos petistas. O pior é que depois a culpa cai no livre mercado (olha como a saúde está consumindo X do nosso PIB, isso é um absurdo, bla bla bla, livre mercado é uma merda, bla bla bla). Impressionante como o governo só faz merda quando tenta "corrigir" alguma coisa. Próximas eleições acho que vou votar só em padres evangélicos malucos, acho que é melhor manter o governo distraído com questões supérfulas como casamento gay, poligamia,  etc, que aí ele não estraga mais ainda o país.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Março de 2013, 13:37:12 »

Concordo, se melhorasse o serviço público, o privado iria ser obrigado a oferecer melhores serviços.
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 13:40:43 por Pasteur »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Março de 2013, 16:25:54 »

Concordo. Só acrescentando que não sou um leigo que vê tudo de longe. Mas ainda assim temos temos  a melhor saúde em diversos níveis do sistema. Um caso é o programa de imunização. E esse é, também, um problema na Copa. Sabia que é suspensa a obrigatoriedade de vacinas para estrangeiros que visitam o País durante a Copa? O problema será controlar surtos de doenças erradicadas (ou em processo de) no Brasil.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #70 Online: 10 de Março de 2013, 17:00:53 »
Dizem que outro problema é que o SUS vai ser mais ainda sucateado e aqueles que não tinham acesso a planos de saúde vão inflar o atendimento particular e se retornarem ao SUS, vão pegar uma coisa pior do que antes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 10 de Março de 2013, 17:26:54 »
Eu queria saber em que país tá esse atendimento público tão maravilhoso.... Vou explicar pra vocês a diferença básica entre o SUS e o Plano de Saúde.  No SUS a pessoa morre esperando atendimento, e com plano de saúde talvez isso não aconteça. 

Meu primo foi no maravilhoso SUS quando tava tendo problemas no coração, marcaram uma consulta com o cardiologista, e ele morreu 5 dias antes dessa consulta. Meu pai não tava nem reclamando, foi para o hospital... mediram a pressão dele, que tava alta, ele foi internado, fizeram exames, descobriram que ele tava tipo... infartando, foi internado na UTI (no SUS não tem UTI disponível nunca). E hoje ele tá aí vivo. Sabe... essa é a diferença. A comodidade da pessoa estar viva.

Eu queria ver se alguém tipo que fez quimioterapia, e está com os dentes moles... fosse no SUS o que aconteceria? Pelo que eu vejo,do maravilhoso atendimento do SUS, provavelmente extrairiam* todos os dentes e dariam uma dentadura pra essa pessoa. Porque uma cirurgia que "consertaria" isso é extremamente cara, complicada, e exige recursos que o SUS não tem(e deveria ter porque pagamos muitos impostos).

*Não to dizendo que o Derfel faria isso. É só uma situação hipotética que acontece com quem não tem dinheiro e depende do SUS.

Quanto a isso eu tenho um exemplo pratico comigo. Tenho uma paciente na rede de outro municipio onde atendo que esta em controle pos-operatorio de CA de mama com quimio e radio (tudo feito pelo SUS), que agora encontra-se com periodontite avançada (que ja tinha antes da quimio). Vamos fazer a cirurgia periodontal, algumas extraçoes dos elementos perdidos e vou tentar a reabilitaçao dela no PPI. Tudo dentro do SUS em um municipio do tamanho de um ovo. Olha, o MAIOR problema do SUS e de gestao. Dinheiro tem e e repassado pelo MS, mas quem gere esses recursos e decide onde vai aplica-los e o municipio. Outro problema sao alguns profissionais do sistema, que consideram o emprego publico apenas uma fonte de dinheiro, mas nao sao todos nao. No PSO eu entro as 7h e deveria sair as 19h, mas acabo saindo umas 20h, mesmo depois do colega ter chegado, por causa de um atendimento, e nao sou o unico assim, na verdade a maioria e. No outro municipio em que atendo, no PSB, sao marcadas um numero X de fichas e SEMPRE atendemos umas 2X, fora atendimentos na casa do paciente, quando ele nao pode se locomover, tenho uma assim com sequela de AVC e uma outra com sindrome do panico. Fora que se for ao meu consultorio ou no posto, seria atendida do mesmo jeito, e nao sou a excessao aqui. Conheço, contudo, colegas que nao fazem nada no serviço publico e so querem sair logo para ir logo para o seu consultorio, mas esses estao se tornando minoria. Quanto ao financiamento, acesse esse site www.datasus.gov.br, e veja quanto seu municipio recebe pelos blocos de atençao, depois cobre dos gestores.

