Autor Tópico: Hawking diz que devemos evitar contato com ETs  (Lida 31628 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Hawking diz que devemos evitar contato com ETs
« Online: 26 de Abril de 2010, 08:04:41 »
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/04/100425_hawkingalieng.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres. Em uma série de documentários a ser exibida em maio no Discovery Channel, Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora. "Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às (que aconteceram) quando (Cristóvão) Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos", afirma. "Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de encontrar."

No passado, foram enviadas sondas para o espaço levando artefatos com diagramas e desenhos mostrando a localização da Terra.

Hawking diz que a probabilidade matemática é de que existam seres vivos em outros lugares do universo mas "o verdadeiro desafio é imaginar como poderia ser a aparência dos alienígenas".

O programa especula sobre várias espécies de extraterrestres, inclusive herbívoros de duas patas e predadores semelhantes a lagartos. Hawking admite, contudo, que a maior parte dos seres em outras partes do universo provavelmente não passará de micróbios.

Em uma série exibida recentemente na TV da BBC - Wonders of the Solar System (Maravilhas do Sistema Solar) - o físico britânico da Universidade de Manchester, Brian Cox, também sugeriu que pode haver vida em outra parte do nosso sistema solar. Segundo Cox, pode haver organismos sob a camada de gelo que envolve Europa, uma das luas de Júpiter.

Ele afirmou que aumentam os indícios de que pode haver vida em Marte. "Nós só saberemos com certeza quando a próxima geração de naves espaciais, adaptadas para procurar vida, for lançada para as luas de Júpiter e as planícies áridas de Marte nas próximas décadas."
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
Re: Hawking diz que devemos evitar contato com ETs
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2010, 10:13:25 »
"Vida inteligente" fora da terra, e em condições de fazer viagens intergaláticas - em minha opnião - são seres de extrema inteligência racional e principalmente moral.

Duvido muito que ET's, sem  inteligência moral, consiga fazer alguma viagem fora do sistema planetário deles.

Acredito que se algum dia formos visitados por vida inteligênte, será por seres que vem nos ensinar alguma coisa, no sentido de nos adiantarmos moralmente e intelectualmente, e não tirar o que ja temos; Hawking deve ter assistido muitos filmes de piratas intergaláticos.

E, também acredito, que  isso so acontecerá quando nosso planeta ja estiver em um nível moral mais adiantado, em condições mais amigáveis.

Qualquer vida inteligênte que exista fora da terra, se for inteligênte mesmo, saberá que no momento atual que o planeta se encontra, serão recebidos de forma hostil.

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2010, 11:00:13 »
Ets bonzinhos?

Otimo, podemos conquistar o planeta deles  :hihi:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2010, 11:31:20 »
"Vida inteligente" fora da terra, e em condições de fazer viagens intergaláticas - em minha opnião - são seres de extrema inteligência racional e principalmente moral.

Duvido muito que ET's, sem  inteligência moral, consiga fazer alguma viagem fora do sistema planetário deles.

O que leva a pensar assim?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2010, 11:38:44 »
Concordo com o Hawking, se esses alienígenes vierem nos visitar não acho que serão seres bonzinhos que irão nos ensinar coisas boas etc... Acho que vai ser mais parecido com as colonizações realizadas aqui.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2010, 12:03:02 »

O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres. Em uma série de documentários a ser exibida em maio no Discovery Channel, Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora.

:stunned: Que afirmacao ingênua, Prof. Hawkins! Que recursos seriam esses que os ETs iriam roubar? Minerais?
O Sistema Solar está apinhado de planetóides com baixa velocidade de escape, sem microorganismos contaminantes e
sem uma atmosfera reativa como a nossa e com grande quantidade de minerais. Água? Ora, a H2O é uma substância
abundante (cometas, satélites de Júpiter e Saturno). Oxigênio? Pode ser obtido da água.
A única coisa que temos que poderia ser de interesse dos alienígenas seria Informacao (nossa história, nosso conhecimento
da história da Terra, nossas culturas, etc.) e isso podemos fornecer de bom grado.

Isso é um velho lugar-comum que tem vergonha de assumir que é uma especulacao sem base.
Existem três coisas que podemos dizer de antemao sobre os alienígenas:

1) Eles quase certamente sao os maiores predadores da sua biosfera (como nós somos da nossa).
2) Eles sao muito diferentes de nós.
3) Eles tem uma tecnologia incomparavelmente superior a nossa.

