Autor Tópico: Hawking diz que devemos evitar contato com ETs  (Lida 31630 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Hawking diz que devemos evitar contato com ETs
« Resposta #50 Online: 29 de Abril de 2010, 11:04:26 »
Eu não sei dizer como seria uma inteligÊncia alienígena, não tem muito como prever.

Imaginem uma mega "rainha" super inteligente, que produz operárias com inteligência menor, mas com capacidade de aprender e agir como se fosse "bio-robôs". essas operárias poderiam ser seresm totalmente obedientes que teriam pouca ou nenhuma moral e toda inteligencia e conhecimento e moral ficaria com as rainhas.

imagine, uma sociedade que produziu máquinas inteligentes, capazes de se duplicarem e viajarem no espaço em condições nas quais a vida orgânica não teria condições de sobreviver, elas poderiam ser apenas autômatos autoreplicantes, sem nenhuma preocupação com o que ou quem estariam destruindo.

existem mihares de possibilidades.

Michio Kaku fala disso em um artigo. Só que no cenário descrito por ele, tais máquinas viajariam pelo espaço, parando de vez em quando em algum objeto celeste (um planeta, satetelite, asteroide, cometa,...) para se replicarem, fazendo uso dos recusos desse objeto.

A viajem continuaria até que essas máquinas encontrassem um planete onde a vida biológica como a existente na terra fosse possível. Algumas dessas máquinas carregariam consigo as informações necessárias à reconstrução da vida apartir de um dado ponto que poderia variar em nível de evolução ao gosto dos seus programadores. Assim, seria possível espalhar a vida por toda uma galáxia.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #51 Online: 29 de Abril de 2010, 11:14:32 »
Michio Kaku fala disso em um artigo. Só que no cenário descrito por ele, tais máquinas viajariam pelo espaço, parando de vez em quando em algum objeto celeste (um planeta, satetelite, asteroide, cometa,...) para se replicarem, fazendo uso dos recusos desse objeto.

A viajem continuaria até que essas máquinas encontrassem um planete onde a vida biológica como a existente na terra fosse possível. Algumas dessas máquinas carregariam consigo as informações necessárias à reconstrução da vida apartir de um dado ponto que poderia variar em nível de evolução ao gosto dos seus programadores. Assim, seria possível espalhar a vida por toda uma galáxia.

Sao conhecidas como sondas de von Neumann: http://en.wikipedia.org/wiki/Von_Neumann_probe#Von_Neumann_probes

Ver também: http://en.wikipedia.org/wiki/Berserker_(Saberhagen)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #52 Online: 19 de Junho de 2010, 08:32:58 »
Dbohr

.......................

無門關 - Mumonkan

Até acho que o Hawking pode estar certo... mas é puro palpite, tão bom (ou seja, tão ruim) quanto o de qualquer outro. Ninguém pode prever como uma raça alienígena pensa e quais seriam suas motivações.

Se forem racionais, entretanto, tendo a concordar com o Dr Manhattan e outros
: não haveria motivo econômico para nos fazerem mal; o que quer que precisem, se são capazes de viagem interestelar, são capazes de obter em outros lugares de maneira muito mais simples.

Principalmente se forem capazes de viajar mais rápido do que a Luz. :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 19 de Junho de 2010, 20:11:10 »
O assunto é muito interessante e até divertido, mas com o nível atual de conhecimento, não há maneira segura de se fazer qualquer observação sobre a motivação de um suposto alienígena.

Poderiam ser as mais diversas. Inclusive poderiam ter motivos para nos atacar que nem nos seja possível compreender ou imaginar.

Offline iGod

• Nível 03
  • *
  • iGod - Ouça o som de deus
« Resposta #54 Online: 22 de Junho de 2010, 19:09:45 »
Concordo com o Hawking, se esses alienígenes vierem nos visitar não acho que serão seres bonzinhos que irão nos ensinar coisas boas etc... Acho que vai ser mais parecido com as colonizações realizadas aqui.
Tem razão eles podem ser violentos, vamos matar todos eles então!

