Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56804 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re.: O Ateu e a morte.
« Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2005, 13:57:22 »
Em dezembro morreu o irmão caçula da minha mãe. Ele era o único filho homem dos quatro filhos dos meus avós, e eles já tinham perdido a caçula das meninas há 10 anos, num acidente automobilístico. Meu avô construiu um mausoléu pra ele, e já comprou espaço pra mais 5... Ele vai todo dia conversar com meu tio no cemitério...coisa que não fazia muito antes. São de origem germânica, e embora ele não seja o tipo alemão carrasco, todos eles têm dificuldade de expressar o que sentem. Acho que vem daí esse arrependimento.

Eles sofreram muito no enterro e velório, mesmo sabendo que o meu tio estava com uma doença que lhe trouxe muita dor... seu adenocarcinoma tinha espalhado metástases nos ossos e coluna nervosa... Mas eles ainda preferiam tê-lo com eles, mesmo que numa cadeira de rodas...

Os tios e primos desmaiaram no velório, estavam muito abatidos... Minha avó estava "pele e osso", pareceria ter 150 anos...

Todos eles são luteranos. E eu me perguntava: por que eles não acreditam na sua religião nestas horas? A religião não deveria servir pra consolar? Meu tio também era luterano desde o nascimento, como os pais dele... embora não fosse o modelo ideal de evangélico... então, eles nem teriam a desculpa da dúvida do céu. Eles crêem que ele foi pro céu, e parecem esquecer que eles também vão... na crença deles, isso é uma separação temporária, mas parece eterna pelo sofrimento que apresentam. Nesse sentido, acho que simplesmente crer em algo durante 70 anos não significa muita coisa...

Minha mãe que é kardecista enfrentou bem melhor a situação... mas isso é próprio dela. Ela é a mais velha, e quando a outra irmã morreu ela também foi o suporte para todos. Ela se sente útil sendo a base pros outros, pra ela é um gesto de amor que ela tem de fazer, embora ela própria esteja sofrendo muito.

E embora eu saiba que nem todos os crentes sabem lidar bem com morte, eu ainda acho que o peso dela é maior para quem acredita que a vida acaba quando cessa a atividade nervosa e que não há segunda chance...

Durante o velório deste tio, minha priminha, filha dele, me perguntou se eu sabia onde estava o pai dela. Eu (que não chorava) respondi pra ela: dentro de você! Ela ficou um pouco confusa e me perguntou "como assim?". Então falei pra ela que o pai dela se eternizou nela, ao propiciar que ela nascesse (afinal, geneticamente, 50% dele está nela! :roll: ), ao ter ensinado coisas pra ela, ao ter ajudado ela a chegar aos 10 anos saudável e amada, dedicando seu tempo, sua energia e seu amor nisso. E ela, que ainda não tinha chorado, encheu os olhos de lágrimas... Talvez porque isso mostra que a pessoa não está mais concosco, mas que nós fomos amados... sei lá... A versão do "foi pro céu" é artificial demais.

Penso eu que pros ateus, de forma geral, é mais difícil lidar com a morte porque a maioria pensa que ela é o fim, enquanto pros teístas, ela é uma passagem. Mas é difícil apenas por isso medirmos o sofrimento das pessoas. Acho que o resultado final é uma somatória de fatores. A personalide conta muito. É possível termos ateus mais conformados e teístas mais revoltados com estas situações...

A única coisa que tenho certeza é que independente da crença, cada um lida com a morte de um jeito. E ela, via de regra, nunca é fácil.