A consequência de 1 e 2 é que seus conceitos de moralidade devem ser bem distintos dos nossos.
É até fácil imaginar: por exemplo, eles podem acreditar que o "desenvolvimento moral" de outras espécies
só pode surgir através da superacao da adversidade e da dor. Portanto, seu imperativo moral seria causar
dor e adversidade em outras espécies para seu próprio bem. Ou eles poderiam achar que o bem maior é
produzido pela comtemplacao passiva da natureza (ou seja, vamos lobotomizar todos os humanos!)
etc. etc.
A consequência de 3 é que nao temos a menor condicao de travar diálogos com eles no mesmo nível.
Nao se trata de diferenca de tecnologia entre os europeus do século XVI e os nativos americanos. É mais
como a diferenca entre nossa tecnologia atual e a dos protozoários.

EDIT: Três coisas! Nao duas! :)
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 12:13:26 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2010, 12:19:52 »
Eu acho que faz todo o sentido. Infelizmente. Mas faz.

Só porque conseguiram a capacidade de se agrupar-no campo do talvez ainda-(pra fazer uma nave) não quer dizer nada sobre a moralidade deles ser qualquer coisa parecida com o que a gente, ATUALMENTE, acha que é "bom".
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2010, 13:45:50 »

Acredito que se algum dia formos visitados por vida inteligênte, será por seres que vem nos ensinar alguma coisa, no sentido de nos adiantarmos moralmente e intelectualmente, e não tirar o que ja temos; Hawking deve ter assistido muitos filmes de piratas intergaláticos.

E, também acredito, que  isso so acontecerá quando nosso planeta ja estiver em um nível moral mais adiantado, em condições mais amigáveis.

Qualquer vida inteligênte que exista fora da terra, se for inteligênte mesmo, saberá que no momento atual que o planeta se encontra, serão recebidos de forma hostil.

A comparação com o descobrimento das américas, parece-me bastante plausível para que paremos por aqui. Os europeus eram séculos e séculos mais adiantados que os nativos e...
É não sabendo que se aprende!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2010, 14:08:22 »
Nao acho a comparaçao valida, meia duzia de canhoes europeus nao eram pareo para as dezenas de milhares de guerreiros nativos

O que os colonizadores fizeram foi usar muito bem as rixas politicas entre as tribos

Acho que tanto a hipotese do conquistador implacavel quanto a do explorador bonzinho sao validas

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2010, 14:17:11 »
Não sei porque dão ouvidos a este paraplégico gagá. Ele não tem representatividade nenhuma na física. Sua fama é fruto só da imprensa. Ele é um mau caráter. [...] é um pobre coitado. [...] Ele pode ser conceituado na imprensa, mas não é conceituado no meio científico.

Edit: ô muié, procura aí meu Nobel. Não sei cadê meu Nobel. Procura lá na casa do Cecil Powell, aquele safado.
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 14:19:25 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2010, 14:28:44 »
Não que esteja assistindo muito "V", nem O Dia Que A Terra Parou, ou  ainda Distrito Nove, mas concordo com o Hawking sim. Qualquer civilização mais avançada tende a sobrepujar a com menos recursos. A Própria  Terra se tivesse potencial para explorar o Universo exploraria todos recursos, por exemplo minerais, de outros planetas para compensar  as nossas perdas. Isso seria só o básico.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2010, 14:37:38 »

O que leva a pensar assim?

Talvez o Ashtar Sheran...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2010, 14:40:21 »
Aaaahhh... Se o SETI falasse! :-)

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2010, 14:57:53 »
Nao acho a comparaçao valida, meia duzia de canhoes europeus nao eram pareo para as dezenas de milhares de guerreiros nativos

O que os colonizadores fizeram foi usar muito bem as rixas politicas entre as tribos

Acho que tanto a hipotese do conquistador implacavel quanto a do explorador bonzinho sao validas

Quem falou em canhões? A inteligência vence a força! Além do mais, o resultado daqueles primeiros encontros com os nativos está ai - eles sucumbiram.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2010, 16:06:54 »

Isso é um velho lugar-comum que tem vergonha de assumir que é uma especulacao sem base.
Existem três coisas que podemos dizer de antemao sobre os alienígenas:

1) Eles quase certamente sao os maiores predadores da sua biosfera (como nós somos da nossa).
2) Eles sao muito diferentes de nós.
3) Eles tem uma tecnologia incomparavelmente superior a nossa.

