Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56817 vezes)

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #350 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 00:33:21 »
Somos animais! E dentro da lógica da natureza estamos aqui prá preservar a espécie. Enquanto existirem seres humanos eu me considero vivo.

Muito interessante esse seu ponto de vista, apesar de meu ponto de vista ser tão oposto a esse.
Você está colocando a vida do indivíduo como principal, no seu ponto de vista, uma folha que cai de uma árvore, representa a morte desta folha, e não da árvore. (analogicamente)

Os dinossauros morreram, e outras espécies deste planeta, inclusive muitas estão para morrer, e o homem, prolongar a vida do indivíduo, vivendo mais de 100 anos, se isto prolongar a vida da espécie, tudo bem, mas se isso for algo para sua extinção, a morte está próxima...
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #351 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 00:55:02 »
Sempre achei curioso que os cristãos gritem "é um milagre" e louvem a deus quando, por exemplo, uma criança ou bebê é "salva" da morte, seja em tragédias ou por meio da cura de uma doença. Se elas morressem, dentro da crença cristã, iriam para o eterno paraíso. Não consigo entender como livrar alguém da morte então possa ser considerado algo milagroso pelos cristãos, é no mínimo extremamente contraditório.

Por esse mesmo ponto de vista, cristãos e outros crentes em coisas como salvação eterna são pessoas extremamente egoístas, já que a morte deveria ser comemorada, afinal, a pessoa vai passar a eternidade no paraíso, a não ser que ela vá para o inferno, aí sim haveria motivos para uma pessoa altruísta cristã chorar.

Offline RTiago

• Nível 00
  • *
« Resposta #352 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 01:59:21 »
Sempre achei curioso que os cristãos gritem "é um milagre" e louvem a deus quando, por exemplo, uma criança ou bebê é "salva" da morte, seja em tragédias ou por meio da cura de uma doença. Se elas morressem, dentro da crença cristã, iriam para o eterno paraíso. Não consigo entender como livrar alguém da morte então possa ser considerado algo milagroso pelos cristãos, é no mínimo extremamente contraditório.

Por esse mesmo ponto de vista, cristãos e outros crentes em coisas como salvação eterna são pessoas extremamente egoístas, já que a morte deveria ser comemorada, afinal, a pessoa vai passar a eternidade no paraíso, a não ser que ela vá para o inferno, aí sim haveria motivos para uma pessoa altruísta cristã chorar.

É o famoso: "Todo religioso quer ir para o paraíso... mas nenhum quer morrer!".
Afinal de contas, até o homem mais religioso não tem certeza do que acontecerá depois, e sempre terá uma ponta de dúvida.

Pessoalmente acho que a religião dá algo que a humanidade sempre sonhou, imortalidade. Não gostamos da ideia de morrermos e o mundo continuar sem nós, e os religiosos acreditam que continuarão vivendo para sempre (no paraíso). Mas para mim viver para sempre seria mudar o mundo de forma positiva, de modo a nunca ser esquecido. Einstein morreu a décadas, mas o nome dele continuará vivo, e nossos descentes ainda o conhecerão, isso é imortalidade para mim.

Inúmeras pessoas morreram, mas poucos se tornaram imortais, tais como Einstein, Voltaire, Isaac Newton, Louis Pasteur, Galileu Galilei, Aristóteles, Charles Darwin, entre vários outros.

Ninguém gosta da ideia de deixar de existir, e se houvesse uma fórmula da imortalidade todos iriam querer, mas não há. O universo existiu por bilhões de anos sem mim, e continuará normalmente depois que eu me for. Triste, mas verdade. :chorao: Porém muitos se recusam a acreditar nisso, acreditam que com o comportamento correto aqui, poderão viver confortavelmente e felizes para sempre em um pós-vida.

Quanto a chorarem a morte, bom, choram pelo ente querido que partiu, isso independente da crença, todos fazemos.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #353 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 07:21:05 »
Inúmeras pessoas morreram, mas poucos se tornaram imortais, tais como Einstein, Voltaire, Isaac Newton, Louis Pasteur, Galileu Galilei, Aristóteles, Charles Darwin, entre vários outros.

Só morre quem quer......
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #354 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:02:05 »
Alguem já disse, na Academia Brasileira de Letras: Eu não quero ser imortal, eu quero é ser imorrível....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #355 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:35:28 »
Já me disseram que o teísta leva vantagem sobre o ateu no efeito placebo. Crendo que há vida em um paraíso após a morte, o teísta pode se conformar mais.

O problema é que esse efeito placebo não pode ser usado pelos céticos.

Se uma criança descobre que sua mãe está lhe dando apenas água doce ( e não um remédio como dissera) para curar sua dor de cabeça, já era.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #356 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 11:06:31 »
Já me disseram que o teísta leva vantagem sobre o ateu no efeito placebo. Crendo que há vida em um paraíso após a morte, o teísta pode se conformar mais.

E se não for o Paraíso mas o Inferno?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #357 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 12:18:18 »

E se não for o Paraíso mas o Inferno?

