Autor Tópico: Debate organizado: Teísmo vs Ateísmo - Seria a diferença mero ponto de vista?  (Lida 24490 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Debate organizado: Teísmo vs Ateísmo - Seria a diferença mero ponto de vista?
« Resposta #125 Online: 07 de Dezembro de 2010, 08:53:42 »
Só os céticos e os ateus não aceitam isto.  :P
É por aí...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Debate organizado: Teísmo vs Ateísmo - Seria a diferença mero ponto de vista?
« Resposta #126 Online: 07 de Dezembro de 2010, 08:57:03 »

Simplificadamente, pode-se dizer que "tempo" é o intervalo entre dois eventos. O "tempo" mais primordial (antigo) é o chamado 'Tempo de Planck' e que ocorreu a 10-43 s após o Big Bang. Entre o primeiro infinitésimo temporal e o 'Tempo de Planck' se supõe que as quatro forças fundamentais estavam unificadas, de tal forma que toda a matéria, energia, espaço e tempo surgiram simultaneamente provindas da expansão da singularidade original. E nada se conhece deste intervalo.

Fonte.
O tempo realmente tem que ter tido um início. Pelo teorema de Kan (ou Kahn, ou Khan, ou Can ou... sei lá), o tempo não pode ter sido infinito pra trás, posto que se fosse, levaria um tempo infinito pra chegar até o hoje e, logo, não poderíamos estar aqui, porque o hoje nunca chagaria a existir.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #127 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:02:17 »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #128 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:05:00 »
O tempo realmente tem que ter tido um início. Pelo teorema de Kan (ou Kahn, ou Khan, ou Can ou... sei lá), o tempo não pode ter sido infinito pra trás, posto que se fosse, levaria um tempo infinito pra chegar até o hoje e, logo, não poderíamos estar aqui, porque o hoje nunca chagaria a existir.
Quando usei o termo tempo estava comparando com a vazio cósmico e suas partículas iniciais que estavam dentro deste vazio infinito por zilhões de anos. O vazio sempre existiu ou ele passou a existir no big bang?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #129 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:07:50 »
feature=mfu_in_order&list=UL

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #130 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:18:24 »
Quando usei o termo tempo estava comparando com a vazio cósmico e suas partículas iniciais que estavam dentro deste vazio infinito por zilhões de anos. O vazio sempre existiu ou ele passou a existir no big bang?

Passo.

Qual a próxima pergunta?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #131 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:25:12 »

Não... brincadeira. Esse negócio de vazio é muito complicado. Acho que existia um vazio de tempo e espaço, assim como há ainda um vazio de tempo e espaço além das fronteiras do universo. Neste caso, o universo seria tudo que existe, inclusive tempo e espaço.

No outro dia eu vi um documentário de um japa que mostrava um super vácuo com umas partículas raras lá dentro. Daí ele falava de flutuações quânticas e piriri-pororó. Mas eu já li alguns trabalhos que falam de vazios sem nada, nada mesmo, nem tempo e nem espaço. Aquele do japa era um vazio de matéria, um vácuo mesmo, o que é diferente de um vazio absoluto. Ah, sei lá... tem uns caras aí no fórum que sacam disso e poderiam explicar melhor... ou não (como diria o Caetano Veloso)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #132 Online: 07 de Dezembro de 2010, 09:27:26 »
No início não existia vazio sem nada.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #133 Online: 08 de Dezembro de 2010, 08:43:00 »
Me lembro que quando ainda era jovem que um certo cientista dizia que se nós seguissémos retamente pelo infinito a dentro voltaríamos ao mesmo lugar de origem como uma pessoa que dá a volta ao mundo.
Hoje compreendi que este cientista acreditava que o nada está contido dentro de um círculo gravitacional onde fora dele não existe nada.
Ele está certo ou errado na opinião de voces?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #134 Online: 08 de Dezembro de 2010, 08:52:26 »
As lei que governam o universo de onde vieram?o inteiro universo, dos átomos às galáxias, é governado por leis físicas definidas. Há leis que governam o calor, a luz, o som e a gravidade, por exemplo. Como o físico Stephen W. Hawking disse: “Quanto mais examinamos o universo, tanto mais verificamos que não é de jeito nenhum arbitrário, mas obedece a certas leis bem-definidas que regulam diferentes áreas. Parece muito razoável supor que existam alguns princípios unificadores, de modo que todas as leis sejam parte de alguma lei maior.”Quando pensamos em leis, reconhecemos que elas provêm duma entidade legisladora. Um sinal de trânsito que diga “PARE” certamente tem por trás alguma pessoa ou grupo que deu origem a tal lei. Que dizer, então, das leis abrangentes que governam o universo material?
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070128160258AATZrXL

