Autor Tópico: Não dá para acreditar  (Lida 33560 vezes)

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
Re: Não dá para acreditar
« Resposta #350 Online: 02 de Maio de 2010, 22:40:48 »
Vai voltar. Cedo ou tarde, eles sempre voltam!
É não sabendo que se aprende!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 02 de Maio de 2010, 23:05:29 »
Como quando você diz que se não tivéssemos joelhos andaríamos retos como uma porta. Ora, e um animal bípede e sem joelhos poderia fugir dos predadores? Poderia ir atrás do seu alimento?

O que aconteceria se, há cem mil anos, uma mutação fizesse uma criança nascer sem joelhos? Esta criança teria sobrevivido tempo o suficiente para deixar descendentes?

Seria uma questão de perceber que tudo que é vertebrado terrestre e anfíbio tem joelho. Não tem cabimento essa idéia de pensar evolutivamente em humanos sem joelhos.

Pectoral (a, c, e) and pelvic fins (b, d, f) of Eusthenopteron (a, b), Panderichthys (c, d) and Acanthostega (e, f) all in ventral view. F, femur; Fi, fibula; Fre, fibulare; H, humerus; Int, intermedium; R, radius; T, tibia; U, ulna; Ure, ulnare. Thick outline indicates preserved margin; thin outline indicates inferred margin; dotted lines indicate uncertain margin. Scale bars, 10 mm. Panels a and b are redrawn from ref. 3, c is from ref. 11, scale bar is from ref. 5, and e and f are redrawn from ref. 6.

Os rudimentos dos joelhos já estavam lá, já se tem o fêmur, o rádio e a tíbia, e no meio deles, meio que por definição, o joelho. É bem possível que inicialmente, nos primeiros estágios não funcionassem exatamente como veio a funcionar nos tetrápodes em locomoção terrestre (até porque há diversas formas de locomoção terrestre, com biomecânicas diferentes), mas que, por terem essa anatomia, foram o grupo de peixes que acabou podendo originar aos anfíbios.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #352 Online: 02 de Maio de 2010, 23:53:28 »
Ele partiu, Banzai. Agora temos de ficar aguardando o seu retorno triunfante num cavalo branco, cavalgando nas núvens.
É não sabendo que se aprende!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #353 Online: 03 de Maio de 2010, 01:58:42 »

Seria uma questão de perceber que tudo que é vertebrado terrestre e anfíbio tem joelho. Não tem cabimento essa idéia de pensar evolutivamente em humanos sem joelhos.

Sim, eu não estou querendo que ele pense que as coisas surgem prontas, mas a dúvida recorrente do Erivelton é: " Como tudo deu certo? ".

Ora, humanos sem joelhos não existiriam. Tudo que deu errado não foi adiante. O que dá certo é replicado.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #354 Online: 03 de Maio de 2010, 10:37:37 »
Isto me lembra uma passagem do livro "O Maior Espetáculo da Terra", onde Dawkins relata um episódio envolvendo um colega seu durante um vôo. Este colega está mostrando seu estudo a um passageiro vizinho de poltrona, muito interessado, envolvendo as mudanças em espécies que foram isoladas uma da outra. O referido passageiro parece bastante curioso até o momento em que o colega de Dawkins diz que seu estudo trata-se da Teoria da Evolução. O passegeiro curioso não mais fica curioso, e passa a assumir uma atitude empedernida, como se alguém lhe tivesse insultado.

E é por aí: episódios como este, e também como o presente aqui no fórum, tornam explícita a incapacidade de aprender quando se está com rabo preso com o doxa. E o fato de que boa parte da cultura mundial tem por preceito propalar o direito à crença como algo inquebrantavelmente respeitoso, indiferentemente de argumentação sóbria, é um sinal evidente de que vivemos em uma época, ainda, obscurantista, ao se permitir que uma atitude visivelmente limitante do conhecimento seja tolerada e mesmo incentivada. Concordo muito com Sam Harris quando diz que um de nossos maiores desafios, enquanto intelectuais e formadores (até certo ponto) de opiniões, é ultrapassar o respeito que se tem pela fé alheia. É claro que o respeito deve ser indiscutivelmente uma constante, mas isto não impede que mostremos, respeitosamente, a sandice por de trás da mitologia sistematizada levada a sério (como é o caso das religiões). Não precisamos chegar no mesmo tipo de discurso do excelente Pat Condell (por meras razões psicológicas de se manter o interloctor disposto a conversar), mas certamente uma confrontação saudável deveria estar ao alcance de todos os minimamente preocupados com uma cultura que endossa o obscurantismo depauperante do diálogo e do conhecimento.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 03 de Maio de 2010, 12:52:46 »
Já li sobre um caso bem parecido (se não me engano, também num avião, acho que conversava com uma testemunha de Jeová), acho que era com algum dos dois do casal dos Grants, sobre a pesquisa com tentilhões. Mas não foi nesse livro que li.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #356 Online: 03 de Maio de 2010, 13:28:34 »
Certa vez li que aquela toupeira nariz-estrela tem o tato tao apurado que ela cria imagems daquilo que toca e que outros animais fazem o mesmo com o som,  que nao é apenas com a luz que se enxerga

É isso mesmo?