A consequência de 1 e 2 é que seus conceitos de moralidade devem ser bem distintos dos nossos.
É até fácil imaginar: por exemplo, eles podem acreditar que o "desenvolvimento moral" de outras espécies
só pode surgir através da superacao da adversidade e da dor. Portanto, seu imperativo moral seria causar
dor e adversidade em outras espécies para seu próprio bem. Ou eles poderiam achar que o bem maior é
produzido pela comtemplacao passiva da natureza (ou seja, vamos lobotomizar todos os humanos!)
etc. etc.
A consequência de 3 é que nao temos a menor condicao de travar diálogos com eles no mesmo nível.
Nao se trata de diferenca de tecnologia entre os europeus do século XVI e os nativos americanos. É mais
como a diferenca entre nossa tecnologia atual e a dos protozoários.

EDIT: Três coisas! Nao duas! :)
Discordo completamente da numero 1

Nossa situação atual (predadores) é o fruto de mais ou menos 10 mil anos de evolução. Nosso planeta teve início há 5 bilhões de anos - relativamente um bebê no meio do Universo. Suponhamos que esse tempo é padrão para todo o Universo, ou seja, 10 mil anos para chegarmos a esse estado de evolução racional, moral e tecnológico; outros mundos, supostamente formados há 300 milhões de anos, e aproximadamente 300 mil anos de evolução dos seres que habitam, teriam seres com uma evolução moral, racional e tecnológica, aproximadamente 300 vezes superior à nossa, e, já em plenas condições de fazer viagens a longas distâncias.

Fazendo um comparativo do nosso estado intelectual, moral e tecnológico, de há 2000 mil anos, para o que somos hoje - maioria ainda predadores... de fato, avançamos em proporção moral, racional e tecnológica;  nem todos é claro, mas com o tempo, quando a maioria sobrepor a minoria, a minoria será arrastada, e queira ou não, terão que aprender; como em uma classe de aula: Se a maioria for mais avançada, a minoria tende a acompanhar. Quando chegar esse tempo, poucos seres serão classificados como predadores, e nessa época, quem sabe, ja terão condições de fazerem viagens fora do nosso sistema solar, sem colocar tapa olho, um papagaio no ombro e estender uma bandeira de pirata na nave. Isso, acredito eu, é padrão do universo: "é preciso avançar moralmente para ir cada vez mais longe".

Conclusão: O estado tecnológico acompanha o intelectual e moral, portanto, somente seres avançados moralmente e tecnologicamente, poderão fazer viagens intergalácticas.

E não venham me dizer  que a inteligência racional e moral são distintas de outros mundos. :P  Inteligência é a mesma em qualquer lugar do universo, ou seja, inteligência racional e moral dependem de trabalho em equipe, apoio, entendimento, cooperação, atenção etc. Portanto nenhum ser que avance somente intelectualmente, sem que avance moralmente, são capazes de construir uma nave para viajar bilhões e bilhões de anos luz, sem que dependa principalmente de trabalho de equipe, cooperação e qualidades morais. Seria hipotético dizer que um (01) só ser, extraterrestre, construiu essa nave. Seria o mesmo que dizer que existe um planeta com somente um habitante.

abs
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 19:32:19 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2010, 16:13:58 »
Depois disso, eu só tenho uma coisa a acrecentar: naaaaaaaadaaaaaaaa!

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Abril de 2010, 16:17:08 »
Pô, Microndas! Você tinha dito 16 bilhões de anos. Tudo bem! Você corigiu a tempo. Mas nossa evoluçãonão se segue a apenas dez mil anos. Somos o que somos a bem mais tempo que isso.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2010, 16:25:05 »
Pô, Microndas! Você tinha dito 16 bilhões de anos. Tudo bem! Você corigiu a tempo. Mas nossa evoluçãonão se segue a apenas dez mil anos. Somos o que somos a bem mais tempo que isso.
Isso seria para um assunto mais específico e sério. Neste caso citado, não faria diferença se eu exemplificasse com 5, 10 ou 100 mil anos de evolução. Daria no mesmo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2010, 18:24:41 »
[...]

