Autor Tópico: Hawking diz que devemos evitar contato com ETs  (Lida 31633 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Hawking diz que devemos evitar contato com ETs
« Resposta #125 Online: 07 de Julho de 2010, 22:37:31 »
Uma pena que organismos vivos tem leis próprias e a redução à física não é adequada.
Você está dizendo que organismos vivos possuem leis que não obedecem à física, ou não é exatamente isso? Explique melhor, por favor.

Estou dizendo que não se pode reduzir organismos biológicos à fisica.

Tudo que existe depende da física, a menos que consideremos que possa existir uma realidade extra-física sobrenatural. O que não é o caso dos entes "biológicos", assim nomeados pelos humanos.

Os seres "vivos" são apenas mais uma degrau na escala de complexidade da organização da matéria. Não por isso que as "leis biológicas" deixam de ser "leis" físicas.

Para que organismo "vivos" possam existir, em primeiro lugar deve existir todo um arcabouço físico intrínseco ao universo compatível com tal grau de organização da matéria. Sem isso, a "vida" não seria possível, nem hipoteticamente.

Repito: não se pode reduzir biologia à física. Uma coisa é estar sujeito às leis da física, outra é explicar padrões biológicos pelas leis da física.
:ok:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #126 Online: 07 de Julho de 2010, 23:25:42 »
Uma pena que organismos vivos tem leis próprias e a redução à física não é adequada.
Você está dizendo que organismos vivos possuem leis que não obedecem à física, ou não é exatamente isso? Explique melhor, por favor.

Estou dizendo que não se pode reduzir organismos biológicos à fisica.

Tudo que existe depende da física, a menos que consideremos que possa existir uma realidade extra-física sobrenatural. O que não é o caso dos entes "biológicos", assim nomeados pelos humanos.

Os seres "vivos" são apenas mais uma degrau na escala de complexidade da organização da matéria. Não por isso que as "leis biológicas" deixam de ser "leis" físicas.

Para que organismo "vivos" possam existir, em primeiro lugar deve existir todo um arcabouço físico intrínseco ao universo compatível com tal grau de organização da matéria. Sem isso, a "vida" não seria possível, nem hipoteticamente.

Repito: não se pode reduzir biologia à física. Uma coisa é estar sujeito às leis da física, outra é explicar padrões biológicos pelas leis da física.
E outra redução equivocada, que acredito não irão concordar, é reduzir a vida humana a padrões biológicos da evolução, por serem adequados a todos seres vivos conhecidos. É o ponto em que ainda fracassa a sociobiologia e a psicologia evolutiva, embora tenham grandes contribuições.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Atheist

• Visitante
« Resposta #127 Online: 08 de Julho de 2010, 12:53:46 »
E outra redução equivocada, que acredito não irão concordar, é reduzir a vida humana a padrões biológicos da evolução, por serem adequados a todos seres vivos conhecidos. É o ponto em que ainda fracassa a sociobiologia e a psicologia evolutiva, embora tenham grandes contribuições.

Neste caso eu discordo mesmo. O ser humano é tão biológico quanto qualquer outro organismo da natureza e está sim, sujeito aos padrões biológicos de evolução.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 08 de Julho de 2010, 21:42:42 »

Neste caso eu discordo mesmo. O ser humano é tão biológico quanto qualquer outro organismo da natureza e está sim, sujeito aos padrões biológicos de evolução.

O que diferencia é o fator cultural.

E não somos mais bem sucedidos que outras espécies, se o quesito for adaptabilidade às variações extremas nos fatores ambientais.
« Última modificação: 09 de Julho de 2010, 00:19:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 08 de Julho de 2010, 23:08:00 »

E não somos mais bem sucedidos que outras espécies, se o quesito for adaptabilidade à variações extremas nos fatores ambientais.

Bom... se não somos os mais adaptados aos fatores ambientais, eu, na minha ignorância, não consigo imaginar outra espécie que pode habitar tanto nas tundras mais gélidas quanto no deserto mais causticante. Eu já vejo o ser humano como um dos melhores exemplos de adaptatividade... parece uma praga... é capaz de habitar quase qualquer canto do planeta.

Aposto que melhor que qualquer ET que queira se meter a besta por este planetinha.  :hihi:
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 23:10:02 por Spitfire »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #130 Online: 08 de Julho de 2010, 23:48:09 »
Falar da humanidade é sempre polêmico, é o assunto que domina o fórum (e a própria vida humana), pois todos os assuntos se convergem para nós mesmos. Não quero mais polemizar sobre isto, já sei muito bem o que a maioria dos biólogos pensam.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 23:50:13 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 09 de Julho de 2010, 00:30:10 »

E não somos mais bem sucedidos que outras espécies, se o quesito for adaptabilidade à variações extremas nos fatores ambientais.

