Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38594 vezes)

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #100 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 19:54:55 »
Porque o espiritismo não adota o método científico, seria muito mais simples estabelecer a lógica, ou a falta de lógica ficaria muito evidente ?
Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #101 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 21:00:23 »
Citação de: Rios
será que vou ter que postar denovo a questão 191 do livro dos espíritos?

Por que não postar a questão 789 caro Senhor Rios? Vejamos o porquê:

789 O progresso reunirá um dia todos os povos da Terra numa única nação?
– Não numa única nação, isso é impossível, uma vez que da diversidade dos climas nascem costumes e necessidades diferentes que constituem as nacionalidades; é por isso que sempre precisarão de leis apropriadas a esses costumes e necessidades. Mas a caridade não conhece diferenças nem faz distinção entre os homens pela cor. Quando a lei de Deus for a base da lei humana em todos os lugares, os povos praticarão a caridade entre si, como os indivíduos, de homem para homem; então, viverão felizes e em paz, porque ninguém fará mal a seu vizinho, nem viverão à custa uns dos outros.

E daí correio? Em que essa questão anula o que eu falei?
Presta atenção, a questão 191 nos diz que os espíritos dos selvagens são mais atrasados. ponto. É essa afirmação racista ensinada pelos espíritos que você tem que tentar refutar.
O que você postou acima não tem nada a ver.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 21:10:46 »
789??? :susto:

Quantas questões tem nesse livro?
"Deus prefere os ateus"

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #103 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 21:16:27 »
pois é, tem uma porrada de questões e os espíritos conseguiram não acertar nada...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 22:10:16 »

– Não numa única nação, isso é impossível, uma vez que da diversidade dos climas nascem costumes e necessidades diferentes que constituem as nacionalidades; é por isso que sempre precisarão de leis apropriadas a esses costumes e necessidades. Mas a caridade não conhece diferenças nem faz distinção entre os homens pela cor. Quando a lei de Deus for a base da lei humana em todos os lugares, os povos praticarão a caridade entre si, como os indivíduos, de homem para homem; então, viverão felizes e em paz, porque ninguém fará mal a seu vizinho, nem viverão à custa uns dos outros.

Presta atenção, a questão 191 nos diz que os espíritos dos selvagens são mais atrasados. ponto. É essa afirmação racista ensinada pelos espíritos que você tem que tentar refutar.

Só para lembrar...
../forum/topic=19726.0.html#msg435621
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #105 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 08:15:33 »
Caríssimos

A reencarnação, como "única hipótese possível" em termos espiritualistas, não me parece ser a melhor opinião filosófica depois do "Fédon" Platónico, e da metempsicose Pitagórica.

Todavia, todas as hipóteses "lógicas" me parecem viáveis, desde que exista uma sincera aderência doutrinária.

Portanto - quero eu dizer - o que realmente importa, quanto a mim, é uma autêntica honestidade, em termos de crença. Porque a autêntica "verdade", como facto real, é uma ilusão pessoal, que por vezes é partilhada como ilusão colectiva, com razoável êxito, mais ou menos religioso...

Desde que eu me lembro dos meus sonhos - principalmente os "lúcidos" - que eu estabeleci para meu consumo pessoal, que a dimensão onírica, é um barato espiritual, do mais extraordinário realismo fantástico.

Até falo com amigos queridos, há muito "falecidos". E quase sempre são eles, que me despertam da inconsciência do sonho vulgar.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #106 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:13:14 »
Fabrício

Mas se o Kardec falava tanta merda, e lançou as bases do espiritismo, como diferenciar o que é merda e o que é "sabedoria"? Cada um escolhe o que lhe convém?

Leia sobre Platão, Pitágoras e outras correntes espiritualistas, mais ou menos doutrinárias: ocidentais, hinduístas e etc. - e descirna com mais rigor histórico - quem é que realmente, foi o "primeiro pioneiro animista" a registar patente da ideologia espírita, ou espiritóide... :)  
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 11:21:38 por lusitano »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #107 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:21:51 »
Lusitano,

Kardec nunca "registrou patente" dos princípios espíritas. Ele sempre admitiu que as ideias estavam pulverizadas aqui ou ali. Ele apenas "registrou patente" da reunião desses princípios em um corpo doutrinário único, que chamou de Espiritismo.

222. Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação; ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca dissemos ser de invenção moderna a Doutrina Espírita. Constituindo uma lei da Natureza, o Espiritismo há de ter existido desde a origem dos tempos e sempre nos esforçamos por demonstrar que dele se descobrem sinais na antigüidade mais remota. Pitágoras, como se sabe, não foi o autor do sistema da metempsicose; ele o colheu dos filósofos indianos e dos egípcios, que o tinham desde tempos imemoriais. A idéia da transmigração das almas formava, pois, uma crença vulgar, aceita pelos homens mais eminentes. De que modo a adquiriram? Por uma revelação, ou por intuição? Ignoramo-lo... (Kardec em O Livro dos Espíritos, p.222, Considerações sobre a pluralidade das existências)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #108 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 11:47:18 »
Leafar

Lusitano,

Kardec nunca "registrou patente" dos princípios espíritas. Ele sempre admitiu que as ideias estavam pulverizadas aqui ou ali. Ele apenas "registrou patente" da reunião desses princípios em um corpo doutrinário único, que chamou de Espiritismo.