Acho que o universo está fervilhante de vida. E como cada espécie sofreu condições naturais diferentes, creio que não apenas um dos pontos de vista prescisa está certo. Podem existir aliens com padrões de certo e errado completamente diferentes dos nossos e até mesmo sem qualquer nocão de bem e mal.
Sabemos que matematicamente, é bem provavel que exista vida em outros planetas. Se algum dia eles nos visitarem, então nos preocupamos com isso. Até lá, pra mim não faz a menor diferença se eles existem e querem nos matar e comer, ou se são apenas amebas Extra-terrestres.

Vamos supor que você descubra que existe uma raça alienigena varias vezes mais avançada tecnologicamente, cujo arsenal bélico pode facilmente nos sobrepujar e que está planejando um ataque para uma data indefinida (podem ser 10 ou 1.000 anos). No que isso muda minha vida?

"A prova de que existe vida inteligente fora da terra é que eles não entraram em contato conosco"
-Quino
iGod:
Salva, Reproduz e Converte: Avi em txt, Ateu em Evangelico, Vinho em Agua, Jeniffer Lopez em Preta Gil e Machos em Emos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 22 de Junho de 2010, 20:12:06 »
Concordo com o Hawking, se esses alienígenes vierem nos visitar não acho que serão seres bonzinhos que irão nos ensinar coisas boas etc... Acho que vai ser mais parecido com as colonizações realizadas aqui.
Tem razão eles podem ser violentos, vamos matar todos eles então!

Acho que o universo está fervilhante de vida. E como cada espécie sofreu condições naturais diferentes, creio que não apenas um dos pontos de vista prescisa está certo.
Quando você fala de "condições naturais diferentes" você quer dizer que cada espécie originou-se de maneira distinta? Ou seja, que a vida iniciou-se em locais distintos e por razões também distintas?

Vamos supor que você descubra que existe uma raça alienigena varias vezes mais avançada tecnologicamente, cujo arsenal bélico pode facilmente nos sobrepujar e que está planejando um ataque para uma data indefinida (podem ser 10 ou 1.000 anos). No que isso muda minha vida?

Muda em alguns fatores óbvios (entre infinitos outros):
- Agora você sabe que existe vida em outros planetas;
- Você tem agora alguma chance de se aproximar de sabedoria e tecnologia que talvez, jamais por outros meios, teria como conhecer;
- O terror que tomaria boa parte de nosso planeta seria grande e com certeza absoluta afetaria bastante nosso modo de vida atual.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 22 de Junho de 2010, 20:43:49 »

Na verdade, acho que isso mudaria tudo na sua vida...

Offline iGod

• Nível 03
  • *
« Resposta #57 Online: 22 de Junho de 2010, 21:06:05 »

Quando você fala de "condições naturais diferentes" você quer dizer que cada espécie originou-se de maneira distinta? Ou seja, que a vida iniciou-se em locais distintos e por razões também distintas?

Não, quero dizer que se o planeta deles é mais frio, por exemplo, logo alguns milhões de anos de evolução devem ter dado a eles uma maneira mais eficaz de superar essa condição natural.  :D

- Você tem agora alguma chance de se aproximar de sabedoria e tecnologia que talvez, jamais por outros meios, teria como conhecer;
- O terror que tomaria boa parte de nosso planeta seria grande e com certeza absoluta afetaria bastante nosso modo de vida atual.
Respectivamente:
- E o que eu vou fazer com esse conhecimento? Escrever num pedaço de papelão e sair as ruas?
- Deixa eu ver se eu entendi. Sua vida mudaria por que você começaria a planejar uma maneira de roubar os aliens?
- Eu supus que você descobrisse. E mesmo que o mundo soubesse não acho que haveria tanto terror assim. Afinal, a informação seria: Daqui a uma data indefinida, vamos todos morrer de uma razão externa, caso contrario, vamos morrer de morte natural.
iGod:
Salva, Reproduz e Converte: Avi em txt, Ateu em Evangelico, Vinho em Agua, Jeniffer Lopez em Preta Gil e Machos em Emos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #58 Online: 23 de Junho de 2010, 00:38:17 »
Não, quero dizer que se o planeta deles é mais frio, por exemplo, logo alguns milhões de anos de evolução devem ter dado a eles uma maneira mais eficaz de superar essa condição natural.  :D
:ok:

Respectivamente:
- E o que eu vou fazer com esse conhecimento? Escrever num pedaço de papelão e sair as ruas?
Eu definitivamente não iria me prestar a escrever meu novo conhecimento num papelão enorme, e sair pela rua esbravejando.

