Quando você fala de "condições naturais diferentes" você quer dizer que cada espécie originou-se de maneira distinta? Ou seja, que a vida iniciou-se em locais distintos e por razões também distintas?
Não, quero dizer que se o planeta deles é mais frio, por exemplo, logo alguns milhões de anos de evolução devem ter dado a eles uma maneira mais eficaz de superar essa condição natural. 

Vamos supor que você descubra que existe uma raça alienigena varias vezes mais avançada tecnologicamente, cujo arsenal bélico pode facilmente nos sobrepujar e que está planejando um ataque para uma data indefinida (podem ser 10 ou 1.000 anos). No que isso muda minha vida?
Muda em alguns fatores óbvios (entre infinitos outros):
- Agora você sabe que existe vida em outros planetas;
- Você tem agora alguma chance de se aproximar de sabedoria e tecnologia que talvez, jamais por outros meios, teria como conhecer;
- O terror que tomaria boa parte de nosso planeta seria grande e com certeza absoluta afetaria bastante nosso modo de vida atual.
Respectivamente:
- E o que eu vou fazer com esse conhecimento? Escrever num pedaço de papelão e sair as ruas?
Eu definitivamente não iria me prestar a escrever meu novo conhecimento num papelão enorme, e sair pela rua esbravejando.
Mas o que eu quero dizer é: só de você saber algo novo, já mudou um parâmetro na sua vida. Você agora sabe algo, que antes não sabia.
- Deixa eu ver se eu entendi. Sua vida mudaria por que você começaria a planejar uma maneira de roubar os aliens?
Não entendeu.
De forma alguma eu planejaria roubar aliens que possuem um conhecimento além de tudo que já vi e um arsenal capaz de me sobrepujar.
Mas sabendo que tal conhecimento existe, desejaria muito poder partilhar dele. E me esforçaria bastante nesse sentido, embora minhas chances fossem limitadíssimas. Nisso também minha vida mudaria.
Estaria agora de fronte a novos limites do conhecimento.
- Eu supus que você descobrisse. E mesmo que o mundo soubesse não acho que haveria tanto terror assim. Afinal, a informação seria: Daqui a uma data indefinida, vamos todos morrer de uma razão externa, caso contrario, vamos morrer de morte natural.
Anuncie a informação certeira de que alienígenas nervosos estão planejando nos aniquilar e observe.
Duvido muito que todas as pessoas seguiriam suas vidas normalmente.
Dentre outras especulações prováveis, muitas das religiões agora teriam novos deuses. Os Aliens.
Como disse o Derfel, "acho que isso mudaria tudo na sua vida...".