Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56806 vezes)

Offline KriZ

• Nível 10
  • *
  • Any way the wind blows....
Re.: O Ateu e a morte.
« Resposta #75 Online: 01 de Novembro de 2005, 09:39:21 »
Ainda não perdi ninguém tão próximo, mas ja pensei muito a respeito e claro iria sofrer muito..
Tenho certeza que depois de dias chorando eu iria voltar aos poucos ao normal até me acostumar com a idéia.
Uma coisa é certa.. quanto mais ocupado você estiver, menos você pensara no ocorrido. (Isso sendo Ateu ou não)
 :)
Entorta colher,entorta colher,entorta colher.. Entorta colher! entorta colher! entorta colher!........... entorta p0##4..

"Respeitar os animais é um dever de todos; amá-los ainda é um privilégio para poucos".

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Re.: O Ateu e a morte.
« Resposta #76 Online: 01 de Novembro de 2005, 16:37:23 »
Citação de: A_TragedistA
Uma coisa é certa.. quanto mais ocupado você estiver, menos você pensara no ocorrido. (Isso sendo Ateu ou não)
 :)

Isso vale para tudo. :-)
Who cares?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #77 Online: 13 de Novembro de 2005, 16:40:29 »
Minha pergunta é: será que um crente realmente sente-se confortado com a idéia de que "ele(a) foi para um lugar melhor"? Choraria o ateu mais que o crente?
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 13 de Novembro de 2005, 18:20:49 »
Acho que geralmente não.  Os crentes frequentemente tem dúvidas sobre se vão para o andar de cima ou o  de baixo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 13 de Novembro de 2005, 18:46:24 »
Não acho que a dúvida seja uma característica muito comum nos crentes.....

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #80 Online: 16 de Novembro de 2005, 16:06:35 »
Citação de: Luis Dantas
Acho que geralmente não.  Os crentes frequentemente tem dúvidas sobre se vão para o andar de cima ou o  de baixo.

Eu acho que muitos têm dúvidas se sequer de fato existe algum outro andar, tanto "de cima" quanto "de baixo".

O comportamento dos crentes que tenho visto diante da morte (ou mesmo diante da vida ;-)) não é o esperado de pessoas que crêem com convicção em algum tipo de vida após a morte. Digo isso baseado na minha experiência de evangélico presbiteriano por cerca de 20 anos como membro ativo. Apenas lembro que para o presbiterianismo, que segue a doutrina da predestinação não existe dúvida sobre a salvação: se você crê em Jesus irá para o céu e ponto final. E mesmo assim o comportamento da maioria não é nem de longe o esperado de pessoas que realmente acreditam nisso. O mesmo já percebi nas diversas igrejas evangélicas que tive contato. Entre as religiões cristãs, o espiritismo é o que menos apresenta desespero ou aflição diante das fatalidades.

Minha tese é que os cristãos que realmente crêem em sua doutrina são muito raros, vendo seu desespero não menor que os dos incrédulos diante de várias fatalidades e situações funestas, e também pelo seu materialismo e apego ao "mundo" que eles tanto condenam. Indo um pouco adiante neste raciocínio, cito Nietzsche, o qual acho brilhante neste aforismo:
Citação de: Nietzsche
"O cristão comum. - Se o cristianismo tivesse razão em suas teses acerca de um Deus vingador, da pecaminosidade universal, da predestinação e do perigo de uma danação eterna, seria um indício de imbecilidade e falta de caráter não se tornar padre, apóstolo[pastor de tempo integral, missionário] ou eremita e trabalhar, com temor e tremor, unicamente pela própria salvação; pois seria absurdo perder assim o benefício eterno, em troca da comodidade temporal."

O texto entre colchetes foi por minha conta.
Who cares?

Márcio

• Visitante
« Resposta #81 Online: 21 de Novembro de 2005, 17:02:11 »
Nietzsche é citado por ateus ,esquerdistas,nazistas etc.Muito poucos o compreendem.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 21 de Novembro de 2005, 17:20:43 »
Citação de: Márcio
Nietzsche é citado por ateus ,esquerdistas,nazistas etc.Muito poucos o compreendem.

"ateus, esquerdistas, nazistas"??
que bela associação, hein? são os três, por acaso, sinônimos pra você?
crie vergonha nessa cara, rapaz...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 21 de Novembro de 2005, 18:21:22 »

E...?

Esquerdistas e nazistas?  :roll:

Seja bem-vindo.  :wink:

Márcio

• Visitante
« Resposta #84 Online: 21 de Novembro de 2005, 18:29:27 »
Citação de: Fernando

E...?

