Autor Tópico: Dúvidas bíblicas  (Lida 24136 vezes)

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Offline Derfel

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #25 Online: 20 de Abril de 2010, 21:58:39 »
Dá pra definir corpo, o resto é inconclusivo. Há três correntes: tricotomista, dicotomista e monista. A primeira interpreta que espírito, alma e corpo são coisas distintas e separáveis. A segunda, que alma e espírito são a mesma coisa e corpo é uma segunda parte (os TJ acham que alma e corpo é a mesma coisa e espírito é apenas o sopro de vida). A última acha que o homem é indivisível e as três coisas não são essências diferentes mas apenas semânticas diferentes.  Além disso tudo, todos apresentam passagens que os embasam e refutam as demais correntes.
Quais são essas passagens?

Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #26 Online: 20 de Abril de 2010, 22:56:58 »
Pô cara, dá um trabalho danado achar as passagens. Basicamente a doutrina tricotomista é mais neotestamentária. Baseia-se em uma interpretação literal do que Paulo fala em 1 Tess 5:23 (E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.), entre outras passagens.

A doutrina dicotomista é mais alegorizante. Dizem que espírito e alma são a mesma coisa, como a passagem em que Jesus aparece ressurreto aos discípulos e eles pensam que é um fantasma (uma alma penada). Daí Jesus fala "vede que sou eu mesmo, um espírito não tem carne e ossos como vede que tenho". Em apocalipse João diz que viu as almas dos mortos que estavam sob o altar e clamavam por justiça.

O Monismo diz que não há um sentido definido para as três palavras. A bíblia usaria corpo, alma e espírito para descrever a mesma coisa ou coisas diferentes conforme o contexto. Por exemplo, as vezes os Salmos falam que o camarada fez um jejum pra castigar seu corpo, outras vezes diz que castigou a alma com jejuns. Algumas vezes fala de aflição da alma para denotar uma angustia em ter que esperar algum acontecimento importante, outras vezes fala da mesma angústia como sendo do espírito, e por aí vai.
« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 06:37:29 por famado »

Offline West

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #27 Online: 20 de Abril de 2010, 23:27:56 »
Dá pra definir corpo, o resto é inconclusivo. Há três correntes: tricotomista, dicotomista e monista. A primeira interpreta que espírito, alma e corpo são coisas distintas e separáveis. A segunda, que alma e espírito são a mesma coisa e corpo é uma segunda parte (os TJ acham que alma e corpo é a mesma coisa e espírito é apenas o sopro de vida). A última acha que o homem é indivisível e as três coisas não são essências diferentes mas apenas semânticas diferentes.  Além disso tudo, todos apresentam passagens que os embasam e refutam as demais correntes.

Não é à-toa que o cristianismo é essa verdadeira barafunda de seitas, facções e idéias as mais discordantes  e mirabolantes possíveis. Qualquer um é capaz de inventar sua própria teologia e usar a bíblia para sustentá-la.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
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"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
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Offline São tomé

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2010, 00:53:53 »
O que realmente João batista e Jesus estavam querendo?
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline Fernando Silva

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2010, 07:47:30 »
Nos primeiros séculos do cristianismo, cristãos já se matavam entre si por conta de divergências quanto à natureza de Jesus e do Espírito Santo.
Havia principalmente os católicos, que aceitavam a decisão (decisão!!!) do concílio de Niceia e os arianistas, que consideravam Jesus inferior ao Pai.
Os católicos prevaleceram pela força das armas, mas, da mesma forma, poderiam ter vencido os arianistas.

Offline São tomé

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2010, 07:51:46 »
As guerras religiosas já existiam desde os tempos de Abraão. Isto não é nenhuma novidade. Até Jesus teria profetizado que os seus seriam perseguidos.
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Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2010, 08:22:09 »
Nos primeiros séculos do cristianismo, cristãos já se matavam entre si por conta de divergências quanto à natureza de Jesus e do Espírito Santo.
Havia principalmente os católicos, que aceitavam a decisão (decisão!!!) do concílio de Niceia e os arianistas, que consideravam Jesus inferior ao Pai.
Os católicos prevaleceram pela força das armas, mas, da mesma forma, poderiam ter vencido os arianistas.

Concordo que havia discussão no meio da cristandade quanto à natureza de Cristo e que os arianistas defendiam que Ele não era Deus, mas o catolicismo é algo do século quarto. Acho que nessa época a discussão arianista já era coisa do passado.