:(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2005, 14:26:17 »
Todos eles são luteranos. E eu me perguntava: por que eles não acreditam na sua religião nestas horas? A religião não deveria servir pra consolar? Meu tio também era luterano desde o nascimento, como os pais dele... embora não fosse o modelo ideal de evangélico... então, eles nem teriam a desculpa da dúvida do céu. Eles crêem que ele foi pro céu, e parecem esquecer que eles também vão... na crença deles, isso é uma separação temporária, mas parece eterna pelo sofrimento que apresentam. Nesse sentido, acho que simplesmente crer em algo durante 70 anos não significa muita coisa...

deve ser pior que tudo ainda achar que um ente querido vai pro inferno. sem querer pagar de gatão, mas se meu pai/irmão/mãe fossem pro inferno, eu iria lá buscá-los   :)

sei lá. acho que prefiro morrer antes que todo mundo mesmo, pq não sei mesmo como ia lidar com a morte de alguém muito próximo de mim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Adriano

• Visitante
Re: O Ateu e a morte.
« Resposta #27 Online: 23 de Julho de 2005, 15:57:17 »
"É mais difícil para um ateu quando um pai, uma mãe, alguém muito querido, morre?".
Vamos simplificar as coisas. Deveria ser diferente?

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Re: Re.: O Ateu e a morte.
« Resposta #28 Online: 23 de Julho de 2005, 18:39:13 »
Citação de: Ricardo M
Citação de: café-com-leite
Dia 3 de agosto vão fazer 2 anos que meu pai morreu e desde então estou com depressão, não é fácil a minha irmã mais nova que é espirita meia boca de uma certa forma lidou melhor com a morte do que eu.

Mas também foi a morte dele que me fez entender que nem católico eu tinha sido direito afinal a história de céu e passeio nas núvens nunca me convenceu. E por mais dificil que seja prefiro a realidade, nunca mais o verei de novo.

:?

Nunca sei o que falar nessas horas.  :(

E é duro, muito duro, pensar que tem grande chance, grande mesmo, de acontecer o mesmo comigo, ter que enterrar pai ou mãe (ou os dois). E fico sem saber o que fazer, o que falar, se é tão inevitável...

O dificil para mim é saber que eu gostaria de ter feito muitas coisa para ele, ajuda-lo assim como ele me ajudou e de repente vejo que não tem mais nada a fazer, não importa quanto tempo passe.

A única coisa que eu sei que posso fazer é honrar sua memória e ajudar a cuidar da familia que ele criou e isto me fez entender que devo dar mais meu tempo aos que eu amo, cuidar melhor deles, viver mais o presente para não ficar novamente com o sentimento de arrependimento de não ter dito: Pai eu te amo.  :(
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Julho de 2005, 18:53:26 »
Citação de: Nina

Minha mãe que é kardecista enfrentou bem melhor a situação... mas isso é próprio dela. Ela é a mais velha, e quando a outra irmã morreu ela também foi o suporte para todos. Ela se sente útil sendo a base pros outros, pra ela é um gesto de amor que ela tem de fazer, embora ela própria esteja sofrendo muito.

Eu percebi que os kardecistas, pelo menos os que eu conheço enfrentaram a situação muito melhor, a pessoa que mais ajudou minha mãe nestes dois anos foi uma prima dela espirita que veio morar com ela e que deu um apoio muito grande.

E com isto acabei indo procurar ler um pouco sobre espiritismo, ver foruns, listas e de principio achei legal isto de "ciência", "doutrina", "religião do futuro" "religião sem dogmas" mais não duro muito logo vi que era um mundo cor de rosa, sem sentido nenhum.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Julho de 2005, 18:57:49 »
Citação de: passarinho

deve ser pior que tudo ainda achar que um ente querido vai pro inferno. sem querer pagar de gatão, mas se meu pai/irmão/mãe fossem pro inferno, eu iria lá buscá-los   :)

abri um tópico num forum crente perguntando qual a reação deles quando um parente próximo morre e este não era convertido. Ninguém me respondeu diretamente só me enrolaram.  :roll:

E outra alguns me disseram que quando você morre você esquece quem você foi na terra, para que você no céu não sinta a falta dos que não estiverem lá.  :roll:
Carl Sagan

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #31 Online: 23 de Julho de 2005, 19:24:59 »
Citação de: café-com-leite
Citação de: Nina

Eu percebi que os kardecistas, pelo menos os que eu conheço enfrentaram a situação muito melhor, a pessoa que mais ajudou minha mãe nestes dois anos foi uma prima dela espirita que veio morar com ela e que deu um apoio muito grande.

