Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56807 vezes)

Offline Thatty

• Nível 03
  • *
Re: Re.: O Ateu e a morte.
« Resposta #100 Online: 20 de Dezembro de 2005, 03:29:13 »
Citação de: Ricardo M

E mesmo porque muitas vezes a morte é o alívio do sofrimento do doente. Não é necessáriamente "ruim" para o morto.

Justamente Ricardo. Sinceramente, sofri pelo sofrimento deles (dos meus avós), mas não consigo ver a "falta" do meu tio como sofrimento ou algo insuperável pra mim.
Na realidade, veio como um alívio mesmo. Porque eu já vi muitos outros com Ca e realmente é uma patologia muito cruel. Acho que a morte foi melhor para a situação que ele se encontrava.
E percebi também que a fé acabou se resumindo ali na busca de um milagre que não ocorreu.
"Muitas vezes a crença existe, mas a fé incontestável não."
“O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros.”
(Cecília Meireles)

Offline DevilmanHack

• Nível 00
  • *
Re.: O Ateu e a morte.
« Resposta #101 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:30:46 »
a questão eh que quando uma pessoa muito querida morre, vc com certeza fica meio que pra baixo, pensando em como seria se akela pessoa ainda estivesse viva, recentemente perdi meu avo materno e foi algo realmente muito triste, nao cheguei a chorar, mas fikei bastante triste, pq era uma pessoa que eu tinha muita ligaçao,
mas o papa morreu,
fikei triste? nao
fikei feliz? tambem nao

Offline UpTempo

• Nível 00
  • *
« Resposta #102 Online: 22 de Dezembro de 2005, 01:31:09 »
Citação de: Cabeção
Isso é conversa fiada.

Nunca vi um crente ficar feliz quando seu ente querido morre, mesmo sabendo que agora essa pessoa vai estar vivendo todos os prazeres do paraíso.

As pessoas morrem, é um processo natural, todos vamos passar por isso um dia. Se forem pessoas de quem gostamos, elas permaneceram vivas nas nossas lembranças, e se conseguiram passar alguma coisa boa, elas permaneceram vivas nos nossos atos, e isso é uma forma mais bela de imortalidade do que passar o resto da eternidade tocando harpa numa nuvem, procurando em vão pelo botão de autodestruição.

Não é bem assim. O cristão evangélico, acredita que quando a pessoa morre, ela fica adormecida até o dia do juizo final. Então, não é porque alguém morreu que vai pro paraiso * *e eu acredito que é exatamento por isso que a bíblia condena falar com mortos, pq eles simplesmente, nesta concepção, não poderiam falar**...

Gente, vamos pesquisar antes de sair criticando!
You liked me, 'till you heard my shit on the radio!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:59:31 »
:o :medo:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #104 Online: 22 de Dezembro de 2005, 23:12:11 »
Citação de: UpTempo
Citação de: Cabeção
Isso é conversa fiada.

Nunca vi um crente ficar feliz quando seu ente querido morre, mesmo sabendo que agora essa pessoa vai estar vivendo todos os prazeres do paraíso.

As pessoas morrem, é um processo natural, todos vamos passar por isso um dia. Se forem pessoas de quem gostamos, elas permaneceram vivas nas nossas lembranças, e se conseguiram passar alguma coisa boa, elas permaneceram vivas nos nossos atos, e isso é uma forma mais bela de imortalidade do que passar o resto da eternidade tocando harpa numa nuvem, procurando em vão pelo botão de autodestruição.

Não é bem assim. O cristão evangélico, acredita que quando a pessoa morre, ela fica adormecida até o dia do juizo final. Então, não é porque alguém morreu que vai pro paraiso * *e eu acredito que é exatamento por isso que a bíblia condena falar com mortos, pq eles simplesmente, nesta concepção, não poderiam falar**...

Gente, vamos pesquisar antes de sair criticando!

