Autor Tópico: Dúvidas bíblicas  (Lida 24135 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Dúvidas bíblicas
« Online: 12 de Abril de 2010, 13:45:10 »
Resolvi abrir este tópico para a discussão de dúvidas acerca da Bíblia, como questões de tradução, textos
apócrifos, relação do texto com o contexto cultural da época, cronologia, etc. Fiz uma busca para ver se já havia um
tópico assim (isto é, menos específico que o "contradições da Bíblia") e não encontrei. Imagino que se eu for
buscar essas informações em fóruns religiosos as respostas vão vir contaminadas de dogmas.

Então, para começar, algo que não entendo: a suposta aparição do espírito santo durante o batismo de
JC. Até onde sei, a ideia de "espírito" significava, na época, literalmente "sopro", ou "vapor". Então, acho
estranho que o "sopro" divino tenha pousado sobre a cabeça do nosso zumbi favorito materializado como
uma pomba. Isso para mim simplesmente não faz muito sentido. Então pergunta aos entendidos: esse
é um exemplo de erro de tradução? Ou seria uma figura de linguagem que foi interpretada literalmente?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2010, 14:40:54 »
Acredito que a pomba inicialmente, tem relação com Noé e o dilúvio. No entanto, a pomba no batismo, acredito eu, não passa de iconografia Cristã.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2010, 09:18:33 »
Espírito Santo é o termo usado para traduzir o termo hebraico Ruach HaKodesh, utilizado na Bíblia hebraica (Velho Testamento) para se referir à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Santíssima Trindade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo

Porque uma pomba?
http://www.outraleitura.com.br/web/artigo.php?artigo=256:Por_que_uma_pomba?
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2010, 13:38:30 »
Então, acho
estranho que o "sopro" divino tenha pousado sobre a cabeça do nosso zumbi favorito materializado como
uma pomba.
No batismo de Jesus no rio Jordão, o evangelho diz que o Espírito Santo pousou "como uma pomba" e não que ele apareceu na forma de uma pomba.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2010, 09:22:06 »
O sobrinho de Jesus declarou: aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, este é o que batiza com o Espírito Santo. ...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2010, 09:34:38 »
O sobrinho de Jesus declarou: aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, este é o que batiza com o Espírito Santo. ...

SAP Key, please...  :vergonha:

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2010, 10:12:12 »
Melhor não usar tecla SAP. Vai aparecer escrito: Proselitismo.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2010, 12:48:45 »
Hmmm... deixa-me ver um detalhe... sobrinho??? Não seria João Batista primo de Jesus por acaso?
Depois falam que a bíblia é coerente, mas nem eles mesmos conseguem interpreta-la corretamente.

Eu tenho que rir muito disto tudo...  :histeria:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2010, 14:15:11 »
Então, acho
uma pomba.
No batismo de Jesus no rio Jordão, o evangelho diz que o Espírito Santo pousou "como uma pomba" e não que ele apareceu na forma de uma pomba.

Ou seja, tratava-se de uma figura de linguagem. Uma tradução mais clara poderia ser:
"Então a manifestação física de Javé tocou suavemente sobre ele"

Isso me leva a mais uma questão: porque cargas d'água os cristãos resolveram inserir essa
idéia de Trindade no seu credo? (Sei que isso não ocorreu sem resistência e acusações mútuas
de heresia).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2010, 14:27:27 »
Um dos problemas foi a natureza de Jesus: Homem, Deus, as duas coisas? A Trindade foi para resolver problemas como esse.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2010, 14:30:07 »
Deve ser por causa das caracteristicas dos deuses indo-europeus ( inumeras personalidades, formas e funçoes) Mitra, Shiva...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2010, 15:20:00 »
O interessante é que na descrição da trindade, os teólogos usam conceitos como o de "substância", que
já foram totalmente descartados do jargão filosófico. Para mim isso é semelhante a alguem tentar
explicar os movimentos de supostos discos voadores no sistema solar usando a hipótese geocêntrica.

EDIT: Troquei essência por substância.
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 15:22:03 por Dr. Manhattan »

Alan Watts

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2010, 09:58:27 »
corrigindo: João batista era primo de Jesus.
Até aqui a minha dúvida seria saber se a pomba realmente pousou sôbre Jesus.
O que seria impossível isto para um Deus :?:

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2010, 10:02:15 »
Sôbre a trindade os cristãos estão divididos entre duas hipóteses: Uns acreditam que existe um só Deus que se fez carne e outros acreditam ter Deus um filho. Para mim tudo é uma questão de fé  :?:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2010, 18:20:55 »
Então, acho
uma pomba.

Ou seja, tratava-se de uma figura de linguagem. Uma tradução mais clara poderia ser:
"Então a manifestação física de Javé tocou suavemente sobre ele"

Isso me leva a mais uma questão: porque cargas d'água os cristãos resolveram inserir essa
idéia de Trindade no seu credo? (Sei que isso não ocorreu sem resistência e acusações mútuas
de heresia).