Bom... se não somos os mais adaptados aos fatores ambientais, eu, na minha ignorância, não consigo imaginar outra espécie que pode habitar tanto nas tundras mais gélidas quanto no deserto mais causticante. Eu já vejo o ser humano como um dos melhores exemplos de adaptatividade... parece uma praga... é capaz de habitar quase qualquer canto do planeta.

Aposto que melhor que qualquer ET que queira se meter a besta por este planetinha.  :hihi:

Spitfire

Esta é uma discussão interessante. Ao meu ver, o homem realmente não ocupa os lugares extremos do planeta, sem fazer uso da tecnologia e de suporte externo. Isto vale para os desertos arenosos (Saara, Gobi, Kalahari) e para os gélidos (centro da Antártida e da Groenlândia). Se houvesse um colapso de infra-estrutura por algum cataclisma rápido e de ampla escala, acho que falharíamos como espécie.
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #132 Online: 09 de Julho de 2010, 00:48:58 »
O homem foi até a lua, já mapeou o universo e ainda assim é tudo feito de uma maneira "não-natural", no sentido de "não-biológica". Ao mesmo tempo que querem reduzir tudo a evolução, querem distinguir as formas complexas de manipulação humana do meio, da maneira como os outros animais a fazem. Como se a nossa peculiar maneira não fosse válida, como se fosse desonesta para ser válida, de tão eficiente que é.  

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 09 de Julho de 2010, 04:35:57 »

Spitfire

Esta é uma discussão interessante. Ao meu ver, o homem realmente não ocupa os lugares extremos do planeta, sem fazer uso da tecnologia e de suporte externo. Isto vale para os desertos arenosos (Saara, Gobi, Kalahari) e para os gélidos (centro da Antártida e da Groenlândia). Se houvesse um colapso de infra-estrutura por algum cataclisma rápido e de ampla escala, acho que falharíamos como espécie.

Tenha em vista que muitas destas ocupações se deram a milhares de anos, quando nossa espécie sequer havia inventado a escrita e sequer infraestrutura havia.  :wink: :ok:

Atheist

• Visitante
« Resposta #134 Online: 09 de Julho de 2010, 09:19:09 »

Como o Geotecton comentou, o ser humano tem uma capacidade grande de mudar o ambiente ao seu favor e não exatamente se adaptar. Enquanto houver tecnologia suficiente, ele consegue sobreviver. É por isso que precisamos temer e muito a nossa dependência da tecnologia. Em um evento cataclismático global estamos perdidos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #135 Online: 09 de Julho de 2010, 09:19:48 »

E não somos mais bem sucedidos que outras espécies, se o quesito for adaptabilidade às variações extremas nos fatores ambientais.

Mas o fator cultural é biológico.

Atheist

• Visitante
« Resposta #136 Online: 09 de Julho de 2010, 09:25:02 »
O homem foi até a lua, já mapeou o universo e ainda assim é tudo feito de uma maneira "não-natural", no sentido de "não-biológica". Ao mesmo tempo que querem reduzir tudo a evolução, querem distinguir as formas complexas de manipulação humana do meio, da maneira como os outros animais a fazem. Como se a nossa peculiar maneira não fosse válida, como se fosse desonesta para ser válida, de tão eficiente que é. 

Você se contradisse muito nesta mensagem, mas vamos lá...

Pelo contrário, Adriano. O que eu afirmo é que nosso modo de agir É VÁLIDO, por ser fruto de uma mente biológica e, consequentemente, estar sujeito aos processos biológicos. Então, um chimpanzé fazer e utilizar uma ferramenta para pegar cupins é biológico e construir um martelo ou uma nave espacial não? Por quê? Pela simplicidade? Mais uma vez, o que nos diferencia como humanos é em grau, não em tipo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 09 de Julho de 2010, 10:17:03 »

Pelo contrário, Adriano. O que eu afirmo é que nosso modo de agir É VÁLIDO, por ser fruto de uma mente biológica e, consequentemente, estar sujeito aos processos biológicos. Então, um chimpanzé fazer e utilizar uma ferramenta para pegar cupins é biológico e construir um martelo ou uma nave espacial não? Por quê? Pela simplicidade? Mais uma vez, o que nos diferencia como humanos é em grau, não em tipo.
Tem uma infinidade de fatores (até vetores) para mostrar nossas diferenças seja em grau ou em tipo (semântica). A começar pela nossa linguagem, que Popper salientou como atributo principal para a construção do conhecimento objetivo.