Derfel a Fabi está correta. Vocês vêem quem vocês atendem não quem morre por falta de atendimento. Posso citar quantos casos queira da incompetência pública na saúde. Só se estivermos loucos para dizer que algo presta..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #72 Online: 10 de Março de 2013, 18:52:55 »
Quanto a isso eu tenho um exemplo pratico comigo. Tenho uma paciente na rede de outro municipio onde atendo que esta em controle pos-operatorio de CA de mama com quimio e radio (tudo feito pelo SUS), que agora encontra-se com periodontite avançada (que ja tinha antes da quimio). Vamos fazer a cirurgia periodontal, algumas extraçoes dos elementos perdidos e vou tentar a reabilitaçao dela no PPI. Tudo dentro do SUS em um municipio do tamanho de um ovo. Olha, o MAIOR problema do SUS e de gestao. Dinheiro tem e e repassado pelo MS, mas quem gere esses recursos e decide onde vai aplica-los e o municipio. Outro problema sao alguns profissionais do sistema, que consideram o emprego publico apenas uma fonte de dinheiro, mas nao sao todos nao. No PSO eu entro as 7h e deveria sair as 19h, mas acabo saindo umas 20h, mesmo depois do colega ter chegado, por causa de um atendimento, e nao sou o unico assim, na verdade a maioria e. No outro municipio em que atendo, no PSB, sao marcadas um numero X de fichas e SEMPRE atendemos umas 2X, fora atendimentos na casa do paciente, quando ele nao pode se locomover, tenho uma assim com sequela de AVC e uma outra com sindrome do panico. Fora que se for ao meu consultorio ou no posto, seria atendida do mesmo jeito, e nao sou a excessao aqui. Conheço, contudo, colegas que nao fazem nada no serviço publico e so querem sair logo para ir logo para o seu consultorio, mas esses estao se tornando minoria. Quanto ao financiamento, acesse esse site www.datasus.gov.br, e veja quanto seu municipio recebe pelos blocos de atençao, depois cobre dos gestores.

Derfel a Fabi está correta. Vocês vêem quem vocês atendem não quem morre por falta de atendimento. Posso citar quantos casos queira da incompetência pública na saúde. Só se estivermos loucos para dizer que algo presta..
Não discordo não, a incompetência do SUS vai muito além dos pacientes que não atendem (sem querer diminuir a importância desse grupo, que é grande). Eu posso te dizer que existem diversos pacientes que não recebem o melhor tratamento (em diversas especialidades). Os caras literalmente racionalizam tratamentos. Existe também o que não se pode nem se ver que foi perdido, um paciente que necessita de atendimento de uma especialidade pode ficar um tempo sem conseguir ver o médico da especialidade, tempo esse que pode ou não significar a vida do paciente, mas que quase certamente significa desconforto e sofrimento. Muitas vezes empurram diagnósticos para ser feito por clínicos gerais, aumentando a chance que seja feito um diagnóstico errôneo e que a pessoa não receba o melhor tratamento para seu caso. Isso sem contar com pacientes que vem da puta que o pariu para fazer uma quimio, uma diálise, um diagnóstico não tão complexo, etc, que não necessitam de um centro super especializado.
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 21:24:42 por parcus »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 10 de Março de 2013, 21:15:17 »
e discordamos do que?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 10 de Março de 2013, 21:23:02 »
e discordamos do que?
Sei lá, força do hábito. :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!