Autor Tópico: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade  (Lida 10712 vezes)

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Offline _Juca_

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BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Online: 29 de Março de 2010, 11:09:15 »
Artigo do Observatório da Imprensa

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=582TVQ001

BIG BROTHER BRASIL
A quintessência da frivolidade

Por Washington Araújo em 23/3/2010


Nos últimos dez anos, o canal de maior audiência da TV aberta no Brasil exibiu durante 900 noites seguidas a atração Big Brother Brasil. Em outras palavras, a TV Globo passou mais de dois anos transmitindo, de forma ininterrupta, o programa que segue o formato criado em 1994 pelos holandeses Joop van den Ende e John de Mol, nomes que deságuam na ora famosa marca Endemol.

No conjunto, são dois anos e meio falando de prêmio de dinheiro graúdo. R$ 500 mil, R$ 1 milhão, R$ 1,5 milhão. E também de anjo, monstro, liderança, paredão, eliminação. E tome Pedro Bial pontificando, filosofando, misturando superego, mito do herói, arquétipo e inconsciente coletivo, Brecht e Paulo Coelho, Maiakovski e Paulo Leminski, Renato Russo e Bob Dylan, arrematando tudo com a manjada moral da história extraída possivelmente dos contos da lavra dos irmãos Grimm.

O BBB é mais atração que programa. Programa tem algum tipo de encadeamento, de estrutura enquanto atração: tem pouco de previsibilidade, a "coisa em si" é o que capta os sentidos da audiência. Há a ilusão da imprevisibilidade. Apenas ilusão, porque o que vale mesmo é a realidade fabricada ali na mesa de edição; é ali que se constroem os mocinhos e os bandidos, os "cabeças" e os iletrados, o éticos e os aéticos.

Contrariando a máxima de que homem algum é uma ilha, o BBB termina sendo a própria ilha a ter como mar suas paredes e o tempo todo é desperdiçado com conversa, namoro, intriga, ginástica, bebedeira. No entretempo, os super-heróis do Bial se digladiam para eliminar os outros e vencer. E é o vale-tudo: fazem alianças, traem, simulam, dissimulam, enfim, tentam se aproximar do Santo Graal, aquele objeto de desejo agora representado pelo cheque de R$ 1,5 milhão.

Quem está ali se depara com o dilema da modernidade: se tornará celebridade instantânea ou retornará ao anonimato. Ser celebridade, mesmo que por poucos dias, parece conceder um sentido à vida desses participantes; e renunciar aos holofotes deve, em sua estima, equivaler simbolicamente à própria morte.

Em volta da piscina

Concordo com o ótimo poeta brasiliense Gustavo Dourado. E, de sua autoria, compartilho os bem-humorados versos:

"É um joguete da mídia:/ De lucro comercial.../ Os bobos no telefone:/ Escravidão digital.../ A mando do Grande Irmão:/ Que acumula o vil metal.../// Loteria de milhões:/ Os bundões em evidência.../ Decadente baixaria:/ Em busca de audiência.../ Programinha indecente:/ Que está na repetência..."

É aquele desfile de corpos sarados – na maioria dos casos – com mentes vazias. Gigantes materiais e pigmeus éticos. Muita futilidade, caras e bocas, mau caratismo explícito, atentados ao pudor e à língua pátria, preconceitos raciais e sociais de todos os matizes. O voyeurismo estimulado pela atração supera e muito o interesse e curiosidade com que visitantes param em um zôo para observar a jaguaritaca, o filhote de anta e o urso polar, a girafa ou o flamingo.

O programa de maior audiência da televisão brasileira é a versão moderna de um zoológico, onde em vez de observar animais observamos do que são capazes semelhantes nossos trancafiados em uma jaula com aparência de casa, com jeito de casa. Ninguém joga pipoca nem banana, mas a atenção é concentrada: em determinada noite da semana se contabilizam formidáveis dezenas de milhões de ligações telefônicas jogadas na jaula em forma de casa com o nobilíssimo intuito de sensibilizar os administradores do zôo para que expulsem da casa – em forma de jaula doméstica – este ou aquele participante.

