Adriano,
A do macaco foi só um exmplo pra fazer aquela pergunta de quem é superior, já percebeu a habilidade dele numa árvore!? Novamente, quem é superior aqui? A agilidade dele é sua sobrevida dia após dia, a nossa destreza a nossa! E bem ele tem mãos também que poderiam fazer alguma coisa do que fazemos, mas não dispõe do nosso potêncial imaginativo, ele não necessita, estão conosco desde há muito e provavelmente continuarão indefinidamente, sempre a depender da sorte natural que também nos afeta, assim, retomamos o ponto de partida - onde está a superioridade?
Que se invente numa perna mecânica a possibilidade de saltar prédios, chutar um carro longe, correr por dias, ela é superior à minha? O desempenho sim, é notável, mas se a minha é suficiente para as minhas necessidades, não passa de um capricho eu querer saltar longas distâncias e isso não garante, como anteriormente você disse, superior biológicamente! (Aliás, isso é uma tremenda confusão, superior biológicamente...)
Até concordo que a humanidade compense e supere em desempenho os demais atributos com seu único - manipulamos o aço e construímos carapaças mais resistentes, erguemos casas de concreto ao invés de barro, temos carros e aviões, um mundo de coisas que se comparadas aos atributos naturais de outras espécies, são infinitamente superiores em desempenho. Mas essa soberba imaginação para a melhoria em desempenhos não nos torna superiores, não é garantia de nada, pior, podemos até nos destruir por esse nosso maior desempenho e ficarmos, como insistem por aqui, somente as baratas. (Dizer que desempenhos melhores nos tornam superiores não seria o mesmo que dizer o inverso, afinal, quem evoluiu nessa dependência fomos nós, ou outros animais por aí não necessitaram de tanto pra sobreviver.)
Isso é somente um juízo de valor, a ferrari é mais rápida que o tigre, logo, somos animais superiores! Essa conotação sua para superioridade não alcança nenhuma aspecto objetivo de onde se possa auferir alguma conclusão isenta dessa impressão subjetiva de superioridade.
.
Cenário de guerra? E depois de matarmos todos os animais, faríamos o que? Nos comeríamos!? Você acha humanamente possível liquidar todas as baratas do mundo?
Por fim, em assuntos de sobrevivência não somos superiores, de maneira alguma! A manipulão do ambiente ao redor, repito, se garantiu nossa perpetuação não a garante adiante. Lógico, eu acho que ficaremos por aqui um bocado ainda, mas isso, como a sua idéia de superioridade, é opinião própria. Existem inúmeros animais que não contam com nossa imaginação e estão aí há milhões de anos e continuarão. Isso de somos inteligentes e por isso superiores é um juízo de valor que você tenta adequá-lo à natureza, como se ela se importasse com isso.