Offline West

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #32 Online: 21 de Abril de 2010, 11:11:55 »
Porque os cristãos consideram a serpente de Gênesis III como sendo Satanás, uma vez que não há qualquer referência a ele no texto?

Não tenho certeza, mas acho que os judeus não fazem essa associação. Me parece que o mito da expulsão de Adão e Eva do Eden não é um ponto central do judaísmo, como é no cristianismo.
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Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #33 Online: 21 de Abril de 2010, 12:09:29 »
Os cristãos se baseiam em apocalipse 12:9 (E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele) e Apocalipse 20:2 (Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou por mil anos).

Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #34 Online: 21 de Abril de 2010, 12:20:47 »
A doutrina cristã é em muito farisaica, posto que seu maior sistematizador, Paulo, era fariseu. O farisaísmo tinha escritos paralelos à Bíblia, que versavam sobre o diabo, vida após a morte, ressurreição dos mortos, etc. Tudo isso deu base ao cristianismo.

Offline Fernando Silva

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #35 Online: 21 de Abril de 2010, 12:36:34 »
Nos primeiros séculos do cristianismo, cristãos já se matavam entre si por conta de divergências quanto à natureza de Jesus e do Espírito Santo.
Havia principalmente os católicos, que aceitavam a decisão (decisão!!!) do concílio de Niceia e os arianistas, que consideravam Jesus inferior ao Pai.
Os católicos prevaleceram pela força das armas, mas, da mesma forma, poderiam ter vencido os arianistas.
Concordo que havia discussão no meio da cristandade quanto à natureza de Cristo e que os arianistas defendiam que Ele não era Deus, mas o catolicismo é algo do século quarto. Acho que nessa época a discussão arianista já era coisa do passado.
O concílio de Nicéia foi realizado no ano 324. Definiu o catolicismo e rejeitou o arianismo, mas isto dependia do poder do imperador romano para ser imposto, e esse poder já estava enfraquecendo.
Na França, Alemanha, península ibérica e depois o norte da África, os arianos foram prevalecendo.
Com a queda do último imperador, até mesmo a Itália.
Foi necessário, numa medida desesperada, que o papa nomeasse um novo Constantino: Clóvis, rei dos francos, após convencê-lo a se converter ou, pelo menos, fingir que era católico.
Mais tarde, os descendentes de Clóvis foram voltando para o arianismo e a ICAR apoiou a tomada do poder por Carlos Magno.

Offline Gaúcho

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #36 Online: 21 de Abril de 2010, 12:54:52 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #37 Online: 21 de Abril de 2010, 13:15:05 »
É engraçado como os cristãos se gabam de sua fidelidade às escrituras, quando na verdade o cristianismo é construído com base em uma série de mitos e suposições que não constam dos textos judaicos originais. O caso da associação da serpente do Éden com Satanás é um exemplo disso. Na verdade toda a construção do personagem Satanás, que é central ao cristianismo, é totalmente anti-veterotestamentária.

Pesquisando um pouco, descobri que para os judeus Satanás é apenas um personagem pontual que aparece em poucas passagens do VT, sem qualquer relevância para o contexto bíblico geral. Para eles Deus é a origem de tudo, inclusive do mal. O judeu não têm a necessidade que têm os cristãos de criar um anti-deus.

Também o mito da desobediência e da expulsão de Adão e Eva ( Gênesis 3) não é mesmo um ponto central do judaísmo, como é no cristianismo. Os judeus não acreditam em pecado original, nem em sua transmissão de pai para filho. Diferentemente dos cristãos, os judeus encaram o texto de gênesis 3 como ele é, atendo-se apenas ao que está escrito, sem inventar estórias e interpretações paralelas.

Aí, contrariamente e com base no mesmo texto, os cristãos fazem uma série de suposições e inventam um monte de estórias que nada têm à ver com o que está de fato escrito. Pressupõe que Adão e Eva eram imortais, que tudo era perfeito e que não existia mal no mundo (inclusive a morte, ou seja, nem mesmo os animais morriam), que a serpente, que o próprio texto descreve como sendo um dos animais criados por deus, é ao mesmo tempo um anjo que (segundo outra invencionice cristã que não acha amparo no V.T.) supostamente teria se rebelado contra deus e seria a origem de todo mal, que a desobediência do homem ao comer do fruto proibido teria levado deus a amaldiçoar toda a criação gerando o mal no mundo, que para desfazer este mal seria necessário que deus se sacrifica-se a si mesmo, que tudo foi planejado  por deus,...