Em pleno verão carioca, sempre no período de janeiro a março, sabemos na edição noturna os que ficaram papeando na piscina ou desmaiados em volta desta, sempre em trajes sumários, sumaríssimos. E os instintos estarão, quase sempre, à flor da pele. E isso me faz lembrar os jacarés do papo amarelo, aquela espécie de jacaré que habitava rios, lagos e brejos próximos ao mar, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e na bacia do Rio Paraná, chegando até o Pantanal. É que ali já estiveram trancafiados gente de quase todos os estados brasileiros. Largados em volta da piscina colocando em dia seus papos amarelos. E põe amarelos nisso.

A verdadeira natureza

Todos parecem desfrutar do mesmo DNA do Pedro Bial: belos, sarados e afinados com essa cultura de frivolidades de que a atração é seu fruto mais maduro e consumido. Quando Bial surge na tela com seus jargões pomposos – meus heróis, meus ídolos, tripulantes de minha nave, habitantes da casa mais vigiada do Brasil, meus mais-mais – os participantes dão uma última retocada no visual, uma nova cruzada de pernas, e como integrantes de bem ensaiado coral capricham no sorriso e retribuem o desejo de boa noite.

Bial não consegue disfarçar seu encantamento com aqueles espécimes humanos, fala como se Oráculo fosse e tem a plena convicção que jamais – jamais! – será contraditado ou contrariado por quaisquer deles – e não importa quão infamante seja seu gracejo ou quão estúpidas as observações a ser proferidas em tom ora solene ora galhofeiro. E todos sabem que agradar o Bial é o mesmo que aparecer bem nas casas de milhões de telespectadores.

Mas nem tudo está perdido. O Big Brother Brasil está a merecer estudo sociológico. A casa-jaula assemelha-se também a uma gaiola de hamsters (aqueles pequenos roedores brincalhões). São 80-90 dias de cativeiro, privados de intimidade, alvos de simpatia e da antipatia de uns e de outros, do ciúme e da inveja de uns e de outros, com tanto tempo ocioso e pouco afeitos à atividade de pensar, talvez acreditando piamente que pensar enlouquece.

Como hamsters, têm acesso à roda gigante: festas no sábado, gincanas premiando o vencedor com carros 0 km, esforço físico colossal para fixar na mente dos telespectadores a marca do detergente que pode limpar tudo menos os lugares vazios, muito vazios de ideais e de sentido para a vida.

Do ponto de vista financeiro a atração é uma mina de ouro. Muito merchandising, pouco investimento. Assim como é fácil de tratar o hamster e de o mesmo não necessitar de alimentação dispendiosa, a manutenção da casa do BBB é relativamente econômica. Eles mesmos são quem fazem a comida e esta precisa ser conquistada vencendo obstáculos. E agora o formato da Endemol inclui a existência da Casa Grande & Senzala – ou, como chamam seus participantes, a casa de luxo e o puxadinho.

Hamsters levam a vantagem de rapidamente conquistar a nossa simpatia com seu comportamento amistoso ao contrário dos heróis do Bial, que na maioria das vezes apenas revelam sua verdadeira natureza com o passar do tempo em cativeiro.

A maior tragédia

Nesta décima edição houve recorde de votos para eliminação de um participante: 92 milhões. Pausa para alguns rápidos cálculos. Neste paredão recorde, caso 100% dos votos tenha sido transmitido por ligação telefônica, podemos calcular que as ligações renderam R$ 27,6 milhões – considerando o preço da ligação a R$ 0,30.

Agora... sim, sempre tem um agora. Agora, vamos imaginar que a Rede Globo tenha feito um contrato "50% por 50%", ou melhor, "meio a meio" com uma operadora de telefonia. Então, nesse único paredão a emissora carioca teria embolsado nada desprezíveis R$ 13,8 milhões. Toda essa dinheirama em um único paredão. Acontece que em três meses a quantidade de paredões varia de 14 a 16. Portanto, seguindo certa mentalidade de nossos meios de comunicação, ante tamanho volume de dinheiro, algum desses empresários pensaria duas vezes antes de riscar de sua grade conteúdos que favoreçam e cultura e cidadania do povo brasileiro?

