Autor Tópico: Dúvidas bíblicas  (Lida 24139 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #100 Online: 23 de Abril de 2010, 15:39:04 »
Eu não.

Tô brincando... :-)

Mas crer no sobrenatural tira toda a responsabilidade humana sobre qualquer coisa boa ou ruim aqui na terra. :-)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #101 Online: 23 de Abril de 2010, 15:41:04 »
Só a mitologia dos hebreus falharam?

Nao, elas nao acertam e nem falham

Na verdade a mitologia hebraica nao é 100% deles, na verdade nenhuma é, todas as mitologias sao amalgamas de varias culturas e influencias batidas no "liquidificador cultural" durante seculos, se voce for pesquisar vera que as mitoligias grega/nordica/celta/e indiana sao muito parecidas, assim como as mitologias dos povos semitas.

No oriente medio e no levante, um dos responsaveis pelas multiplas "interaçoes culturais" foi o imperio assirio, pois o mesmo promovia migraçoes em massa dos povos conquistados pra la e pra cá ( o que evitava a revolta por amor a terra natal) e assim nao perdiam novos suditos

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 23 de Abril de 2010, 15:45:58 »
Mas a grega, nórdica, celta e indiana não tem origem em uma mais antiga comum, a dos indo-europeus?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #103 Online: 23 de Abril de 2010, 16:06:33 »
Está existindo uma grande confusão na mente das pessoas. A fé é pessoal e respeitada. Não irei entrar em pormenores detalhes pois as divergências irão aparecer, mas a verdade para mim diz que eu sigo aquilo que eu quero.

Ok. Mas isso não nos impede de discutir a bíblia ou mesmo uma religião em específico de forma objetiva.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #104 Online: 23 de Abril de 2010, 16:09:54 »
Mas a grega, nórdica, celta e indiana não tem origem em uma mais antiga comum, a dos indo-europeus?

Sim, foi o que eu quis dizer  :hihi:

E a indo-europeia e a semita tambem trocaram figurinhas

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 23 de Abril de 2010, 16:37:46 »
Está existindo uma grande confusão na mente das pessoas. A fé é pessoal e respeitada. Não irei entrar em pormenores detalhes pois as divergências irão aparecer, mas a verdade para mim diz que eu sigo aquilo que eu quero.
O que resta para você apresentar num debate? Nada.
Tudo o que você pode fazer é uma declaração de fé.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 23 de Abril de 2010, 16:45:35 »

Os gregos também sofreram influência da cultura peleolítica anterior. Me parece que a deusa Ceres é um exemplo disso.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 23 de Abril de 2010, 16:52:12 »
Os gregos também sofreram influência da cultura peleolítica anterior. Me parece que a deusa Ceres é um exemplo disso.
Vários dos deuses gregos têm origem nas civilizações pré-indo-europeias, com a cretense ou minoica.
A diferença é que a religião indo-europeia era patriarcal e a deusa-mãe e as outras foram empurradas para um papel secundário ou maligno.

Zeus, por exemplo, era um deus inferior, que morria no outono para ressuscitar na primavera. Com os indo-europeus, virou o chefão.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 23 de Abril de 2010, 17:45:29 »
Essa história de morrer no outono e ressuscitar na primavera não é mito de perséfone?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 23 de Abril de 2010, 18:16:03 »

Indo-européia e semita não são termos relacionados às raizes linguísticas?

Se assim for, isto não representa necessariamente todo o espectro cultural, incluindo o mitológico e o religioso.

Os povos da América Latina e da península Ibérica são, por exemplo, latinos e nem por isto compartilham todos os seus mitos.

Ou estou "Georredondamente" enganado?  :biglol:
Foto USGS

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #110 Online: 23 de Abril de 2010, 18:33:58 »
Essa história de morrer no outono e ressuscitar na primavera não é mito de perséfone?
Também.
O mito do Deus (ou deusa) que morre e ressuscita remonta ao Neolítico , com o surgimento da agricultura e a entrada dos ritmos associados à vegetação no mundo simbólicos dos seres humanos ( diferente dos mitos dos caçadores-coletores).  Está na origem das deusas ctônicas e dos deuses que morrem e ressuscitam para dar a vida ( na forma da renovação do vegetal  , em especial os cereais). Associa-se à descida ao interior da Terra ( Hades  , Inferno ,...) como a semente que entra na escuridão para renascer ao Sol.

Todos esses valores religiosos resultantes da invenção da agricultura foram articulados progressivamente com o passar do tempo. Entretanto, nós os evocamos a partir de agora para salientar o caráter específico das criações mesolíticas e neolíticas. Vamos encontrar continuadamente ideias religíosas, mitologias e encenações rituais solidárias do "mistério" da vida vegetal, pois a criatividade religiosa foi despertada não pelo fenômeno empírico da agricultura, mas pelo mistério do nascimento, da morte e do renascimento identificado no ritmo da vegetação. As crises que põem a colheita em perigo ( inundações, secas etc.) serão traduzidas, para serem compreendidas, aceitas e dominadas, em dramas mitológicos. Essas mitologias e as encenações rituais delas dependentes vão dominar durante milênios as civilizações do Oriente Próximo. O tema mítico dos deuses que morrem e ressuscitam alinha-se entre os mais importantes. Em certos casos, essas encenações arcaicas darão origem a novas criações religiosas (por exemplo, Elêusis, os mistérios greco-orientais...)
Mircea Eliade , História das Crenças e das Idéias Religiosas , vol I)
Qualquer semelhança com um certo herege judeu do qual se diz que morreu e , após ir aos infernos , renasceu para nos trazer a vida não é mera coincidência...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 23 de Abril de 2010, 18:36:10 »
Mais ou menos. O indo-europeu é um ramo linguístico, mas também corresponde a um povo que veio das estepes russas e dominou a Europa, Índia e parte da Ásia (como a Pérsia). Com ele veio também a cultura, religião e a língua, acabaram  se impondo ao povo neolítico que vivia então na europa, ao ponto da cultura deles desaparecerem (restando uns bolsões como o País Basco e a Etrúria). Como eram um povo guerreiro, se mantiveram como casta dominante, mas com o tempo acabaram se misturando à população local. Na Índia ainda hoje sobrevive essa separação em castas da época, com os descendentes dos indo-europeus (arianos) ocupando as castas mais altas e a população nativa (dravídica) ocupando as castas mais baixas (ou até mesmo sem casta, como os párias).