A questão é que essa infinidade diferenciativa não ocorre com as demais espécies. Assim como a vida biológica não pode ser simplesmente igualada aos objetos físicos (não-vivos), apesar de sermos organismos físicos. Achei um gancho muito válido e por isso o utilizei  :)

Atheist

• Visitante
« Resposta #138 Online: 09 de Julho de 2010, 11:35:52 »

Tem uma infinidade de fatores (até vetores) para mostrar nossas diferenças seja em grau ou em tipo (semântica). A começar pela nossa linguagem, que Popper salientou como atributo principal para a construção do conhecimento objetivo.

A questão é que essa infinidade diferenciativa não ocorre com as demais espécies. Assim como a vida biológica não pode ser simplesmente igualada aos objetos físicos (não-vivos), apesar de sermos organismos físicos. Achei um gancho muito válido e por isso o utilizei  :)

A linguagem é uma diferença de grau, não de tipo, e nisso Popper estava errado, como já discuti em outra ocasião. A cultura em si é um produto biológico como a construção de uma teia por uma aranha. O fato de ter mais complexidade não significa que pode ser excluída do processo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #139 Online: 09 de Julho de 2010, 11:54:25 »

A linguagem é uma diferença de grau, não de tipo, e nisso Popper estava errado, como já discuti em outra ocasião. A cultura em si é um produto biológico como a construção de uma teia por uma aranha. O fato de ter mais complexidade não significa que pode ser excluída do processo.
Nem do processo biológico nem do processo físico. Ao mesmo tempo existimos como seres físico, seres biológicos e seres humanos. A complexidade humana é única na natureza e o seu entendimento não deve ser reduzido a evolução assim como a vida não deve ser reduzida a física.

O que eu não entendi é esta diferenciação que está fazendo de grau e de tipo. Usei como sinônimos, por isto apontei como uma questão semântica.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #140 Online: 09 de Julho de 2010, 12:58:47 »
Grau e tipo são sinonimos? 10 é maior que 2, mas isso não faz dele uma letra.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #141 Online: 09 de Julho de 2010, 13:13:31 »
Para ficar somente nas assepções linguísticas:

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=tipo

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=grau

Somente a primeira definicação de cada palavra já traz uma grande correlação de significação. Buscando uma abordagem enciclopédica, com o uso destas nas diversas áreas do saber, o sentido é muito maior ainda. Eu imaginei que ele pudesse ter considerado uma aplicação biológica dos termos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #142 Online: 09 de Julho de 2010, 13:17:37 »
E não disse que são exatamente sinônimos, mas eu os utilizei como sinônimo. Existem diversos recursos linguísticos passíveis até mesmo de alteração do sentido dicionarizado do termo.

Quando você diz filha-da-putisse eu consigo te entender, não penso que está se referindo a qualidade comportamental específica do filho de uma prostituta.

Atheist

• Visitante
« Resposta #143 Online: 09 de Julho de 2010, 15:19:19 »
E não disse que são exatamente sinônimos, mas eu os utilizei como sinônimo. Existem diversos recursos linguísticos passíveis até mesmo de alteração do sentido dicionarizado do termo.

Quando você diz filha-da-putisse eu consigo te entender, não penso que está se referindo a qualidade comportamental específica do filho de uma prostituta.

Bom, fui eu quem introduziu os termos na conversa e definitivamente não utilizei como sinônimos, até porque, teria sido redundância ou contradição.

Mas definitivamente, grau e tipo não são sinônimos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #144 Online: 09 de Julho de 2010, 15:21:17 »
Para ficar somente nas assepções linguísticas:

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=tipo

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=grau

Somente a primeira definicação de cada palavra já traz uma grande correlação de significação. Buscando uma abordagem enciclopédica, com o uso destas nas diversas áreas do saber, o sentido é muito maior ainda. Eu imaginei que ele pudesse ter considerado uma aplicação biológica dos termos.

Desculpe, mas mesmo assim uma coisa nada tem a ver com a outra.

Tipo seria um caráter. Grau seria o quanto este caráter varia. São coisas muito distintas e o Barata deu um exemplo bem fácil de entender.

Atheist

• Visitante
« Resposta #145 Online: 09 de Julho de 2010, 15:26:18 »
Nem do processo biológico nem do processo físico. Ao mesmo tempo existimos como seres físico, seres biológicos e seres humanos. A complexidade humana é única na natureza e o seu entendimento não deve ser reduzido a evolução assim como a vida não deve ser reduzida a física.

