Mas se voce tem capital e um serviço melhor, o que eles podem fazer para impedir o seu crecimento? O unico que pode impedir a livre concorrencia é o estado, se não criar regras que favoreçam o consumidor. Como é o caso da empresas de onibus. Pela legislação eu não posso montar um empresa e concorrer pelas mesmas linhas que uma contratada pelo estado, novamente o estado interferindo negativamente. Sem concorrencia, serviço porcaria.
Ué.. então tirou a unimed da reta para pegar um caso mais fácil?
Aliás como você colocou, se o serviço público tem a concorrência da privada, como ele pode ser monopólio?
Vence a concorrência quem dá o valor mais baixo.
Em que serviços, além da educação, o estado tem concorrencia com a iniciativa privada?E mesmo na educação só se salvam as universidades. Por enquanto.
E ai mora o problema, se o estado, ao inves do livre mercado, escolhe quem fornece e como fornece o serviço, caimos no problema do monopolio de novo. E o que é pior, incentivamos a corrupção. Se qualquer pessoa puder comprar um onibus e concorrer livremente por uma linha, acabamos com a corrupção do estado pelas empresas e fornecemos uma concorrencia por preço e qualidade, que hoje não existe.
E EU nunca glorifiquei o serviço público dizendo ser ele perfeito e sempre fui honesto ao dizer que o estado pode ser "influenciável" com um valor super baixo, mas que represente para a população um serviço extremamente "básico".
E nem eu disse que voce disse. O que eu disse é que não se justifica o estado prover um serviço se a iniciativa privada pode prover um serviço melhor em 99% dos casos. Ja disse, se discorda, apresente argumentos mostrando como a estatal pode ser melhor. Ficar dizendo que a privada é ruim não resolve, se a privada for melhor que a alternativa estatal todo o meu argumento ainda se sustenta.
A empresa de ônibus foi pelo estado (prefeitura) impedida de entrar na concorrência, mas não pode impedir que a da filha e do irmão do dono entrassem (e isso NÃO É MONOPÓLIO!)
Caso do onibus ja respondido acima.
No exemplo do detran, tenho certeza que muitos adorariam ter seus dados pessoais nas mãos de uma empresa privada...
Os bancos privados tem todos os dados da maioria da população. Ahh E o dinheiro também.
Aliás porque está reclamando do detran, já que o que paga para ele seria para conservar estradas e a iniciativa privada usando toda a infraestrutura já montada o faz com um preço lá no alto e pedágios.. deveria ficar feliz de contribuir ao Mercado...sagrado seja teu nome meu senhor!
Exatamente, eu pago para o detran funcionar, ele não funciona direito e nem as estradas funcionam, tanto que além do imposto eu tenho que pagar um pedagio, porque se deixar na mão do estado as estradas ainda estariam um lixo, como sempre foram. Pra que deixar o Detran publico então?
Essa de uma empresa impedir outra de entrar e na maior cara de pau dizer não ser monopólio é o cúmulo da alienação.
Quem disse que uma empresa impede outra de entrar o no mercado foi você, eu disse que só o estado pode impedir uma empresa de entrar no mercado, desde que haja capital suficiente. Menos ad hominen e mais argumentos por favor.
E novamente, em nenhuma argumentação sua eu via a refutação ao fato de que em 99% dos casos o serviço privado é melhor que o publico.
Isso de 99% é o que você diz...
Fácil uma amil/goldencroos/unimed/etc ser "melhor" que um sus usando a estrutura dele e em caso de doença grave passando o paciente para a pública.
Que estrutura do SUS as empresas de plano de saúde usam? Que eu saiba elas se associam a hospitais e clinicas particulares.
Se o plano passa para o SUS um caso que deveria cobrir ,de acordo com o contrato, então pode ser processado e o valor reavido em juizo. E depois pode trocar de plano. Como eu faço para parar de pagar o SUS?