Quanto ao futuro e passado, considero como dimensões temporais. O passado é uma dimensão que se afasta da nossa atual dimensão momentânea, já o futuro é uma dimensão que de certa forma já estaria projetada pelas tendências do que ocorre no presente e esta se aproxima de nós a cada instante.
Isso é uma forma que encontrei de explicar tanto o próprio tempo como quanto premonições, projeções e psicometria ao mesmo tempo. Em parte, me baseei num equipamento chamado Cronovisor para ter chegado a esta idéia, assim como em minhas reflexões acerca do tempo em si. Se realmente podemos viajar para o futuro ou passado, então estaríamos nos deslocando por uma dimensão exterior que nos levaria a uma dimensão tanto à frente de noss tempo atual quanto a uma dimensão que já estaria afastada de nós (o passado).
Porém se formos para o futuro ou passado, estaríamos saindo de nosso atual universo e indo para outro idêntico, só que no passado ou futuro. Será que se voltássemos ao passado e alterássemos algo, esta alteração teria impacto em nossa dimensão presente, ou teria somente impacto num universo alternativo, neste caso, o que está no passado, já que o passado estará sempre se afastando de nós?
Ou seja, o passado já passou, não vai acontecer novamente. E se voltássemos, este passado para os que não viajaram para a tal dimensão, continuaria passado, mas se tornaria presente para os que lá estariam. E estes que fariam a alteração, esta alteração, como já está no passado (para nós), então de qualquer forma não surtiria efeito para os que estão no presente. Mas para os que viajarem para o futuro (como o futuro se aproxima do presente), então quem alterar o futuro vai estar também alterando o passado dos que ficaram para trás.
Já o passado que foi alterado, esta alteração não surtirá efeito para os que não viajaram para o passado. Ou seja, se alguém voltar ao passado e matar o meu avô durante a infância deste, ainda que neste passado eu não tenha nascido, eu, que estou no presente, continuarei existindo sem problema algum. Só não existirei para o passado daquele que viajou para tal. Ou seja, se este que viajou para o passado voltar ao presente, o presente, talvez para este, seja diferente do presente que eu esteja vivendo!!! Estaria num universo paralelo! Isso talvez poderia provar o nível 3 do multiverso, o das probabilidades. E se ainda por cima a alma existir, isso então levantaria questões mais profundas. Ou seja, a existência de multiversos em nível espiritual.
Mas daí fica a pergunta... é realmente possível voltar ao passado? Se for possível, então a nossa atual visão de realidade não será mais a mesma.
Porém, de acordo com a ciência (pelo o que é especulado, é possível viajar para o futuro) se atingirmos uma velocidade próxima a da luz. E daí sim, como disse, se o viajante for para o futuro, o que ele fizer lá alterará o curso do tempo atual, visto que o futuro já aconteceu de certa forma (os premonitores quem digam!) e o futuro caminha em direção ao nosso tempo atual, o presente. Faltaria então saber se o futuro mesmo já está determinado ou se é somente reflexo do que fazemos agora.
Sei que parece muita viajem, mas precisei estabelecer um raciocínio em cima da viajem ao tempo.
Se por acaso uma viajem tripulada for impossível ao passado, então ainda seria possível de forma virtual, ou seja, através de um receptor de ondas eletromagnéticas (Cronovisor) do que está registrado no passado ou então através de nossas próprias memórias! Ouvi dizer que, se você volta ao passado, fica impossibilitado de mudar qualquer coisa que seja, só poderia observar os fatos acontecidos. Seria uma viajem virtual, não real. O tempo poderia ser uma forma de nos deslocarmos entre diversos universos, cada um numa dimensão temporal. Haveria mais de uma dimensão temporal?