:ok: :arrow: Eu sei :!: Mas há pessoas, que quando a ele se referem, falam como se ele fosse o principal responsável de todo o acervo cultural espiritualista.

E portanto se houver erros de sistemática filosófica e científica a ultrapassar e desenvolver, nesse campo de investigação experimental, pensam conseguir dessa forma desacreditar, tudo o que de válido e útil contém essa excelente doutrina espiritual.

222. Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação; ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca dissemos ser de invenção moderna a Doutrina Espírita. Constituindo uma lei da Natureza, o Espiritismo há de ter existido desde a origem dos tempos e sempre nos esforçamos por demonstrar que dele se descobrem sinais na antigüidade mais remota. Pitágoras, como se sabe, não foi o autor do sistema da metempsicose; ele o colheu dos filósofos indianos e dos egípcios, que o tinham desde tempos imemoriais. A idéia da transmigração das almas formava, pois, uma crença vulgar, aceita pelos homens mais eminentes. De que modo a adquiriram? Por uma revelação, ou por intuição? Ignoramo-lo... (Kardec em O Livro dos Espíritos, p.222, Considerações sobre a pluralidade das existências)

Um abraço.

Assim como filosofar, não foi nenhuma inovação grega... Embora se suponha como "registado", que eles inventaram a palavra "Filosofia". :)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 14:22:42 »
Leia sobre Platão, Pitágoras e outras correntes espiritualistas, mais ou menos doutrinárias: ocidentais, hinduístas e etc. - e descirna com mais rigor histórico - quem é que realmente, foi o "primeiro pioneiro animista" a registar patente da ideologia espírita, ou espiritóide...

Lusitano, para mim não tem a menor importância quem foi o pioneiro nesta bobajada toda, se é que eu entendi o que você quis dizer.

"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 15:18:56 »
Leia sobre Platão, Pitágoras e outras correntes espiritualistas, mais ou menos doutrinárias: ocidentais, hinduístas e etc. - e descirna com mais rigor histórico - quem é que realmente, foi o "primeiro pioneiro animista" a registar patente da ideologia espírita, ou espiritóide...

Lusitano, para mim não tem a menor importância quem foi o pioneiro nesta bobajada toda, se é que eu entendi o que você quis dizer.

2

põe bobajada nisso...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #111 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:01:12 »
Fabrício

«Mas se o Kardec falava tanta merda, e lançou as bases do espiritismo, como diferenciar o que é merda e o que é "sabedoria"? Cada um escolhe o que lhe convém?»
…………………………………………………..

........................................................... ...............

Fabrício: Você entendeu-me mais o menos bem. Mas também me parece - que você e outras pessoas deste fórum - são desnecessariamente tendenciosos, ao darem uma importância desproporcionada à circunstância infeliz, de Kardec ter tido um discurso aparentemente racista, como se essa atitude semântica, correspondesse realmente, ao que ele de facto sentia espiritualmente.

E que essas afirmações servissem para desqualificar irremediavelmente as suas investigações. Quando se verifica obviamente com uma leitura mais atenta, que a doutrina espírita é claramente evolucionista e anti-racista.

E afigura-se-me absolutamente inapropriado da sua parte, você referir-se a essa notável doutrina, como uma bobajada.   

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:16:01 »
Lusitano, desafio-o a demonstrar que Kardec estava certo e que essa doutrina merece ser considerada com seriedade, isto é, que não passa de uma compilação de bobagens.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:37:47 »
E afigura-se-me absolutamente inapropriado da sua parte, você referir-se a essa notável doutrina, como uma bobajada.

Lusitano, para mim a única coisa notável nisso tudo é como existem pessoas que acreditam em tanta besteira.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #114 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 01:47:54 »
Caríssimos

A reencarnação, como "única hipótese possível" em termos espiritualistas, não me parece ser a melhor opinião filosófica depois do "Fédon" Platónico, e da metempsicose Pitagórica.

Todavia, todas as hipóteses "lógicas" me parecem viáveis, desde que exista uma sincera aderência doutrinária.

Portanto - quero eu dizer - o que realmente importa, quanto a mim, é uma autêntica honestidade, em termos de crença. Porque a autêntica "verdade", como facto real, é uma ilusão pessoal, que por vezes é partilhada como ilusão colectiva, com razoável êxito, mais ou menos religioso...

