Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38590 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Espiritismo e lógica
« Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:28:38 »
Uma outra pergunta aos espíritas do fórum...qual o papel da lógica na doutrina espírita ? Pq lógica é uma palavra tão utilizada pelos Kardecistas ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:22:15 »
É um uso bonito de palavras.

"Lógica" em uma religião como o espiritismo tem tanto valor quanto um fã explicar contradições em um episódio de Jornada nas Estrelas. Para os interessados faz todo sentido. Para quem não tem interesse não quer dizer nada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:30:10 »
é isso aí.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:32:35 »
Eu acho que não existe lógica debater com espíritas :-)
Na minha visão, é o mesmo que debater com fanáticos pelo Sitio do Pica-pau amarelo.

EDIT: Eu estou me policiando... Preciso parar de debater com eles o quanto antes... ;-)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2010, 13:21:10 »
É um uso bonito de palavras.

"Lógica" em uma religião como o espiritismo tem tanto valor quanto um fã explicar contradições em um episódio de Jornada nas Estrelas. Para os interessados faz todo sentido. Para quem não tem interesse não quer dizer nada.

Falou e disse camarada  :ok: Assino em baixo  :) :apoiado: :clapping: :dedos:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2010, 23:14:50 »
Uma outra pergunta aos espíritas do fórum...qual o papel da lógica na doutrina espírita ? Pq lógica é uma palavra tão utilizada pelos Kardecistas ?
A lógica é uma ferramenta útil para as coisas que não se pode averiguar com os próprios olhos. Aplicando-a, não elimina-se, mas reduz-se radicalmente o risco de erro. É como uma lanterna iluminando um caminho que não se conhece.

A lógica é uma ferramenta da Filosofia, e como o Espiritismo faz menção de ser, e se esforça para ser Filosófico, o uso da lógica é mandatório nas análises das comunicações, porque não existe risco zero de mistificações. Por isso o Espiritismo fala muito de lógica, porque do contrário ele não poderia se considerar um sistema filosófico. Os Espíritos permitem as mistificações a fim de provarem a atenção dos grupos quanto ao uso da razão, e quem abdicar de usá-la é bom preparar-se para ser enganado durante todo o tempo em que afrouxar o exame. O próprio Allan Kardec sofreu uma mistificação em público, algo que inclusive o deixou muito contrariado, que pode ser lido na conversa abaixo:

O Falso São Luís

O erro, portanto, está em achar que as comunicações, se boas hoje, serão sempre boas dali para frente, ou que as reuniões se acham sempre protegidas das mistificações pelos espíritos superiores. Todas precisam passar por exame, e para esse exame, deve-se usar de lógica.

Mas voltando ao assunto, há dois modos de se conhecer algo: cientificamente ou filosoficamente, ou melhor dizendo, empiricamente ou racionalmente.

Empiricamente é fácil conhecer, e não é preciso nenhum esforço racional. Eu sei que o Sol brilha e aquece a Terra porque eu o vejo todos os dias sobre a minha cabeça brilhando e aquecendo a Terra. Eu não posso duvidar que o Sol fosse capaz de brilhar, eu não preciso elaborar teorias que provem que o Sol é capaz de brilhar, eu não preciso convencer ninguém que o Sol é capaz de brilhar, eu não preciso saber porque ele brilha, eu não preciso saber o mecanismo que o faz brilhar, quem o colocou na posição em que está situado ou como ele foi parar lá. Eu sei que ele pode brilhar porque eu o vejo brilhando. É simples e fácil e o último dos ignorantes pode conhecer empiricamente.

No entanto, conhecer filosoficamente já não é tão fácil, porque exige esforço racional. Eu posso ver que o sol brilha, mas o que o faz brilhar é uma especulação filosófica que parte de um fato positivo, aceito e inegável: o sol brilha (é o "pé na realidade" que eu havia dito em outro tópico). Então teorias podem ser formuladas para explicar esse brilho, e elas devem ser submetidas a crivo lógico, que ocorre principalmente quando as teorias são submetidas às críticas. Somente as teorias que sobreviverem intactas às críticas podem permanecer como possibilidade de verdade, ou como hipóteses válidas. Quem não usar crivo lógico crerá da mesma forma, mas a crença não terá nenhuma consistência; será uma crença cega.