Outra constatação é que pensamentos egoístas e imagens preconceituosas dominam o programa ou, ao menos, a quase totalidade da edição do programa. Os que se sentem acima da média – que, aliás, é muito baixa – avocam para si o atributo de serem elas mesmas, de serem sinceras em suas opiniões, de não estarem jogando pra platéia e que "dinheiro não é tudo na vida". Para estes, os outros apenas vêm confirmar o pensamento de Jean-Paul Sartre de ser, os outros, o próprio inferno.

O Big Brother Brasil é autoexplicativo. Mesmo quem diz que nunca assistiu consegue rapidamente formular opinião sobre o programa. Até porque é de longe fonte primária para o jornalismo de frivolidades – também conhecido como de entretenimento –, crítica de televisão e, na verdade, reedita o velho colunismo social dos jornais impressos. Só que bem mais ao gosto dos dias atravessados que vivemos, com direito a pergunta em rede nacional em horário nobre tão instrutiva e recatada quanto: "Você é ativo, passivo ou ambos?" E a resposta de supetão: "Nessa idade, eu sou tudo".

À sua maneira, os participantes se põem a conversar sobre tudo e todos, sobre tudo e nada. É uma pena que não consigam elaborar em 90 dias perguntas que façam a vida valer a pena. Penso em busca de respostas para questões essenciais: todo mundo é corrupto ou depende das circunstâncias? Você toparia tudo – mas tudo mesmo! – por dinheiro? Todo mundo mente, faz intriga, é fofoqueiro, traíra ou X9? Existe algum ser humano que seja confiável quando há muito dinheiro em jogo? Por que tenho medo de lhe dizer o que eu sou?

É que ainda não entendemos que a pior tragédia na vida de um homem é aquilo que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo. Não preciso escrever mais nada, né?

Offline Pandora

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2010, 13:59:58 »
O povo tem aquilo que pede. Se temos polítocos corruptos, programas de tv imbecis, leis ridículas, a culpa é nossa. Se o BBB não desse audiência, não teria chegado nas 10 edições. Não caio na balela do pobre povo alienado pelas grandes corporações... O povo se fode e fica quieto, acho até que gosta! Morrem na fila de hospital, os filhos recebem uma educação de merda, ganham quase nada, violência por toda parte,são roubados na cara dura e continuam inertes... mas se seu time de futebol vai mal... o tempo fecha!


Offline Fabi

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2010, 14:03:51 »
O big brother é um programa de entretenimento e não de cultura. Não sei porque incomoda tanto.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #3 Online: 29 de Março de 2010, 14:24:18 »
Bib broher detona, até quem não quer prestar atenção nele tem que perder o seu precioso tempo para fazer críticas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gaúcho

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2010, 14:24:58 »
O big brother é um programa de entretenimento e não de cultura. Não sei porque incomoda tanto.

Também não entendo. Se as pessoas querem assistir BBB, que assistam.
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Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2010, 14:26:34 »
Incomoda porque é fútil, grosseiro e marketeiro em excesso.

Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #6 Online: 29 de Março de 2010, 14:29:01 »
Bib broher detona, até quem não quer prestar atenção nele tem que perder o seu precioso tempo para fazer críticas.

Detona a mente de quem assiste, e perder o precioso tempo pra fazer críticas é muito, muito comum aqui no CC. Pobre daquele que não as faz.

Offline Gaúcho

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2010, 14:32:10 »
Eu nunca assisti nenhuma versão desse programa, desde os meus 13 anos, eu sempre achei uma bosta. E nunca perdi tempo fazendo críticas, sou totalmente indiferente a ele.
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Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #8 Online: 29 de Março de 2010, 14:34:29 »
Eu nunca assisti nenhuma versão desse programa, desde os meus 13 anos, eu sempre achei uma bosta. E nunca perdi tempo fazendo críticas, sou totalmente indiferente a ele.

