Zaphod Beeblebrox Eu também torço para que a tecnologia nunca se perca completamente. Mas não há como prever isso. Uma coisa é: o homem inventou e difundiu o avião. Outra é um humano comum, como a grande maioria de nós, construir um avião sozinho. Você é capaz de projetar e construir um avião? Eu não sou.
Evidentemente, que há o Homem Humanidade e o homem unidade social. Provavelmente, numa rotina comum, você ou eu, não somos grandes inventores; mas nunca se sabe o que é que pode ocorrer numa crise de cérebros, ou numa emergência catastrófica.
Sempre se pensa no ser humano como se qualquer humano tivesse as habilidades necessárias para realizar qualquer fato que os humanos como um todo já conseguiram realizar, e isso é absolutamente impossível. O que temos hoje, em termos de tecnologia, mal é compreendida pela maioria, quem dirá idealizável pela maioria!
Concordo inteiramente
Mas concordo ainda mais, que a forma como se lideram as sociedades, leva a estabelecer hábitos de especialização profissional, técnica e científica... Mas em momentos de necessidade extrema, qualquer pessoa, pode fazer apelo, à sua íntima capacidade criativa e organizativa.
O que aconteceria, por exemplo, se você e a sua namorada preferida, se vissem sózinhos numa "ilha deserta", com recursos naturais relativamente escassos... Numa situação dessas, não reuniriam capacidades e engenhos, que normalmente, não utilizam numa normalidade vulgar?