Como com qualquer coisa, há os dissidentes... Alguns crentes acreditam que se espera o Juízo Final (tipo a seita dos TJ), mas outros, que este acontece para cada um quando morre. Tem muita religião protestante que prega que o Juízo é para aqueles que ainda estarão vivos quando do arrebatamento, apesar do versículo em questão citar o julgamento dos vivos e dos mortos...

Para estes, em que não há a "hibernação", a lógica do Cabeção pode ser aplicável.

Adoro esta história do Juízo Final, pois foi copiada, se não me engano, da cultura egípcia. Adoro os plágios da bíblia!  :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: O Ateu e a morte.
« Resposta #105 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:34:13 »
Frase de uma amiga minha, sem nenhum tom agressivo como possa parecer escrito: "É mais difícil para um ateu quando um pai, uma mãe, alguém muito querido, morre?".

Fiquei sem saber como responder.

Bom, nunca perdi alguém realmente próximo. Quem já perdeu, como se sentiu?

Ricardo ,as vezes é melhor calar , principalmente quando não se tem
 absolutamente nada a dizer!
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:15:49 »
perdi meu irmão dia 06 agora. já faz 3 dias, então estou melhor. foi doloroso e continua sendo, mas não sei se me confortaria sabendo que ele está no céu. eu espero que esteja, mas não consigo acreditar nessas coisas. sei lá. .. . é triste pra todos.. o jeito é esperar que o tempo cure.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #107 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:20:11 »
me parece mais um egoísmo de querer ter a pessoa junto, uma situação onde as pessoas sentem-se muitas vezes abaladas mais pelas saudades e pelos momentos em que o falecido poderia proporcionar a elas do que propriamente pelo o quê o indivíduo pode estar passando após a morte ou se esvaiu-se mesmo.

E mesmo porque muitas vezes a morte é o alívio do sofrimento do doente. Não é necessáriamente "ruim" para o morto.

Eu não penso assim, por maior que seja o sofrimento ele é válido( se eu fosse o sofredor ). Ou sofro ou deixo de existir... Prefiro sofrer, talvez consiga de alguma forma ainda viver momentos felizes por menores ou simples que sejam. Ao meu ver a experiência sempre será melhor do que o nada por pior que ela seja.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:23:29 »
Citação de: bruno
perdi meu irmão dia 06 agora. já faz 3 dias, então estou melhor. foi doloroso e continua sendo, mas não sei se me confortaria sabendo que ele está no céu. eu espero que esteja, mas não consigo acreditar nessas coisas. sei lá. .. . é triste pra todos.. o jeito é esperar que o tempo cure.

:(

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:23:56 »
Citação de: videomaker
Frase de uma amiga minha, sem nenhum tom agressivo como possa parecer escrito: "É mais difícil para um ateu quando um pai, uma mãe, alguém muito querido, morre?".

Então sugiro que você siga o seu próprio conselho.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 09 de Janeiro de 2006, 22:40:28 »

Meus pêsames bruno. Espero que você supere isso o mais rápido possível.

Imagino como você se sinta, já perdi minha minha mãe, e no ano retrasado quase foi a vez da minha irmã. Só de imaginar que ela podia ter morrido.... Fiquei em "estado de choque" por uns 5 meses depois disso.

Enfim, não sei o que dizer para te confortar, cada um enfrenta isso de uma maneira. Só tenta tocar tua vida, ajudar tua mãe e teu pai, eles devem estar sofrendo muito também.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 09 de Janeiro de 2006, 22:43:34 »

Concordo. Mas isso se aplica a você, não a ele. Ou você acha que seu ad hominem contribuiu para o Fórum?

Se você está afim de brigar, ofender e não discutir, seu lugar não é aqui.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #112 Online: 09 de Janeiro de 2006, 23:37:08 »
Citação de: Oceanos

Concordo. Mas isso se aplica a você, não a ele. Ou você acha que seu ad hominem contribuiu para o Fórum?