Se há mais de uma hipótese possível, que obedece todos os rigores lógicos, pode-se dizer que a verdade ainda não pode ser conhecida, e que há apenas hipóteses mais ou menos prováveis a que os homens se aliarão conforme as julgarem mais ou menos prováveis. Contudo, se há somente uma hipótese possível para um problema, pode-se dizer que essa hipótese é a verdade, ainda que o objeto não tenha sido detectado empiricamente. Um exemplo disso é o tão alardeado Bóson de Higgs. O acelerador de partículas almeja detectá-lo empiricamente, mas filosoficamente a sua existência é a única coisa capaz de explicar logicamente as observações já feitas. Se houvesse possibilidade teórica de existir outra partícula diferente, capaz de igualmente explicar logicamente as observações já feitas, o Bóson de Higgs seria meramente hipotético e só alguma outra observação empírica poderia descartar ou comprovar a existência de alguma(s) dela(s).

No Espiritismo o exemplo mais conhecido de "única hipótese possível" é a reencarnação, que, embora não constatada empiricamente ao ponto de não restarem dúvidas aos mais céticos, é a única explicação possível capaz de conciliar logicamente todos os fatos já observados empiricamente até agora. Mas há outras.

Um abraço.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 23:21:21 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2010, 23:23:45 »
A lógica é uma ferramenta útil para as coisas que não se pode averiguar com os próprios olhos. Aplicando-a, não elimina-se, mas reduz-se radicalmente o risco de erro. É como uma lanterna iluminando um caminho que não se conhece.

Vamos lá... que ferramental de lógica você usa?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2010, 23:30:35 »
Exame de contradições (internas e com os fatos já conhecidos), aplicabilidade da teoria a todas as situações pertinentes já conhecidas, sem ignorar uma sequer, embasamento das teorias em fatos empíricos conhecidos e incontestáveis. São três critérios que me lembrei de bate-pronto.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2010, 00:58:07 »
No Espiritismo o exemplo mais conhecido de "única hipótese possível" é a reencarnação, que, embora não constatada empiricamente ao ponto de não restarem dúvidas aos mais céticos, é a única explicação possível capaz de conciliar logicamente todos os fatos já observados empiricamente até agora.

Não entendi, a reencarnação é a única explicação para quais fatos?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2010, 01:02:07 »
A existência espiritual, a vida material na Terra e a viabilidade da vida social no mundo dos espíritos.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2010, 01:35:03 »
Mas isso não são fatos. A vida espiritual nunca foi observada, ou esterei enganado?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2010, 01:43:20 »
Putz, eu ri.

Não entendi, a reencarnação é a única explicação para quais fatos?

A existência espiritual, a vida material na Terra e a viabilidade da vida social no mundo dos espíritos.

Só faltou um ":hein: Não, não...eu perguntei: a reencarnação é a única explicação para quais fatos"?

Sabe, talvez todo esse desentendimento que o pessoal têm, com as argumentações do Leafar, seja por uma simples interpretação errada do significado da palavra FATO, pelo mesmo.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 01:47:08 por Di Jones »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:24:16 »
Mas isso não são fatos. A vida espiritual nunca foi observada, ou esterei enganado?
Estará enganado, mas isso é uma looonga discussão recorrente. Melhor ficar mesmo na sua palavra contra a minha e você observar os debates anteriores para maiores detalhes, porque eu não responderia mesmo nada diferente...

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2010, 17:30:08 »
Estará enganado, mas isso é uma looonga discussão recorrente. Melhor ficar mesmo na sua palavra contra a minha e você observar os debates anteriores para maiores detalhes, porque eu não responderia mesmo nada diferente...

Um abraço.

Saída pela esquerda. De novo.

O Leafar só não se lembra que criei um tópico "Desafio ao forista Leafar" do qual ele foge como o diabo foge da cruz.

Vamos lá Leafar, responda as perguntas do Rios, sem enrrolação.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2010, 21:08:19 »
Giga,

Eu já coloquei argumentos mais do que suficientes lá. O problema é que vocês desqualificam qualquer coisa que se coloque a favor das teses espiritualistas. Desculpe, mas os argumentos que usam para desqualificar as evidências apresentadas por mim e por outros não podem ser levados a sério, e eu não vou ficar colocando as mesmas coisas para sempre... Portanto, mantenha a sua argumentação, se ela realmente o satisfaz, que eu vou manter a minha, que igualmente me satisfaz do ponto de vista de lógica.