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #357 Online: 03 de Maio de 2010, 13:31:24 »
O trecho em questão, narrado por Dawkins (não sei exatamente a página, pois tenho uma versão eletrônica "compartilhada"... mas fica no final do capítulo 5 - "Bem diante dos nossos olhos"):

"Durante um vôo doméstico pelos Estados Unidos, o passageiro na poltrona ao lado da sua perguntou qual era a profissão dele. Endler respondeu que era professor de biologia e estava estudando as populações de lebistes selvagens em Trinidad. O homem foi se interessando cada vez mais pela pesquisa e fez várias perguntas. Maravilhado com a elegância da teoria que parecia fundamentar aqueles experimentos, ele perguntou a Endler que teoria era aquela e quem era o autor. Só então o dr. Endler deixou cair o que ele, corretamente, previra ser uma bomba: "Chama-se teoria da evolução pela seleção natural de Darwin!". Instantaneamente, toda a conduta do homem mudou. Ele corou, virou-se abruptamente, recusou-se a falar e cortou o que até então vinha sendo uma conversa cordial. Mais do que cordial, aliás: o dr. Endler escreveu-me contando que o homem "fizera algumas perguntas excelentes antes disso, mostrando que estava acompanhando intelectualmente a argumentação com entusiasmo. Isso é trágico".

Trágico mesmo. :(
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Atheist

• Visitante
« Resposta #358 Online: 03 de Maio de 2010, 20:59:53 »
Totalmente trágico.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 03 de Maio de 2010, 21:55:04 »
Certa vez li que aquela toupeira nariz-estrela tem o tato tao apurado que ela cria imagems daquilo que toca e que outros animais fazem o mesmo com o som,  que nao é apenas com a luz que se enxerga

É isso mesmo?

É sim. Graças a esse nariz estranho também a velocidade de ataque e captura da presa é bem mais rápida do que seria sem ele.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #360 Online: 04 de Maio de 2010, 00:35:59 »
Isto me lembra uma passagem do livro "O Maior Espetáculo da Terra", onde Dawkins relata um episódio envolvendo um colega seu durante um vôo. Este colega está mostrando seu estudo a um passageiro vizinho de poltrona, muito interessado, envolvendo as mudanças em espécies que foram isoladas uma da outra. O referido passageiro parece bastante curioso até o momento em que o colega de Dawkins diz que seu estudo trata-se da Teoria da Evolução. O passegeiro curioso não mais fica curioso, e passa a assumir uma atitude empedernida, como se alguém lhe tivesse insultado.

E é por aí: episódios como este, e também como o presente aqui no fórum, tornam explícita a incapacidade de aprender quando se está com rabo preso com o doxa. E o fato de que boa parte da cultura mundial tem por preceito propalar o direito à crença como algo inquebrantavelmente respeitoso, indiferentemente de argumentação sóbria, é um sinal evidente de que vivemos em uma época, ainda, obscurantista, ao se permitir que uma atitude visivelmente limitante do conhecimento seja tolerada e mesmo incentivada. Concordo muito com Sam Harris quando diz que um de nossos maiores desafios, enquanto intelectuais e formadores (até certo ponto) de opiniões, é ultrapassar o respeito que se tem pela fé alheia. É claro que o respeito deve ser indiscutivelmente uma constante, mas isto não impede que mostremos, respeitosamente, a sandice por de trás da mitologia sistematizada levada a sério (como é o caso das religiões). Não precisamos chegar no mesmo tipo de discurso do excelente Pat Condell (por meras razões psicológicas de se manter o interloctor disposto a conversar), mas certamente uma confrontação saudável deveria estar ao alcance de todos os minimamente preocupados com uma cultura que endossa o obscurantismo depauperante do diálogo e do conhecimento.
O trecho em questão, narrado por Dawkins (não sei exatamente a página, pois tenho uma versão eletrônica "compartilhada"... mas fica no final do capítulo 5 - "Bem diante dos nossos olhos"):

"Durante um vôo doméstico pelos Estados Unidos, o passageiro na poltrona ao lado da sua perguntou qual era a profissão dele. Endler respondeu que era professor de biologia e estava estudando as populações de lebistes selvagens em Trinidad. O homem foi se interessando cada vez mais pela pesquisa e fez várias perguntas. Maravilhado com a elegância da teoria que parecia fundamentar aqueles experimentos, ele perguntou a Endler que teoria era aquela e quem era o autor. Só então o dr. Endler deixou cair o que ele, corretamente, previra ser uma bomba: "Chama-se teoria da evolução pela seleção natural de Darwin!". Instantaneamente, toda a conduta do homem mudou. Ele corou, virou-se abruptamente, recusou-se a falar e cortou o que até então vinha sendo uma conversa cordial. Mais do que cordial, aliás: o dr. Endler escreveu-me contando que o homem "fizera algumas perguntas excelentes antes disso, mostrando que estava acompanhando intelectualmente a argumentação com entusiasmo. Isso é trágico".

Trágico mesmo. :(

É terrivelmente lamentável mas aqui mesmo, neste fórum, e por parte de "céticos", encontra-se muito disso.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #361 Online: 04 de Maio de 2010, 14:12:10 »
http://www.youtube.com/watch?v=r1M5gY-xfmQ&feature=related

Ha! Só o título já é uma enganação. Documentário da BBC uma pinóia.
Não há questionamento nenhum aí, um monte de criacionistas concordando uns com os outros, mostrando beeeelas imagens da natureza, com o velho argumento simplório: "Veja que bonito, que complexo, funciona feito máquina, só pode ter sido planejado".
Parece que o que resta ao pessoal da DI é promover este tipo de desinformação mesmo, porque no meio acadêmico vivem dando com os burros n´água (Michael Behe e Stephen C. Meyer, 2 das estrelas do vídeo, que o digam). Pelo jeito largaram mão de provar seu ponto através da ciência, se é que algum momento tiveram essa intenção.

E ainda vai procurar "respostas" no fórum onde o Sodré promove a "ciência" dele... ADÃO E EVA E A GENÉTICA DE POPULAÇÕES... ah, vai querer ser enganado assim lá na...!

edit: não tinha visto que o forista foi banido, e ainda saiu no estilo "pombo enxadrista".
« Última modificação: 04 de Maio de 2010, 14:22:17 por Tex Willer »
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!