Vejam quantas suposições que nada tem à ver com o que está de fato escrito no V.T.

Citar
Satanás é uma figura muito controvertida na Bíblia. A palavra "Satã" significa em hebraico "acusador", "opositor". Aparece, pela primeira vez no livro de Jó, sendo como um promotor celestial. A sua intimidade com Deus e o direito de entrar no "Céu", de ir e vir livremente e dialogar com Ele, torna-o uma figura de muito destaque. Veja o livro de Jó 1:6 "Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles".

O livro de Jó foi escrito depois do Exílio Babilônico. Sabemos que o povo judeu, tendo retornado a Israel com a permissão de Ciro, rei persa, no ano 538 a.C, assimilou muitos costumes dos persas. Isto ocorreu devido à simpatia e apoio que receberam do rei, que inclusive permitiu a construção do Segundo Templo judaico e ainda devolveu muitos de seus tesouros, que haviam sido roubados. A religião dos persas, o Zoroastrismo, influenciou sobremaneira o judaísmo. No Zoroastrismo, existe o Deus supremo Ahura-Mazda, que sofre a oposição de uma outra força poderosa, conhecida como Angra Mainyu, ou Ahriman, "o espírito mau". Desde o começo da existência, esses dois espíritos antagônicos têm-se combatido mutuamente.

O Zoroastrismo foi uma das mais antigas religiões a ensinar o triunfo final do bem sobre o mal. No fim, haverá punição para os maus, e recompensa para os bons. E foi do Zoroastrismo que os judeus aprenderam a crença em um Ahriman, um diabo pessoal, que, em hebraico, eles chamaram de SATAN - Por isso, o seu aparecimento na Bíblia só ocorre no livro de Jó e nos outros livros escritos após o exílio Babilônico, do ano 538 a.C. para cá. Nestes livros já aparece a influência do Zoroastrismo persa. Observe ainda que a tentação de Adão e Eva é feita pela serpente e não por Satanás, demonstrando assim que o escritor do Gênesis não conhecia Satanás. Os sábios judaicos, interpretando o Eclesisastes 10:11, afirmam (Pirkei de Rabi Eliezer 13) que, na verdade, a cobra que seduziu Adão e Eva era o Anjo Samael, que apareceu na terra sob a forma de serpente. Ele, que é conhecido como o "dono da língua", usou sua língua para seduzir Adão e Eva ao pecado. O poder do mal está em sua língua, e este poder pode ser usado somente para dominar o sábio. Ele não pode prevalecer sobre um ignorante.

Uma outra observação interessante é que o livro de Samuel foi escrito antes da influência persa no ano de 622 a.C. e, no II livro de Samuel em seu capítulo 24:1, você lê com relação ao recenseamento de Israel o seguinte: "A cólera de IAHVÉH se inflamou novamente contra Israel e excitou David contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá".

Agora veja esta mesma passagem no I livro das Crônicas, que foi escrito no começo do ano 300 a.C, portanto, já sob a influência do Zoroastrismo persa, com o já conhecimento de Ahriman/Satanás. No capítulo 21:1 desse livro está escrito: "e levantou-se Satã contra Israel, e excitou David a fazer o recenseamento de Israel". Portanto, o que era IAHVÉH no livro de Samuel aparece agora no livro das Crônicas como SATANÁS (Confira em sua Bíblia).

Assim, está evidenciado que Satanás não é um conceito original da Bíblia, e sim, introduzido nela, a partir do Zoroastrismo Persa.

Passa a existir a partir daí, "uma lenda" entre o povo judeu de que Satanás é considerado como o rei dos demônios, que se rebelara contra Deus sendo expulso do céu. Ao exilar-se do céu, levou consigo uma hoste de anjos caídos, e tornou-se seu líder. A rebelião começou quando ele, Satanás, o maior dos anjos, com o dobro de asas, recusou prestar homenagem a Adão. Afirmam ainda que esteve por trás do pecado de Adão e Eva, no Jardim do Éden, mantendo relação sexual com Eva, sendo portanto, pai de Caim. Ajudou Noé a embriagar-se com vinho e tentou persuadir Abraão a não obedecer a Deus no episódio do sacrifício do seu filho Isaac.
(...)
___________
Extraído de um texto espírita: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/12/lucifer_satanas.html

Citar
Uma coisa se faz importantíssimo separar e a partir daí entende-se o que realmente é influência cultural e influência religiosa.