Mas o que eu quero dizer é: só de você saber algo novo, já mudou um parâmetro na sua vida. Você agora sabe algo, que antes não sabia.
- Deixa eu ver se eu entendi. Sua vida mudaria por que você começaria a planejar uma maneira de roubar os aliens?
Não entendeu.
De forma alguma eu planejaria roubar aliens que possuem um conhecimento além de tudo que já vi e um arsenal capaz de me sobrepujar.
Mas sabendo que tal conhecimento existe, desejaria muito poder partilhar dele. E me esforçaria bastante nesse sentido, embora minhas chances fossem limitadíssimas. Nisso também minha vida mudaria.

Estaria agora de fronte a novos limites do conhecimento.

- Eu supus que você descobrisse. E mesmo que o mundo soubesse não acho que haveria tanto terror assim. Afinal, a informação seria: Daqui a uma data indefinida, vamos todos morrer de uma razão externa, caso contrario, vamos morrer de morte natural.

Anuncie a informação certeira de que alienígenas nervosos estão planejando nos aniquilar e observe.
Duvido muito que todas as pessoas seguiriam suas vidas normalmente.

Dentre outras especulações prováveis, muitas das religiões agora teriam novos deuses. Os Aliens.

Como disse o Derfel, "acho que isso mudaria tudo na sua vida...".

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #59 Online: 23 de Junho de 2010, 09:32:40 »
100nexos

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2010/04/o_fiasco_da_inteligncia.php

Em um futuro distante, a humanidade finalmente descobre sinais de uma civilização alienígena no planeta “Quinta” próximo de Beta Harpiae, e uma ambiciosa missão é enviada para estabelecer contato. Mas este é um romance de Stanislaw Lem, “Fiasco” (1987), e a história é muito diferente dos lugares comuns da ficção científica.

Depois de vencer as enormes distâncias, a missão se depara com um pequeno problema: os alienígenas não estão minimamente interessados em estabelecer contato. Descobre-se que, de certa forma, pior do que encontrar uma civilização alienígena hostil é encontrar uma civilização alienígena completamente indiferente à existência da humanidade. O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença.

Com o orgulho mais do que ferido, os humanos da missão não se contentarão até cumprir o objetivo tão simples de estabelecer “contato”. Tomarão medidas cada vez mais drásticas para chamar a atenção dos Quintanos, completamente alheios ao fato de que os Quintanos, como alienígenas, simplesmente pensam de forma alienígena.

O final do romance é o fiasco do título, enquanto o protagonista finalmente descobre por que os ETs não receberam os humanos de braços abertos, no tão almejado e presumivelmente simples “contato”.

Provocador como possa ser, e leitura mais do que recomendada, não é preciso viajar até Beta Harpiae para encontrar inteligências diferentes da nossa.

Parece interessante.

Offline iGod

• Nível 03
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Junho de 2010, 14:14:15 »
Mas o que eu quero dizer é: só de você saber algo novo, já mudou um parâmetro na sua vida. Você agora sabe algo, que antes não sabia.
Verdade...
"Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café."
Acabo de mudar sua vida para sempre  :lol:
Mas sabendo que tal conhecimento existe, desejaria muito poder partilhar dele. E me esforçaria bastante nesse sentido, embora minhas chances fossem limitadíssimas. Nisso também minha vida mudaria.
Concordo
Anuncie a informação certeira de que alienígenas nervosos estão planejando nos aniquilar e observe.
Duvido muito que todas as pessoas seguiriam suas vidas normalmente.
:histeria:
É, pensando bem, você está certo. :biglol: Apesar de os argumentos citados sejam apenas mudanças comportamentais.
iGod:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #61 Online: 23 de Junho de 2010, 18:42:42 »

Na verdade, acho que isso mudaria tudo na sua vida...