Desde que eu me lembro dos meus sonhos - principalmente os "lúcidos" - que eu estabeleci para meu consumo pessoal, que a dimensão onírica, é um barato espiritual, do mais extraordinário realismo fantástico.

Até falo com amigos queridos, há muito "falecidos". E quase sempre são eles, que me despertam da inconsciência do sonho vulgar.

wait...wat?!?!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 01:50:36 »
Até falo com amigos queridos, há muito "falecidos".

Pronto. Apareceu um médium. Façam as suas perguntas.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 08:25:05 »

Existe vida em Jupiter? Como são os espíritos que habitam Marte? Por que os sábios espiritos superiores deixam os inferiores aparecerem no youtube, ditar baboseiras para os médiuns, assombrar casas mas os impedem de se mostrarem em estudos científicos sérios?

Dúvidas que me afligem!
"Deus prefere os ateus"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #117 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 09:59:24 »
Gigaview

«A reencarnação, como "única hipótese possível" em termos espiritualistas, não me parece ser a melhor opinião filosófica depois do "Fédon" Platónico, e da metempsicose Pitagórica.»

Até falo com amigos queridos, há muito "falecidos".

Não extrapole caríssimo Gigaview. Eu estou apenas evocando os meus sonhos, principalmente os "lúcidos", como "suporte lógico", para me justificar, em relação ao sentido e lógica, que encontro na hipótese espiritualista ou animista.

«Todavia, todas as hipóteses "lógicas" me parecem viáveis, desde que exista uma sincera aderência doutrinária.

Logo para mim - os meus sonhos, servem perfeitamente - como apoio "lógico" à minha crença.

Existem outros sonhadores, que na Internet, contam histórias comparadas às minhas.

Desde que eu me lembro dos meus sonhos - principalmente os "lúcidos" - que eu estabeleci para meu consumo pessoal, que a dimensão onírica, é um barato espiritual, do mais extraordinário realismo fantástico.[/b]

Até falo com amigos queridos, há muito "falecidos". E quase sempre são eles, que me despertam da inconsciência do sonho vulgar.»

Não sou portanto Kardecista e muito menos médium... Estou apenas a referenciar  os meus sonhos, como amparo da minha crença numa dimensão espiritual.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #118 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:14:34 »
Fabrício

........................................................... ..

Lusitano, para mim a única coisa notável nisso tudo é como existem pessoas que acreditam em tanta besteira.

:idea: :arrow: Então está convidado a tentar compreender - porque sendo que o espiritualismo é uma "besteira" - consegue ser tão sedutor, em termos de "contágio
lógico"... :?: :)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:18:22 »
Fabrício: Você entendeu-me mais o menos bem. Mas também me parece - que você e outras pessoas deste fórum - são desnecessariamente tendenciosos, ao darem uma importância desproporcionada à circunstância infeliz, de Kardec ter tido um discurso aparentemente racista, como se essa atitude semântica, correspondesse realmente, ao que ele de facto sentia espiritualmente.

E que essas afirmações servissem para desqualificar irremediavelmente as suas investigações.
A questão é que a alegação espírita é de que o discurso de Kardec foi ditado por espíritos, supostamente dotados - ou guiados - por uma moral superior. Mas se é assim, como então esse discurso simplesmente reflete o senso comum da sociedade e época em que Kardec vivia? Ele não fez nenhuma revelação relevante, apenas repetiu no seu discurso o lugar comum da época em conhecimentos, moral cristã, preconceitos e erros.
Quando se verifica obviamente com uma leitura mais atenta, que a doutrina espírita é claramente evolucionista
Não, não é. Se você diz isso é porque não leu o suficiente sobre o que é a Teoria da Evolução.

e anti-racista.
Não, não é. Agora o que você não leu o suficiente foram as provas colocadas nesse e em outros tópicos mostrando claramente o racismo nos escritos de Kardec.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:21:35 »
Então está convidado a tentar compreender - porque sendo que o espiritualismo é uma "besteira" - consegue ser tão sedutor, em termos de "contágio
lógico"...

Não tem nada de lógico no "espiritualismo", seja lá o que isso signifique.

O "contágio" é simples: a maioria das pessoas está louca para acreditar em qualquer ilusão que as faça se sentirem especiais, que sua vida tenha um "significado superior", que amenize o medo da morte e da perda de entes queridos.

Daí a crença em espiritos, astrologia, quiromancia, religiões em geral, numerologia... a lista é praticamente infinita. O espiritismo ou "espiritualismo" é apenas uma entre muitas formas de se iludir e não admitir a insignificância humana.

Não extrapole caríssimo Gigaview. Eu estou apenas evocando os meus sonhos, principalmente os "lúcidos", como "suporte lógico", para me justificar, em relação ao sentido e lógica, que encontro na hipótese espiritualista ou animista.

