"Vida inteligente" fora da terra, e em condições de fazer viagens intergaláticas - em minha opnião - são seres de extrema inteligência racional e principalmente moral.
Isso é um velho lugar-comum que tem vergonha de assumir que é uma especulacao sem base.
Existem três coisas que podemos dizer de antemao sobre os alienígenas:
1) Eles quase certamente sao os maiores predadores da sua biosfera (como nós somos da nossa).
2) Eles sao muito diferentes de nós.
3) Eles tem uma tecnologia incomparavelmente superior a nossa.
A consequência de 1 e 2 é que seus conceitos de moralidade devem ser bem distintos dos nossos.
É até fácil imaginar: por exemplo, eles podem acreditar que o "desenvolvimento moral" de outras espécies
só pode surgir através da superacao da adversidade e da dor. Portanto, seu imperativo moral seria causar
dor e adversidade em outras espécies para seu próprio bem. Ou eles poderiam achar que o bem maior é
produzido pela comtemplacao passiva da natureza (ou seja, vamos lobotomizar todos os humanos!)
etc. etc.
A consequência de 3 é que nao temos a menor condicao de travar diálogos com eles no mesmo nível.
Nao se trata de diferenca de tecnologia entre os europeus do século XVI e os nativos americanos. É mais
como a diferenca entre nossa tecnologia atual e a dos protozoários.
EDIT: Três coisas! Nao duas! 
Discordo completamente da numero 1
Nossa situação atual (predadores) é o fruto de mais ou menos 10 mil anos de evolução. Nosso planeta teve início há 5 bilhões de anos - relativamente um bebê no meio do Universo. Suponhamos que esse tempo é padrão para todo o Universo, ou seja, 10 mil anos para chegarmos a esse estado de evolução racional, moral e tecnológico; outros mundos, supostamente formados há 300 milhões de anos, e aproximadamente 300 mil anos de evolução dos seres que habitam, teriam seres com uma evolução moral, racional e tecnológica, aproximadamente 300 vezes superior à nossa, e, já em plenas condições de fazer viagens a longas distâncias.
Fazendo um comparativo do nosso estado intelectual, moral e tecnológico, de há 2000 mil anos, para o que somos hoje - maioria ainda predadores... de fato, avançamos em proporção moral, racional e tecnológica; nem todos é claro, mas com o tempo, quando a maioria sobrepor a minoria, a minoria será arrastada, e queira ou não, terão que aprender; como em uma classe de aula: Se a maioria for mais avançada, a minoria tende a acompanhar. Quando chegar esse tempo, poucos seres serão classificados como predadores, e nessa época, quem sabe, ja terão condições de fazerem viagens fora do nosso sistema solar, sem colocar tapa olho, um papagaio no ombro e estender uma bandeira de pirata na nave. Isso, acredito eu, é padrão do universo: "é preciso avançar moralmente para ir cada vez mais longe".
Conclusão: O estado tecnológico acompanha o intelectual e moral, portanto, somente seres avançados moralmente e tecnologicamente, poderão fazer viagens intergalácticas.
E não venham me dizer que a inteligência racional e moral são distintas de outros mundos.

Inteligência é a mesma em qualquer lugar do universo, ou seja, inteligência racional e moral dependem de trabalho em equipe, apoio, entendimento, cooperação, atenção etc. Portanto nenhum ser que avance somente intelectualmente, sem que avance moralmente, são capazes de construir uma nave para viajar bilhões e bilhões de anos luz, sem que dependa principalmente de trabalho de equipe, cooperação e qualidades morais. Seria hipotético dizer que um (01) só ser, extraterrestre, construiu essa nave. Seria o mesmo que dizer que existe um planeta com somente um habitante.
abs