O que ajuda a entender a diferença entre a influência cultural da influencia religiosa, seria identificar o que significa cada um dos livros, no caso o Tanach e a Torá, para o Judaismo.

Sendo o Tanach um livro que narra a historia de Israel, dentro de um estilo literário próprio, tentando equalizar informações históricas com ensinamento religioso, na perspectiva de períodos de tempo marcados por eventos de confrontos da nação de Israel frente as culturas dos povos circunvizinhos.

E por outro lado a Tora, o livro maior do Judaísmo que determina a teologia Judaica.

Pode verificar que aceitamos que o povo foi influenciado sim.

Porem tal influencia não é aceita, como também não é estendida a teologia do Judaísmo.

O Tanach narra a história da nação de Israel no período dos Juízes, dos Reis a partir de Saul até os profetas do retorno do exílio babilônico.

E toda esta narrativa esta com uma literatura sob a ótica religiosa!

Mas esta ótica não define a Teologia Judaica.

Quem define Teologia Judaica é a Tora, o nosso maior livro!

A partir da Tora e que se tem as diretrizes da teologia Judaica.

Considerando a Tora não se pode afirmar que o Judaísmo seja marcado pela mesma concepção do Zoroastrismo, pois isto seria um erro.

A Tora Bíblia inicia-se em Bereshit, (Gênesis) - para ensinar-nos que D'us é a Fonte de tudo.

Também em Devarim (Deuteronômio) cap. 30:19 está escrito: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam”

Mas no próprio Tanach já no livro de Isaías cap. 45:7 esta escrito: "Eu formei a luz e criei as trevas; Eu crio a paz e crio o mal"

A Tora é claríssima. D´us é a fonte da vida e da morte, do bem e do mal.
Nisto consiste o Monoteísmo Judaico.

Se você conceber a idéia de um ser divino e um ser maligno atuando de forma independente e contrapondo-se um ao outro, você não vive monoteísmo e sim uma concepção dúbia.

O estilo literário do Tanach não expressa exatamente o que seja a teologia Judaica, mas sim o momento que passava a nação de Israel.

Isto tudo nos leva a crer que não foi sem motivo que no próprio Tanach aparece o profeta Isaías no cap. 45:7 declarando:

"Eu formei a luz e criei as trevas; Eu crio a paz e crio o mal"

O profeta Isaias, assim como todos os profetas estavam realizando o seu trabalho de restaurar a cultura do povo influenciadas pelas culturas dos povos vizinhos. Este era o trabalho deles.

Isto nos mostra que o povo Judeu nunca esteve livre de ser influenciado por outros povos, e isto não é negado.

São famosas as queixas dos profetas a respeito do desvio do povo das leis da Torá, para abraçarem costumes dos povos vizinhos.

Porém ao mesmo tempo sempre teve a disposição lideranças que lutaram para afastar o povo de tais influências.

A versão ocidental de Satanás como força antagônica a D´us não é de origem Judaica, é originária do Zoroastrismo. Influência esta que estendeu-se ao Cristianismo, e isto é percebido nos Evangelhos.

A partir do momento que o Ocidente concebe a idéia de Satã como um ser antagônico a D´us, em uma luta constante, disputando almas uma a uma, fica natural que esta forma de pensar sempre tem a tendência de delimitar as interpretações.

Ou seja, a pessoa já começa a estudar os escritos Judaicos procurando determinar a conclusão para a sua forma de entender.

O resultado sempre será uma interpretação desviada do verdadeiro contexto da cultura na qual as escrituras se encontram.

O pensamento ocidental sofre a tendência a forma grega de pensar, que é direta.

É preciso pensar de forma multi-focal, para entender a Tora e o Tanach, pois é assim que se raciocina no modo Judaico. Atenção a todos os detalhes, sem descartar nada.