Creio que todo teísta que abraça a causa, mesmo cometendo um pecadinho aqui e acolá, não se vê indo para o inferno. Antes, acha que ele está reservado para pessoas como nós...

Offline Ovídio-SP

• Nível 00
  • *
« Resposta #358 Online: 10 de Março de 2013, 01:38:23 »
Bom cheguei agora ao clube Cético. Respondendo ao tópico, sendo ateu, é muiiiito, mas muiiito sofrido quando um ente morre, pois sei que nunca mais poderei ter novamente aquela pessoa comigo.

Aos que tem alguma fé, acho inexplicável que sofram, afinal, qual o motivo da fé se no primeiro desespero a perdem? Vão voltar a ver o finado ou não? Afinal, a vida pós-morte não existe? Não me venha com o papo da saudade. Saudade tem os ateu que não verão mais aquele ente. Vocês verão! E mais, seu ente está indo para um lugar melhor, logo, pq choro? Apenas uma demonstração consentida de falta de fé pela histeria coletiva dos crentes.

Fico imaginando: se todas as pessoas tem uma alma, onde estão todas as almas dos mortos nos últimos 30 ou 40 mil anos? Os homens da caverna tb tinham almas? Os dinossauros? E os cães, os peixes, os papagaios, as amebas, afinal são todas criaturas de deus? E os deuses nórdicos, asiáticos, africanos, foram mortos pelo esquecimento ou ainda vivem, após o surgimento dos deuses modernos (cristão, judeus, muçulmanos, e outras religiões)?

A grande certeza que tenho é que um dia morrerei, e que se nenhuma religião atrapalhar, certamente, em alguns séculos o homem se tornará imortal e poderá desvendar outros mistérios do espaço, por exemplo, já que a curta duração da vida é um obstáculo a grandes viagens espaciais tripuladas, por exemplo. Antes morríamos aos 30 anos...hoje chegamos aos 80 com frequência razoável. Em breve reverterão a morte das células... nisso acredito.

Meus irmãos não sabem quem foi seu bisavô, tataravô, trisavô e outros avôs mais para trás. É isso, está claro, morremos e somos esquecidos pq não somos nada além de um passo adiante na evolução da espécie, que em breve, um grãozinho do tempo da história, deixarão de notar que um dia existiu.
Graças a deus eu sou ateu!

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #359 Online: 10 de Março de 2013, 01:52:03 »
Fé não substitui o saber e o conhecer. Nem mesmo para os crentes, eles só não tem isso elaborado claramente na mente deles.

Nossa imortalidade como será no futuro em nosso modelo de sociedade:

<a href="http://www.youtube.com/v/IFe9wiDfb0E" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IFe9wiDfb0E</a>

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #360 Online: 10 de Março de 2013, 03:06:21 »
Há pouco mais das zero hora do dia 09/03 uma tempestade caiu sobre a cidade onde moro. Na minha localidade ficamos praticamnete isentos de inundações, porém não neste dia. Eu deixei o trobalho por volta das 22:05 do dia 08/03 e de bicicleta meu trajeto é de aproximadamente 30 min. de duração. Infelizmente passo em frente de um barzinho e como de costume, dou uma paradinha para conversar. Então uma forte chuva veio e em poucos minutos a água começo a inundar o local. Ajudei o proprietário a levantar alguns móveis decidi ir logo para casa. Um colega tentou me convencer a ficar mas não dei ouvidos. No caminho a água que cobria a estrada começou a subir o nível rapidamente. Larguei a bicicleta e tentei dar mais uns passos. Foi quando percebi meu erro. Muito entulho desceu o morro e fui atingido repedidamente fazendo que meu corpo recuasse em direção a beira da estrada. Foi quando senti o arame farpado e decidi me agarrar ali mesmo para não ser arrastado por uma correnteteza absurdamente descomunal. Gente, sozinho no escuro com o nível da água cada vez maior, todo enrolado no arame farpado, sendo atingido por pedaços de árvores, casas de cachorro...enfim, por todo tipo de entulho, concluí que minha hora havia chegado. O pavor é idescritível! Implorava para não morrer afogado(tenho trauma de afogamento desde quando ainda era criança). Comecei a gritar por socorro. Vi então alguém com uma lanterna à uns cem metros. De longe esta pessoa gritava que era impossível se aproximar mais. Meu desespero aumentou. Mas, num ato de heroísmo este cidadão se aproximou até que nossas mão se encostaram. Era um conhecido meu. Alexandre, dono de um mercado aqui do bairro. Com quase 1,90 de altura e com uma massa corporal elevada arriscou a travessia. Perguntou se eu conseguia mover as pernas, falei que não, elas estavam enroladas no arame. Pediu para que eu largasse sua mão para que pudesse trazer mais pessoas além de uma corda. Não sei quanto tempo passou, mas pareceu uma eternidade e para piorar a correnteza assim como o nível da água aumentarm ainda mais. Foi então que ele e mais dois surgiram e e me jogaram uma corda. Não puderam se aproximar muito e para eu conseguir pegar a corda foram necessarios alguns lançamentos. Quando consegui, me orientaram a passa-la por baixo das axilas e fazer um nó. Não consegui dar o nó mas dei a volta em torn do corpo e arrisquei segurar firme a ponta ao corpo da corda. Quando me pucharam fiquei submerso além de vários litros de água que tomei, aspirei muita quantidade também. Resumindo, o sentimento de gratidão é maravilhoso, a solidariedade que recebi foi emocionante e como situações assim, nos fazem seres HUMANOS de verdade! Ahh e independente de crença ou não, nestas horas somos todos iguais. A sensação de morte iminiente e o desespero que isto causa não tem crença nenhuma que ameniza. Experiência própria  :'(
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 10 de Março de 2013, 03:13:32 »
Puxa Correio, quanto sufoco, desespero, sofrimento você passou!  :susto:  Lamento muito, mas que bom que você conseguiu escapar. Bola pra frente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 10 de Março de 2013, 03:26:53 »
E aí, Correio, caiu a ficha?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 10 de Março de 2013, 06:56:52 »
Caramba, Correio, fiquei angustiado aqui só de ler seu post...