Diante deste episódio eu fico pensando apenas o seguinte: Como as leis da física saberiam criar leis organizadas aos nossos entendimentos se ela não sabia o que seria organizado ou desorganizado?
Exemplo: Ela poderia dizer que 2+2 é igual a 4.
No aguardo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #135 Online: 08 de Dezembro de 2010, 08:55:24 »
Cara, todo esse papo de universo é uma dificuldade só. O que sei é que, se partirmos do princípio que o universo é tudo que existe, então ele se expande levando o espaço consigo. Ele não se expande em direção ao espaço vazio. São coisas diferentes. Agora, se ele se expande levando o espaço consigo, não é possível encontrar suas fronteias, porque não é possível passar para o lado de fora, pois o lado de fora não existe. Se não há fronteiras, então, seguir sempre em frente acaba levando o viajante a voltar ao início. Tá mais ou menos explicado isso daí no "O Universo em uma Casca de Noz". Lembra daquele descanso de tela em que as letras aparecem do lado esquerdo, somem do lado direito e aparecem novamente no lado de onde elas saíram? É porque não dá pra elas pularem pra fora da tela. O universo delas é apenas a tela. É mais ou menos por aí.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #136 Online: 08 de Dezembro de 2010, 09:14:25 »
Famado voce me deixou um pouco sem entender. O espaço vazio é infinito ou não é para voce?
Achas que seguiremos uma reta sem fim ou voltaremos ao mesmo lugar depois de viajar infinitos kilometros a dentro?
Uma resposta bem simples por gentileza.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #137 Online: 08 de Dezembro de 2010, 09:24:36 »
O que tá escrito lá no livro do Hawking é que voltará ao mesmo lugar.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #138 Online: 08 de Dezembro de 2010, 09:28:16 »
Há sim... Lá no livro.
E voce acredita nisto?
E porque?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #139 Online: 08 de Dezembro de 2010, 11:47:24 »
Não houve um criador do criador.

Trata-se de algo que teria sempre existido, atemporal, e que existe por acaso, assim como o ateu acha que o universo existe por acaso. Porém eu só expandi este acaso ao conceito de uma causa primária. Porém esta causa primária, por se tratar de algo primário, pela lógica, não foi criada, apenas existe por esta lógica. E como nada vem do nada absoluto, então este nada seria algo, e poderia ser esta causa. E esta causa o maior de todos os mistérios a ser desvendado, seja por nós ou para aqueles que já foram para o extrafísico.

Apesar de eu não gostar do termo mistério. Prefiro apenas incompreendido. Pois pensando assim isso nos daria uma esperança de podermos compreender isso algum dia... Pois um mistério é para nunca ser solucionado, e isso é algo que sou contra.

Lembrando, eu não acredito por acreditar ou por conveniência, apenas por conta do que o meu raciocínio exige.

O nosso universo teve um tempo inicial, mas não acho que uma causa primária tenha esse conceito de tempo. O nosso universo não teria um limite definido por conta de sua expansão, mas poderiam haver outros universos, não no mesmo espaço, mas em outras dimensões. E cada grupo de dimensões teria o seu espaço próprio. Por exemplo, o nosso espaço tem 3 ou mais dimensões.

Além disso poderia haver um grupo dimensional ainda mais amplo, em que cada superdimensão (ou o que chamo de faixa vibratória) teria seu próprio multiverso. E, para além disso, a existência como um todo, que engloba todos os multiversos, num conjunto ainda maior, mais sutil.

Essas outras "dimensões" paralelas, portanto teriam seu espaço, e este espaço poderia ter apenas 2 dimensões ou uma quantidade de dimensões observáveis muito maior.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #140 Online: 09 de Dezembro de 2010, 08:01:12 »
A teoria do big bang é um conceito científico ainda não provado, mas é o mais aceito devido não existir outro que possa modificá-lo. Diante de um infinito vazio cósmico se precisaria saber se todo ele é cheio de energias a ponto de concentrá-las inumeras partículas para a explosão de um big bang. Creio eu que isto não foi possível e poderia sim conforme o Enio falou acima existir outras dimensões com vários outros big bang se é que foi assim. Com certeza muitos vazios no universo se concentram numa escuridão total onde a luz do sol não chega e me lembro que de início uma escritura diz: O Espírito divino flutua sobre a face da escuridão.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #141 Online: 09 de Dezembro de 2010, 08:08:54 »
Caro - Enio

Não houve um criador do criador.

Isso eu também concordo :!:

Trata-se de algo que teria sempre existido, atemporal, e que existe por acaso, assim como o ateu acha que o universo existe por acaso.