Um abraço.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2010, 02:34:12 »
e eu não vou ficar colocando as mesmas coisas para sempre...
Foi uma iniciativa meio atrasada, né não?
O problema é que vocês desqualificam qualquer coisa que se coloque a favor das teses espiritualistas.
Acho que não...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2010, 14:37:41 »
Eu já coloquei argumentos mais do que suficientes lá.
Não, voce apenas postou seus achismos e fugiu de todas as refutações a eles.

O problema é que vocês desqualificam qualquer coisa que se coloque a favor das teses espiritualistas.
Não, isso não é problema. O certo de um raciocínio lógico é desqualificar o que não tem qualidade como argumento, diferenteda "logica" espírita que voce postulou, cuja unica finalidade é tentar dar credibilidade a uma religião capenga.  ... Experimente postar algum argumento de verdade, que não seja proselitismo disfarçado.

Desculpe, mas os argumentos que usam para desqualificar as evidências apresentadas por mim e por outros não podem ser levados a sério
Claro, entendemos ! Se voces começarem a levar os fatos a sério, a sua crença vai por terra.

e eu não vou ficar colocando as mesmas coisas para sempre.
Que bom! Essas já foram rechaçadas das mais diversas maneiras e já estavam enchendo mesmo...

Portanto, mantenha a sua argumentação, se ela realmente o satisfaz, que eu vou manter a minha, que igualmente me satisfaz do ponto de vista de lógica.
OK, então continuamos a usar a lógica para tratar dos assuntos reais e voce continua usando a sua "logica" que só funciona na sua imaginação para tentar explicar as merdas espíritas, se isso o satisfaz.

Mas eu sei que voce não vai resistir e vai querer usar a sua "logica" de novo e desfiar as mesmas tolices já ditas por voce e refutadas para defender a sua religião, e vai continuar fazendo de conta que as contradições e erros da tosca religiçao espírita nçao existem...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2010, 14:40:04 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2010, 16:07:14 »
Eu já coloquei argumentos mais do que suficientes lá.

estava dando uma lida no tópico "desafio ao forista leafar" e pude perceber que seus argumentos são:

1) Um vídeo de casa mal assombrada
2) Comunicação com espíritos pela skype

É só isso ou tem mais?
Imagine que você queira convencer a comunidade ciêntífica sobre a existencia do mundo espiritual, sinceramente, você acha que a ciência deveria se convencer caso esses argumentos fossem apresentados num congresso?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #18 Online: 30 de Janeiro de 2010, 16:43:41 »
É só isso ou tem mais?
Tem mais, mas do mesmo gênero. Sem falar da literatura, das manifestações provocadas, dos fatos relatados em jornais, etc...

Imagine que você queira convencer a comunidade ciêntífica sobre a existencia do mundo espiritual, sinceramente, você acha que a ciência deveria se convencer caso esses argumentos fossem apresentados num congresso?
Sim, eu acho. A ciência já aceitou mais facilmente outras coisas com muito menos evidências... Mas o problema é que a ciência tem um fator humano que se chama "cientistas". Alguns deles se achariam superiores ao próprio Deus (se cressem nele), só porque conseguem explicar e modelar muito bem certos fenômenos da natureza. E também a ideia de certo determinismo nas suas descobertas, guiado por um pretenso poder superior à humanidade, lhes tiraria um pouco o brilho de terem sido revolucionários por si sós. Eles gostam de achar que se tivessem vindo antes a humanidade teria progredido mais depressa.

Infelizmente, sempre que há o desenvolvimento da inteligência, esta acompanha uma certa dose de orgulho, que demora um pouco de tempo para se dissipar. Sem isso, não seria difícil perceber que certos casos não poderiam ter sido simples ilusões ou charlatanismo, e um único caso, comprova cientificamente o fenômeno, ainda que 100% dos outros tivessem sido realmente falsos.

Eu não estou generalizando, e me refiro a apenas alguns cientistas. Há aqueles que certamente enxergam o seu papel de um ponto de vista mais humilde e, consequentemente, mais absolutamente elevado.

