Vi esses dias um debate de Craig vs Hitchens. No começo, eu estava mais para o lado de Hitchens, mas quando Craig disse sua fala final, eu quase me tornei cristão (Quem quiser conferir o vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=tyF2VDIGi_g"[/youtube]]clique aqui). Isso me levou a pensar que o que convence as pessoas a se tornarem ateus ou não, é simplesmente uma gama de argumentos, sejam eles
racionais (Como no caso dessa discussão),
Emocionais (No caso de um discurso emocionado de um pastor ou de uma série de imagens chocantes em um slide ateu com musica ao fundo) ou até
físicos (Se eu te dou comida, calor e conforto, você vai seguir minha ideologia pelo mesmo principio que fomenta as lavagens cerebrais). Agora, partindo apenas do debate racional, gostaria de propor
uma experiência.
Gostaria de propor um
debate organizado entre os membros aqui do fórum. Nada de original, eu sei, mas para provar meu ponto, gostaria que fossem seguidos os seguintes critérios:
TEMA: A existência (ou não) de Deus e os eventos da humanidade relacionados a ele.
(Traduzindo: Teísmo vs Ateísmo onde podem ser levantados pontos sobre a bíblia, as controvérsias de diversas religiões, milagres comprovados etc. assim como argumentos lógicos sobre a)
- Você deve defender uma opinião
CONTRARIA as suas crenças pessoais.
(Ou seja, se você é Ateu, pode defender o criacionismo ou o henoteismo hindu, e virse e versa)
- Você deve apresentar argumentos para a sua tese e contra as outras teorias
- Você deve rebater os pontos levantados por outros membros contrários a sua posição
- Você deve apresentar provas, fatos e comprovações lógicas
- Você deve se ater ao tema da discussão
- Você não deve xingar a mãe de ninguém, a religião de ninguém, nem o cachorro de ninguém
- Você não deve repetir argumentos (no máximo faça uma citação do que alguém postou acompanhado de um contra-ponto ou uma complementação)
Talvez ainda reste a pergunta: O que você pretende ganhar com isso? Deixe-me responde-la apropriadamente
1 - Abrir a minha mente e de muitos membros do fórum para os argumentos contrários, seja isso para mudar ou para reforçar a atual posição
2 - Provar meu ponto de que devido a falta de provas conclusivas sobre a existência (ou não) de deus, o que torna alguém teísta ou ateu é apenas os argumentos que escuta e as questões que ignora
3 - Criar uma discussão organizada e em etapas sobre esse assunto polemico. Nada de ânimos exaltados (por que, afinal, você vai estar defendendo o
oposto do que acredita) nem de falas atropeladas.
Conceitos PréviosAntes de iniciar uma discussão desse porte, devemos definir alguns conceitos básicos para não perdermos tempo com isso depois:
O que é Deus?Deus, com D maiúsculo,seria uma entidade consciente com as seguintes características
- Onipotente: Deus pode tudo
* Onisciente: Como deus pode tudo, a onisciência é um fator lógico resultante. Se você pode fazer FAZER tudo, pode inclusive SABER tudo
° Perfeito: Se deus sabe tudo, e pode tudo, logo ele só vai agir de uma maneira: A correta, sendo sua bondade absoluta
° Único: Supondo que existissem dois deuses, sendo eles oniscientes e onipotentes, eles agiriam exatamente da mesma maneira, e se tornariam, por consequência, parte da mesma consciência
° Imutável: Não há por que, nem como mudar o que é perfeito.
° Indivisível: Pelos dois principio acima, é impossível deus se dividir em dois
° Restrito: por sua própria natureza: Deus pode se matar? Sim e não, pois apesar de onipotente ele só age da maneira perfeita, sendo assim restrito por si só.
° Onipresente: Se ele é onipotente, onisciente e também criador de tudo LOGO ele não só está, com "é" tudo que existe, mesmo que transcenda isso.