Oceanos acho que não foi com objetivo de atacar nem ele nem o post dele, e sim o que fazer quando um ente querido morre e não se sabe o que falar como foi o caso dele.
"The patient refused an autopsy."

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #113 Online: 10 de Janeiro de 2006, 11:01:16 »

Sinto muito! Sei exatamente como é isso, mas como você mesmo sabe, o tempo vai se encarregar em transformar essa dor em saudade apenas!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Janeiro de 2006, 19:32:14 »

Então sugiro que você siga o seu próprio conselho.

No caso de Morte acho que tenho coisas melhores a dizer do que , seu
 filho agora apodrece no cimiterio...
 É  acho que tenho. :D

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #115 Online: 10 de Janeiro de 2006, 19:37:00 »
Citação de: Felipe
Citação de: Oceanos

Oceanos acho que não foi com objetivo de atacar nem ele nem o post dele, e sim o que fazer quando um ente querido morre e não se sabe o que falar como foi o caso dele.

Não tinha mesmo ! quis dizer apenas , que qualquer tem que ficar quieto.
 Porem como fui catucado , tive que responder de outro jeito.
 Tive que mudar a ideia da pergunta, infelismente...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #116 Online: 16 de Janeiro de 2006, 21:07:25 »

:(

Espero que sua dor logo passe.  Um abraço.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Vinícius Garcia

• Nível 06
  • *
O Ateu e a morte.
« Resposta #117 Online: 21 de Janeiro de 2006, 04:46:48 »
Estive lendo nesse fórum uma discussão sobre os malefícios do açucar, em que o Atheist convencia um tal de Euzébio e outro, chamado Zibs, que no final tudo vira glicose, seja amido, sacarose ou frutose. Fui lendo todos os comentários e me interessando pela concepção do CC, de desmascarar alguns mitos e ignorâncias do senso comum.
Comecei então a ler outros tópicos e vi que o tal Zibs havia morrido. Meio que movido pela morbidez, fui pesquisar o que havia ocorrido com ele. Li em outros tópicos e mesmo em outros fóruns os posts delirantes que ele deixou nos últimos dias de vida (em um outro chamado viagem astral ou algo do gênero). Foi uma madrugada inteira lendo e tentando entender suas palavras, o que ele devia estar sentindo e pensando. Soube que o que desencadeou o surto psicótico foi a interação de dois medicamentos. Isso me causou medo e inquietação, pois, na juventude, quando tomei um ácido muito forte, tive alguns delírios místicos, o que me faz acreditar que posso ser geneticamente propenso a algum desequílíbrio mental. Tenho um irmão que já passou por diversos surtos, hoje bem medicado e estabilizado, mas que ainda apresenta certos comportamentos inadaptados.
Pude perceber nos delírios do Zibs fortes conotações religiosas e místicas. Ao relacionar o que li em seus posts com minha experiência pessoal com LSD, lembrei-me de alguns estudos que investigam a influência da neuroquímica sobre o pensamento religioso e a fé. Quando sob o efeito do LSD, senti algo muito forte, difícil de descrever, como que uma sincronicidade em tudo, uma impressão de que eu e tudo éramos um, algo tão inquietante que, naquele tempo, levou-me a desistir de ser ateu. Comecei a praticar a oração, a ler os evangelhos, embora nunca tenha participado de algum grupo religioso ou igreja. Era algo íntimo e pessoal que até me envergonhava às vezes. O tempo foi passando e fui me esquecendo daquela convicção de que havia vivido alguma revelação mística. Parei com as drogas (ainda uso álcool e tabaco) e, hoje, tenho a certeza de que ainda descobriremos muitas relações entre a fé e a neuroquímica. O caso Zibs é emblemático e exemplifica bem o que os neurotransmissores são capazes de suscitar no psiquismo humano.
A VERDADE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #118 Online: 22 de Janeiro de 2006, 23:04:57 »
Vinícios, como você, penso que ao invés de atribuir tudo a um ser mítico, o ser humano poderia prestar atenção na sua complexidade, e talvez assim, não subestimasse tanto o poder da química do corpo.