Bom que você tenha escapado dessa e esteja bem.
"Deus prefere os ateus"

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #364 Online: 10 de Março de 2013, 08:01:15 »
Correio,

Felizmente passou e voce está aqui, conosco. Vivamos o presente.  Agora descanse bem e aproveite o que a vida tem de melhor, pois:

Porém eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. (Isaías 22:13)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #365 Online: 10 de Março de 2013, 09:19:12 »
Caro Correio

Seja muito bem vindo, de novo, à vida.

Tomara que você se recupere, física e emocionalmente, o mais rápido possível.

P.S.

Espero que a sua residência não tenha sido atingida pelo(s) deslizamento(s) de massa.
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 09:21:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Ovídio-SP

• Nível 00
  • *
« Resposta #366 Online: 11 de Março de 2013, 00:00:29 »
Caro Correio. Cheguei agora ao FCC mas espero que realmente esteja em boas condições. Seria legal falar qual a sua região para termos uma visão mais direta da área. Ao menos eu não sei. Bom retorno e boa recuperação!
Graças a deus eu sou ateu!

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #367 Online: 11 de Março de 2013, 09:17:06 »
Parabéns pelo esforço Correio. Melhoras para você aí.  :ok:

Citação de: Correio
Um colega tentou me convencer a ficar mas não dei ouvidos.

Pequenos detalhes que fazem uma diferença  :(
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #368 Online: 11 de Março de 2013, 10:24:16 »
Que relato tenso, Correio!

Fico feliz por você ter sido salvo, espero que não tenha se machucado muito e desejo sua plena recuperação em breve.  :ok:

(Chatice do dia: boa oportunidade para dar mais valor a sua vida e largar de vez a birita. :))

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 11 de Março de 2013, 11:23:40 »
Chatice do dia: boa oportunidade para dar mais valor a sua vida e largar de vez a birita.  :)

Foi por isso que perguntei se a ficha dele tinha caído. Espero que sim.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #370 Online: 11 de Março de 2013, 11:29:41 »
Chatice do dia: boa oportunidade para dar mais valor a sua vida e largar de vez a birita.  :)

Foi por isso que perguntei se a ficha dele tinha caído. Espero que sim.

Eu tinha entendido outra coisa... achei que era sobre um tal muro...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #371 Online: 11 de Março de 2013, 12:11:20 »
Relato assustador, Correio. Que bom que voce conseguiu ajuda!

So uma sugestao: talvez seja bom ficar atento pois essa agua de enxurrada eh esgoto puro. Por causa dissoe dos ferimentos, talvez seja bom voce ver um medico, que talvez prescreva antibioticos ou algo do tipo. 
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #372 Online: 11 de Março de 2013, 13:16:01 »
Acompanho os votos dos outros foristas, e também reforço a recomendação do Dr. Manhattan. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #373 Online: 12 de Março de 2013, 01:34:37 »
O interessante, Correio, é que, pela sua escrita, parece que você não bebeu quando escreveu. É notável clara diferença. Que redação fantástica! Nota-se que as falhas gramaticais são de outra origem, não etílica. Provavelmente, o estado emocional. Parabéns por atravessar essa. Sem beber!

Já passei pela assustadora experiência de uma enxurrada, não tão dramática quanto a do seu relato. Outras experiências de 'quase morte' bem piores e mais convincentes de que o fim chegara já tive o desprazer de ter. É terrível mesmo. Só quem passa.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #374 Online: 13 de Março de 2013, 21:39:12 »
Depende do grau de afetividade que você tem pela pessoa. Mas num sentido geral, o sentimento de perda é o mesmo. O religioso se difere pelo consolo que encontra na religião, como "foi Deus que quis assim", "foi ao céu e  agora está em paz", "cumpriu sua missão'; ou no caso oposto: "O diabo o levou", "Deus o castigou", " a mão de Deus pesou" e por aí vai.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!