Autor Tópico: Não dá para acreditar  (Lida 33556 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Não dá para acreditar
« Resposta #250 Online: 29 de Abril de 2010, 12:36:38 »
Se houvesse uma teoria rival da Evolução, que desse conta de suas explicações, de seus problemas, que tivesse o grande compromisso com heurísticas e evidências que a Evolução tem, seríamos muito rapidamente convencidos. Por que será que criacionistas e "inteligent designers" não conseguem nos convencer?
Talvez eu tenha complicado por não dar uma explicação coerente mas a teoria da evolução pode estar errada nos seus princípios. Ela pode ter evoluído de uma outra maneira diferente da qual é explicada atualmente.
Talvez, mas  não há nenhuma evidência disto.
Tudo se encaixa. Até agora, pelo menos.
As divergências estão  nos detalhes da "árvore", não na existência da árvore.

Algumas partes do quebra-cabeça ainda estão faltando para termos a figura completa, mas o mais provável é que elas apenas se encaixem nos espaços ainda livres, sem obrigar-nos a desmontar tudo e começar do zero.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 29 de Abril de 2010, 12:40:45 »
Como você pode saber tanto a respeito de um deus que nunca viu?
Esta resposta que voce quer de mim não vai acrescentar em nada neste fórum. Eu prefiro não responder.
Talvez acrescentasse ao nos mostrar em você se baseia para dizer o que diz.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #252 Online: 29 de Abril de 2010, 13:15:11 »
Só para complementar o último post do Buckaroo Banzai, veja o gráfico:

Não deixem de conferir o arquivo original, no link abaixo:

http://www.bio.utexas.edu/faculty/antisense/tree.pdf

Trata-se de um gráfico fantástico em alta resolução da árvore de parentesco, via mapeamento genético, de 3 mil espécies (das mais de 10 milhões de espécies vivas). O incrível está no aparente borrão ao redor da figura: são os nomes científicos das 3 mil espécies! Ampliem o zoom e confiram!
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #253 Online: 29 de Abril de 2010, 13:44:05 »
O que não presta atrapalhou a vida de se formar em 99,999...% do universo, que não tem vida.
E porque também não atrapalhou nesta?
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #254 Online: 29 de Abril de 2010, 13:47:07 »
O que é a vida ou a vida não tem significado?
Não tem significado nenhum. Você pode tentar encontrar a resposta em um deus ou em um bem maior, mas qual o significado de deus (ou bem maior)?

Juro por deus ( :D) que não uma única vez respondi algo semelhante para um crente, dizendo que não, a vida não tem um sentido para além do que queremos que seja. E a resposta recorrente é: "então porque você continua vivo? Se não tens nenhum propósito na Terra? Sua vida deve ser bem sem graça".

:histeria:

Eu fico quase com vergonha de ser humano nestas horas! Naturalmente, primeiro que não disse que a vida não tem significado para mim. Tem todo o significado do mundo! Meu propósito é fazer as coisas que me deixam feliz (livros, música, filmes, minha filha, minha mulher, viajens, discussões, novos prazeres, novas coisas aprendidas e vividas), e isto não muda o fato de que a vida não tem um significado. E é incrível como a cara, já previsível, é de consternação. "Ateu maluco: diz que a vida não tem sentido, mas que para ele tem. É tudo doido."

A propósito, Dawkins diria que o propósito da vida é se replicar. Ele está certo. E isto deixa os crentes fulos. "Sujeito mais frio e sem graça! Por que ele não se mata?". Claro, é patente a falta de criatividade dos que não conseguem encontrar um significado para suas vidas, mesmo sabendo que a vida, em si, não tem nenhum sentido, ainda que o grande Bohr já tenha dito que "o sentido da vida consiste em que não tem nenhum sentido dizer que a vida não tem sentido". Mas parece que discutir sobre estes sentidos é que não faz muito sentido. Vivamos nossas vidas, e sejamos felizes. Esta é a causa final do homem, usando a terminologia de Aristóteles. Do contrário, realmente que se dane. Que acabe-se o mundo. Tem que se ter uma visão muito limitada das coisas para achar que sua vida não tem sentido sem uma mitologia que lhe dê aporte.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #255 Online: 29 de Abril de 2010, 13:48:50 »
O que não presta atrapalhou a vida de se formar em 99,999...% do universo, que não tem vida.
E porque também não atrapalhou nesta?

Contingente. Estatística.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #256 Online: 29 de Abril de 2010, 13:57:14 »
100% de acerto?
A bioquímica, nos seres vivos não possui 100% de acerto, mutações ocorrem a todo momento dão origem a cânceres e muitas doenças genéticas.
E porque também não atraplhou nesta vida?