Esquerdistas e nazistas?  :roll:

Seja bem-vindo.  :wink:

O que eu quis dizer é que já vi sites neo-nazistas e sites anarquistas(ateístas por supuesto) citando o filósofo alemão não fiz associação entre estes.

Obrigado pelas boas-vindas .

Márcio

• Visitante
« Resposta #85 Online: 21 de Novembro de 2005, 18:31:54 »
Citação de: bruno

"ateus, esquerdistas, nazistas"??
que bela associação, hein? são os três, por acaso, sinônimos pra você?
crie vergonha nessa cara, rapaz...

Não quis dizer isto,me desculpe é que já vi pessoas tão diferentes assim citando favoravelmente o filósofo.Ateus são na maioria éticos jamais os relacionaria co nazistas.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 21 de Novembro de 2005, 20:21:25 »
Calma Bruno, não interprete o rapaz mal.

Seja bem vindo, Márcio! Espero que goste daqui.  :)

Márcio

• Visitante
« Resposta #87 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:03:26 »
Citação de: Ricardo M
Calma Bruno, não interprete o rapaz mal.

Seja bem vindo, Márcio! Espero que goste daqui.  :)

Obrigado eu vejo nesse fórum uma sobriedade que falta no RV.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #88 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:10:02 »
Bem-vindo, Márcio.  Concordo.

E Bruno, ele apenas informou um fato.  Realmente Nietzsche é muito citado por esses três grupos.  Não quer dizer que devem ser comparados.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:12:01 »

Ele já clube ceticou-se...  :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #90 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:18:14 »
Por falar em Nietzsche, Robert C. Solomon fala muito dele em "Espiritualidade para Céticos".  De uma forma, por sinal, surpreendente.  Nunca vi um Nietzsche tão leve e sensível.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 21 de Novembro de 2005, 23:11:52 »
Citação de: Oceanos

Ele já clube ceticou-se...  :?

:o  :o  :o

Ué?  :o

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 22 de Novembro de 2005, 02:10:16 »
Também não entendi...  :|

Offline OTAFSR

• Nível 05
  • *
« Resposta #93 Online: 13 de Dezembro de 2005, 14:10:24 »
mesma coisa..todo mundo lida com a morte do msm jeito..
com lagrimas e a dor da saudade..

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #94 Online: 15 de Dezembro de 2005, 13:54:20 »
Citação de: 666
mesma coisa..todo mundo lida com a morte do msm jeito..
com lagrimas e a dor da saudade..

Sempre pensei no sofrimento pós morte de um ente querido como algo egoísta. Você não pensa no sofrimento ou na vontade da outra pessoa de viver, mas sim na sua vontade de mante-la viva pra você! E isso me ajuda a vencer um pouco essa dor. perdi meu avô há muito tempo, sei que ele estava muito doente e não tinha volta, mantê-lo vivo pra mim seria tortura para ele, isso me conforta!

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 15 de Dezembro de 2005, 16:44:22 »
Acho que até tinham comentado sobre isso aqui, para o teísta essa questão é mais "estranha" ainda. Porque para nós, ateus, ele estaria melhor por apenas deixar de sofrer. Para eles teria um grande adicional que é a vida após a morte, um "mundo" melhor depois daqui. Então eles deveriam até ficar "felizes", mas não é bem assim.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #96 Online: 16 de Dezembro de 2005, 07:54:18 »
não tenho medo da morte, mas tenho medo de ter uma morte sofrida, tipo agonizando sentindo seu corpo esfriar e essas porras.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #97 Online: 16 de Dezembro de 2005, 13:54:16 »
É, deve ser muito ruim saber que você está preste a morrer, deixar de existir e ver toda sua vida, tudo o que você constriu e tudo o que você ainda tinha pra conquistar morrer junto consigo ali!

Claro, e toda a parte física envolvida ...  :(

Offline Thatty

• Nível 03
  • *
« Resposta #98 Online: 20 de Dezembro de 2005, 02:50:08 »
Citação de: Nina
Em dezembro morreu o irmão caçula da minha mãe. Ele era o único filho homem dos quatro filhos dos meus avós, e eles já tinham perdido a caçula das meninas há 10 anos, num acidente automobilístico. Meu avô construiu um mausoléu pra ele, e já comprou espaço pra mais 5... Ele vai todo dia conversar com meu tio no cemitério...coisa que não fazia muito antes. São de origem germânica, e embora ele não seja o tipo alemão carrasco, todos eles têm dificuldade de expressar o que sentem. Acho que vem daí esse arrependimento.