Se não em engano tem haver com astrologia... Naquele documentário/teoria da conspiração Zeidgeist, o pessoal explica muito bem essa parte, é bem interessante, só gostaria de saber se é totalmente verdadeiro.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2010, 21:29:53 »

Então, para começar, algo que não entendo: a suposta aparição do espírito santo durante o batismo de
JC. Até onde sei, a ideia de "espírito" significava, na época, literalmente "sopro", ou "vapor". Então, acho
uma pomba. Isso para mim simplesmente não faz muito sentido. Então pergunta aos entendidos: esse
é um exemplo de erro de tradução? Ou seria uma figura de linguagem que foi interpretada literalmente?

Cara, eu não sei se é um erro de tradução, mas não há entre os teólogos cristãos qualquer concordância do que seja espírito. Se é apenas o sopro de Deus, como sugere o grego "pneuma", ou se é um ser com forma humana que pode atravessar a porta, ou uma pessoa imaterial ou sei lá o que. A figura da pomba me pareceu uma espécie de antropomorfismo (ou seria pombomorfismo?) para viabilizar o entendimento das pessoas.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Abril de 2010, 23:02:10 »
de heresia).
Acho que foi a única solução que encontraram para conciliar o status que Jesus atingiu no cristianismo, de Deus encarnado igual ao Pai e ao Espírito Santo, com a idéia de monoteísmo. Ou você passa de um monoteísmo para um politeísmo, ou você sai pela tangente e inventa uma trindade em um.
« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 23:04:18 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Abril de 2010, 23:12:31 »
de heresia).
Acho que foi a única solução que encontraram para conciliar o status que Jesus atingiu no cristianismo, de Deus encarnado igual ao Pai e ao Espírito Santo, com a idéia de monoteísmo. Ou você passa de um monoteísmo para um politeísmo, ou você sai pela tangente e inventa uma trindade em um.

Não só o status de Jesus, mas também o do Espírito Santo pois afinal o Monergismo afirma que a conversão do pecador se dá essencialmente pelo ES.
Foto USGS

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2010, 08:43:57 »
É interessante observar que mais tarde o escritor narra que o próprio primo de Jesus mandou lhe perguntar na prisão antes de ser degolado se realmente ele era aquele que estava para vir ou se teria que esperar outro. Com certeza sua fé foi por água abaixo ao ver sua realidade presa dentro de uma cadeia.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2010, 12:02:07 »
Bom insight. Nunca havia pensado que o fato de João ter questionado se Jesus era ou não o messias poderia estar relacionado a uma eventual perda de fé, devido ao fato dele estar preso e prestes a morrer. Deve ter sido isto mesmo

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Abril de 2010, 12:26:21 »
E para fortalecer a fé do primo enviado para uma missão, fez inúmeros milagres para servir de testemunhas a João batista. O próprio não acreditava que teria uma morte tão rápida por ser um enviado de Deus para preparar o caminho do messias. É algo mesmo assustador.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Abril de 2010, 13:36:19 »
Uma investigação mais cuidadosa das cartas neotestamentárias mostra que Paulo e os discípulos acreditavam que Jesus voltaria ainda durante suas vidas.

As pessoas formavam expectativas diversas. Talvez João tenha tido a expectativa de que Jesus poderia derrotar os romanos e estabelecer um reinado messiânico material onde ele, joão, teria alguma proeminência, e não que viesse a terminar na degola.

Muitos imaginavam que Jesus seria um líder político, como foi o caso daqueles que disseram "mestre, iremos contigo a qualquer lugar". Mas Ele respondeu "O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Houve tb os que quiseram se insurgir contra Arquelau e foram desencorajados por Jesus. Eles imaginavam que Jesus os poderia liderar na empreitada. Dentre outros exemplos.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #22 Online: 20 de Abril de 2010, 16:01:31 »
Dando uma olhada no contexto da epoca da para perceber que havia um clima de fim de mundo e o surgimento de um messias

As inumeras seitas judaicas estavam em guerra ( essenios, fariseus, macabeus, pigmeus... :hihi:) e a que venceu foi aquela que recebeu o auxilio de Pompeu se nao me engano

Todo aquele papo de " e se levantara naçao contra naçao, fujam paras as montanhas e bla,bla, bla"

Mas como se isso ( a guerra e crises) fossem alguma novidade na historia do mundo

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Abril de 2010, 21:13:55 »
Uma dúvida que surgiu durante uma discussão com uma colega de trabalho neopentecostal: biblicamente, o que é espírito, alma e corpo?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2010, 21:42:09 »
Dá pra definir corpo, o resto é inconclusivo. Há três correntes: tricotomista, dicotomista e monista. A primeira interpreta que espírito, alma e corpo são coisas distintas e separáveis. A segunda, que alma e espírito são a mesma coisa e corpo é uma segunda parte (os TJ acham que alma e corpo é a mesma coisa e espírito é apenas o sopro de vida). A última acha que o homem é indivisível e as três coisas não são essências diferentes mas apenas semânticas diferentes.  Além disso tudo, todos apresentam passagens que os embasam e refutam as demais correntes.
« Última modificação: 20 de Abril de 2010, 21:45:39 por famado »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!