Não tem significado nenhum. Você pode tentar encontrar a resposta em um deus ou em um bem maior, mas qual o significado de deus (ou bem maior)?
Eu sei que para a maioria dos ateus a vida não tem sentido e isto para mim já passa de materialismo para filosofias humanas. Para mim a vida tem sentido porque temos inteligência para definirmos isto. Cada um dá sentido dentro daquilo que pensa. Indo mais além ateus não dão sentido a vida porque dizem que não há Deus.
Explique essa outra maneira.
Refaça essas perguntas deixando mais claro o que você quer saber.
Vou chegar lá.
Existe sim um conflito entre sua crença e sua pesquisa. Você provavelmente acredita que deus criou a vida, você já tem uma conclusão e acaba pesquisando de forma a confirmar isso. Você não precisa virar ateu para realizar uma pesquisa mais independente, apenas duvide, duvide da existência de deus.
Antes que você diga "mas vocês não duvidam da teoria da evolução": Duvidamos. Se você tem uma evidência forte indicando que a evolução ocorreu de outra forma, apresente-nos, teremos o prazer de analisa-la.
Eu até que tento duvidar mas não dá para aceitar muita coisa que a evolução atual diz.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #257 Online: 29 de Abril de 2010, 14:01:24 »
Poderia explicar como isto funciona?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #258 Online: 29 de Abril de 2010, 14:02:13 »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #259 Online: 29 de Abril de 2010, 14:05:32 »
Citação de: São tomé
Indo mais além ateus não dão sentido a vida porque dizem que não há Deus.

ACABEI de comentar isso!!!!!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #260 Online: 29 de Abril de 2010, 14:06:09 »
Mustard venceu o tópico :biglol:

Pode embrulhar e levar para casa!

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #261 Online: 29 de Abril de 2010, 14:06:32 »
Poderia explicar como isto funciona?

Sim, poderia.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #262 Online: 29 de Abril de 2010, 14:09:18 »
Mustard venceu o tópico :biglol:

Pode embrulhar e levar para casa!

:histeria:

Tenho que admitir: Vocês possuem uma paciência e um talento fora do comum para explicar. Vi posts aqui realmente muito bons. Parabéns! :ok:

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #263 Online: 29 de Abril de 2010, 14:10:10 »
É claro que uma bactéria ainda não possua órgãos mais complexos na época e com certeza durante o período de evolução na terra uma destas bactérias conseguiu sofrer mutações lentas durante milhões de anos para conseguir vantagens melhores. Com certeza entendemos que uma bactéria teria que se desenvolver lentamente deixando rastros no seu percurso desta evolução. Daqui alguns milhõs de anos esta bactéria foi tomando forma de uma outra coisa esquisita, com órgão mais complexos até chegar a ser um peixe.
Até que tudo chegasse a uma evolução complexa os órgãos foram surguindo lentamente um por um até chegar a ser um peixe completo com todos os seus órgãos nos lugares. É dificil acreditar que foi assim mas vamos em frente até chegarmos mais adiante. É ali que encontro a maior complexidade da evolução a partir de uma simples bactéria. Até a próxima pois tenho que ir trabalhar.
« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 14:14:12 por São tomé »

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #264 Online: 29 de Abril de 2010, 14:11:56 »
Tenho que admitir: Vocês possuem uma paciência e um talento fora do comum para explicar. Vi posts aqui realmente muito bons. Parabéns! :ok:
Tenho mais que agradecer pela consideração e acho que muitos aqui gostam do tema.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #265 Online: 29 de Abril de 2010, 14:26:22 »
Aplicar sentido a vida é mostrar que existe um sentido lógico nas coisas perfeitas da natureza independente das coisas que não deram certo. Todos sabemos o que é perfeito e imperfeito sem misturar uma coisa com outra. O lado perfeito existe e é através da inteligência que possuímos dentro desta evolução que podemos dar sentido as coisas. Se esta inteligência não existisse que sentido teria a vida se fôssemos animais irracionais?
Não haveria ciência e nunca iríamos poder dar sentido as coisas que deram certo na natureza. Se a inteligência existiu em nós então agora podemos dar sentido a tudo que é perfeito ou imperfeito.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #266 Online: 29 de Abril de 2010, 14:28:50 »
Citação de: São tomé
Indo mais além ateus não dão sentido a vida porque dizem que não há Deus.
ACABEI de comentar isso!!!!!!!
Falaste tudo.
A vida tem sim um sentido para nós.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #267 Online: 29 de Abril de 2010, 14:37:45 »
Feynman,

Ele concluiu que:

a) Você disse;
b) Ele disse a mesma coisa;
c) Ele estava certo.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #268 Online: 29 de Abril de 2010, 14:43:53 »
Feynman,

Ele concluiu que:

a) Você disse;
b) Ele disse a mesma coisa;
c) Ele estava certo.