Eles sofreram muito no enterro e velório, mesmo sabendo que o meu tio estava com uma doença que lhe trouxe muita dor... seu adenocarcinoma tinha espalhado metástases nos ossos e coluna nervosa... Mas eles ainda preferiam tê-lo com eles, mesmo que numa cadeira de rodas...

Os tios e primos desmaiaram no velório, estavam muito abatidos... Minha avó estava "pele e osso", pareceria ter 150 anos...

Todos eles são luteranos. E eu me perguntava: por que eles não acreditam na sua religião nestas horas? A religião não deveria servir pra consolar? Meu tio também era luterano desde o nascimento, como os pais dele... embora não fosse o modelo ideal de evangélico... então, eles nem teriam a desculpa da dúvida do céu. Eles crêem que ele foi pro céu, e parecem esquecer que eles também vão... na crença deles, isso é uma separação temporária, mas parece eterna pelo sofrimento que apresentam. Nesse sentido, acho que simplesmente crer em algo durante 70 anos não significa muita coisa...

Minha mãe que é kardecista enfrentou bem melhor a situação... mas isso é próprio dela. Ela é a mais velha, e quando a outra irmã morreu ela também foi o suporte para todos. Ela se sente útil sendo a base pros outros, pra ela é um gesto de amor que ela tem de fazer, embora ela própria esteja sofrendo muito.

E embora eu saiba que nem todos os crentes sabem lidar bem com morte, eu ainda acho que o peso dela é maior para quem acredita que a vida acaba quando cessa a atividade nervosa e que não há segunda chance...

Durante o velório deste tio, minha priminha, filha dele, me perguntou se eu sabia onde estava o pai dela. Eu (que não chorava) respondi pra ela: dentro de você! Ela ficou um pouco confusa e me perguntou "como assim?". Então falei pra ela que o pai dela se eternizou nela, ao propiciar que ela nascesse (afinal, geneticamente, 50% dele está nela! :roll: ), ao ter ensinado coisas pra ela, ao ter ajudado ela a chegar aos 10 anos saudável e amada, dedicando seu tempo, sua energia e seu amor nisso. E ela, que ainda não tinha chorado, encheu os olhos de lágrimas... Talvez porque isso mostra que a pessoa não está mais concosco, mas que nós fomos amados... sei lá... A versão do "foi pro céu" é artificial demais.

Penso eu que pros ateus, de forma geral, é mais difícil lidar com a morte porque a maioria pensa que ela é o fim, enquanto pros teístas, ela é uma passagem. Mas é difícil apenas por isso medirmos o sofrimento das pessoas. Acho que o resultado final é uma somatória de fatores. A personalide conta muito. É possível termos ateus mais conformados e teístas mais revoltados com estas situações...

A única coisa que tenho certeza é que independente da crença, cada um lida com a morte de um jeito. E ela, via de regra, nunca é fácil.

:(

Depois de tudo isso, onde eu acompanhei diariamente tanto o sofrimento pela patologia quanto após a morte, também acho que cada um lida de um jeito diferente com a mesma.
Entretanto, esse sofrimento exagerado (que pode vir tanto por parte dos ateus quanto dos teístas) me parece mais um egoísmo de querer ter a pessoa junto, uma situação onde as pessoas sentem-se muitas vezes abaladas mais pelas saudades e pelos momentos em que o falecido poderia proporcionar a elas do que propriamente pelo o quê o indivíduo pode estar passando após a morte ou se esvaiu-se mesmo.
Até hoje ainda vejo o sofrimento dos meus avós, só que ao mesmo tempo observo que é constante neles muitas frases do tipo "agora ele é que cuidaria de tudo pra mim", "ele adorava essa comida que eu faço" ou "isso seria diferente com o Márcio aqui"...
Não sei se estou sendo radical demais ou mudando o rumo da discussão, mas realmente não me conformo quando noto esse tipo de coisa.
“O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros.”
(Cecília Meireles)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 20 de Dezembro de 2005, 02:54:43 »
me parece mais um egoísmo de querer ter a pessoa junto, uma situação onde as pessoas sentem-se muitas vezes abaladas mais pelas saudades e pelos momentos em que o falecido poderia proporcionar a elas do que propriamente pelo o quê o indivíduo pode estar passando após a morte ou se esvaiu-se mesmo.

E mesmo porque muitas vezes a morte é o alívio do sofrimento do doente. Não é necessáriamente "ruim" para o morto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!