E com isto acabei indo procurar ler um pouco sobre espiritismo, ver foruns, listas e de principio achei legal isto de "ciência", "doutrina", "religião do futuro" "religião sem dogmas" mais não duro muito logo vi que era um mundo cor de rosa, sem sentido nenhum.

Mas é verdade mesmo... é sem pé nem cabeça...

O fato é que o propósito do kardecismo é ser a doutrina consoladora...  :roll:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

rizk

• Visitante
O Ateu e a morte.
« Resposta #32 Online: 24 de Julho de 2005, 00:04:11 »
Eu perdi meu avô materno há pouco menos de um ano. Ele era uma pessoa MUITO ruim, mesmo. Minha avó não se conformava, e pra piorar tinha minha mãe dizendo que o vô era tão cuzão que já devia estar queimando no inferno. Tipo... sui generis, esse caso.

Penso que é muito óbvio que a gente sinta falta de quem morreu. Eu particularmente sinto mais falta das pessoas que foram embora do que das que morreram; as últimas você sabe que não vai ver nunca mais mesmo e acaba se conformando, foda mesmo é saber que você PODIA estar com a pessoa e deu tudo errado e vocês se separaram.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Julho de 2005, 01:45:50 »
Assunto delicado...
 :cry: Eu já perdi uma pessoa proxima. Na realidade a mais proxima que já tive, minha irmã caçula!
 :) Nós éramos extremamente ligadas, onde uma estava a outra estava junto. Brigavamos todos os dias, e faziamos as pazes todas as noites. Não escondiamos nada uma da outra, e éramos tão parecidas que achavam que éramos gêmeas. Minha amizade com minha irmã era algo próximo do impossivel Achava estranho quem achava que ter irmãos era um tormento. Eu achava que triste era pessoa que não tinha alguém para poder dividir todos os bons e maus momentos da vida. Eu era feliz!
 :?  Certo dia, de madrugada ela veio me contar todos os segredos dela. Coisas tolas na maioria, mas eram coisas que ainda não tinha dito para mim. Ela se sentiu aliviada depois de fazer isso.. Eu não entendi.
 :o  Na manhã seguinte, nós fomos ao hospital pegar nossos resultados de exames corriqueiros. Durante o caminho eu perguntei para ela: "Li uma revisa que as pessoas sabem o dia em que morrerão, mas fazem de conta que não sabem, porque é muito duro saber no dia que aquele é o último dia. O que acha disso? Será que minutos antes de morrerem as pessoas sabem que morrerão?" Ela respondeu com espantosa certeza: "Elas sabem". Eu não entendi (de novo)
 :cry: Ao chegarmos no hospital, ela passou mal, teve uma crise de bronquite. Como estavamos dentro do hospital ela foi encaminhada ao pronto-socorro imediatamene. Eu fiquei na sala de espera pensando "Por favor, não morra... não morra" Foi a primeira vez na vida que cogitei a possibilidade de morte, e minha irmã apesar de ter bronquite, nunca precisou ser internada por isso.
 :cry: A meia hora mais longa de minha vida foi essa. O médico retornou e disse que ela teve uma parada cardiaca, seguida de uma respiratoria. Ela estava morta. Ainda tive uma espantosa presença e e lembrei que ela queria ser doadora, falei para tirarem todos os orgõas que se pudesse aproveitar. Mas os médicos disseram que a parada cardiaca tinha comprometido tudo, e que não era possivel fazer isso. Lamentei... e estranhei minha atitude em dizer que podiam retalhar minha irmã, porque assim ela o queria.
 :( Eu voltei para casa para chamar meus pais e leva-los até o hospital (os medicos aconselharam a dar  a noticia no hospital caso eles tivessem uma crise). Retornando ao hospital, vi meu pai chorar pela primeira vez. Minha mãe teve um ataque histérico e foram necessarios 8 pessoas pra acalma-la e carregarem-na para uma sala. Ela foi sedada.
 :| Eu estava apatica o tempo todo. Horas depois, quando tudo estava mais calmo... Eu me dei o direito de chorar. Ouvi muitas vezes que eu tinha que ser forte, para poder ajudar meus pais, pois perder um filho não era facil.. eu odiava esta frase, sentia que meus pais tinham perdido uma filha, mas tinham outra (eu), mas eu tinha perdido todos os irmãos que tinha, pois só tinha uma.
 :( Ela tinha 16 anos e morreu como um passarinho. Foi muito dificil superar... Eu sentia falta dela, queria-a perto de mim, sentia-me só e sem amigos.
 :consolo:  Tempos depois eu percebi que não havia perdido minha irmã... mas sim que havia sido uma privilegiada, pois por 16 anos ela esteve ao meu lado, foi minha melhor amiga, eu fui feliz, muito feliz. Poucas pessoas tem o privilegio de terem uma amizade tão verdadeira.
 u.u Eu sei que não vou encontra-la numa nuvem rosa no paraiso. Eu não me entristeço por isso.