A verdade é que procuramos beleza, fascinação e poesia olhando ao redor, em figuras paternas e protetoras, quando ela está contida em nós mesmos... é por isso que a biologia me encanta!  :D

Pug

• Visitante
« Resposta #119 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 16:16:58 »
Qual a diferença entre um ateu e um teísta? Os dois sofrem com a morte do ente querido.

Em momentos dificeis, muitas pessoas metem em causa sua " crença", por vezes teístas deixam de o ser e ateus passam a encarar a possibilidade de Deus.

Vá-se lá entender a humanidade :?

Offline Rodrigo.DF

• Nível 00
  • *
« Resposta #120 Online: 03 de Maio de 2006, 01:40:46 »
Acho que vcs nunca perderam alguém proximo de verdade, mas acreditem, a fé ajuda a pessa a superar a perda muito melhor do que os ateus!O talvez naum por ser frios e calculistas!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 03 de Maio de 2006, 05:13:34 »
Seja bem-vindo Rodrigo.

Acho que vcs nunca perderam alguém proximo de verdade, mas acreditem, a fé ajuda a pessa a superar a perda muito melhor do que os ateus!O talvez naum por ser frios e calculistas!
Ajuda mesmo! Assim como o amigo próximo que tê dá o ombro e a namorada que te dá um abraço. Não vejo por que ter dúvidas em relação à isso.

E eu não sou frio e calculista.

Ps. Por favor, evite internetês, releia sua mensagem antes de postar para corrigir possíveis erros de digitação e lógica textual. E também leia as regras do fórum, evite fazer generalizações e ofensas pessoais.
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 05:48:54 por Oceanos »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #122 Online: 03 de Maio de 2006, 09:01:08 »
Acho que vocês nunca perderam alguém proximo de verdade, mas acreditem, a fé ajuda a pessoa a superar a perda muito melhor do que os ateus! Ou talvez não por ser frios e calculistas!

Seguindo o exemplo do Oceanos, te desejo boas-vindas, Rodrigo.  Também sou de Brasília.

Eu compreendo que pode parecer difícil acreditar ou mesmo aceitar que existam pessoas que não crêem em Deus, ainda mais diante da perda de um ente querido.  Sei como um fato que em muitos casos é exatamente essa crença que permite a alguém lidar com essa perda. 

Não tenho problemas com isso.  Eu sou ateu, e nem por isso preciso que todos os demais sejam, nem vejo qualquer coisa de errado em crer em Deus.  Apenas não é uma idéia que tem a ver comigo.

Sabe, Rodrigo, crer (ou descrer) em Deus não é exatamente uma escolha.  Está mais próximo de ser uma característica pessoal que se vem a descobrir e aceitar.  Algo próximo a uma preferência estética ou uma noção do que exatamente é belo para cada um de nós como pessoa individual.  Há quem se sinta inspirado pelo Salmo 23 (o que fala sobre o Senhor ser meu Pastor), e não há realmente nada de errado com isso.  É uma inclinação pessoal perfeitamente legítima, e ninguém tem por que desaprovar.

Mas muitos outros olham para o mundo em volta e não conseguem acreditar que seja algo tão perfeito a ponto de justificar a crença no Deus de Abraão.  Essa também é uma inclinação pessoal legítima, e também não merece desaprovação externa.

Enfim, eu não acho que você está sendo muito justo com nós ateus.  Procure observar o fórum por mais um tempo, lembre-se de que nós somos descrentes em Deus mas nem por isso deixamos de ser gente, e veja se realmente parece que a diferença é assim tão cruel ou tão profunda.

Abraços!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 03 de Maio de 2006, 17:38:52 »
Perfeito Dantas. :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 03 de Maio de 2006, 20:44:21 »

perdi meu irmão, rodrigo, e parece estar sendo muito mais difícil pra minha mãe do que pra mim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!