- Criador de tudo: Deus criou tudo o que existe
Então, para provar que Deus existe, você deve provar que existe algo onipotente que criou tudo que existe, e que esse algo tem consciência.
Fácil né?
Deuses: Entidades capazes de realizar milagres
Milagres: Evidente interrupção das leis da natureza que só poderia ser explicada pela intervenção de algum poder divino ou extranatural
Ateísmo: Posição filosófica que rejeita a existência de deus(es) ou fenômenos metafísicos
Então, pra defender o ateísmo você tem que provar que o universo foi criado sem objetivo nenhum (aleatoriamente), que não existe uma única ocasião em que as leis naturais foram interrompidas, que não existe alma imortal e que o universo não possui um criador consciente.Fácil né?
Agnosticismo: Postura que afirma não saber sobre a existência ou não de Deus
Então, pra defender o Agnosticismo, você deve afirmar que não sabe. Por razões obvias ele foi colocado de fora dessa discussão
ETAPASA discussão se dará em etapas como no exemplo abaixo
Ex:Antes de atacar uma citação da Bíblia, deve se primeiro discutir
se Deus existe caso se chegue a um meio consenso que sim, passaremos para a discussão
Alguma religião tem razão? se prosseguirmos nesse caminho teremos ainda
qual religião? e
ela está totalmente certa? antes de você poder argumentar usando passagens da Bíblia para embasar sua tese.
Antes de prosseguir é necessário que um membro tenha rebatido os contra argumentos e levantado um ponto relevante que não foi satisfatoriamente explicado. Peço que caso você não consiga rebater certa afirmação, prossiga com a discussão. O debate acaba quando se chegar a um consenso geral ou a um ponto em que a mera especulação e as descobertas atuais não possam mais provar ou rebater nenhum ponto. O objetivo não é se chegar a uma resposta, mas sim todas as perguntas interessantes que serão levantadas durante a conversa.
Bom é isso, desejo a todos um papo interessante
Favor dar uma lida no texto acima antes de postar...Vou começar aqui com algumas idéas bem simples (lembrando que se deve defender uma poscição diferente e contrária daquela em que você realmente acredita)
Ah, e
montem seus argumentos apenos sobre premissas sólidas e busquem sempre ultilizar as conclusões mais recentes da ciência e deixem claro qual é a tese que você está defendendo nessa discussão (ela deve involuntariamente bater de frente com o que você acredita)
Considerando os fatos que:
1. Segundo a física, só existe tempo se houver espaço. Sem eles não pode haver o nada, e nesse caso, nada poderia ser gerado. Em outras palavras, para que algo como o Big Bang pudesse acontecer, deve haver um causador. Esse causador, é Deus.
2. A capacidade de se tocar que você está vivo é completamente inutil. A vida poderia existir sem isso apenas com formas vazias operando como máquinas. Se sua vida, seus pensamentos e seus sonhos não passam de um monte de reações químicas correndo pelo seu cérebro, o que te diferencia de um chip de computador organico? A diferença vamos chamar de alma. E como a ciência avançada que temos hoje não pode manipula-la ou examina-la com aparelhos físicos, temos que concluir logicamente que se trata de algo extrafísico, não sendo ligada a matéria normal. Como ela não segue as regras da matéria comum, não prescisa necessariamente se deteriorar, e assim chegamos na existencia de algo eterno e que transcede as leis fisicas. E novamente isso teve que ser criado por alguem. Tudo leva a Deus
3. Matematicamente, o número de variaveis para chegarmos na vida inteligente que temos hoje é imenso. A probabilidade que isso foi causado por uma série de eventos aleatórios é minima. O seja: Ou é praticamente impossivel que o universo tal qual conhecemos tenha gerado espontaneamente, ou ele faz parte de um processo que as leis naturais atuais não conseguem explicar: ambos os caminhos apontam para a mais que provavel existencia de um Deus.