Então trata-se duma constante universal ou cosmológica, do género: "na natureza, nada nasce, nada morre - nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". E se é eterna e infinita, não pode ser por acaso, porque se trata duma forma de ser omnipotente :!:

Porém eu só expandi este acaso ao conceito de uma causa primária. Porém esta causa primária, por se tratar de algo primário, pela lógica, não foi criada, apenas existe por esta lógica. E como nada vem do nada absoluto, então este nada seria algo, e poderia ser esta causa. E esta causa o maior de todos os mistérios a ser desvendado, seja por nós ou para aqueles que já foram para o extrafísico.

Se é algo lógico - perante a sua concepção - então é inteligente e consciente :!:

Apesar de eu não gostar do termo mistério. Prefiro apenas incompreendido. Pois pensando assim isso nos daria uma esperança de podermos compreender isso algum dia... Pois um mistério é para nunca ser solucionado, e isso é algo que sou contra.

A ciência existe justamente para solucionar os mistérios :!:

Lembrando, eu não acredito por acreditar ou por conveniência, apenas por conta do que o meu raciocínio exige.

O nosso universo teve um tempo inicial, mas não acho que uma causa primária tenha esse conceito de tempo. O nosso universo não teria um limite definido por conta de sua expansão, mas poderiam haver outros universos, não no mesmo espaço, mas em outras dimensões. E cada grupo de dimensões teria o seu espaço próprio. Por exemplo, o nosso espaço tem 3 ou mais dimensões.

Além disso poderia haver um grupo dimensional ainda mais amplo, em que cada superdimensão (ou o que chamo de faixa vibratória) teria seu próprio multiverso. E, para além disso, a existência como um todo, que engloba todos os multiversos, num conjunto ainda maior, mais sutil.

Essas outras "dimensões" paralelas, portanto teriam seu espaço, e este espaço poderia ter apenas 2 dimensões ou uma quantidade de dimensões observáveis muito maior.

Se você admite - que algo sempre existiu - então a sua noção de universo é apenas parcial: porque, se a natureza cósmica é uma unidade, então quando você fala do começo do universo, está apenas a referir-se ao surgimento duma galáxia por exemplo, que é simplesmente uma pequena porção do todo universal. :ideia: 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #142 Online: 09 de Dezembro de 2010, 08:27:40 »
Coisas interessantes sobre o bigbang:
Estudos revelaram que antes do Big Bang havia outro Universo.Ele explodiu pois ele ficou muito extenso, causando a explosão mais famosa da história.O mesmo pode intercorrer com a gente, o Universo pode se expandir tanto, que vai explodir, criando outro universo.Mundo Estranho e Super Interessante
http://www.pergunte.info/questao/o-que-sera-que-era-antes-do-big-bang-sera-que-existia-um-hiperatomo-seguro-e-que-

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #143 Online: 11 de Dezembro de 2010, 14:52:54 »
Quer dizer que... então aquele ponto ínfimo que existia antes do Big Bang era na verdade um universo inteiro que já estava grande demais, assim como um bolão de enchar no máximo de sua elasticidade? Ou seja, então se o nosso universo nos é grande, então para os habitantes de um futuro universo, este nosso será ínfimo para eles?

Hmmm... sei não... Porque o nosso universo explodiria a partir de certo limite? Haveria uma "elasticidade" máxima que o nosos universo poderia suportar, e as estruturas já prontas de nosso universo (planetas, estrelas), servirem para a construção de uma forma de matéria ainda maior? Muito estranho isso!!!

Imagina só, as estruturas já prontas deste universo servirem para a construção de partículas para então a formação de átomos gigantescos!!!

Mas sério, não acho que isso seria possível não.

A não ser se o nosso universo encolhece e então o Big Crunch criasse outro universo a partir de um ponto ínfimo, daí sim poderia aceitar. Para que o próximo universo seja uma verdadeira continuação do nosso. Mesmo que o Big Crunch não ocorra, me parece mais lógico isso do que um próximo universo ser feitos de estruturas já formadas do nosso!

Teria que ser como se iniciou o nosso universo, este feito de partículas que se formaram pela explosão, e não por, por exemplo, átomos já presentes.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:09:07 »

Argumento de Kalam?
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:10:58 »

Argumento de Kalam?
Deixe os crentes sossegados discutindo suas "teorias" aqui Geo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:13:02 »

Argumento de Kalam?

cara, alguém percebeu como esse argumento é ilógico, ridículo e o cara que o fez deve ter um QI de Ameba??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #147 Online: 13 de Dezembro de 2010, 08:50:55 »
Por que?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #148 Online: 13 de Dezembro de 2010, 09:41:45 »
Estou boiando

Se o universo se expande sobre o nada que dizer que o nada existe?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #149 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:45:35 »
Eu li que o universo se expande levando o espaço e o tempo consigo. Ele não se expande em direção ao espaço vazio. São coisas diferentes. Tá no "O universo em uma casca de noz".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!