Caso contrário será sempre induzido a erros, que mesmo sendo pequenos tendem a conduzir a um caminho muito distante do original.
__________
Resposta de um judeu sobre o tema: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080828041208AAqsoU9



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Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #38 Online: 21 de Abril de 2010, 13:42:19 »
Rapaz, seu texto é muito grande, mas devo dizer que a informação que tenho, e que é largamente difundida na teologia cristã, é que o livro de Jó é o mais antigo do VT. Tradicionalmente se aceita que tenha sido escrito por Moisés, antes da pentateuco.

Concordo que satanás é introduzido no contexto veterotestamentário aos poucos. No início fala-se de falsos deuses, depois, fala-se que os falsos deuses são nada, depois se relaciona eles ao diabo, até que aparece o diabo em si (ou satanás, como queira). Já no NT ele é um conceito consolidado e muito utilizado.

Importante observar tb que o judaísmo não tem voz unânime em si. Há muitas seitas e muitas doutrinas, que mudam conforme a seita. Na época de Jesus, havia os fariseus, saduceus, zelotes, herodianos e essênios entre outros. O judaísmo atual deriva do farisaísmo, mas não é a mesma coisa.

Offline West

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #39 Online: 21 de Abril de 2010, 14:34:35 »
A datação do livro de Jó, referida no texto espírita que citei, como sendo do Séc. VI a.C está de acordo com esse artigo da wikipedia em língua inglesa:

" In contrast, comparative literary and historical examinations of the text more generally conclude that, though archaic features such as the "council in heaven" survive, and though the story of Job was familiar to Ezekiel (Chapter 14 verse 14), the present form of Job was fixed in the postexilic period 6th century BCE - 5th century BCE.[7] "

http://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Job

Já este outro traz a possível datação de todos os livros da bíblia: http://en.wikipedia.org/wiki/Dating_the_Bible

Note que segundo este artigo os livros mais antigos seriam Oséias, Amós e Naum datados do Séc. IX a.C.
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Offline West

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #40 Online: 21 de Abril de 2010, 14:54:18 »
Famado, quantas vezes o personagem Satanás aparece no A.T e em quais ele é tido como o responsável pelos males do mundo?
Considere aqui apenas as passagens em que se faz referência direta a ele, excluindo-se aquelas em que os cristãos tentam fazer um interpretação forçada (aqui estou sendo bonzinho), como é o caso de Gênesis 3, Ezequiel 28, e Isaias 14-12, por exemplo.
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Offline André Luiz

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #41 Online: 21 de Abril de 2010, 15:03:02 »
Os deuses dos outros sempre sao demonizados e as vitorias/derrotas sao sempre associadas ao deus que um povo culta

Os profetas judeus juravam de pe junto que o imperio persa estava agindo em nome de Jeova, mas o imperador persa dizia que era guiado por Ahura-Mazda

O jardim das delicias e a arvore do mundo ja eram coisa da antiga mitologia sumerio -babilonica, os judeus deram a sua versao para estes mitos  (o homem passou a ser punido, e a deusa Tiamat virou a cobra malvada)  :hihi:

No mito sumerio a deusa Inanna prefere o agricultor ao pastor, no mito hebreu quem se ferra é o agricultor (Caim)

Outra coisa, teve uns sujeitos na idade media que foram varridos pela inquisiçao por pregarem algo parecido com o arianismo,  nao lembro o nome agora

Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #42 Online: 21 de Abril de 2010, 16:02:18 »
Famado, quantas vezes o personagem Satanás aparece no A.T e em quais ele é tido como o responsável pelos males do mundo?
Considere aqui apenas as passagens em que se faz referência direta a ele, excluindo-se aquelas em que os cristãos tentam fazer um interpretação forçada (aqui estou sendo bonzinho), como é o caso de Gênesis 3, Ezequiel 28, e Isaias 14-12, por exemplo.

Não existe isso no VT. Não sabemos ao certo se o satanás de Jó é o Satanás do NT. A palavra usada é adversário, no sentido de alguém que disputa ou discute com Deus e não no sentido do satanás neotestamentário. É a mesma palavra usada para Amã, adversário de Mardoqueu no livro de Ester.

Zacarias 3 fala alguma coisa, mas não em um sentido não muito claro:

1  E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
2  Mas o SENHOR (o anjo) disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo.