Nossa situação atual (predadores), é o fruto de mais ou menos 10 mil anos de evolução. Nosso planeta teve início há 5 bilhões de anos - relativamente um bebê no meio do Universo. Suponhamos que esse tempo é padrão para todo o Universo, ou seja, 10 mil anos para chegarmos a esse estado de evolução racional, moral e tecnológico; outros mundos, supostamente formados há 300 bilhões de anos, teria seres com uma evolução moral, racional e tecnológica, aproximadamente 30 vezes superior à nosssa.
[...]

Ponto 1) Acho que o seu número-produto não é 300 bilhões e sim 300 mil (10 mil anos vezes o parâmetro "30 vezes superior à nossa"), mesmo porque a idade estimada do Universo é hoje de 13,7 bilhões de anos!

Ponto 2) Como você determinou que os seres extra-terrestres seriam "30 vezes superiores a nós em termos morais e tecnológicos"?
Foto USGS

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2010, 18:59:00 »
[...]

Nossa situação atual (predadores), é o fruto de mais ou menos 10 mil anos de evolução. Nosso planeta teve início há 5 bilhões de anos - relativamente um bebê no meio do Universo. Suponhamos que esse tempo é padrão para todo o Universo, ou seja, 10 mil anos para chegarmos a esse estado de evolução racional, moral e tecnológico; outros mundos, supostamente formados há 300 bilhões de anos, teria seres com uma evolução moral, racional e tecnológica, aproximadamente 30 vezes superior à nosssa.
[...]
Ponto 1) Acho que o seu número-produto não é 300 bilhões e sim 300 mil (10 mil anos vezes o parâmetro "30 vezes superior à nossa"), mesmo porque a idade estimada do Universo é hoje de 13,7 bilhões de anos!
Foi um erro, ou melhor, falta de atenção. estava no trabalho e postei rápido.
Ponto 2) Como você determinou que os seres extra-terrestres seriam "30 vezes superiores a nós em termos morais e tecnológicos"?
Ora, da mesma forma que Hawking, Sagam etc determinaram... ou seja, hipoteticamente falando  :P

Também baseado e comparado ao nosso planeta, ou seja, se a terra existe a cerca de 4,5 bi, e a vida inteligente, digamos, a cerca de 10 mil, suponhamos então, hipoteticamente, que um planeta formado há 300 bi, e que tenha vida inteligente a partir 300mi, seria aproximadamente 30 vezes mais evoluídos que o nosso. Esses cálculo é apenas para comparação, não são exatos, é irrelevante qualquer cálculo exato,  por isso nem me preocupei em fazer contas.

Mas não disse que todos os seres extraterrestres seriam 30 vezes superiores a nós; seria uma variação de grau, uns tanto mais, outros tanto menos, mas somente os mais evoluídos moralmente conseguiriam fazer viagens intergalácticas.

Mas ja tinha dito lá no outro post: "suponhamos"  :P

abraços
« Última modificação: 27 de Abril de 2010, 00:33:23 por Micrômegas »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 26 de Abril de 2010, 19:29:43 »
Se os alienigenas nao sao predadores, eles comem o que? Todo ser vivo no nosso planeta eh um predador de outra especie..... Lembra da cadeia alimentar?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2010, 20:02:03 »
Por que alienígenas que podem drenar recursos de milhares de planetas desabitados iriam nos azucrinar?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2010, 20:06:05 »
Por que alienígenas que podem drenar recursos de milhares de planetas desabitados iriam nos azucrinar?
Porque talvez nos sejamos o recurso.... E eles querem nos transformar nisso:[imagem do morfeu segurando uma pilha duracell][/musica de suspense]

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2010, 20:14:17 »
Porque talvez nos sejamos o recurso.... E eles querem nos transformar nisso:[imagem do morfeu segurando uma pilha duracell][/musica de suspense]

O que também não faz sentido. Há muitas fontes de energia universo a fora.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Abril de 2010, 22:23:15 »
Se os alienigenas nao sao predadores, eles comem o que? Todo ser vivo no nosso planeta eh um predador de outra especie..... Lembra da cadeia alimentar?

Tipo, o alien é o topo e o E.T. (aquela coisa vegetariana e bizonha) é a base??

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!