Como ser indiferente à futilidade em massa Di? Pra mim não dá. Incomoda pra caramba.

Offline Spitfire

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2010, 14:35:33 »
Incomoda porque é fútil, grosseiro e marketeiro em excesso.

Mesmo assim as pessoas tem o direito de assistirem. Ninguém obriga a assistir.

Pessoalmente em nada me incomoda... a única coisa que sei é que quem apresenta é um tal de Pedro Bilau.

Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2010, 14:40:16 »
Incomoda porque é fútil, grosseiro e marketeiro em excesso.

Mesmo assim as pessoas tem o direito de assistirem. Ninguém obriga a assistir.

Pessoalmente em nada me incomoda... a única coisa que sei é que quem apresenta é um tal de Pedro Bilau.

Sempre que minha mulher tá assistindo e eu pergunto se não dá pra eliminar o idiota do apresentador...e depois o resto deles, mas claro, é só desligar a TV. Mas pra mim me incomoda que tantas pessoas gostem tanto desse tipo de lixo, tanto quanto me incomoda que tantas pessoas acreditam no lixo escrito na Bíblia, sem ter um mínimo de contestação e senso crítico.

Offline Gaúcho

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #11 Online: 29 de Março de 2010, 14:41:43 »
Eu nunca assisti nenhuma versão desse programa, desde os meus 13 anos, eu sempre achei uma bosta. E nunca perdi tempo fazendo críticas, sou totalmente indiferente a ele.

Como ser indiferente à futilidade em massa Di? Pra mim não dá. Incomoda pra caramba.

Imagina se eu fosse me incomodar por tudo que passa na TV e eu acho fútil/tosco/estúpido? Ou se eu me incomodasse com tudo de fútil/tosco/estúpido que as pessoas acreditam/fazem? Eu ia morrer de stress antes dos 30 :P

Além do mais, as pessoas são livres para assistirem/fazerem/acreditarem no que quiserem, desde que seja legal e não prejudique ninguém.
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Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2010, 14:44:45 »
Eu nunca assisti nenhuma versão desse programa, desde os meus 13 anos, eu sempre achei uma bosta. E nunca perdi tempo fazendo críticas, sou totalmente indiferente a ele.

Como ser indiferente à futilidade em massa Di? Pra mim não dá. Incomoda pra caramba.

Imagina se eu fosse me incomodar por tudo que passa na TV e eu acho fútil/tosco/estúpido? Ou se eu me incomodasse com tudo de fútil/tosco/estúpido que as pessoas acreditam/fazem? Eu ia morrer de stress antes dos 30 :P

Pode ser, mas porque também aceitar passivamente todo o lixo que é socado/jogado na sociedade. Senso crítico e debate é bom e o excesso não faz mal pra ninguém, pelo contrário.


Offline Barata Tenno

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2010, 15:43:31 »
Isso, vamos dizer ao povo o que devem ou nao assistir, o que devem ou nao acreditar, o que devem ou nao comer e beber. Afinal somos os que sabemos o que eh melhir para todos e o nosso conceito eh que deve prevalescer. Obvio que quem assiste aquilo nao tem senso critico, afinal o mesmo povo que assiste bbb eh o que vota,entao se eles nao sabem escolher um programa de tv descente, quem dira  um presidente.....
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Offline Andre

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2010, 15:57:12 »
Senso crítico e debate são a mesma coisa que censura para você, Barata? E baseado nos programas que passam na TV japonesa, acho melhor você não fazer esse tipo de comentário sarcástico, sabe...

Enfim, cabe o debate sim. Afinal, se o povo não gosta de documentários e programas educativos, por que passam documentários da BBC durante o Fantástico?

Fica ainda a pergunta, “E por que não passam mais documentários em outros horários?”. Bom, um documentário da BBC não deve ser vendido  a preço baixo para uma emissora de grande porte como a Globo. Além disso, que exemplos de programas de documentários temos? Globo Repórter? É fácil dizer que o povo brasileiro não gosta de documentários baseado na popularidade de um programa ruim como esse.

Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline O Grande Capanga

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2010, 15:59:45 »
O Juca gosta mesmo é do programa do Chávez na Venezuela.

Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #16 Online: 29 de Março de 2010, 16:01:22 »
Isso, vamos dizer ao povo o que devem ou nao assistir, o que devem ou nao acreditar, o que devem ou nao comer e beber. Afinal somos os que sabemos o que eh melhir para todos e o nosso conceito eh que deve prevalescer. Obvio que quem assiste aquilo nao tem senso critico, afinal o mesmo povo que assiste bbb eh o que vota,entao se eles nao sabem escolher um programa de tv descente, quem dira  um presidente.....

De fato, não sabem escolher presidente, programa, produtos, governador, prefeito, idéias, deputados... Escolhem aquele que faz melhor propaganda, bom ou ruim. Mas não sou eu que vou falar o que cada um deve fazer, mas posso perfeitamente criticar aqueles que fornecem, os que vendem e os que compram as idiotices.



Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2010, 16:02:15 »
O Juca gosta mesmo é do programa do Chávez na Venezuela.

Olha o espantalho.

Offline O Grande Capanga

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #18 Online: 29 de Março de 2010, 16:02:41 »
A TV assiste quem quer. Se não gosta, vá ler um livro. Se tiver grana, coloque TV a cabo. A TV é entretenimento na maior parte das vezes, e isso é o BBB.


Offline O Grande Capanga

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #19 Online: 29 de Março de 2010, 16:03:57 »
Tem gente que acha que no lugar do BBB a Globo deveria colocar um documentário. E e não será essa gente que irá bancar o prejuízo disso.

Offline O Grande Capanga

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #20 Online: 29 de Março de 2010, 16:04:31 »
O Juca gosta mesmo é do programa do Chávez na Venezuela.

Olha o espantalho.

Pode dizer que você gosta e que gostaria que o Lula fizesse o mesmo em horário nobre.

Offline _Juca_

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #21 Online: 29 de Março de 2010, 16:21:53 »
A TV assiste quem quer. Se não gosta, vá ler um livro. Se tiver grana, coloque TV a cabo. A TV é entretenimento na maior parte das vezes, e isso é o BBB.



Eu gosto de assistir TV e me recuso a aceitar esse tipo de argumento. Entretenimento pode ser de bom gosto e culturalmente muito melhor, seja qualquer formato que se dê a ele. Pode ser um filme, uma novela e até um jogo de futebol. Gosto de ligar a TV e passar o tempo, mas não com futilidades, cultura exagerada ao corpo, homofobia, preconceitos rudimentares e conversas banais e por mais que se mude de canal, e se tenha TV a cabo, a merda não muda muito não. Como espectador que sou, eu digo que o BBB é o lixo do lixo da mídia eletrônica.

Offline Barata Tenno

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #22 Online: 29 de Março de 2010, 16:36:38 »
 Teve japonesa eh um lixo, na MINHA opiniao, 90% dos programas sao estupidos, mas sao esses mesmo 90% os que dao maior audiencia. Logo o que se supoe eh que o povo gosta de ver lixo. E estao no direito deles oras. Em Sao Paulo tem a tv cultura, com documentarios, entrevistas, programas culturais.... E depende de verba estatal, pois nao da um decimo da audiencia do big brother. A culpa eh de quem? Da midia golpista ou do povo que gosta de porcaria? E vai fazer o que? Obrigar o povo a ver documentario? O Japao tem um dos melhores indices de educacao do planeta e a tv consegue ser pior que a do Brasil.
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Offline Mr. Mustard

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #23 Online: 29 de Março de 2010, 16:56:31 »
O nível de educação, acredito, está aquém as preferêrencias pessoais de entreterimento.

Offline Barata Tenno

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Re: BIG BROTHER BRASIL A quintessência da frivolidade
« Resposta #24 Online: 29 de Março de 2010, 17:02:55 »
O que eu acho mais foda eh lulista arrotar por ai que o Lula tem 90% de aporovacao por que eh um bom presidente, entao se 90% dos brasileiros assistem big brother ele deve ser um bom programa de tv.
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