A complexidade humana é única na natureza, assim como a complexidade das aranhas, do olho da tamarutaca, etc... Conforme a célebre frase dos poetas da literatura contemporânea nacional: cada um no seu quadrado.

O fato é que tanto a complexidade do olho da tamarutaca quanto a complexidade de nossa cultura, absolutamente nada indica um surgimento independente de processos evolutivos. A não ser que se acredite na criação em separado, mas aí foge da discussão científica...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #146 Online: 09 de Julho de 2010, 16:10:22 »

A complexidade humana é única na natureza, assim como a complexidade das aranhas, do olho da tamarutaca, etc... Conforme a célebre frase dos poetas da literatura contemporânea nacional: cada um no seu quadrado.

O fato é que tanto a complexidade do olho da tamarutaca quanto a complexidade de nossa cultura, absolutamente nada indica um surgimento independente de processos evolutivos. A não ser que se acredite na criação em separado, mas aí foge da discussão científica...

Tudo bem, vamos então ao reducionismo, que é válido também. Reduzindo o ser vivo a sua estrutura física, ao que ele realmente é:

Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo cunhado na década de 70 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios. Segundo esta teoria, um ser vivo é um sistema autopoiético, caracterizado como uma rede fechada de produções moleculares (processos), onde as moléculas produzidas geram com suas interações a mesma rede de moléculas que as produziu. A conservação da autopoiese e da adaptação de um ser vivo ao seu meio são condições sistêmicas para a vida. Por tanto um sistema vivo, como sistema autônomo está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo mudanças determinadas em sua própria estrutura, e não por um agente externo.

A diferenciação da vida com a não vida é esta recursividade gerativa que vai se complexificando, chamada de evolução.

A diferenciação das inteligências coletivas dos insetos sociais e a sua comparação com a inteligência humana é vastamente abordada e delineada por muitos pesquisadores. O ser humano consegue ter um padrão de inteligência individual e também de forma coletiva, na qual a ciência é a estrutura mais evidente desta manifestação de nossa cognição coletiva.

A cognição da espécie humana, que possibilita sua interação com o ambiente em escala global e universal (cosmologia) é única, em qualidade, na biologia. Por mais romantismo que os apaixonados pelas demais espécies apresentem, a vitória é humana, e não por antropocentrismo, e sim por simples apreensão da realidade biológica.

Ou a sua abordagem seria apenas um biocentrismo pelo fato de você ser um ser vivo e desconsiderar as mavavilhas do universo sideral, do qual nós seres vivos somos um simples grão de areia, ou as belezas das partículas subatômicas dos quais nós seres vivos somos compostos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #147 Online: 09 de Julho de 2010, 16:48:59 »
Terceira vez: Uma coisa é estar sujeito às leis da física, outra é explicar padrões biológicos pelas leis da física.

E o ser humano, em sendo um organismo vivo, é fruto da evolução. Não há nenhum reducionismo aqui.

A diferenciação da vida com a não vida é esta recursividade gerativa que vai se complexificando, chamada de evolução.

É fato que em muitos casos a evolução implique em complexificação, mas isso não é regra. O Trypanosoma, por exemplo, não apresenta ciclo da uréia, ao contrário de seus parentes de vida livre, ou seja, houve diminuição na complexidade. Peixes cegos de caverna são outros exemplos de diminuição de complexidade.

A diferenciação das inteligências coletivas dos insetos sociais e a sua comparação com a inteligência humana é vastamente abordada e delineada por muitos pesquisadores. O ser humano consegue ter um padrão de inteligência individual e também de forma coletiva, na qual a ciência é a estrutura mais evidente desta manifestação de nossa cognição coletiva.

A cognição da espécie humana, que possibilita sua interação com o ambiente em escala global e universal (cosmologia) é única, em qualidade, na biologia. Por mais romantismo que os apaixonados pelas demais espécies apresentem, a vitória é humana, e não por antropocentrismo, e sim por simples apreensão da realidade biológica.

Mais uma vez:  a complexidade humana é única na natureza, assim como a complexidade das aranhas, do olho da tamarutaca, etc... Conforme a célebre frase dos poetas da literatura contemporânea nacional: cada um no seu quadrado.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #148 Online: 09 de Julho de 2010, 17:29:05 »
Adriano

Falar da humanidade é sempre polêmico, é o assunto que domina o fórum (e a própria vida humana), pois todos os assuntos se convergem para nós mesmos. Não quero mais polemizar sobre isto, já sei muito bem o que a maioria dos biólogos pensam.

Parece que sim. :)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #149 Online: 09 de Julho de 2010, 17:32:42 »
Adriano

No fundo a artificialidade, é uma maneira diferente de ser natural. :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!