Um abraço.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Janeiro de 2010, 19:40:33 »
ok então temos espíritos se comunicando via internet, temos casas assombradas em toda parte, temos incorporação e psicografias ocorrendo a torto e a direito com hora marcada nos centros espíritas. Mas os cientístas não aceitam nada disso porque... são orgulhosos.
Não dá né leafar. O erro não está nos ciêntistas, mas sim nas evidências que são ruins.
Por um lado os espíritos fazem de tudo para aparecer e assombrar pessoas, mas quando é para deixar uma prova concreta nos rigores do método científico todos desaparecem. Será que não tem uma única alma dentro das milhões que ja morreram que se disporia a ajudar a ciencia a descobrir o mundo espiritual?
Espiritos zombeteiros voltam a vontade para assombrar casas, mas para ajudar a ciência ninguém volta? porque?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #20 Online: 30 de Janeiro de 2010, 21:06:38 »
ok então temos espíritos se comunicando via internet, temos casas assombradas em toda parte, temos incorporação e psicografias ocorrendo a torto e a direito com hora marcada nos centros espíritas. Mas os cientístas não aceitam nada disso porque... são orgulhosos.
Exato. Mas não são todos assim, Rios. Não se esqueça que o Espiritismo faz os seus adeptos nas classes mais instruídas da sociedade.

Não dá né leafar. O erro não está nos ciêntistas, mas sim nas evidências que são ruins.
Bahh... elas não são assim tão ruins, vai. O que falta mesmo é boa vontade em analisá-las e em não prejulgá-las.

Por um lado os espíritos fazem de tudo para aparecer e assombrar pessoas, mas quando é para deixar uma prova concreta nos rigores do método científico todos desaparecem. Será que não tem uma única alma dentro das milhões que ja morreram que se disporia a ajudar a ciencia a descobrir o mundo espiritual? Espiritos zombeteiros voltam a vontade para assombrar casas, mas para ajudar a ciência ninguém volta? porque?
Porque são proibidos. A ciência não precisa desse tipo de evidência. As que têm ocorrido espontaneamente são mais do que suficientes para formar convicção.

Se fosse pra fazer do jeito que você falou, então para quê a encarnação, para quê o esquecimento do passado, para quê o esforço na pesquisa? Era só eles viverem materializados no meio de nós e pronto. A encarnação, nesse caso, perderia o seu objetivo. E além do mais, se eu fosse um espírito, a última coisa que eu faria seria ajudar gente de má vontade a crer. Eles que continuem com suas descrenças e todas as desvantagens decorrentes delas. No entanto, os espíritos se preocupam e se ocupam com os de boa vontade e perseverantes, ou seja, aqueles que simplesmente não se sentam e esperam que se lhes apresentem as provas do jeito que querem e na hora que querem, e que no mínimo esforçam um pouco a inteligência.

Um abraço.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Janeiro de 2010, 22:01:17 »
Bahh... elas não são assim tão ruins, vai. O que falta mesmo é boa vontade em analisá-las e em não prejulgá-las.

kkk
que cara de pau ele falou claramente que o que falta é vontade de ver... :lol:
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Janeiro de 2010, 22:08:44 »
Exato. Mas não são todos assim, Rios. Não se esqueça que o Espiritismo faz os seus adeptos nas classes mais instruídas da sociedade.

Por um lado os espíritos fazem de tudo para aparecer e assombrar pessoas, mas quando é para deixar uma prova concreta nos rigores do método científico todos desaparecem. Será que não tem uma única alma dentro das milhões que ja morreram que se disporia a ajudar a ciencia a descobrir o mundo espiritual? Espiritos zombeteiros voltam a vontade para assombrar casas, mas para ajudar a ciência ninguém volta? porque?
Porque são proibidos. A ciência não precisa desse tipo de evidência. As que têm ocorrido espontaneamente são mais do que suficientes para formar convicção.

Se fosse pra fazer do jeito que você falou, então para quê a encarnação, para quê o esquecimento do passado, para quê o esforço na pesquisa? Era só eles viverem materializados no meio de nós e pronto. A encarnação, nesse caso, perderia o seu objetivo. E além do mais, se eu fosse um espírito, a última coisa que eu faria seria ajudar gente de má vontade a crer. Eles que continuem com suas descrenças e todas as desvantagens decorrentes delas. No entanto, os espíritos se preocupam e se ocupam com os de boa vontade e perseverantes, ou seja, aqueles que simplesmente não se sentam e esperam que se lhes apresentem as provas do jeito que querem e na hora que querem, e que no mínimo esforçam um pouco a inteligência.

Um abraço.

Haja saco para tanta bobeira... :enjoo:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2010, 10:12:52 »
2

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2010, 11:37:49 »
O que eles querem é recionalizar as asneiras ditas por Kardec e cia, como o racismo descarado da doutrina espírita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!