Única coisa que vejo que a terra poderia prover que valeria o custo seria o próprio planeta. Isto é, povoamento. E nesse ponto faz um bom sentido evitar contato com possiveis invasores/colonizadores.
Ainda existe a possibilidade de aplicar engenharia planetária em um planeta desabitado.
Sim, mas terraformar (ou "planetaalienformar"

) um planeta é algo extremamente dispendioso e provavelmente demorado. No caso da Terra ser um planeta completamente ideal para os supostos aliens, pode ser que valha mais a pena usar o planeta ja presente que preparar um novo. Num caso desse pode ser que seja mais viável usar a Terra ao invés de fazer um outro planeta se tornar habitável. Quanto a resistência nativa, pode ser tentada uma habitação pacifica (imigrantes intergalaticos.

), ou alguma forma de destruir os nativos sem destruir a viabilidade do planeta, possivelmente uma ou uma duzia de doenças projetadas para afetar apenas humanos, serem extremamente contagiosas, e altamente letais. E mesmo que não afete só os humanos, considerando a provável diferença entre a biologia dos hipotéticos alienígenas e da vida terrestre, qualquer micro-organismo capaz de afetar a vida terrestre não os afetaria, sejam estes micro-organismos naturais ou artificiais.
A única coisa que restaria de possível problema seria na questão de alimentação, se os organismos terrestres seriam adequados de serem consumidos pelos extra-terrestres, ou se a química da vida terrestre seria inadequada e/ou tóxica para os mesmos. Entretanto, isto é um problema menor, sendo que é provável que algum tratamento no organismo a servir de alimento possa o transformar em viável, e mesmo que isso não seja possível, uma civilização capaz de cruzar as estrelas deve ser capaz de sintetizar alimentos adequados, especialmente tendo em mãos biomassa em relativa abundancia.