Quando um dos argumentos para sustentar uma hipótese é a interpretação de sonhos, a coisa está feia...

"Deus prefere os ateus"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #121 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:32:20 »
Fabrício

Alto aí. Não me identifico de modo nenhum, com uma afirmação tão intempestiva. :) A minha freguesia, é o sonho barato e acessível a qualquer pessoa com fantasias espirituais, incluindo você.

Existe vida em Jupiter? Como são os espíritos que habitam Marte? Por que os sábios espiritos superiores deixam os inferiores aparecerem no youtube, ditar baboseiras para os médiuns, assombrar casas mas os impedem de se mostrarem em estudos científicos sérios?

Dúvidas que me afligem!

Aposto que não está a fazer-me essas perguntas a mim. Eu simplesmente, afirmei a minha aderência ao espiritualismo, em motivo dos meus sonhos. :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #122 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 18:27:19 »
Angelo Melo

E que essas afirmações servissem para desqualificar irremediavelmente as suas investigações.

………………………………………………………………….
A questão é que a alegação espírita é de que o discurso de Kardec foi ditado por espíritos, supostamente dotados - ou guiados - por uma moral superior. Mas se é assim, como então esse discurso simplesmente reflete o senso comum da sociedade e época em que Kardec vivia? Ele não fez nenhuma revelação relevante, apenas repetiu no seu discurso o lugar comum da época em conhecimentos, moral cristã, preconceitos e erros.

Se o que você pretende dizer, é que Kardec não veio dizer nada de novo – filosófico ou doutrinário, que não estivesse contido no historial filosófico ocidental – e que também já não fosse subentendido no "espírito cristão", da época em que ele viveu, vejo-me obrigado a concordar inteiramente consigo. :ok:

Quando se verifica obviamente com uma leitura mais atenta, que a doutrina espírita é claramente evolucionista

………………………………………….

Não, não é. Se você diz isso é porque não leu o suficiente sobre o que é a Teoria da Evolução.

Perdão caro Angelo Melo - eu considero que o "espiritismo Kardecista", é uma doutrina evolucionista - porque me parece evidente, que ele faz apologia do progresso humano em todos os níveis; principalmente, no científico, ético e moral. Todavia concordo, que ainda não li o suficiente, sobre o que há para ler e tem sido publicado acerca da “Teoria da evolução”. :ok:

Não afirmo que seja uma tese semelhante à Darwinista, em termos de história natural... Apesar disso - eu enquadro as ideias “espíritas” - como um conjunto de opiniões, que defendem um certo tipo de evolução comparada… :)

e anti-racista.

…………………….

Não, não é. Agora o que você não leu o suficiente foram as provas colocadas nesse e em outros tópicos mostrando claramente o racismo nos escritos de Kardec.

Admito também, que posso não ter lido todas as provas que você citou - mas estou tentado a acreditar - que se trata de incorrecta interpretação dos textos kardecistas, já que os “especialistas” no assunto que debatem neste fórum, assim o afirmam... E eu tenho discutido com pessoas da "associação espírita portuguesa", que consideram tal acusação de racismo, um mal-entendido literário.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #123 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 18:41:36 »
O problema, lusitano, é que essa análise sobre o "racismo espírita" é parcial. Se me dissessem apenas que as citações parecem racistas, eu concordaria, porque parecem mesmo. Mas numa análise mais aprofundada e menos superficial, as citações nem de longe podem ser consideradas racistas, e Kardec tem sido condenado apenas por não ser cego.

Eu fiz uma análise sobre esse assunto, e está publicada no meu site, que você pode acessar pela minha assinatura. Entrando lá você procura o artigo, cujo título é óbvio. Eu não vou citar direto o link para não dar pretexto a alguns de me acusarem novamente de "apologia ao racismo", como já o fizeram.

Mas é como você mesmo disse: um mal-entendido literário. E a crítica parcial, zombeteira e desonesta tem explorado isso como se fosse uma brecha moral que invalidasse o Espiritismo. Só esquecem que, mesmo que a crítica fosse consistente e pertinente, poderiam até invalidar o Espiritismo, mas não invalidariam o Espiritualismo. Esse argumento do racismo é, portanto, uma canoa furada de uma forma ou de outra, seja porque o Espiritismo sobreviverá a ela ou, mesmo que não sobrevivesse, o Espiritualismo sobreviveria.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #124 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 18:57:14 »

Só para lembrar...
../forum/topic=19726.0.html#msg435621

Nossa, aqui o leafar pegou pesado demais, comparando raças a roupas. Quem estaria usando terno e gravata? os brancos?
Mas não podemos condenar o leafar, ele é infelizmente um produto do espiritismo, que realmente acaba passando essa idéia racista de superioridade de raças.
O correio tambem pensa assim, por isso se enrolou todo na hora da justificar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!