http://www.senado.gov.br/senado/conleg/textos_discussao/NOVOS%20TEXTOS/texto49%20-%20Marcos%20Mendes.pdfComecei a le esse documento fazendo uma comparação entre os impostos dos bric mais mx. Perdemos apenas da russia. Me parece que se comparado a paises em desenvolvimento, o brasil é um dos mais gulosos. O MX começou sua reestruturaçao da carga tributaria nos anos 80.
Outro link
Enquanto o peso dos impostos no bolso do cidadão chegou, em 2008, a 34,41% no Brasil, no Japão ficou em 17,6%. A carga também foi menor, por exemplo, no México (20,4%), na Turquia (23,5%), nos Estados Unidos (26,9%), na Irlanda (28,3%), Suíça (29,4%), no Canadá (32,2%) e na Espanha (33%).
Acima do Brasil, ainda na comparação com os países da OCDE, ficam o Reino Unido (35,7%), a Alemanha (36,4%), Portugal (36,5%), Luxemburgo (38,3%), a Hungria (40,1%), Noruega (42,1%), França (43,1%), Itália (43,2%), Bélgica (44,3%), Suécia (47,1%) e Dinamarca (48,3%).Fora da OCDE, o estudo da Receita destaca a Argentina (29,3%).
Dona veja que interessante. O custo do trabalhador brasileiro é o mais alto da américa latina. De fato, se eu movo um brasileiro para outro pais, inclusive eua, eu posso dar uma promoção que o custo dele ainda sai mais baixo, com os custos da mudança inclusa.
E mesmo sendo mais caro, podemos comprar menos que em outros paises l.a notadamente mx e ch.
Acho que realmente voce esta enganado. Ao estudar imposto a imposto,mdeve ter deixado passar o efeito perverso do imposto em cascata. Isso sem contar que o que some do que foi pago de impostos entre ineficiencia e corrupção deve chegar aos 40%
Outra coisa que não bate é a margem maior que nossos empresários teriam ao se comparar aos eua, o que não acontece na prática. Você viu o testemunho de alguns empresários desse fórum, te citei o caso da margem baixa/negativa das telcos. Então acho que teu discurso não tá batendo com a prática.
Se fosse verdade que o empresário brasileiro prefere vender menos com margem mais alta, o que iria contra o que se espera e de fato do que se ve na maior parte do mercado (tirando petróleo que é estatal) onde a competição é ferrenha, veríamos as margens de nossas empresas nas alturas, mas não vemos isso, na média (ok esqueça bancos, petrobras, vale, e alguns outros símbolos)
algumas coisas que me chamam atenção para o nosso fracasso
- o custo do empréstimo para as empresas é absurdo. No mundo civilizado, pegar dinheiro do banco faz parte da estratégia de crescimento das empresas. Aqui, se o cara pegar empréstimo para crescer ele coloca o banco como sócio.
- o custo do empréstimo para a pessoa física é absurdo. Piada até na argentina!!!!!
Vivemos sob um oligopólio descarado dos bancos nas fuças de todo mundo e nenhum governo nosso faz porra nenhuma. Os bancos estatais fazem parte da esbornia, isto é, nem o papinho que público é melhor que privado fecha aqui.
Nosso governo é ineficiente. Pagamos impostos altos e temos que pagar por um monte de serviços, incluindo saúde, segurança, escola básica, etc..
Os serviços básicos são uma porcaria, as escolas são uma porcaria, a medicina é uma porcaria, etc..
O governo rouba. Simples assim, então de toda a grana que pagamos, boa parte simplesmente é roubada ou jogada no lixo
E principalmente, nossa justiça é uma piada. O cara rouba, é pego e não vai preso. Isso faz com que cada vez mais gente roube.
Para mim esses são os fatores da nossa debilidade.