:D

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #269 Online: 29 de Abril de 2010, 14:44:27 »
São tomé, estás deixando de fora uma das coisas mais essenciais para se compreender a evolução: a seleção natural. A seleção não aleatória de mudanças aleatórias. Coisas como "Daqui alguns milhõs de anos esta bactéria foi tomando forma de uma outra coisa esquisita, com órgão mais complexos até chegar a ser um peixe" podem facilmente se tornar variações de uma teleologia. Reconheço que é fácil pensarmos em uma mudança crescente para o mais complexo com uma escala que denota propósito. Mas não é nem um pouco difícil avançarmos nesta questão. Os livros recomendados, até aqui, dão conta do recado fácil, fácil (ou nem tanto, se não estamos dispostos a reavaliar sinceramente nossas convicções). A crescente complexidade é contingente. Não proposital. Um ser unicelular de modo algum tem uma evolução garantida até se tornar, em poucas centenas de milhões de anos, em um ornitorrinco. É necessário que se entenda a Evolução como uma Deriva Natural, termo utilizado por Maturana e Varela, e muito mais adequado para se referir àquela. O que existe é uma deriva. E o que garantir uma melhor chance estatística para o ser em questão, prevalece.

E perceba que é muito mais sutil que isso. Como a deriva é contingente, várias estruturas podem se desenvolver sem propósito algum, se não atrapalhar outras coisas. E podem, elas mesmas, vir a se tornarem algo determinante no futuro: seja para o fim da espécie, seja para seu maior sucesso de subsistência. Evolução é fascinante, ao constatarmos como é elegante e sutil, ao mesmo tempo em que não é contrariada por uma única evidência. Certamente existem ausências, mas, não contra-evidências. Isto é simplesmente lindo. De todos os milhares, provavelmente milhões, de exemplares fósseis que possuímos, não existe um único que coloque a teoria em xeque. Jamais foi encontrado um único fóssil de mamífero no estrato pré-cambriano. E quando chegamos na biologia molecular, chegamos no estado da arte. A filogenia é mapeada diretamente pelo grau de parentesco genético, e os gráficos apresentados mais acima denotam a beleza que é a teia evolutiva. Não são gráficos conjecturais: são dados obtidos diretamente do grau de parentesco genético! Tudo isso é fascinante e sem paralelos. É uma enorme pena que os conceitos mais fundamentais da evolução sejam tão desconhecidos por tanta gente. E é uma pena maior ainda saber que, em muitos destes casos, é porque existe uma doutrina dogmática propalada por vias cultural-familiares que desmotiva a busca sincera por respostas, contentando-se com o doxa passivo, com a muleta confortável.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #270 Online: 29 de Abril de 2010, 15:09:21 »
Não dá pra acreditar que o Brasil não vá passar da primeira fase, na copa do mundo.
É não sabendo que se aprende!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #271 Online: 29 de Abril de 2010, 15:26:42 »
Você merecia ficar sem recreio depois dessa...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #272 Online: 29 de Abril de 2010, 15:30:35 »
Você merecia ficar sem recreio depois dessa...

:hihi:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #273 Online: 29 de Abril de 2010, 20:05:17 »
Se o Brasil sair na primeira fase eu vou doar 1k pra primeira pessoa que eu vir pela frente......
ienes.....  :hihi:

« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 20:12:10 por Barata Tenno »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #274 Online: 29 de Abril de 2010, 22:44:20 »
Eu sei que para a maioria dos ateus a vida não tem sentido e isto para mim já passa de materialismo para filosofias humanas. Para mim a vida tem sentido porque temos inteligência para definirmos isto. Cada um dá sentido dentro daquilo que pensa. Indo mais além ateus não dão sentido a vida porque dizem que não há Deus.
Exato. Temos inteligencia suficiente para inventar um sentido, do mesmo modo que inventamos histórias em quadrinhos, filmes, novelas, piadas, etc.

Eu até que tento duvidar mas não dá para aceitar muita coisa que a evolução atual diz.
Você duvida de uma teoria amplamente aceita e com várias evidências indicando sua veracidade, mas não apresentou até agora nada falseá-la.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!