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Julho de 2005, 02:49:57 »
Poxa...  :(
É foda se sentir assim....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
O Ateu e a morte.
« Resposta #35 Online: 24 de Julho de 2005, 16:06:27 »
Citação de: rizk
Eu particularmente sinto mais falta das pessoas que foram embora do que das que morreram; as últimas você sabe que não vai ver nunca mais mesmo e acaba se conformando, foda mesmo é saber que você PODIA estar com a pessoa e deu tudo errado e vocês se separaram.

Andou me espionando, Rizk?  É exatamente o que eu sinto!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 24 de Julho de 2005, 16:06:52 »
Axia, obrigado por dividir seu relato.  Não sei o que dizer.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #37 Online: 24 de Julho de 2005, 16:11:22 »
Citação de: Luis Dantas

Em casos como esse, acho melhor não dizer nada.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Julho de 2005, 17:27:50 »
Citação de: Poindexter

Eu sempre fico em duvida.Quando vamos a um velorio de uma pessoa nao tao ligada a nós, acho estranho falar: "meus sentimentos" ou "meus pesames".Nao acha que fica muito forçado nao?

Pior que as vezes eu falo, e ainda me sinto culpado por ter dito algo que nao compartilho realmente o sentimento para dizer.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Julho de 2005, 17:30:08 »
É, mesmo quando tem alguém chorando por qualquer motivo, alguém que eu não conheço muito bem, e sem saber o que houve... Complicado.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2005, 02:05:35 »
Citação de: Poindexter

:? Não fiquem tão encucados... Eu tive muito tempo para digerir o assunto... pensar sobre a série de "eventos estranhos" que ocorreram naquela época. Na época desacreditei em Deus, por ter tirado minha irmã de mim... Tempos depois pensei que talvez fosse uma ingrata.
 :D Excluindo Deus da parada, minha irmã foi uma grande alegria para toda minha familia todo o tempo que esteve viva! Isso é o que importa!
 :) Ela sempre dizia que eu era a melhor irmã do mundo, eu sempre dizia o mesmo a ela. Eu não carrego esse tipo de remorso... é um alivio, se querem saber. Alguns familiares meus carregaram o peso de naõ terem dito que a amavam.
 :( Sabem... ela queria morrer antes de qualquer pessoa na familia. Ela dizia que não saberia lidar com a perda de um familiar proximo... Tinha medo de enlouquecer com isso.
 :( Eu naõ queria morrer antes dela, porque eu queria poder viver todo o tempo que fosse possivel ao lado dela.
 :) Nós duas conseguimos o que queriamos.
Apenas lamento que ela tenha tido uma vida tão breve...

Axia

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2005, 02:13:58 »
Citação de: zibs

Eu sempre fico em duvida.Quando vamos a um velorio de uma pessoa nao tao ligada a nós, acho estranho falar: "meus sentimentos" ou "meus pesames".Nao acha que fica muito forçado nao?
Pior que as vezes eu falo, e ainda me sinto culpado por ter dito algo que nao compartilho realmente o sentimento para dizer.