Não vai dizer que os jupterinianos estão prestes a aportar... :susto: :P

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Junho de 2010, 20:30:27 »
Eles já estão entre nós. A verdade está lá fora!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Junho de 2010, 20:39:35 »

No frio que está aqui? Ela que se ferre. Junto com o Mulder e a Scully! :biglol:
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #64 Online: 23 de Junho de 2010, 22:13:05 »
"Vida inteligente" fora da terra, e em condições de fazer viagens intergaláticas - em minha opnião - são seres de extrema inteligência racional e principalmente moral.

Será mesmo? Não consigo ver correlação entre moralidade e capacidade de viagens longas. Pelo menos os humanos não são bons exemplos.

Devo admitir que Hawking está certo. Os humanos fariam diferente se tivessem capacidade para viagens constantes à Júpiter e encontrasse uma fonte de recursos interessante?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 24 de Junho de 2010, 14:52:12 »

No frio que está aqui? Ela que se ferre. Junto com o Mulder e a Scully! :biglol:

Pois aqui fora está bem quente! :) uns 28oC

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 24 de Junho de 2010, 20:41:09 »

Pois aqui fora está bem quente! :) uns 28oC

Eis um dos pontos que o invejo!  :)
Foto USGS

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 24 de Junho de 2010, 22:01:45 »
Tá o pensamento dele está certo. MAS.... já pensaram se os ETS forem tão avançados, mas tão avançados que encontraram um estado de espírito ZEM e a busca através da informação, conhecimento e inteligência avançada da PAZ UNIVERSAL!?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Atheist

• Visitante
« Resposta #68 Online: 24 de Junho de 2010, 22:12:24 »
Tá o pensamento dele está certo. MAS.... já pensaram se os ETS forem tão avançados, mas tão avançados que encontraram um estado de espírito ZEM e a busca através da informação, conhecimento e inteligência avançada da PAZ UNIVERSAL!?

Não consigo imaginar como isso seria evolutivamente estável.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Junho de 2010, 22:30:37 »
Como dito anteriormente, seres capazes de viagens intergaláticas seriam tão avançados que despertaríamos neles o mesmo interesse que nos despertam as amebas em uma gota d'água.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 24 de Junho de 2010, 22:34:48 »
Como dito anteriormente, seres capazes de viagens intergaláticas seriam tão avançados que despertaríamos neles o mesmo interesse que nos despertam as amebas em uma gota d'água.

West

E se eles estivessem necessitando, por exemplo, desesperadamente de algum elemento ou composto químico para a sobrevivência e que ele também fosse vital para nós?

Haveria um acordo ou uma aniquilação?
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #71 Online: 24 de Junho de 2010, 22:54:16 »

West

E se eles estivessem necessitando, por exemplo, desesperadamente de algum elemento ou composto químico para a sobrevivência e que ele também fosse vital para nós?

Aniquilação, sem dúvida.
Nem se dariam conta d'agente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 24 de Junho de 2010, 22:57:22 »

West

Aniquilação, sem dúvida.

Nem uma pequena tentativa de diplomacia ou de um acordinho comercial?
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Junho de 2010, 08:06:55 »

West

Aniquilação, sem dúvida.

Nem uma pequena tentativa de diplomacia ou de um acordinho comercial?

Penso que isso dependeria de quão grande é o abismo tecnológico entre as duas espécies. Neste caso nós, que apenas começamos a explorar nosso quintal, sem nunca sequer ter pisado em um outro moundo e eles, capazes de viagens intergalácticas. Aqui acho que não resta muita margem para conversações.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #74 Online: 25 de Junho de 2010, 08:31:20 »
E eles podem ser Vorgons....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!