Como tenho dito, a sistematização teológica a respeito de satanás é farisaica (estava em seus livros extra-bíblicos) ou neotestamentária.
« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 21:00:06 por famado »

Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #43 Online: 21 de Abril de 2010, 16:19:06 »
A datação do livro de Jó, referida no texto espírita que citei, como sendo do Séc. VI a.C está de acordo com esse artigo da wikipedia em língua inglesa:

" In contrast, comparative literary and historical examinations of the text more generally conclude that, though archaic features such as the "council in heaven" survive, and though the story of Job was familiar to Ezekiel (Chapter 14 verse 14), the present form of Job was fixed in the postexilic period 6th century BCE - 5th century BCE.[7] "

http://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Job

Já este outro traz a possível datação de todos os livros da bíblia: http://en.wikipedia.org/wiki/Dating_the_Bible

Note que segundo este artigo os livros mais antigos seriam Oséias, Amós e Naum datados do Séc. IX a.C.

Cara, estou sem minha cronologia aqui. Vou pesquisar e depois comento.

Offline West

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #44 Online: 21 de Abril de 2010, 16:23:48 »
 :ok:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #45 Online: 21 de Abril de 2010, 16:32:05 »
Famado, é muito interessante o processo que leva o suposto "Satanás" do V.T de sua condição de servo de Deus a de opositor e responsável pelos males do mundo.

Na maioria das vezes em que ele aparece no V.T é retratado nessa condição de "empregado" de Deus, mormente como fiscal ou acusador (promotor) à semelhança do que ocorre em Jó e nesse trecho de Zacarias que você citou.

Realmente o promotor não é muito querido e às vezes acaba "demonizado", mas somente pelos criminosos que acusa.  :biglol:

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Não que eu esteja dando uma de advogado do diabo aqui. Veja bem, não estou ganhando nada com isso.  :D
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Offline Bolsonaro neles

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #46 Online: 21 de Abril de 2010, 17:15:35 »
A doutrina cristã é absolutamente vinculada à figura inapelável de Satanás. Ele não pode ser extirpada da teologia notestamentária. Ali ele é descrito como pai da mentira, enganador, alguém que caiu do céu, responsável por tentar o homem, armador de laços, dragão, serpente que engana o mundo, príncipe das trevas e daí pra baixo. O ápice escatológico é alcançado com sua derrota final e irrevogável.

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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #47 Online: 21 de Abril de 2010, 18:18:43 »
A doutrina cristã é absolutamente vinculada à figura inapelável de Satanás. Ele não pode ser extirpada da teologia notestamentária. Ali ele é descrito como pai da mentira, enganador, alguém que caiu do céu, responsável por tentar o homem, armador de laços, dragão, serpente que engana o mundo, príncipe das trevas e daí pra baixo. O ápice escatológico é alcançado com sua derrota final e irrevogável.

Para o cristianismo é como se existisse uma constante e incessante luta do bem contra o mal, coisa que não existe no judaísmo.

No judaísmo não a mal a ser vencido, já que ele próprio provem de deus. Não há do que ser salvo, nem há salvador. O messias judeu é muitíssimo diferente do cristão. O messias judeu, apesar da sua origem divina, teria função unicamente política.
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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #48 Online: 21 de Abril de 2010, 19:01:37 »
Mais uma:

Quais as principais passagens do V.T que corroboram a idéia de vida após a morte?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
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Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #49 Online: 21 de Abril de 2010, 19:31:58 »
A datação do livro de Jó, referida no texto espírita que citei, como sendo do Séc. VI a.C está de acordo com esse artigo da wikipedia em língua inglesa:

" In contrast, comparative literary and historical examinations of the text more generally conclude that, though archaic features such as the "council in heaven" survive, and though the story of Job was familiar to Ezekiel (Chapter 14 verse 14), the present form of Job was fixed in the postexilic period 6th century BCE - 5th century BCE.[7] "

http://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Job

Já este outro traz a possível datação de todos os livros da bíblia: http://en.wikipedia.org/wiki/Dating_the_Bible

Note que segundo este artigo os livros mais antigos seriam Oséias, Amós e Naum datados do Séc. IX a.C.

Cara, estou sem minha cronologia aqui. Vou pesquisar e depois comento.

Bem, dei uma olhada na minha cronologia e ela diz que o livro atravessou vários séculos e ganhou sua versão final por volta do século V antes de Cristo. Vc tem razão. Mas é interessante que a história narrada pode ser considerada como tendo ocorrido antes do judaísmo e próxima ao tempo de Abraão. Ali fala de uzitas e buzitas. Us e Buz são citados no Gênesis como tios de Abraão.

 

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