Se acalenta um pouco, a maioria das pessoas espera ouvir os "meus pesames" nesses momentos.

Axia

NightMare

• Visitante
« Resposta #42 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:02:06 »
Acho que é independente de religião numa hora como esta.
A nao ser as lavagens cerebrais da IURD e derivados, todos sofremos com a perda de um ente querido, e nao há fé que nao se abale...

Tulkas

• Visitante
« Resposta #43 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:10:12 »
Não lí tudo. Aliás, lí só as primeiras mensagens.

Mas acho que a crente quis dizer algo sobre: Puxa, será que os ateus não ficam com medo de estarem errados e que o parente foi pro inferno?

Ou: Será que eles não ficam com medo de estarem errados?

Bem, foi a primeira impressão que, como crente que sou, me veio a cabeça.

Abraços.

NightMare

• Visitante
« Resposta #44 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:21:10 »
Citação de: Tulkas
Não lí tudo. Aliás, lí só as primeiras mensagens.

Mas acho que a crente quis dizer algo sobre: Puxa, será que os ateus não ficam com medo de estarem errados e que o parente foi pro inferno?

Ou: Será que eles não ficam com medo de estarem errados?

Bem, foi a primeira impressão que, como crente que sou, me veio a cabeça.

Abraços.

Não há como temer uma coisa em que nao acreditamos.

É simplesmente a dor da perda de uma pessoa querida que você nao vai ver nunca mais.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #45 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:23:51 »
Já vi muita gente morrendo. Aparentemente as famílias mais religiosas são as que mais choram, mas não dá pra saber se elas eram mais histéricas e por isso eu sabia que eram mais religiosas ( ou se eram mais religiosas por serem histéricas... ).

Os ateus já passaram pelo luto da perda de Deus e da perda de um mundo mágico. Alguns, por causa disso, dão mais importância à vida. Outros dão menor importância. Não há uma regra.

Mas a grande questão aqui é o luto. Na minha experiência, a primeira fase do luto é egoísta. Não pensamos exatamente na pessoa que morreu, mas na falta que ela fará na nossa vida ou na perspectiva da nossa própria morte. Nessa fase, acho que a crença ou não em alguma religião não muda muito as coisas.

Numa segunda fase já começa a surgir a preocupação com a pessoa que morreu. Enquanto os ateus tem que lidar com o fim da existência dessa pessoa ( que geralmente é penosa ), religiosos podem ter o conforto da possibilidade do paraíso ou a preocupação com a danação eterna. Nisso realmente os kardecistas tem vantagem - eles vêem a morte como uma passagem e não como um evento tão dramático - e costumam ser otimistas nisso.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #46 Online: 04 de Agosto de 2005, 15:59:37 »
Sinto mais alívio sabendo que um familiar meu não terá que passar queimando eternamente num inferno ou tendo que adular eternamente, "noite e dia" sem parar, uma divindade megalomaníaca. Quando penso no meu avô, que morreu há relativamente pouco tempo, fico "feliz" em saber que sua consciência simplesmente cessou de existir, ao invés de estar "condenado" à uma existência eterna de submissão a um deus esquizofrênico.
Se acreditar em algo simplesmente dependesse da vontade comum, eu acreditaria na doutrina espírita ou algo do tipo. Acho "legal" a idéia de se reencarnar várias vezes, vivendo várias vidas diferentes em diversos mundos.
Who cares?

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Agosto de 2005, 00:11:25 »
Ser ateu em relação à morte tem suas vantagens, pois se sabemos que nada há depois, vivemos a vida muito mais intensamente! Eu, pelo menos o faço!
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #48 Online: 05 de Agosto de 2005, 00:19:10 »
Citação de: Athena
Ser ateu em relação à morte tem suas vantagens, pois se sabemos que nada há depois, vivemos a vida muito mais intensamente! Eu, pelo menos o faço!

Athena ? A própria ???
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Agosto de 2005, 00:25:00 »
Não, Athena faz Direito e não tem essa idade.

Mesmo assim.... Seja bem-vinda.  :flor:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!