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #112 Online: 24 de Abril de 2010, 00:04:18 »
O que resta para você apresentar num debate? Nada.
Tudo o que você pode fazer é uma declaração de fé.
Fé associada a uma interpretação contrária ao ceticismo.
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #113 Online: 24 de Abril de 2010, 00:06:28 »
Ok. Mas isso não nos impede de discutir a bíblia ou mesmo uma religião em específico de forma objetiva.
Nunca ouvir um cético me dizer: Voce pode estar certo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 24 de Abril de 2010, 00:21:33 »
Nunca ouvir um cético me dizer: Voce pode estar certo.

Você pode estar certo.

Mas o conjunto de evidências sugere que você não está.

Aplique a Navalha de Ockham aos dois casos e compare os resultados.
Foto USGS

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #115 Online: 24 de Abril de 2010, 00:25:41 »
Eu sempre estarei errado para um cético. Não adianta.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 24 de Abril de 2010, 00:37:15 »

Não s. Tomé.

Sua avaliação está equivocada. Leia atentamente o que eu escrevi.

Você pode estar certo.

Mas o conjunto de evidências sugere que você não está.

Aplique a Navalha de Ockham aos dois casos e compare os resultados.

Eu não afirmei que você está errado, e sim que a sua posição teísta está em posição desfavorável no que concerne à interpretação da realidade objetiva, isto é, o mundo natural no atual estágio de conhecimento humano. Somente isto.
Foto USGS

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #117 Online: 24 de Abril de 2010, 08:28:45 »
Quais são as posições desfavoráveis que a o outro lado da oposição não possa se defender e explicar?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 24 de Abril de 2010, 09:04:27 »
Quais são as posições desfavoráveis que a o outro lado da oposição não possa se defender e explicar?
A ciência defende teorias baseadas em fatos, teorias que têm aplicação prática em nossa vida e nos deram a civilização moderna.

A religião defende dogmas baseados na vontade de crer. E há milhares de religiões conflitantes, todas se dizendo a única verdadeira.

O que é mais confiável?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 24 de Abril de 2010, 09:07:13 »
1. Comece explicando por que Deus permite que pessoas boas sofram e pessoas más vivam felizes.
Aliás, comece explicando por que Deus permite o mal. Melhor ainda: por que Deus criou o mal?

2. Prove que as outras religiões estão erradas.

Não use a Bíblia nem a fé. Use argumentos lógicos e verificáveis na prática.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 24 de Abril de 2010, 09:09:57 »
Um cético sempre lhe pedirá algo mais que afirmações baseadas na fé.
E você não as terá.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #121 Online: 24 de Abril de 2010, 09:12:30 »
A ciência defende teorias baseadas em fatos, teorias que têm aplicação prática em nossa vida e nos deram a civilização moderna.

A religião defende dogmas baseados na vontade de crer. E há milhares de religiões conflitantes, todas se dizendo a única verdadeira.

O que é mais confiável?

A ciência trata de coisas materiais e é boa, muito boa;

A religião trata de coisas espirituais e tb tem sua utilidade. Embora muitos males sejam ditos que se fundamentam na religião, na verdade se fundamentam no oportunismo de malfeitores que se utilizam indevidamente da religião.

Tem um livro materialista aí que tem como título "A religião estraga tudo" que é falacioso, pois não é a religião que estraga tudo, mas homens maus que se utilizam dela para benefício próprio e malefício alheio.

O problema não é a religião, mas alguns religiosos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 24 de Abril de 2010, 09:22:36 »
A religião trata de coisas espirituais e tb tem sua utilidade. Embora muitos males sejam ditos que se fundamentam na religião, na verdade se fundamentam no oportunismo de malfeitores que se utilizam indevidamente da religião.

Tem um livro materialista aí que tem como título "A religião estraga tudo" que é falacioso, pois não é a religião que estraga tudo, mas homens maus que se utilizam dela para benefício próprio e malefício alheio.

O problema não é a religião, mas alguns religiosos.
A religião é criada pelos religiosos. Ela não é uma sabedoria que paira acima de nós.
A religião herda nossos defeitos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #123 Online: 24 de Abril de 2010, 09:41:22 »
Não, claro que não. A religião, etimologicamente, vem de religar. É o homem tentando se religar a Deus (obviamente partindo do pressuposto que Ele existe). Trata-se de um conjunto de preceitos. É como as leis civis. A lei em si é boa, o uso que se faz dela ou como a interpretar é que pode não ser bom. Não há no cristianismo nenhum mandamento que vise o mal, embora haja homens maus que se intitulam cristãos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #124 Online: 24 de Abril de 2010, 09:43:52 »
Aliás, isso é off topic. O Tópico desviou para assuntos outros que não dúvidas bíblicas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!